Ir para conteúdo

Uma volta na Bolívia em 22 dias: Santa Cruz - Sucre - Uyuni - La Paz - Isla del Sol - Huayna Potosí - Cochabamba


Posts Recomendados

  • Membros

DIA 2 - SANTA CRUZ DE LA SIERRA - SUCRE | Voo curto

 

Conforme planejado, acordei cedo e tomei café da manhã no hostel. Fiz check-out, deixei minha mochila grande no depósito do hostel e por volta das 10h saí caminhando em direção à praça central, a Plaza 24 Septiembre. Foram cerca de 30 ou 40 minutos caminhando, estava bem quente e eu cheguei lá encharcado de suor. Sentei em um banco da praça e fiquei um tempo lendo e acompanhando o movimento. Era domingo e estava cheio de famílias passeando. Tinha missa na Catedral, e entrei para dar uma olhada. A praça é bem agradável, tem bastante sombra e é muito bem conservada.

 

Santa Cruz de la Sierra é considerada a cidade mais rica da Bolívia. Isso pode ser claramente observado pela quantidade de SUVs circulando pelas ruas. Fiquei impressionado. Ter uma SUV lá é como ter um atestado de "venci na vida". Mas no Brasil também, né?Enfim...

 

Fiquei por ali cerca de 1h e decidi sair para caminhar mais um pouco. Vi no meu guia que estava a 5 quadras do Parque Arenal, descrito como "um parque arborizado no meio da cidade". Cheguei lá e não vi nada muito arborizado...

 

598dc9edc75a0_LonelyTree.jpg.3b727ea99fd1e5c8c4f5248c81040730.jpg

 

Decepcionado, voltei para a Plaza 26 Septiembre. Nem tirei fotos porque deu preguiça de tirar a câmera da mochila. Já estava com fome e entrei em um restaurante que fica do outro lado da rua da praça, chamado La Pascana. Comi uma hamburguesa e tomei uma limonada. Os ingredientes da limonada eram, em ordem de maior quantidade: açúcar, água, suco de limão. Fiquei um tempo lá, paguei a conta, dei mais uma volta na quadra e voltei pro hostel.

 

GOPR01662.JPG.2d611ac5daaa5c2e1fc175d5ff3331ac.JPG

 

Chegando no Jodanga (por volta das 13h), peguei minhas coisas e fui tomar um banho em um dos chuveiros compartilhados (nem perguntei se podia rs). Não tinha condição de entrar no avião suado daquele jeito.

Banho tomado, me despedi dos meus amigos da Nova Zelândia (que eu nunca soube os nomes), e pedi um táxi na recepção. As 14h já estava no aeroporto Viru-Viru.

 

Foi até o balcão da Amaszonas para fazer check-in e despachar a minha bagagem. O cidadão que me atendeu não estava se entendendo com o sistema para fazer o meu check-in. Deduzi que tivesse alguma relação com o fato de eu ter sido remanejado de voo. Acertei. Ele fez VÁRIAS ligações, apertou VÁRIOS botões, chamou VÁRIAS pessoas para ajudar.

Eu: Tudo certo?

Ele: Sim... Mas olha só. Quando você trocou o horário do voo, te avisaram que seria cobrada uma diferença de tarifa?

 

598dc9edb8158_RollingEyes.gif.bd42a325f8820d25a33cf4e27b41fd51.gif

 

Respirei fundo.

 

Eu: Parça, seguinte, fui eu que troquei não, me trocaram, recebi um e-mail em Comic Sans da Kitty, conhece?*

Ele: Hmmm... OK...

 

Aí ele fez OUTRA ligação, explicou a situação pra uma pessoa e ENFIM me deu o cartão de embarque e disse que estava tudo certo.

 

* Isso foi o que eu quis dizer, mas como esse diálogo foi em espanhol o máximo que saiu foi algo do tipo "no no no pero me cambiaron no fue yo" rs

 

Entrei na área de embarque, fiz um lanchinho e fui em direção ao portão. O embarque era no andar térreo do aeroporto. Faltava 1h pro voo e eu cheguei no portão. A sala de embarque tinha uns 50 assentos e não tinha absolutamente ninguém lá. Pensei que estivesse no lugar errado. Subi, confirmei o portão de novo, e vi que era lá mesmo. Sentei sozinho na sala de embarque, até que começaram a chegar outras pessoas.

 

O voo saiu na hora marcada (16h). Era um avião Bombardier pequeno, com no máximo 40 pessoas. Em 35min estávamos em Sucre.

 

SUCRE

Sucre fica a 2.600m de altitude e já no aeroporto deu pra sentir a mudança no clima. Peguei um táxi até o hostel que já tinha reservado. O trajeto levou cerca de 15min. Aquele friozinho, a cidade de arquitetura colonial e o ar rarefeito fizeram com que eu me sentisse em Cusco de novo. ::love::

 

O HOSTEL: fiquei no Kultur Berlin, hostel muito bom. É enorme, tem um pátio grande cheio de mesas onde o pessoal fica a noite toda bebendo e conversando. Com exceção de domingo, tem festa todas as noites. É bem gringo, como o nome já sugere. Só via cabeças loiras. Fiquei em um quarto para 5 pessoas, MUITO ESPAÇOSO e com um chuveiro ótimo. Paguei 60Bs. por noite. Café da manhã muito bom. Wi-fi lamentável, funcionava só quando queria. E quando funcionava era lento. Localização: muito boa, fica a 3 quadras da praça central e a poucas quadras do Mirador da Recoleta.

 

Me acomodei no quarto e saí para passear pela cidade no final da tarde. Fui até a praça principal, a Plaza 25 de Mayo. Novamente uma praça muito agradável, arborizada e bem cuidada. Praças, aliás, são um forte da Bolívia. Ao redor dela estão o Palácio del Gobierno e a Casa de la Libertad, um museu que aparentemente é muito bom, mas que eu não consegui visitar.

 

Para quem não sabe, Sucre é a capital constitucional da Bolívia. A cidade sediava os 3 poderes bolivianos, mas com o tempo acabou cedendo as sedes do executivo e do legislativo para La Paz. Em Sucre ainda se encontra a Suprema Corte da Bolívia.

 

Enquanto eu tirava fotos do Palácio del Gobierno um senhorzinho veio falar comigo me explicando o que era aquele prédio. Eu não estava entendendo nada, e aí eu percebi que ele estava completamente borracho rs. Mandou uns impropérios contra o Evo Morales e foi embora.

 

Quando anoiteceu voltei pro hostel e conheci meus colegas de quarto. Um americano/mexicano chamado Jaime, que estava viajando há sei lá quantos anos e pretendia ficar assim pro resto da vida (inveja), e um italiano (que eu não lembro o nome). Tentei destilar o meu italiano com o cara, mas acabei falando metade das palavras em espanhol. Pelo bem da comunicação decidimos falar em inglês. Fomos para o restaurante do hostel jantar (na verdade é um "café" que também serve refeições) . Comi um spaghetti arrabbiata que estava bem bom.

 

À noite o Jaime e eu fomos tomar umas cervejas no bar com um alemão que ele já conhecia, o Martin. Tomamos umas jarras enormes de Huari, bem no estilo germânico. Conversamos bastante sobre os nossos planos de viagem e descobrimos que o Martin e eu iríamos para o Salar de Uyuni no mesmo dia. Acertamos de nos encontrarmos lá (o que não aconteceu exatamente...). Fomos dormir a 1h.

 

GASTOS:

Santa Cruz:

Água: 5Bs.

Almoço: 70Bs.

Táxi: 60Bs.

Lanche no aeroporto: 22Bs.

 

Sucre:

Táxi: 30Bs.

Janta: 60Bs.

Cervezas: 68Bs.

Hostel: 120Bs. (duas noites)

 

Studio_20150426_124118.jpg.b11fd953c1bfc02882d8e068e0f89b06.jpg

 

Studio_20150426_161300.jpg.610916b108a22e44f6f6f9bdb369ae6d.jpg

 

GO11111111111.jpg.7d80b02128e1241f69963c7e8c425552.jpg

 

Amaszonas.jpg.43f0aeb7828b3f29f356e25c9bec0476.jpg

 

GOPR0170.jpg.277d7cf82f96cb5a0e744a86d07bc107.jpg

 

DSC_0076.JPG.369f05f9ee9bd0ede80741060b674fe9.JPG

 

Studio_20150426_220704.jpg.0e2d64d829c23df72385082d92388783.jpg

 

GOPR0190(2).JPG.fbeac07222fe42d080f17e0905c53274.JPG

DSC_16932.jpg.8ab4a70dfc616345feaf190eae17a696.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 3 - SUCRE | La ciudad blanca

 

Acordei cedo mas nem tanto, 9h. Esse foi o dia em que eu acordei MAIS TARDE em toda a viagem.

Havia já me programado já para fazer um walking tour organizado pelo hostel, que começava às 10h. O preço era módico, de 10Bs., segundo eles destinados às crianças pobres dos subúrbios de Sucre. Sabe-se lá.

 

Tomei café da manhã e antes de sair para o walking tour fui procurar por uma casa de câmbio, porque estava quase sem bols. Perguntei na recepção e me disseram que havia diversas próximas ao Mercado Central. Fui para lá e de fato havia muitos câmbios, todos os que eu vi por 6,93Bs. Troquei logo US$400,00.

 

Voltei para o hostel correndo porque o grupo já estava quase saindo. Era um grupo bem grande, cerca de 20 pessoas, só eu de brasileiro.

A primeira parada foi na Iglesia de San Lazaro, a mais antiga da Bolívia, construída em 1538.

Depois subimos a Calle Calvo em direção ao Mirador de La Recoleta, o local com a melhor vista do centro histórico de Sucre.

Ficamos um tempo por lá (descansando, porque a subida é bem íngreme) e depois saímos para caminhar pelas ruas próximas. Passamos pelas ruas Gato Blanco, Gato Negro, Gato Pendenciero... não entendi muito bem o porquê de tantos gatos porque o inglês do guia era um tanto precário e tinha muita gente, mas parece que tinha alguma coisa a ver com as moças solteiras daquelas ruas que tinham gatos (?) e tal. [insira uma explicação melhor aqui]. Passamos também por uma rua supostamente mal assombrada, mas que de dia parecia bem bonitinha.

 

A próxima parada foi no Mercado Central. É um mercadão mesmo, que tem de tudo. Desde frutas até perfume paraguaio. Provamos umas frutas diferentes nas barraquinhas de hortifruti e depois entramos no mercado em si.

 

GENTE.

 

Tem açougue lá.

 

...

 

Depois daquele dia não deu mais a menor vontade de comer carne na Bolívia (mentira, comi horas depois). Não tem refrigeração nenhuma, a tia não usa luva, a carne fica exposta no balcão com azulejo lascado, mosca pousando, cachorro passando, pomba voando. SIM, POMBA VOANDO. Eu juro que em cima do "açougue" (o termo em espanhol, carniceria, cabe bem melhor) tinha um ninho de pombas. :oops:

 

IMG_20150427_123502.jpg.22f8796ce5552e392440af83f6f19245.jpg

 

E do lado dessa carniceria tinha uma barraquinha de hamburguer. Os gringos, claro, se atracaram no sanduba, que era megabarato (algo como 7Bs.). Pode me chamar de fresco, mas eu é que não ia comer lá não. Não comi nada dessas coisas da rua e já passei mal (mais a frente), que dirá se tivesse comido.

 

598dca321bd47_threwup.gif.3e25405e0b1c49f1129fa6ad371880eb.gif

 

Depois do Mercado, caminhamos até a Plaza Central, onde terminamos o tour. Ao todo foi cerca de 1h30 ou 2h.

 

Voltamos juntos para o hostel e depois saí para almoçar (sozinho :cry: ).

 

Almocei no Joy Ride Café (site: http://www.joyridebol.com/), um restaurante bem pra gringo (cujo slogan é "no solo para gringos", ou seja, só vai gringo rs) que eu vi no meu guia. O menu é gigante, tem todos os tipos de comida, de todas as partes do mundo, mas decidi comer algo boliviano. Pedi um prato chamado "Brocheta", uma espécie de espeto de carne, similar aos "anticuchos" peruanos, com papas fritas. O prato era bem apresentado, mas achei bem mais ou menos. A carne era dura (embora não fosse de coração como os anticuchos peruanos) e o molho tinha um gosto estranho. Enfim.

 

IMG_20150427_152815.jpg.294194fe08bedb3efb5efbd3e12f564a.jpg

 

Depois de almoçar decidi ir em busca da passagem de ônibus para Uyuni para o dia seguinte. Queria comprar a passagem direta, sem ter que trocar de ônibus/estação em Potosí, que sai às 9h da manhã de Sucre. Havia lido aqui no mochileiros.com que poderia comprar na Expedia Travel, que fica junto ao Mercado Central. Também é possível comprar diretamente com a empresa, 6 de Octubre, mas o escritório fica na Terminal de Buses, que é afastada do centro de Sucre. Fiquei com medo de deixar para comprar na hora e não ter mais lugares. Paguei 85Bs. No fim das contas, no dia seguinte, o ônibus saiu quase vazio e a passagem no terminal custava 60Bs. Fazer o quê...

 

Dei um tempo no hostel e por volta das 17h saí caminhando para o Mirador de la Recoleta. Sentei em uma mesa externa do bar e fiquei lendo meu livro com a bela vista da cidade de Sucre. Tomei uma Paceña e comi uma panqueca de frutas (eu sei, combinação estranha rs). Quando estava quase anoitecendo voltei para o hostel, parando no caminho para comprar uns snacks para a viagem do dia seguinte.

 

Como eu disse antes, todas as noites no Kultur Berlin têm uma festa, e ela é sempre temática. Segunda-feira era a noite mexicana e tinha comida mexicana liberada por 45Bs. Dei uma olhada na mesa do buffet, que parecia bem atraente, e decidi arriscar. Enchi meu prato e tava comendo bem de boa, até que cheguei no pimentão recheado. Veja bem. Não era um pimentão. Era uma pimenta GIGANTE recheada com carne moída. Eu já tinha comido o "rocoto relleno" no Peru e adorado, mas pra esse eu não estava preparado, jurava que era só um pimentão inofensivo. Quase morri. E tenho a sutil impressão que foi essa comida mexicana que me fazer passar alguns dias de rei nas semanas seguintes :/

 

spicy.gif.6c3ba22b6e9611af1f147922b1654efa.gif

 

Depois de recuperar minhas faculdades físicas e mentais, fiquei mais um tempo no pátio com um casal de ingleses que eu tinha conhecido pela manhã no walking tour, o Sam e a Jenna. Eles estavam viajando há poucos dias, mas iam viajar pelo mundo por pelo menos mais um ano. Inveja². Tipo, agora eles estão viajando. E eu aqui.

Na verdade, conhecer esse pessoal que largou tudo - emprego, família, casa, cachorro, papagaio - e partiu sem rumo pelo mundo é muito inspirador, pelo menos pra mim. Anotem aí. Antes dos 30 eu faço isso. ANOTEM E COBREM, PFVR!!!

 

Fui dormir não-lembro-que-hora. No dia seguinte, acordar cedo e partir para UYUNI!!!!!

 

GASTOS:

Almoço: 55Bs., com propina

Passagem p/ Uyuni: 85Bs.

Comida na Recoleta: 45Bs.

Gorro: 20Bs.

Snacks: 8Bs.

Comida Mexicana: 45Bs.

Creme Labial: 7Bs.

Paceñas: 25Bs.

 

Studio_20150503_211910.jpg.b689fb9129d67f92f1551a53c62a18ff.jpg

 

IMG_20150427_152313.jpg.fdb636e17fe0809af853c9c6ba461cc8.jpg

 

IMG_20150427_132628.jpg.85a9ef991a79eadb27cabfa4c11456ce.jpg

 

DSC_0086.jpg.da59870ee6d597942c5758d2dfda93b2.jpg

 

DSC_0089.jpg.019ee39452673dcee712dd6dc04c90a7.jpg

 

IMG_20150427_180558.jpg.8f7c052978ae0b03662e1b84d86ec27f.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Belo Relato, estou querendo ir em Novembro.

Mais quanto mais leio sobre a Bolívia mais acho que ela merece uma atenção especial e uns 15 dias de viagem só por ela!

 

Acompanhando...

 

Valeu, Alan!

De fato, eu fiquei 22 dias e com certeza poderia ter ficado muito mais, tem muitos lugares pra conhecer que poucos brasileiros vão, como por exemplo a região Amazônica. Vale a pena reservar um tempinho extra na Bolívia, sem dúvidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...