Ir para conteúdo

Portugal - de 04 a 13 de Outubro 2015 Lisboa e Porto, passando rapidamente por Sintra, Cascais e Santiago de Compostela


Posts Recomendados

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

No dia seguinte, eu não tinha planejado muita coisa para esse dia. Era dia de tentar fazer um passeio especial, se tivéssemos dinheiro sobrando... ou fazer o que não tinha dado tempo de fazer nos outros dias (no Porto mesmo) ou, quem sabe, eu ainda tinha esperanças, tentar conhecer a cidade onde meu avô nasceu. :roll: Meu avô nasceu em Régua e até o momento só tínhamos visto passeios para lá que incluíssem um cruzeiro pelo rio Douro com degustação de vinho. Não que a gente não goste da ideia, mas o orçamento não permitia (dia de semana era 60 Euros para cada pessoa e final de semana, 88 Euros para cada pessoa). Daí, surgiu a idéia de pegarmos um trem na Estação de São Bento e ir para lá, só que a viagem dura 2h (e dizem que a vista é linda) e não sabíamos muito bem o que encontrar por lá... Bem, na verdade, já tínhamos pesquisado e tínhamos visto que é uma cidade pequena, sem atrações turísticas (exceto pelos restaurantes e o vinho. E tínhamos visto os preços dos restaurantes pelo Trip Advisor e não eram nada convidativos para aquele momento de final de viagem, com a grana mais apertada). Em Porto estava chovendo... O Rodrigo foi olhar o tempo em Régua e era o pior dos pesadelos: chuva forte com raios (como assim?!) ::hein: Então, somando todos esses fatores, com muito pesar no coração, desistimos da ideia de ir para Régua. Ficará para, quem sabe, uma próxima oportunidade, quando poderemos ir junto com meu pai, para ele conhecer a terra do pai dele... E quem sabe ainda more alguém da família lá, que a gente se apresenta e ganha até um convite para almoçar na casa deles?! Hehehehe ::lol3::

Então, diante disso e debaixo de chuva, fomos até vila Nova de Gaia e ficamos passeando por lá. O Rodrigo até então não tinha se animado muito para visitar uma cave, mas diante da situação, ele até gostou da ideia. Almoçamos no Restaurante Douro Velho (Comi sardinha finalmente! ::otemo:: Me falaram que a sardinha portuguesa era muito gostosa, que eu tinha que provar, mas eu estava tendo dificuldades de encontrar nos cardápios... Talvez pelas restrições na pesca, para preservação, que também me falaram que estava acontecendo) e a comida estava gostosa, porém o restaurante estava lotado e o atendimento dos garçons, embora eles estivessem brincando com os clientes e tudo mais, deixou a desejar. Também visitamos uma Cave, a Cálem, que confesso que foi a primeira que entramos, meio que fugindo da chuva... Eu não tenho muito conhecimento sobre vinhos (e já me falaram que é um hobby muito caro para manter, então era melhor eu nem me interessar! Hehehehe, essa foi boa ::lol4:: ) e também não tenho conhecimento sobre qual seria a melhor cave a visitar. Vi boas resenhas sobre a Cálem no Trip advisor e por isso também foi uma boa opção para nós. A visita foi curta, porém bem explicada. E no final teve degustação de dois dos deliciosos vinhos do porto que eles produzem. Muito bom. ::otemo::

Passeamos mais um pouco pela região e fomos investigar quanto era para subir de teleférico. O preço era 5 Euros por pessoa e resolvemos subir à pé mesmo. ::essa::

Ao retornarmos para o Porto, voltamos de metrô, pois este ainda estava na zona que o bilhete que compramos abrangia. O Rodrigo tinha procurado um lugar que tivesse hambúrguer artesanal, como o que a gente tinha comido em Lisboa e que estava muito bom. Encontramos um restaurante chamado Munchie que era bem avaliado no Trip Advisor e bem localizado, perto de vários outros restaurantes. Rumamos para lá. Estava chovendo um pouco. Essa hamburguería era diferente: primeiro você pede no balcão, paga, e espera na mesa a atendente levar o pedido. O lugar não é grande e ficamos no último salão, que tinha mais espaço. A atendente quando foi levar nosso pedido, escorregou na escadinha entre um salão e outro (por causa do molhado da chuva) e quase caiu. ::ahhhh:: Ela ficou bem, graças a Deus, mas algumas batatas nossas se perderam e ela nem falou nada. Achei o hambúrguer gostoso, porém um pouco gorduroso demais e depois, à noite, ficamos sentindo os efeitos tardios da comida mais gordurosa. ::quilpish::

E fomos descansar, pois no dia seguinte era dia de acordar cedo, tinha o nosso passeio para a tão esperada cidade de Santiago de Compostela!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No nosso último dia “útil” em Porto :cry: , já tínhamos contratado um serviço de passeio para Santiago de Compostela, por uma empresa que pesquisamos anteriormente, a Living Tours. :D

Muito antes da viagem, eu havia pesquisado em formas de ir para essa cidade que eu queria muito conhecer, por transporte público, porém todas as informações que encontrei me indicavam muitas horas dentro de ônibus, tendo que descer em um ponto e subir em outro ônibus. Como não queríamos passar a maior parte do tempo preocupados com o caminho, optamos por contratar esse serviço que foi muito bom. ::otemo::

Eles haviam combinado por e-mail passar 8h no nosso hotel e assim o guia (Helio) com a van o fez (ou melhor, carrinha, como os portugueses dizem). Passamos em mais alguns hotéis e fomos junto com um casal de japoneses, um casal de americanos e um casal de suíços, todos de mais idade (a “melhor idade”) e todos conversando em inglês. O guia se disponibilizou a falar em português conosco e em inglês com eles, mas o Rodrigo se comunica bem em inglês e eu tenho um pouco de dificuldade, pela falta de prática, em formar frases, mas quando escuto, consigo entender bem, então falamos que ele poderia falar só em inglês.

Ele se atrasou um pouco no caminho da ida, devido ao trânsito dentro do Porto, mas depois, pela estrada, fomos bem. Passamos pelo porto de Leixões (até porque um casal que estaria junto conosco estava hospedado em um hotel lá perto) e eu fiquei conhecendo um lugar que o pai da minha cunhada (que nasceu em Matosinhos) comentou que conheceu bastante na infância dele em Portugal (só que o porto de Leixões naquela época era pequeno e só para barcos pesqueiros, hoje o porto está enorme e é via de entrada de cargas grandes!) 8)

Depois rumamos para a Espanha, passando pelo Minho, por Vigo (demos uma pequena parada para que as pessoas pudessem ir ao banheiro) e em seguida chegamos a Santiago. O guia explicou vários pormenores sobre a cidade e sua história, sobre os peregrinos e sobre o santo que dá nome à cidade. Nos deixou em frente a Igreja de São Francisco, nos ensinou como chegar a Plaza de Obradoiro e a Catedral e nos deu 3h para visitarmos o que quiséssemos e almoçar, para depois voltar para o mesmo ponto que ele nos deixou.

Depois fiquei sabendo de uma amiga que fez um passeio para lá por outra empresa e essa deixou o grupo numa parte baixa e tiveram que subir até a praça, sendo bastante cansativo. Fiquei feliz pelo nosso guia não ter feito o mesmo. ::mmm:

A cidade de Santiago de Compostela realmente tem uma magia no ar. E são tantos peregrinos com suas mochilas, roupas coloridas e cajados (alguns até de bicicletas). Foi muito legal ter vivenciado essa experiência, mesmo sem ter feito o caminho!

A Catedral estava com uma parte em obras de restauração, o que não tirou sua imponência, mas acho que sem a obra ela deve ser ainda mais bonita! ::otemo:: Passamos um tempo admirando a Catedral por fora (estava ventando muito frio do lado de fora!), depois procuramos a entrada e ficamos admirando ela por dentro, toda dourada, enorme, imponente. :shock:

Havia uma fila gigantesca para subir na parte de trás do altar e abraçar o santo do altar (por trás), :o mas nós não entramos na fila, pois não tínhamos muito tempo disponível.

Saímos da Catedral, passeamos um pouco pelas ruas ao redor, chegamos em uma praça que dava pra ver uma parte mais moderna da cidade, e o Rodrigo adorou essa parte mais moderna.

Procuramos algum lugar para almoçar e só encontrávamos restaurantes que serviam frutos do mar (que eu não sou fã). Achamos uma Cervecería 100 Montaditos e bateu saudades (comemos em uma quando estivemos na Espanha no ano passado) e fomos almoçar lá. ::love:: Depois de almoçar, ainda passeamos mais um pouco e rumamos para o ponto de encontro, nos encontrando com os outros turistas que estavam na van com a gente.

Logo logo, a van chegou e o guia estava preocupado se todos tínhamos almoçado. Ele nos levou de volta a Portugal e no caminho parou em uma cidade chamada Viana do Castelo. Nos contou a história da cidade e nos levou até a igreja de Santa Luzia, que fica no alto de um morro. Paramos lá para conhecer a igreja e depois a van nos levou até a cidade para fazermos um lanche e conhecermos um pouco desta cidade que é muito lindinha, gostei muito. ::otemo:: Ao retornar para a van, seguimos viagem e voltamos novamente para o Porto e o guia nos deixou em nossos hotéis. Estávamos bem cansados e com fome novamente. Eu tinha lido em alguns blogs, antes da viagem, sobre um restaurante chamado Lagostim, que as pessoas gostaram bastante desse restaurante. Convenci o Rodrigo a comermos lá (nós tínhamos passado por esse restaurante ontem, quando fomos comer o hambúrguer) nosso último bacalhau português legítimo antes de voltarmos para o Brasil ::tchann:: (outro agora só no Natal, se a crise econômica assim permitir!). Achamos que os preços não estavam lá tão baratos quanto achávamos que íamos encontrar (cada prato era em torno de 12 Euros). Achei o meu bacalhau com algumas partes sem sal. E o restaurante estava bem cheio (com muitos turistas), os garçons demoravam a chegar a nossa mesa. Achei que ia ter uma melhor experiência lá devido aos elogios que eu tinha lido antes da viagem. ::hein:

De barriga cheia, voltamos para o hotel e descansamos. No dia seguinte fizemos o check out de manhã cedo e rumamos via táxi para o aeroporto (o staff do hotel nos explicou como ir de metrô, porém tinha que fazer baldeação e segundo eles, ia demorar 40 min para chegar ao aeroporto, sendo que de táxi, levaríamos só 20 min). :shock: Pegamos o primeiro voo de Porto para Lisboa e depois de Lisboa para Rio, uma viagem que demorou um dia inteiro, um pouco cansativa, porém era bom estar de volta em casa, com família e amigos... E agora é pensar no próximo destino! ::hahaha:: Espero poder planejar novamente com a ajuda do Mochileiros.com e contar com a presença de vocês, lendo os meus relatos também! Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alguém com frio aí?!

Igreja de São Francisco, caminho para a Plaza do Obradoiro e a Catedral de Santiago

DSCN4434-1.jpg.76db7f5f2fceb9a75fd2ef65cb9bfdd6.jpg

 

Plaza do Obradoiro

DSCN4443.JPG.89530556770eb6af5ef0c074e901d219.JPG

 

Catedral de Santiago de Compostela

DSCN4457-1.jpg.e14c16926f92a56d6b0eb1b6b7144f7b.jpg

 

DSCN4564.JPG.a15c3db6f8f16d51e44e02422e641da6.JPG

 

Detalhe da Catedral

DSCN4460-1.jpg.efeee3319f33a225ca237c84347d560c.jpg

 

Interior da Catedral

DSCN4487-1.jpg.0a7b8b3860a12f0bf78480fab5cb5a62.jpg

 

Ruas de Santiago (centro histórico)

DSCN4524-1.jpg.d8ba0ff38aaa0674f783679d203aaafb.jpg

 

Em Viana do Castelo - Igreja de Santa Luzia

DSCN4657-1.jpg.c842a759f8890d79bde0f02ee19f7256.jpg

 

Mirante em frente a Igreja de Santa Luzia, para admirar Viana do Castelo

DSCN4630.JPG.d3f94575b5b8b6734cea28a0449997ce.JPG

 

Nas ruas de Viana do Castelo

DSCN4679-1.jpg.dffba43cd3a91e102e6d9103124b77c2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

você se arrependeu da Régua e eu de Compostela! Confesso que havia pesquisado ir para lá, mas nunca se tem tempo para tudo, né? que delícia ver as suas fotos!

e bateu uma saudadezinha ver as suas fotos da Ribeira. lembro muito bem desse bar grudado na ponte, sempre com música ao vivo =)))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Obrigada Karis!

Fizemos uma viagem para Madrid e Barcelona em 2014 (e passamos por Sevilla e Granada) e está relatado aqui no Mochileiros também!

Feliz 2016 pra você também! Espero que sua viagem seja show! Depois relata aqui no Mochileiros pra gente acompanhar!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...