Ir para conteúdo

Dicas - Viajar Sozinha


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, meninas,

 

faz tempo que eu não passava por aqui e não tinha visto este tópico ainda. Adoro viajar sozinha, e sempre pelo interior do Brasil. Já fiz a Rota do Ouro, em Minas, desde Diamantina até Tiradentes, em 2011; Pernambuco em 2010; Salvador e Rio de Janeiro algumas vezes; e a melhor viagem da minha vida que foi um mochilão de Manaus a Fortaleza durante 26 dias em 2012. Quando viajei com um (ex)namorado em 2013, fiquei com medo de não dar certo, de tão acostumada que estou a viajar sozinha, no meu tempo, rsrsrs.

 

A viagem de 2012 foi incrível, conheci muita gente bacana, e cresci muito neste período. Tava passando por um momento de muitas decisões pessoais e a viagem serviu para assentar, colocar a cabeça no lugar, refletir... Aproveitei uma promoção de milhas da Gol e fiz: São Paulo x Manaus, conhecendo Anavilhanas; Manaus x Belém, incluindo o Marajó; Belém x São Luís, e ilha de Alcântara; Rota das Emoções por terra, passando pelo Delta do Parnaíba e Jeri; Fortaleza x São Paulo.

 

Depois de dois anos sem viagens longas - comprando apartamento - estou planejando minhas férias para um mochilão pelo Peru e Bolívia em outubro.

 

Sobre quarto misto em hosteis, posso comentar sobre os brasileiros: é muito comum encontrar pessoas que estão viajando a trabalho nos hosteis do norte e nordeste, e poucos turistas brasileiros. Em algumas destas situações, o quarto misto é complicado, pois as pessoas não estão na mesma vibe que a gente. Meu radar disparou no Recife e em Manaus e preferi ficar sem ar condicionado, mas no quarto feminino. Nas outras cidades, a opção quarto misto nem existia.

 

Um beijo a todas.

Link para o comentário
  • Respostas 95
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal, tudo bom?

Vou aproveitar esse tópico para divulgar um vídeo que coloquei hoje na net justamente sobre viajar sozinha.

Quem nunca viajou acha que é super difícil e perigoso, mas estão completamente enganados.

Convido então vcs a assistirem o vídeo no link:

 

E se interessar tem mais vídeos no meu canal sobre viagem sozinha....

 

Se vc for marinheira de primeira viagem eu indico a iniciar em algum país da América do Sul.... por que? É muito próximo do Brasil, o que faz ter bastante brasileiro viajando.... então eu te garanto que vc vai se sentir em casa!!

 

Bjsss

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Na primeira viagem que eu fiz sozinha a maior difiuldade não foi nada relacionado à viagem, mas sim converçer a família. Então aí vão algumas dicas pra quem está planejando a primeira viagem só e está passando pelos mesmo problemas. Isso foi o que eu fiz para convencê-los:

 

1) Faça um roteiro e deixe uma cópia com a sua família. Assim eles vão sempre saber onde você vai estar. Se tiver reservado hospedagens melhor ainda, deixe o contato. Isso não quer dizer que você vai fazer um roteiro de agência de viagens dizendo onde você vai estar a cada hora, mas diga pelo menos a cidade onde vai estar. Se resolver mudar o roteiro durante o trajeto avise, seja por telefone, email o que for. Minha regra número um é sempre ter alguém em casa que saiba onde eu estou.

 

2) Leve um telefone celular. Isso não quer dizer que você vai ficar ligando do celular pra casa porque vai custar uma fortuna. É só para no caso de uma emergência sua família ter a certeza de que vai poder entrar em contato. Não se esqueça de ligar para a operadora para habilitar o roaming internacional. Dependendo de para onde vai e quanto planeja gastar pode ser interessante comprar um chip no destino.

 

3) Mostre para sua família que você sabe onde está se metendo. Se você só falar que está indo viajar sozinha eles podem te achar imprudente e irresponsável. Mas se mostrar que tem um roteiro bem planejado, um bom guia de viagens, que sabe alguma coisa das condições socioeconômicas do país, que é um lugar visitado por muitos viajantes, etc, eles vão ter a confiança de que você está preparada para a viagem.

 

4) Esse é um argumento que funciona muito bem para quem mora nas grandes capitais brasileiras: Poucos lugares no mundo são mais perigosos do que sua própria cidade.

 

5) Deixe bem claro o quanto essa decisão de viajar sozinha significa para você. A preocupação é natural, mas o que eles querem acima de tudo é que você esteja bem e feliz. Então faça eles compreenderem que isso é o que te faz feliz. Essa deve ser a parte mais difícil, mas com o tempo eles acabam entendendo, ou apenas aceitando rsrs.

 

 

Isso deve ser o suficiente para convencer a maioria dos pais. Agora vamos ver algumas providências para durante a viagem, e que também podem ser usadas como promessas antes para ajudar no convencimento. E uma vez prometido cumpra! Senão isso vai contar como ponto contra para as próximas viagens.

 

1) Não diga para ninguém logo de cara que está sozinha. Diga que vai encontrar com um amigo daqui a pouco, que tem alguém te esperando sei lá onde... Seja um pouquinho desconfiada com as pessoas que conhecer, mas não muito, senão vai deixar de aproveitar essas amizades!

 

2) Mantenha contato regular. A frequência disso vai depender de quão flexível sua família é, aqui em casa não tem jeito, tenho que ligar todo dia...

 

3) Tome cuidados básicos de segurança, nada muito exagerado, somente o que já faz normalmente, como evitar andar sozinha de noite, ficar atenta com a mochila em transporte público, etc.

 

 

Não esqueça de na volta mostrar como tudo deu certo (às vezes isso inclui algumas omissões rsrs) para garantir menos estresse nas próximas viagens. COm o tempo a tendência é essa preocupação diminuir conforme vai aumentando a confiança.

 

E tenha sempre em mente que viajar é preciso, sempre!

 

Adorei as dicas! Quero ir ao Machu Picchu em Julho do ano que vem, já montando roteiro. Medoo, mas ansiosa!

Link para o comentário
  • Membros

 

Adorei as dicas! Quero ir ao Machu Picchu em Julho do ano que vem, já montando roteiro. Medoo, mas ansiosa!

 

Tati,

Acabei de chegar de lá, e foi incrível! Fiquei 18 dias por Bolívia e Peru, sozinha, e tudo muito tranquilo.

Daqui um pouquinho publico meu relato.

Vá sim!!!

 

 

Que legal! Conte ai sobre sua viagem e experiencia, ia adorar saber!

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Então meninas .. sou dessas que AMAM viajar, que trabalham em função disso e que já voltam de férias planejando a proxima viagem. Já fui a muitos países, quase sempre acompanhada. Por muito tempo me prendi esperando alguem que pudesse viajar comigo, até que resolvi que sim, eu poderia, e eu amaria fazer isso sozinha. Já tinha feito algumas viagens a trabalho em que fiquei parcialmente sozinha para o Mexico e Argentina, então decidi começar por um lugar que conheço bem e que já fui algumas vezes, como teste. Tinha alguns dias de folga e fui a Buenos Aires. Como previsto, foi tudo tranquilo. O que mais me marcou, foi a capacidade de interagir e fazer amigos quando estamos sós, a maneira como nos entregamos ao lugar e a história do lugar e também o auto conhecimento. Eu descobri muita coisa em mim que não sabia que existiam.

 

Então, resolvi ir um pouco mais além, e programei minha viagem pela sozinha pela Europa (Amsterdam, Florença, Paris e Dusseldorf). Minha Aventura começa em 20 de Março e as expectativas são muitas. Sim, tenho algum receio, mas nada que me faça ter dúvidas. É claro que a familia se preocupa, mas precisamos viver e fazer o que amamos.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...