Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro - Leste Europeu


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, tô montando um roteiro pros meses de junho, julho e agosto desse ano e, apesar de já ter reunido muita informação aqui mesmo no Mochileiros, ainda estou com algumas dúvidas. Pretendo começar a viagem na Alemanha e a ideia é fazer parte do leste europeu e terminar na Itália pra depois pegar um voo até o Reino Unido. Por enquanto, o que tenho em mente é o seguinte:

 

Hamburgo (2) > Berlin (4) > Dresden* (1~2) > Varsóvia* (1~2) > Cracóvia (+Auschwitz) (2) > Praga (2~3) > Viena (1~2) > Bratislava* (1) > Budapeste (2~3) > Sarajevo* (1) > Mostar* (1) > Kotor (1) > Dubrovnik (2) > Split (+Hvar) (2) > Zadar (+Plitvice Lakes) (2) > Divaca* (1) > Ljubliana (1) > Veneza (2) > Milão (2)

 

O que marquei com um asterisco é o que ainda não estou tão certo em fazer e entre parênteses é o número de dias que pretendo passar em cada lugar, então o que gostaria de pedir/perguntar é o seguinte:

 

1) Berlin e Auschwitz não podem faltar; incluo Dresden e Varsóvia no roteiro? Se sim, como vocês sugerem me locomover entre essas cidades? A ordem que coloquei é a mais adequada?

 

2) Alguém já fez o trajeto Budapeste > Sarajevo? Vi que uma galera acaba passando por Zagreb, o que pra mim não seria tão interessante. Existe alguma outra opção que não sejam voos super demorados e caros? Ou então alguma opção pra ir de Budapeste direto pra Dubrovnik?

 

3) Vi na internet que existem umas cavernas perto de Divaca, alguém sabe como funciona, se o acesso é fácil e se vale a pena conhecer?

 

Essa é a primeira grande viagem que organizo, então qualquer dica/informação é muito bem vinda! Valeu!

Link para o comentário
  • Colaboradores

E aí Felipe,

 

Cara, espero sinceramente que o tempo em cada cidade seja dias completos, deixando os dias de deslocamentos como à parte. Mesmo fazendo isso tá muito corrido, vc troca de cidade a cada 1 ou 2 dias, no final da viagem vc estará morto, por mais resistente que seja. Trocar de cidade envolve muita coisa, é sempre um processo cansativo (arruma mochila, faz check-out, locomoção até a estação/aeroporto, locomoção até o hostel na nova cidade, check-in, alocação no quarto) e caro.

 

Sugiro dar uma enxugada no roteiro e aumentar o tempo em alguns locais, será muito benéfico pro seu ânimo de continuar viagem. Por exemplo, você vai até a Eslovênia só pra passar um dia em Ljubliana, sendo que o país é famoso por seu interior e não pela capital. Isso seria só para dizer que conheceu um novo país? Há outros pontos estranhos no roteiro, mas esse me chamou a atenção.

 

Sobre Dresden e Varsóvia, não conheço a primeira, mas Varsóvia gostei muito, cidade bonita, agitada, moderna. De Berlim a Varsóvia há avião, trem ou ônibus (eu fiz com a PolskiBus, companhia de ônibus polonesa, serviço excelente), mas desde Dresden deve ser bem complicado, se vc conseguir sair de Berlim, talvez deixando Dresden de fora do seu roteiro, será beeem mais simples.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
  • Membros

Valeu mesmo pelas respostas, João e Adriano!

 

Bom, Bratislava, por exemplo, pretendo passar só uma tarde, chegando de manhã à partir de Viena e embarcando no final da tarde pra Budapeste. Concordo com vocês que Ljubliana tá meio bizarro, faltou um asterisco aí hahaha na verdade coloquei no roteiro por imaginar que talvez seja mais simples partir para a Croácia saindo de lá mas realmente a intenção é mais conhecer o interior da Eslovênia, inclusive acabei esquecendo de colocar Bled nesse pré-roteiro, então devo fazer uma troca entre esses dois destinos.

 

João, você poderia apontar o que mais achou estranho no roteiro? O número de dias não está nada definido, é só uma primeira ideia de quanto tempo essa primeira parte da viagem vai levar, porque preciso chegar no Reino Unido de preferência no começo de julho.

 

Valeu!

Link para o comentário
  • Membros

Meio dia para Bratislava é pouco, um ou mesmo 2 dias para Viena também. Ljubljana é uma cidade bonita mas ir lá por um dia também não me parece fazer muito sentido.

Além disto, a sequência de um dia em Sarajevo, Mostar e Kotor - seguidos de Dubrovnik e depois 2 dias para Split e Hvar - só vai cansar sobrando pouco ou nenhum tempo para algo mais do que meios de transporte. Viajar nos Balcãs demora mais do que na restante europa.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Achei estranho o tempo para alguns locais somado à logística. Por exemplo, 1 ou 2 para Viena é muito pouco, eu ficaria 3, ainda mais em se tratando de uma viagem tão longa. Sim, quanto mais longa a viagem maior a necessidade de se passar mais tempo em cada cidade.

 

Também achei estranho Kotor, seria o único local em Montenegro e você passará apenas 1 dia? Isso que os transportes desde Monstar e para Dubrovnik devem ser beem complicados. Nos Bálcãs o transporte é bem demorado, muitas vezes vc terá que fazer baldeação pra chegar nos locais. Por isso acho insano trocar de cidade a cada 1 ou 2 dias.

 

Minha sugestão: estender o tempo de viagem (caso seja possível) e aumentar no mínimo 1 dia inteiro em cada cidade do roteiro. Caso não exista a possibilidade de viajar mais tempo, pega algumas cidades e corta do roteiro. Milão seria uma boa opção (não conheço, mas ouço falar que é bem sem graça), Ljubliana seria outra (caso seja só ela mesmo, se quiser conhecer Bled mantenha), ou até mesmo Dresden, que dizem ser bonita, mas complica muito sua logística para ir à Varsóvia depois. Enfim, isso é com você através de pesquisas, mas como está agora vc vai aproveitar muito pouco.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, valeu mesmo pelas dicas, elas estão sendo bem úteis! De fato, a quantidade de dias que eu havia marcado não são suficientes considerando os deslocamentos. Já excluí alguns destinos e aumentei o tempo em outros.

 

Tirei Dresden, então faço Berlim > Varsóvia de ônibus. De Budapeste, acho que vou, também de ônibus, até Ljubljana, depois até Zagreb pra percorrer a Croácia sentido Dubrovnik pra então pegar um voo até Roma e depois um trem/ônibus até Veneza. Complicado mas é o que parece ser mais prático (e barato hahaha). Tirei Sarajevo e Mostar do roteiro e Kotor na verdade pretendo fazer um bate-e-volta a partir de Dubrovnik.

 

Quanto às passagens, é melhor reservar tudo antecipadamente ou dá pra comprar bastante coisa na hora? Vi em algum tópico que o trem Cracóvia > Praga sai mais barato comprando pessoalmente, alguém confirma?

 

Na Eslovênia pretendo ficar em Ljubljana (acredito ser a cidade mais acessível) e de lá fazer um bate-e-volta pra Bled e Postojna de trem, alguém sabe me dizer se é tranquilo?

 

Valeu pelas respostas mais uma vez!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Pessoal, valeu mesmo pelas dicas, elas estão sendo bem úteis! De fato, a quantidade de dias que eu havia marcado não são suficientes considerando os deslocamentos. Já excluí alguns destinos e aumentei o tempo em outros.

 

Tirei Dresden, então faço Berlim > Varsóvia de ônibus. De Budapeste, acho que vou, também de ônibus, até Ljubljana, depois até Zagreb pra percorrer a Croácia sentido Dubrovnik pra então pegar um voo até Roma e depois um trem/ônibus até Veneza. Complicado mas é o que parece ser mais prático (e barato hahaha). Tirei Sarajevo e Mostar do roteiro e Kotor na verdade pretendo fazer um bate-e-volta a partir de Dubrovnik.

 

Quanto às passagens, é melhor reservar tudo antecipadamente ou dá pra comprar bastante coisa na hora? Vi em algum tópico que o trem Cracóvia > Praga sai mais barato comprando pessoalmente, alguém confirma?

 

Na Eslovênia pretendo ficar em Ljubljana (acredito ser a cidade mais acessível) e de lá fazer um bate-e-volta pra Bled e Postojna de trem, alguém sabe me dizer se é tranquilo?

 

Valeu pelas respostas mais uma vez!

 

Esses ajustes serão bons pro seu roteiro, vc vai aproveitar bem mais.

 

Eu prefiro reservar os hostels e alguns trajetos com antecedência, a diferença de preço é bem grande, então mesmo que vc tenha que dispensar algo que já está pago, ainda assim acaba sendo mais barato. Porém o trem de Cracóvia realmente sai mais em conta indo diretamente na estação de trem (faça isso no dia em que chegar na Cracóvia pra garantir que terá vaga pro dia da viagem). Fiz Cracóvia - Budapeste em trem noturno, no site estava 130 euros, fui no dia em que cheguei lá na estação e paguei 85, uma bela economia. Tinha vaga até pro dia que eu fui comprar, mas só viajaria dois dias depois, então havia muita vaga.

 

Não conheço a Eslovênia, mas Bled como bate e volta desde Ljubliana é algo bem comum, bem tranquilo. Postojna não sei, não posso ajudar.

 

Valeu!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...