Ir para conteúdo

Cachoeira do Tabuleiro


neanderthall

Posts Recomendados

  • Membros

Boa Tarde, estou pensando em passar alguns dias na região de Conceição do Mato Dentro, com destino a cachoeira, porém não tenho informações sobre camping's, trilhas além da cachoeira e uma média de custo diário lá, se algum de vocês puder me ajudar de alguma forma fico agradecido!! Aceito dicas de outros pontos na região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Boa Tarde, estou pensando em passar alguns dias na região de Conceição do Mato Dentro, com destino a cachoeira, porém não tenho informações sobre camping's, trilhas além da cachoeira e uma média de custo diário lá, se algum de vocês puder me ajudar de alguma forma fico agradecido!! Aceito dicas de outros pontos na região.

 

Fala ai brother, beleza?

Então, eu já fui algumas vezes para tabuleiro e posso te dizer que a cidade não tem muita coisa, é bem pequena. Eu recomendo você a levar comida e cozinhar por lá. Existem muitos poços e mini cachoeiras na região, a galera lá é muito gente boa e sabe indicar os caminhos certinhos.

Em relação aos campings o melhor de longe é o Camping do Poço Pari. Tem uma infraestrutura excelente, perto da cidade, no próprio camping tem cachoeira e não eh mais caro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Então, a Cachoeira do Tabuleiro fica no Distrito com mesmo nome a e fica 18km de Conceição, para entrar no Parque paga-se R$10,00, no distrito tem o Tabuleiro Eco Hostel, nele também tem área de camping, existem outras cachoeiras na região. De uma conferida no link abaixo, até mais.

http://cmd.mg.gov.br/atrativos-naturais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Tabuleiro é um vilarejo pertencente ao município de Conceição do Mato Dentro. Como disseram, é um lugar pequeno, mas nas proximidades da praça central (a da igreja, é claro) tem alguns bares e restaurantes. Nada demais, mas dá pra comer um PF na boa, tomar um breja, etc.

 

Sobre área de camping tem o Eco Hostel, como foi citado, que pelo jeito é um lugar mais gourmet. Opção mais compatível com a maioria dos trilheiros é o camping do Poço Pari e um outro bem próximo à praça central. Diária deve ficar entre 15 e 25$.

 

O Parque fica numa parte mais alta em relação à vila, a uns 2 ou 3km de distância, acredito. Como disseram, o ingresso custa 10$. Da portaria são duas opções de trilha: poço ou topo da cachoeira de Tabuleiro. Pra parte baixa são aprox. 2km bem chatos, que devem levar aprox. 1h para serem percorridos. A trilha é de nível moderado. Tranquila para ser feita sem guia ou por alguém que não conhece a região (desde que tenha noção espacial e experiência em caminhadas).

Para a parte alta são aprox. 7km, muita subida e uma descida bem forte no final. Caminhada também de nível moderado, exige um pouco mais do físico, já que são quase 16km em um dia. Recentemente colocaram algumas estacas pela trilha, indicando o caminho. Se a pessoa tiver boa noção espacial e experiência na atividade, acho que não terá problemas de chegar no topo da cachoeira sem um GPS ou guia, mesmo com algumas bifurcações que existem pelo caminho.

 

Tirando a Cachoeira do Coração, que é a mais famosa, existem outra cachoeiras por lá bem grandes também. A segunda mais conhecida é a Rabo de Cavalo, que fica próxima ao distrito de Itacolomi. É tranquila de chegar também, tem placas indicativas pela estrada e a trilha é autoguiada.

Mais perto de Tabuleiro tem a Cachoeira Congonhas (que geralmente tem pouca água) e o Cânion do Rio Preto (que no final também tem uma cachoeira com pouca água). Há poços para banho pelo caminho. A trilha também é autoguiada e existem placas orientando para o começo da trilha.

Por último, mas não menos impressionante, tem o Cânion do Peixe Tolo. Fica "ao lado" da cachoeira Rabo de Cavalo, num cânion que dá pra ser visto de longe. A trilha não é tão autoguiada assim, embora exista um cânion enorme pela frente indicando qual rumo temos que tomar. Dentro do cânion tem alguns poços para banho e uma cachoeira, que na seca não tem tanta água também, embora o poço seja bem grande.

 

É isso. Fotos e mais detalhes no blog:

https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2015/11/tabuleiro-conceicao-mato-dentro.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Em Maio deste ano surgiu a notícia que fechariam o acesso a parte baixa da Cachoeira de Tabuleiro (a mais famosa), para fazer uma obra de recuperação e "atualização" da trilha de acesso, talvez deixando-a menos complicada, já que a cachoeira é muito frequentada por pessoas que não têm intimidade com o trekk/hiking/montanhismo.

 

Pelo que disseram vai ficar fechada por um bom tempo, mas não tenho 100% de certeza que já fecharam. Enfim, de qualquer forma compartilho um pequeno guia sobre Conceição do Mato Dentro e seus atrativos, englobando muitas outras cachoeiras além de Tabuleiro. Pra quem tem dúvida se visita ou não a região, vai na fé!

 

No guia infos sobre a Cachoeira Três Barras (recém cercada), Rabo de Cavalo, Congonhas, Cânion Peixe Tolo (0800):

 

https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2015/01/conceicao-mato-dentro-mg.html

 

Também compartilho a experiência que tive acampando na região, por três dias. Ficamos no Poço do Pari e tivemos a oportunidade de explorar com mais calma o Parque Estadual da Serra do Intendente:

 

https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2015/11/tabuleiro-conceicao-mato-dentro.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...