Ir para conteúdo

Uma volta na Bolívia em 22 dias: Santa Cruz - Sucre - Uyuni - La Paz - Isla del Sol - Huayna Potosí - Cochabamba


Posts Recomendados

  • Membros

Muito legal seu relato, está em ajudando muito com muitas dúvidas que tenho sobre a minha viagem, vou sozinho agora no dia 09/09, aguardo ansioso a continuação!!!

Bom saber sobre as agencias, eu havia mandado emails para a Colque e Cordillera, as duas me passaram preço igual 950 bolivianos, vou deixar para fazer a reserva quando chegar lá!

A minha dúvida é: vc so conseguiu onibus direto de Sucre para Uyuni as 9:30 da manha??? Porque pra mim seria melhor passar o dia em Sucre e tentar um onibus noturno chegando de manha em Uyuni para economizar com hospedagem e aproveitar melhor o dia.

Aguardo resposta, parabens pelo relato!

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito legal seu relato, está em ajudando muito com muitas dúvidas que tenho sobre a minha viagem, vou sozinho agora no dia 09/09, aguardo ansioso a continuação!!!

Bom saber sobre as agencias, eu havia mandado emails para a Colque e Cordillera, as duas me passaram preço igual 950 bolivianos, vou deixar para fazer a reserva quando chegar lá!

A minha dúvida é: vc so conseguiu onibus direto de Sucre para Uyuni as 9:30 da manha??? Porque pra mim seria melhor passar o dia em Sucre e tentar um onibus noturno chegando de manha em Uyuni para economizar com hospedagem e aproveitar melhor o dia.

Aguardo resposta, parabens pelo relato!

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, desculpem a ausência! Logo logo posto o próximo dia!

Enquanto isso algumas respostas:

 

 

Prisilva

Resolvi que tbm vou ao Huayna Potosi.

Kd vc pra relatar a sua experiência, amigo?

Eu vou com calma, sabe. Dependendo da reação do meu corpo diante da altitude e como será meu rendimento nos dois primeiros dias no rolê do Huayna, vou tentar ir até o topo mas, vou respeitar os meus limites. Provavelmente vou contratar um guia só pra mim, pra não prejudicar ngm, já que será minha primeira aventura nesse tipo de subida.

 

Pri,

Que legal! Recomendo muito a subida. Já que você decidiu subir Huayna, recomendo que faça uma boa aclimatação antes, que é o fator mais importante pra chegar ao topo. Não chegue na Bolívia e vá logo pra montanha, passe pelo menos uns 7 ou 10 dias em altitude superior a 3.000m.

Quanto ao guia, ter um só para você é também muito importante. Eu fui assim, mas foi por sorte. Recomendo que você procure uma agência que ofereça isso mais usualmente. É mais caro, mas vale a pena com certeza! Se você tiver que desistir não atrapalha a subida de ninguém, e se alguém tiver que desisitir não atrapalha a sua subida. Agências que ouvi falar muito bem: Altitude6000 e Refúgio Huayna Potosí.

 

 

viniciusgomez

Morgan vi que vc levou uma Nikon D3100 e gostaria de saber qual lente você levou para fazer os registros? Valeu a pena levar a Gopro e a câmera? Estou na dúvida se levo as duas tbm ou só uma.

 

Parabéns pelo relato e estou no aguardo pela continuação. Abraços

 

Oi, Vinicius

Levei a lente 18-55, padrão da câmera.

Achei que valeu a pena levar as duas sim. A GoPro com o bastão foi muito útil para as selfies (rsrs), pro downhill (acoplada no capacete), pra escalada (por ser leve), e também tira boas fotos de paisagem por causa da lente grande angular. Mas quanto à qualidade de imagem nada como a Nikon... Confesso que fiquei com medo por questões de segurança, mas correu tudo bem!

 

Thiagopvix

A minha dúvida é: vc so conseguiu onibus direto de Sucre para Uyuni as 9:30 da manha??? Porque pra mim seria melhor passar o dia em Sucre e tentar um onibus noturno chegando de manha em Uyuni para economizar com hospedagem e aproveitar melhor o dia.

Aguardo resposta, parabens pelo relato!

Thiago

 

Thiago,

 

Desculpa a demora para responder. Tem ônibus direto noturno sim, se não me engano sai às 20h30 e chega em Uyuni antes do amanhecer, se tudo der certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fiquei muito tempo sem escrever, sorry! Mas tô de volta!

Mudei de cidade, de trabalho, de vida, mas agora tô instalado e tenho até um escrivaninha pra digitar! Aí vai!

 

DIA 6 - UYUNI | Lagunas de todas as cores

 

Eu acabei ajustando meu relógio de pulso pra despertar as 6h, então acordei antes de todo mundo. Quando deu 6h30 e o relógio da Beatriz despertou eu já estava em pé e tinha tudo arrumado.

Esperei o pessoal para tomarmos café da manhã juntos. Foram só uns pães secos com geleia, cream crackers, chá e café (solúvel). Nada demais, mas por incrível que pareça eu gostei muito dos pães secos da Bolívia!

Alguns grupos já tinham saído e outros não tinham nem começado a tomar café ainda, acho que os guias combinam uma agenda de horário de partida, pra não saírem todos juntos.

Saímos do hotel de sal com as nossas mochilas por volta das 7h45,um pouco depois do combinado, e ainda levou um bom tempo pra o Miguel arrumar tudo em cima da 4x4, de modo que partimos só depois das 8h. Estava um friozinho suportável e a manhã já estava bem ensolarada. Fui novamente no banco da frente.

Antes de sair do vilarejo o Miguel perguntou se queríamos parar no armazém para comprarmos água e snacks. Todos concordamos. Não sabia que tinha um armazém por perto. Foi uma surpresa boa, porque o meu estoque de água já estava no fim. Achei engraçado o nome do mercadinho, comentei com o pessoal, mas só a Beatriz entendeu o trocadilho:

 

5comentarios.PNG.6676930f2c678e2b7becc0fec09546a4.PNG

 

Seguimos pela estrada poeirenta que margeava os trilhos do trem. Depois de uns 45 minutos, paramos em um ponto e tiramos algumas fotos nos trilhos. Às vezes alguns grupos nos ultrapassavam, às vezes ultrapassávamos alguns grupos.

Depois dessa parada andamos por mais cerca de 1 hora. Em um ponto a estrada de chão fazia uma intersecção com uma rodovia maior, onde naquela hora estavam passando muitos caminhões. Acabamos ficando atrás deles e pegamos MUITA poeira, a ponto de não ser possível enxergar 10 metros a frente. O Miguel teve que reduzir bastante a velocidade.

Em poucos minutos fizemos mais uma parada, dessa vez no mirador do Vulcão Ollage. O vulcão ficava relativamente longe do mirador, mas era possível ver a fumaça que sai constantemente das suas fumarolas. Estávamos a mais de 4.100m de altitude e o topo do vulcão fica a 5.870m. Ficamos lá por cerca de meia hora.

 

Embarcamos novamente e seguimos caminho, dessa vez para as lagunas. Nesse trecho da estrada você entende por que é preciso de tração nas quatro rodas pra fazer o tour. A estrada (se é que se pode chamar aquilo de estrada) é um amontoado de pedras, cheia de sobes e desces, que percorremos bem devagar. O motorista tem que conhecer muito bem o caminho pra não deslizar e ficar com a roda presa em algum buraco. Depois de chacoalharmos muito por cerca de 1 hora, chegamos a primeira laguna, a Laguna Hedionda. Linda, azulada, refletindo as montanhas e os vulcões, cheia de flamingos. Um pouquinho fedida, porém.

Como já era quase meio dia, decidimos almoçar por lá mesmo. A comida foi parecida com a do dia anterior, arroz, salada, carne e coca-cola. (Tudo frio, menos a coca-cola). De sobremesa, maçã farelenta. Almoçamos sentados nas pedras apreciando a vista da laguna.

 

São muitas lagunas nesse segundo dia e é um pouco difícil lembrar o nome de todas elas, mas a próxima parada foi, se não me engano, na Laguna Blanca. Essa é a famosa laguna com uma plaquinha de "wi-fi" no meio do nada. Sempre pensei que fosse piada, inclusive no dia, mas me contaram depois que realmente tem wi-fi e que realmente funciona. É preciso pagar alguma coisa pra usar, se não me engano 15 Bs. O Miguel nos deixou na beira da Laguna e fomos andando pela margem, tirando fotos, pra encontrarmos ele na casinha onde fica a "administração" e os banheiros. Ficamos lá por uns 15min, não mais do que isso.

 

Em seguida fizemos uma breve parada na Laguna Honda, só pra tirar umas fotos.

 

Pouco depois das 15h chegamos no Árbol de Piedra. O árbol é uma formação rochosa esculpida pelo vento em forma de árvore. Ficamos cerca de meia hora lá, tiramos muitas fotos, escalamos algumas rochas e eu aproveitei pra ir no banheiro (tem um banheiro lá). Há um tempo atrás as pessoas escalavam o árbol, mas hoje em dia isso é proibido. Não que exista alguém cuidando, mas tem uma placa lá.

 

Em seguida partimos para aquela que seria nossa última parada: a tão esperadaLaguna Colorada. O Miguel explicou que a laguna tem essa cor por causa de uma espécie de alga que vive na água, mas que só as algas não são suficientes. Para se ver bem a cor vermelha é preciso que haja vento, e o melhor horário pra ter vento é no final da tarde. Eu estava torcendo por um furacão, porque já soube de várias pessoas que foram para lá e, por falta de vento, só viram a Laguna Rosa-bebê.

Quando estávamos chegando na Laguna o Sam começou a fazer várias perguntas SEM NOÇÃO pro Miguel, e a gente riu demais!

Primeiro ele perguntou "por que a Laguna era vermelha?". Ok, essa o Miguel respondeu.

Aí ele perguntou "por que essas algas que dão a coloração vermelha só estão nessa laguna e não estão nas outras?". ::essa:: . O Miguel riu e disse que em 15 anos como guia nunca ninguém tinha perguntado isso. Naturalmente ele não sabia a resposta.

Não satisfeito, ele perguntou "por que alguns flamingos eram mais cor-de-rosa e outros menos?" Acho que essa o Miguel chutou e respondeu que era por causa da alimentação deles.

Então o Sam fechou com chave de ouro e perguntou ''quantos flamingos ao todo vivem nas lagunas?" Nessa hora já estava todo mundo gargalhando. O Miguel despistou e disse pra ele perguntar pro pessoal lá da Laguna Colorada, porque eles deveriam saber. ::lol4:: .

 

Chegamos na Laguna e ela estava IMPRESSIONANTEMENTEVERMELHAAAA!!! Tinha bastante vento e estava bem friozinho. Era um dos lugares que eu estava mais ansioso pra conhecer na Bolívia e fiquei muito feliz que as condições estavam boas. É algo difícil de imaginar, uma lagoa com água vermelha, encarnada como sangue. Com certeza é um dos pontos altos do tour pelo Salar. Ficamos uns bons 20 minutos circulando a laguna e tirando fotos. Assumi meu papel de fotógrafo oficial da equipe e tirei fotos pra Beatriz e pro Sam. Em seguida voltamos para o carro, já eram cerca de 16h30. Enquanto tirávamos fotos o Sam aproveitou para passar no postinho turístico da Laguna e perguntar quantos flamingos vivem nas região. 400.000, foi o que disseram pra ele. Aposto que só inventaram um número pra ele, só pra satisfazer o guri. Ninguém deve saber isso.

 

A Laguna Colorada era a última parada do dia. Antes de ir para os alojamentos, todos os grupos têm que passar no posto de controle do Parque Nacional pra conferir os boletos. Rola um certo congestionamento de pessoas nessa hora, porque o posto é bem pequeno pra tanto turista. Saímos do posto e partimos para o refúgio onde iríamos passar a noite. Entramos em um pequeno vilarejo, vazio, desolado, e paramos em um dos refúgios. O Miguel desceu para conversar com os responsáveis, mas já estava lotado. Acho que o Miguel (e todos os outros guias) tinha preferência por aquele, provavelmente porque era mais barato. Pelo que eu entendi tem várias opções de alojamento e os guias precisam ir procurando vagas. Eles devem dar preferência para os mais baratos. Partimos para um segundo, e este estava vazio. Fiquei muito feliz porque tinha uma placa de "Ducha Caliente - 15Bs" na frente! Sempre tinha lido que não tinha banho quente na segunda noite... Entramos e arrumamos nossas coisas no quarto. Não anotei que horas eram, mas acho que era por volta de 17h., ainda demorou um tempo até anoitecer. O quarto era bem grande, tinha sete camas, de modo que dormimos todos juntos.

A Beatriz e eu fomos imediatamente conseguir informações sobre a ducha caliente com os donos do refúgio. Os gringos, claro, não estavam nem ligando pro banho. A Beatriz foi pro banho antes e voltou superfeliz com os seus cabelos molhados e cheirosos. Como acabou a água quente, tive que esperar uma meia hora até que aquecessem de novo. Enquanto isso, o Sam e o Peter preparavam um jogo de poker. Como não tinham fichas, pegaram uns pedacinhos de papel e escreveram os valores neles. Não é só brasileiro que faz gambiarra!

 

A moça do refúgio foi me chamar, meu banho estava pronto. Fui para o banheiro, um cômodo grande, escuro, com dois boxes e piso de concreto. Tirei a roupa tremendo, corri pro chuveiro, mas quando virei o registro não saiu um pingo de água. Estava com muito frio e sem roupa, e o banheiro ficava longe da cozinha, onde estava a moça do refúgio, então não tinha como chamá-la sem me vestir de novo. Imaginei que ela tivesse fechado algum registro quando foi esquentar a água e depois esquecido de abrir. Não deu outra. Me pendurei em cima do forno que esquentava a água e abri o único registro que eu vi. Funcionou. Tinha água quente, mas era só um fio finíssimo! A maior parte do corpo ficava no ar gelado do banheiro e eu tinha que ficar o tempo todo numa dança frenética embaixo do chuveiro. Um minuto depois apareceu a moça do refúgio correndo no banheiro, porque tinha esquecido de abrir o registro para mim. Eu disse que tinha percebido e já tinha resolvido o problema rsrs. Como não estivesse adiantando a dança embaixo d'água, fechei logo o registro e comecei a me secar. Nessa hora achei que fosse morrer de hipotermia, quase congelei! Definitivamente me arrependi desse banho, não valeu a pena.

 

shower.gif.20e453f6ea2a19877e28d88356cd2d5f.gif

 

Quando voltei o pessoal estava terminando de jogar o seu poker, que aparentemente não foi muito emocionante. Esperávamos que fossem aparecer mais grupos no refúgio, mas não, estávamos sozinhos. Passamos um tempo conversando sobre nossas vidas "fora do deserto", até chegar o jantar. Foi um espaguete com molho de tomate bem gostoso. Depois o Miguel apareceu com uma garrafa de vinho para nós (eu já estava ansioso por essa garrafa!!!). Convidamos ele pra beber com a gente, mas ele disse que não podia, porque tinha que dirigir no dia seguinte. Comprometido, né? Na verdade não duvido que depois ele tenha se reunido com os outros guias no vilarejo pra tomar umas pinga, mas quem sabe né? O que importa é que na manhã seguinte ele estava inteiraço. Uma garrafa pra 6 é bem pouco, deu menos de meio copo descartável pra cada um, mas enfim. As 20h as luzes iam ser apagadas, e como não tinha nada mais interessante pra fazer e tínhamos que acordar as 4h na manhã seguinte, fomos dormir. Quase todo mundo dormiu nos sacos de dormir, mas eu confiei nas cobertas e deixei o saco guardado. Não me arrependi, foi tranquilo. Apesar de ter levantado duas vezes no frio e no escuro pra atender as necessidades do meu intestino em revolução, foi uma boa noite de sono.

 

Próximo dia: gêiseres e volta pra Uyuni!

 

Gastos do dia: No armazém, pela manhã, cerca de 40 Bs.

 

Aí vão as fotos:

DSC_0433.jpg.aae6c9c6018272b9e3440c1db524f390.jpg

 

DSC_0436.jpg.46b00fd9e10de142f9608ef90e8e8207.jpg

 

DSC_0425.jpg.a118b9a87843984b3613400f6634ab5f.jpg

 

DSC_0466.jpg.983bd99d0cc6acf57a63f0f811ccba18.jpg

 

DSC_0495.jpg.c9e775a7e9283bbc5540839c99f8baa4.jpg

 

Studio_20150507_182002.jpg.364e1689671c766a1088e2e3cba6fcdb.jpg

 

DSC_0534.jpg.587ffb41217b37072ca8329ecc2350aa.jpg

 

G0340640.jpg.1a4c23a354d352232a7e08455c8d9bba.jpg

 

Studio_20150507_181448.jpg.bb8d99272b0a6658eb9c933d27f8196a.jpg

 

Studio_20150515_223656.jpg.80a015c609fe6d6abf9e29ba48bb85cf.jpg

 

G0370674.jpg.912432fc9febcda669111e89d3cf4de4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

DIA 7 - UYUNI | The long way back...

Meu relógio despertou às 4h e ao contrário de todo mundo me pus de pé logo, cheio de disposição Get uuup, bit****, let's see the geysers!!!.

 

Já tinha deixado tudo mais ou menos arrumando na noite anterior, então não tive que ajeitar muita coisa. Fui tomar café (o mesmo de sempre), mas esperei a galerê pra comermos juntos. O pessoal do refúgio já tinha madrugado e deixado tudo pronto. O Miguel chegou logo em seguida (até hoje não sei onde ele dormiu, não foi em nenhum quarto perto do nosso) e partimos pra arrumar as coisas no carro. Estava bem frio, provavelmente menos de 0ºC, talvez uns -5ºC. O céu estava limpo e incrivelmente estrelado! Tirei uma foto das estrelas, que ficou ótima:

 

DSC_0589.JPG.9ec155081c871d5309953931ba21e223.JPG

 

Enquanto eu imaginava como a minha foto ficaria na capa da National Geographic, partimos por volta das 5h30.

 

Estava ainda escuro e o nosso sono foi sendo sacudido na estrada de chão. Dessa vez fui no banco de trás (do meio) e fiquei um pouco mais confortável que nos dias anteriores. Como o carro do Miguel não tinha rádio, o Peter botou o iPhone dele pra tocar. Descobri que ele é um belga que gosta de rap. Não sei quanto tempo de viagem foi, mas acho que foi mais de 1h30.

 

Estava amanhecendo quando chegamos na região dos gêiseres e o lugar já estava cheio de carros e turistas por lá. O Miguel nos deixou próximos do gêiser maior e nos deu 20min pra encontrarmos ele do outro lado. Primeiro tiramos umas fotos no gêiser "principal", botando a mão no vapor (pode pôr, não é tão quente), pulando no meio, posando do lado... o cheiro de ovo podre (enxofre) dominava. Depois fomos caminhando pelo meio do terreno fumacento, que parecia cena de outro planeta (dá pra ver bem no 3:11 do meu vídeo). Não consegui tirar fotos muito boas lá. Quando liguei minha Nikon apareceu que estava sem bateria. Acho que foi por causa do frio, porque mais tarde eu liguei ela de novo e funcionou o dia todo.

 

Encontramos o Miguel (acho que uma meia hora depois) e partimos para a piscina de águas termais. Chegamos lá por volta das 7h30. O Sol já tinha nascido, mas ainda deveria estar 0ºC. Esse era o visual:

 

GOPR0733.JPG.d818b26faae927e3289ac473931c57e6.JPG

 

Eu tinha botado na minha cabeça que ia entrar naquela piscina (ou banheira, como queiram) NO MATTER WHAT! Tinha até vestido sunga por baixo.

 

MAS

 

Quando chegamos o Miguel disse que estávamos atrasados e que tínhamos vinte minutos (rapaz apressado). Eu fiquei pensando em entrar no vestiário, tirar as 36 camadas de roupa, entrar na piscina, ficar 1 minuto e ter que sair, me secar no ar congelante, vestir as 36 camadas de roupa de novo... Deu uma preguiça...

 

OK EU AMARELEI, ME CONDENEM.

 

Mas ninguém mais entrou, exceto o Sam, que estava há dois dias sem tomar banho. Ele foi entrando, pé ante pé, tremendo com o frio de fora mas sem coragem de entrar no calor da água, que aparentemente estava muito quente. Eu fiquei circulando, tirando fotos. Fui ao banheiro, mas constatei que ele não tinha os... digamos... instrumentos necessários para as minhas necessidades. Meu intestino estava ainda em motim contra as comidas estranhas da Bolívia.

 

O Miguel já estava nos chamando pra sair de novo, tinha horário pra chegar na fronteira, mas o Sam ainda estava na água. Ele tinha encontrado a Alice e o Tobias lá (que ele já conhecia e eu conheci no primeiro dia, lembram?). Momento cumadre: mais tarde a Alice e o Sam seguiram viagem juntos e eles estão namorando hoje, a contar pelas fotos do Facebook. ::love:: Apressamos o Sam pra sair e seguimos viagem de novo.

 

Fizemos uma parada rápida na Laguna Verde e seguimos para a fronteira, onde o Chris, o Andreas e o Peter iam seguir para o Chile. No caminho encontramos um bichinho muito curioso na beira da estrada, no meio do nada. Parecia um cachorro selvagem, ou uma raposa, ainda não sei que espécie é. O bicho parecia que não tinha muito medo da gente, chegou até bem perto, mas quando nos aproximamos pra tirar fotos saiu correndo. Muito bacana. Não consegui tirar uma foto boa, mas o Peter tirou essa que ficou ótima. Segue:

 

Raposa.jpg.6ed5b41a9fb5ef1c1499b1bb9a28892a.jpg

 

Chegamos na fronteira por volta das 9h30-10h e posso dizer que a aduana Chile-Bolívia é um lugar bem peculiar. Fica no meio do nada, no sopé da montanha, uma casinha precária de pedra:

 

GOPR0760.JPG.6aad6cee523369c8674a1eb9eba8868c.JPG

 

Tinha dezenas de carros lá, tanto dos turistas que vinham de Uyuni quanto daqueles que vinham de San Pedro do Atacama. A Beatriz, o Sam e eu, que iríamos voltar para Uyuni, iríamos trocar de carro e voltar com um outro guia, porque o Miguel ia pegar mais uma galera pra fazer o tour no sentido contrário (essa é a vida repetitiva de um guia do Salar de Uyuni). O resto da galera embarca em um bus e atravessa a fronteira até San Pedro. Ali no meio tinha alguém servindo café da manhã (pão, chá, café, biscoitos...). Não sei se era pra gente também, mas atacamos! Encontrei um casal de brasileiros de Salvador ali, estavam vindo de San Pedro e iriam começar o tour pelo Salar naquele dia. Foi um alívio poder falar português de novo, já estava sentindo falta.

 

Hora de seguir caminho. Nos despedimos, trocamos e-mail, Facebook... Fiquei de mandar as minhas fotos pra eles. Chris, Andreas e Peter seguiram pro Chile e Beatriz e eu entramos no outro carro pra voltar pra Uyuni. Mas o Sam, que voltaria com a gente, simplesmente desapareceu! Procuramos por ele por todo o lado, mas quase todos os carros tinham partido já, então chegamos à conclusão que ele tinha voltado no carro com a Alice e o Toby (sem nos avisar). Fiquei preocupado pensando que ele provavelmente morreria naquele deserto se ficasse sozinho. Mas seria um bom castigo por sumir sem avisar. Enfim, seria uma longa viagem de volta! Partimos sem Sam mesmo. O carro era bem parecido, mas esse tinha rádio. Além de nós dois estavam no carro mais um casal de franceses (bem caladões) e dois alemães (esqueci completamente os nomes deles...).

Pelo menos 1h depois fizemos uma parada rápida em mais uma laguna (Blanca?) e seguimos viagem. Meu sistema digestivo estava em ação!

Um pouco depois paramos em um ponto da estrada para o almoço, mas como estava ventando muito decidimos seguir viagem novamente. Chegamos então em um pequeno vilarejo, que ficava em uma planície verdejante cercada por montanhas e cortada por um riacho, onde lhamas e alpacas bebiam água tranquilamente. Parece bonito, não é?

FOD*-**, eu tava pouco me lixando pra paisagem, queria logo é encontrar um banheiro!!! A princípio fiquei animado, porque estávamos em uma vila ( = civilização), e provavelmente eu iria encontrar uma vendinha com um banheiro disponível (mediante propina, claro). Mas não era meu dia de sorte: era feriado (1º de maio) e estava tudo fechado.

 

FUCK

 

pee2.gif.15bc501f787f6c4c38718a0d4824b954.gif

 

Enquanto o motora preparava o almoço, fiquei andando pelo lugar fingindo que tirava fotos das lhamas. Na verdade eu estava mesmo é procurando por um cantinho ~seguro~. Como não achei nenhum lugar ~seguro~, voltei para o carro e, glória à Pacha Mama, meu intestino relaxou. Nesse almoço decidi aderir ao GO VEGAN! e só comi os vegetais, porque não tava a fim de comer picolé de frango mais uma vez. Conversei pela primeira vez com os franceses caladões. Depois de Uyuni eles também iriam para La Paz. Perguntei se eles também iam de Todo Turismo, mas eles disseram que iam de avião.

 

couple.gif.b3be3429791cffdfd20fcf465ee57c02.gif

 

Seguimos caminho mais uma vez. (depois de um “Síííí” uníssono quando o motora perguntou se tínhamos gostado da comida. Aham). Alguns quilômetros depois o motorista decidiu parar em um lugar da estrada que ele disse que normalmente os outros motoristas não paravam. Era uma região (que eu não lembro o nome), com umas formações rochosas bem peculiares. Ficamos lá por cerca de meia hora, tiramos muitas fotos (a Beatriz tirou várias fotos péssimas com a minha câmera) e seguimos viagem. Nessa hora já estava superzen e tinha chegado à conclusão que conseguiria aguentar até o próximo banheiro. De fato aguentei. Quando eram cerca de 17h chegamos em uma cidadezinha próxima a Uyuni, um lugar bem pequeno e pobre, cuja economia depende de uma mineradora japonesa que extrai metais da região, e paramos para esticar as pernas & ir ao banheiro. UFA. Aquele foi provavelmente o banheiro mais sujo que fui na vida (sério), entrei na ponta dos pés pensando NÃO RELA EM NADA NÃO TOCA EM NADA PASSOS DE GATO, mas não reclamei, pelo menos era um banheiro. Tinha que pagar 0,50, mas como eu não tinha troco o tiozinho da “bilheteria” deixou por assim mesmo. Não tirei foto do banheiro (claro), mas era mais ou menos assim:

 

filthy.jpg.e6aab7ece77b47d645e54ccc7fb110d6.jpg

 

Voltei pro carro feliz e realizado para seguirmos para Uyuni. Chegamos por volta das 17h30, em frente à agência. Nos despedimos do pessoal e seguimos Beatriz e eu pra comprar uma passagem pra La Paz. Enquanto andávamos encontramos ADIVINHA QUEM? O Sam! O fdp de fato tinha ido com o carro do Toby e da Alice sem nos avisar... Eles iam passar a noite em Uyuni e depois seguir viagem, se não me engano para Sucre.

Chegamos na Todo Turismo e por acaso tinha um assento vago, de uma pessoa que havia cancelado, mas a Beatriz achou muito caro e decidiu procurar nas outras empresas próximas. Acabou comprando uma bem mais barata, acho que 80 Bs. Não lembro o nome da companhia, mas deve ser algo do tipo “Perrengue Turismo”. A Beatriz só iria ficar um dia em La Paz, porque tinha voo para Bogotá na manhã seguinte, mas ainda não tinha hostel onde ficar lá. Passei os dados do Loki pra ela, e ela disse que talvez ficasse por lá mesmo. De qualquer forma nos despedimos, caso não nos encontrássemos em La Paz. Segui para o Piedras Blancas, em busca do tão esperado banho quente e com água abundante!

 

Paguei pelo banho quente com água abundante e pelo Wi-Fi (15 Bol), embora o último não tenha funcionado muito bem. Mas o banho foi ótimo. Botei roupas limpinhas e sequinhas, passei no mercadinho pra comprar comida e segui pro escritório da Todo Turismo. Faltava ainda uma hora pro bus sair, então fiquei lá aproveitando o wi-fi e o mate de coca grátis. Uns 15 minutos antes das 20h começaram a chamar as pessoas para o ônibus porque seria servido o jantar (YEEY!!!). Quando estava entrando no ônibus encontrei o Martin (lembra, o alemão de Sucre!). Não nos encontramos no Salar mas nos encontramos no bus pra La Paz! Ele não tinha hostel pra ficar, mas ia procurar vagas no Loki ou no Wild Rover, então combinamos de rachar o táxi quando chegássemos em La Paz.

A comida do ônibus era simples mas gostosa: um purê de batatas com um empanado de frango e legumes no vapor, servido em uma marmitex tipo aqueles de avião, E ESTAVA QUENTEEEEE!!!!11!!!!! Melhor refeição dos últimos dias!

O Martin ficou sentado na minha frente, então fomos conversando um pouco, e do meu lado estava uma menina canadense que, quando o ônibus partiu, trocou de lugar pra sentar com uma amiga. O assento do meu lado ficou vazio (o assento vago que a Beatriz não quis comprar) e deu pra largar minha mochila e me esparramar bem. Tentei usar o Wi-Fi do ônibus mas não estava funcionando, só foi funcionar em La Paz. A Todo Turismo oferece cobertor e travesseiro e o banco reclina razoavelmente, mas achei um pouco apertado. O Martin reclinou todo o banco na minha frente e eu fiquei bem espremido. Pensei que não fosse conseguir dormir, mas peguei no sono e quando acordei já estava em La Paz!

 

 

Algumas fotos do dia:

 

Studio_20150507_223742.jpg.6539ea5f4e6c729153d1441fc91e5731.jpg

 

GOPR0721.JPG.3e9e6a5f29794a84a413a3f10820a024.JPG

 

Studio_20150507_223544.jpg.2c779b4e9dc6add4bd36157c78db8c84.jpg

 

Studio_20150507_223438.jpg.278723a7242dbe6dde20bfb806c82bf5.jpg

 

Studio_20150503_213547.jpg.6eb7966cae74da6fccdb77e6b06a77bc.jpg

 

Studio_20150507_181113.jpg.0bfd903c470428cc790eaa85275c2f92.jpg

 

Studio_20150507_181221.jpg.30f8681208a6bd78e0ce208e4ad9f4d2.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

MEU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSS!! o que é esse relato??? Sensacional!! ::otemo::::otemo::

Parabéns!! Incrível.. e muito engraçado! O que foi o cara catando aqueles piolhos???? ::lol4::::lol4::

 

Bolívia realmente foi um país que eu gostei demais de ter visitado. A gente aprende que, podemos ser felizes com pouco!

 

Acompanhando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
MEU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSS!! o que é esse relato??? Sensacional!! ::otemo::::otemo::

Parabéns!! Incrível.. e muito engraçado! O que foi o cara catando aqueles piolhos???? ::lol4::::lol4::

 

Bolívia realmente foi um país que eu gostei demais de ter visitado. A gente aprende que, podemos ser felizes com pouco!

 

Acompanhando....

 

Polyyyyyyyyy!!!!!!!! Valeu! :D:D:D:D

 

Agora com esse recesso de final de ano consegui escrever mais um pouco... logo logo mais dias de viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 8 - LA PAZ | Explorando a cidade

 

O ônibus chegou em La Paz por volta das 6h30, quando ainda estava amanhecendo. Os ônibus da Todo Turismo param no Terminal de Ônibus de La Paz, mas do lado de fora, na rua mesmo. Enquanto esperávamos para pegar a bagagem, uma horda de taxistas se juntou ao nosso redor. Combinei com um deles para me levar até o Loki por 15Bs. Falei com o Martin pra dividirmos, mas o bicho tava morrendo de medo de ir com aquele taxista porque não sabia se ele era “oficial”. Eu tentei argumentar que era perto e que não tinha problema nenhum, mas ele ficou com medo MESMO e decidiu procurar outro taxista (não sei onde).

Não posso condenar o Martin, porque na verdade o medo dele é compreensível. Já ouvi várias histórias de pessoas que entraram em um táxi qualquer na Bolívia e acabaram sendo assaltadas e largadas em alguma ruela sinistra de El Alto. Aqui no Mochileiros inclusive tem um relato sobre isso. Então cuidado! Eu fiquei tranquilo porque estava em lugar movimentado bem ao lado do Terminal, mas de repente eu estava tranquilo demais.

No fim das contas o meu taxista não era nenhum assassino estuprador e me deixou direitinho no Loki. O único problema é que ele cobrou 15Bs. e o hostel fica a 500m do Terminal... se eu soubesse teria ido a pé (depois vi que é tranquilo) ou negociado um valor menor.

 

Entrei no Loki e já tive uma boa impressão. O hostel fica em um prédio bem grande, de 7 andares e é bem ajeitadinho. Tem um funcionário controlando a entrada pra que só entrem hóspedes ou pessoas que vão fazer check-in.

 

ENTÃO. Na curtíssima distância entre a porta e a recepção, no máximo 10 passos, tive uma epifania daquelas BEM deprimentes. Tinha feito minha reserva para duas noites pelo Hostelworld e me dei conta que havia reservado como primeira noite a noite ANTERIOR, que passei no ônibus, por engano. De verdade, só percebi naquela hora, segundos antes de chegar na recepção. O rapaz que me atendeu disse que como eu não tinha chegado no dia anterior a minha reserva foi cancelada, e que eu teria que esperar até as 14h pra VER SE TINHA VAGA e aí fazer check-in. Não eram nem 7h. Na verdade eu deveria ter reservado só uma noite, a partir daquele dia (no dia seguinte já estava planejando ir para Copacabana).

 

Suicide_Barry.gif.bd6e9d28978af9ffd99015bb4cff6f0a.gif

 

Deixei meu nome na recepção para ter preferência e deixei meu mochilão no storage deles. O hostel tem uma área comum com vários sofás e eu fiquei lá sentado pensando no que ia fazer. Pensei em sair andando pela cidade a procura de outros hostels, mas imaginei que pelo horário a maioria ainda pudesse estar sem check-in aberto. Decidi esperar ali mesmo, tomando um chazinho, carregando os eletrônicos e organizando minhas fotos. Depois de 1h de profundo tédio, adivinha quem chega no hostel? A Beatriz!

 

excited.gif.9e05f845ad049a863391e4cf31132969.gif

 

O ônibus dela levou 1h a mais pra chegar em La Paz, mas ela disse que a viagem foi confortável. Não sei qual o parâmetro de “confortável” dela, mas acho que isso quer dizer que é possível ir de Uyuni a La Paz pagando menos e sem passar por muito perrengue, pelo menos.

Como ela também não tinha reserva, deixou o nome na recepção e mochila no storage. Ela me disse que quando chegava em uma cidade nova gostava de sair andando a esmo pelas ruas, pra reconhecer o ambiente. Pedimos umas informações na recepção e saímos para a rua. Eram cerca de 8h30, o dia estava bem ensolarado e agradável, acho que por volta de uns 15°C. Apesar de ser sábado as ruas já estavam bem movimentadas, cheias de tendas, ambulantes, trabalhadores...

 

A primeira impressão ao caminhar por La Paz é que o tempo parou por lá. Eu não vivi no Brasil dos anos 70, mas tenho impressão que as ruas eram bem parecidas com as de La Paz atualmente. Os prédios históricos, os ambulantes vendendo refrescos, o povo humilde na rua ine do trabalhar, tudo dá à cidade um grande ar de melancolia.

 

Andamos pela Calle Mercado, que é um calçadão comercial repleto de lojas e restaurantes, a procura da Calle Jaen, que o rapaz da recepção disse que era uma rua muito bonita. Estávamos com um mapa, mas mesmo assim tivemos dificuldade pra encontrar a rua. Antes nos deparamos com a famosa Plaza Murillo, que fica em frente ao Palacio del Gobierno da Bolívia e da Catedral. Entramos rapidinho na catedral e depois tiramos umas fotos na praça. Seguimos em busca da Calle Jaen, até finalmente encontrarmos. De fato é uma rua muito bonita. É bem estreita e não passam carros. É cercada por prédios antigos, pintados em cores vibrantes, onde funcionam várias oficinas de artesanato e pequenos museus. Vale a pena dar uma passada. Como era ainda muito cedo, todas as lojas estavam fechadas.

 

Descendo a Calle Jaen passamos por um museu (não lembro o nome), onde estava rolando uma exposição do pintor boliviano (não lembro o nome). Como era de graça, entramos.

 

Circulamos por lá por uns bons 20 minutos e depois fomos andar mais um pouco. A Beatriz parou em uma lojinha pra comprar cartões de memória pra que eu passasse todas as fotos de Uyuni pra ela, sem precisar fazer upload. Enquanto ela usava uma cabine telefônica para ligar para a família dela na Colômbia (anos 70, eu não disse?), decidi quebrar a minha regra de não comer nada na rua e comprei uma salteña de uma barraquinha. A salteña é uma espécie de empanada argentina, só que o recheio é em geral mais “líquido”, quase uma sopa. Comi uma de pollo e achei bem boa. Não a ponto de ficar tentado de quebrar minha regra novamente, mas gostei. Não poderia sair da Bolívia sem comer salteñas, que é uma das principais iguarias do país!

 

Terminada a ligação da Beatriz, saímos pra mais uma caminhada. Fomos à Catedral de San Francisco, ao Mercado Lanza (parece um camelódromo, mas se encontra de tudo lá, de loja de eletrônicos a açougue - daqueles bem higiênicos) e à Calle de Las Brujas. Essa é uma ruazinha CHEIA de lojas de artesanato e lembrancinhas típicas da Bolívia. É sem dúvidas o melhor lugar pra fazer compras desse tipo na Bolívia (e no Peru também), porque tem muitas opções. Tem feto de llama, ponchos, blusas de lã, chaveiros, camisetas, mate de coca, velas, incensos, monolitos em miniatura, colchas, bolsas, tecidos, gorros, luvas... tudo no famoso colorido andino. Tão colorido que quem sofre de epilepsia não deveria passear por essa rua.

A Beatriz queria comprar uma toalha, então pesquisamos os preços por algumas lojas. Eu decidi deixar pra comprar essas coisas só no meu último dia em La Paz, pra não ter que carregar peso na mochila sem necessidade. Compramos as toalhas e voltamos para o hostel, porque já havia passado do meio dia. Enquanto esperávamos na recepção, passei todas as fotos para o cartão de memória da Beatriz.

 

Ainda antes das 14h conseguimos fazer check-in. Várias pessoas fizeram na nossa frente, e quando chegou a minha vez quase fiquei sem vaga! Arrumaram a última cama disponível pra mim, em um quarto com 8 camas.

Eu e Beatriz nos despedimos, agora cada um seguia o seu caminho. Minha cama só iria ficar pronta as 15h, então decidi sair para o Terminal de ônibus para comprar passagens para Copacabana no dia seguinte. Como eu disse antes, o Loki fica bem próximo ao Terminal, são menos de 15 minutos a pé. Procurei pelo terminal e não foi difícil de achar uma empresa com ônibus diários pra Cobacabana. O nome era bem sugestivo: Copacabana. Pela foto, o ônibus parecia bem razoável. Comprei a passagem para o dia seguinte, às 8h da manhã. A viagem até Copa leva cerca de 4h, então deveria chegar lá ao meio dia.

No caminho para o Loki procurei algum restaurante para almoçar, mas nenhum me convenceu no quesito custo-benefício/não morrer. Decidi ver o que tinha para comer no bar do hostel.

 

Cheguei no Loki e fui para o quarto, que já estava pronto. Bom, a cama estava pronta, porque o quarto... Não tirei nenhuma foto, mas estava tipo assim:

 

messy.jpg.cb5f9879bb4f41abd284a446fa1fec36.jpg

 

A galera que estava naquele quarto devia estar lá há muito tempo, porque aquela quantidade de bagunça não seria humanamente exequível em menos de 2 meses. Quase não dava pra andar, de tanta mochila jogada no chão. As camas todas desarrumadas, roupas sujas espalhadas... os lockers estavam todos ocupados, alguns só com umas tralhas dentro. Ou seja, fiquei sem locker. Deixei minha mochila na cama (porque não tinha mais espaço no chão também) e fui tomar um banho. Em seguida subi para o bar, que fica no último andar do Loki. É um bar bem legal, típico de hostels, com uma vista bem bacana de La Paz e do Illimani:

 

IMG_20150502_165512.jpg.1c6a3d9fb0d57b3798be532dbca860d4.jpg

 

Pedi uma massa, indicação do cara do bar, e uma Paceña. Sentei em uma mesa com um outro cara. Eu estava com uma camiseta do Grêmio, e aí rolou aquele momento de conhecimento tupiniquim: “Brasileiro?” ALELUIAAAA CONVERSAR EM PORTUGUÊÊÊÊSSSSS!!!!!!!! Já estava cheio de (tentar)falar em español com a Beatriz o dia todo! O cara se chamava Newton, mineiro que mora no Paraná, e estava viajando pela segunda vez para a Bolívia, dessa vez com o pai dele (seu Newton também, que estava no quarto descansando). Eles também tinham chegado de Uyuni, se não me engano no dia anterior. Achei muito legal a viagem dos dois, pai e filho na Bolívia. Não consigo sequer imaginar meu pai viajando comigo e passando perrengue na Bolívia! Rsrs

Ficamos conversando e chegamos no assunto “aparelho digestivo”, quando o Newton me contou que também teve “problemas” durante a viagem, e me indicou um remédio que estava tomando pra flora intestinal. Cheguei nessa hora à conclusão que nós brasileiros não estamos preparados para a comida boliviana, porque todos acabam passando mal, de um jeito ou de outro.

Conversa vai conversa vem, já tinha anoitecido quando atraímos outro brasileiro com o nosso português. O Fernando, também do Paraná, estava viajando sozinho e já ia embora no dia seguinte, caso conseguisse sacar dinheiro. Ele estava quase sem dinheiro e só tinha como sacar do cartão do BB. Acontece que os terminais da agência do BB em La Paz (sim, tem uma agência do Banco do Brasil em La Paz) não estavam funcionando no sábado, e ele ia tentar de novo no domingo.

O Newton-Pai chegou logo depois, e passamos horas conversando, regadas a muitas Paceñas. Já eram umas 23h (eu ia acordar às 6h) e decidimos mudar de cerveja, pedimos duas Autenticas que estavam mais baratas. Além de ser bem ruim, padrão Kaiser, a Autentica estava quente... Eu tomei o primeiro copo e aquilo não desceu legal... meu estômago não estava de boa, aí rega com cerveja quente... Comecei a ficar bem enjoado e parei de beber. Como já estava tarde, nos despedimos e fomos cada um pro seu quarto.

Eu estava bem mal... fui pro banheiro várias vezes mas não conseguia vomitar. Pra ajudar, os “problemas intestinais” voltaram. Fiquei mais de 1h me revirando na cama, tentando dormir, mas tendo que levantar a cada pouco (pra piorar estava na cama de cima do beliche). Ia viajar cedo no dia seguinte, mas estava decidido a desistir caso não melhorasse. Na verdade eu tinha certeza que não ia melhorar. Aí lembrei que tinha levado Dramin, que talvez pudesse ajudar. Tomei um comprimido e deitei. Um pouco depois peguei no sono.

 

Algumas fotos do dia:

 

DSC_0639.jpg.03c6c80fbd8d620d325540bee184b54a.jpg

 

DSC_0645.jpg.b775ac6eebb24040ce509d4643a6b8dd.jpg

 

DSC_0654.JPG.3a3d2b45c83cb8262825b5dddb19bafe.JPG

 

DSC_0651.JPG.d480f8fe3854984a8d120a1c75740858.JPG

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...