Ir para conteúdo

SUDESTE DO MÉXICO (CHIAPAS, CAMPECHE, TABASCO, YUCATÁN), UM MEXICA FAZENDO UM ROTEIRO POUCO TRADICIONAL


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Faz dois anos eu visitei a Península de Yucatán e as belezas que ela oferece (Cancun, Isla Mujeres, Riviera Maia, Mérida, Chichén Itzá, etc.) e fiquei apaixonado por essa região, mas continuava mantendo a dívida de visitar Chiapas, um dos estados mais lindos do país e que a maioria dos mochileiros que fazem a rota sul (Cidade do México-Cancun) visitam. O México é um país barato para os brasileiros, sendo Chiapas um dos mais baratos do país.

 

 

 

O MELHOR DA VIAGEM

 

Visitar Chiapas e Calakmul. Desde criança tinha vontade de visitar Chiapas, pois tem um grupo de rock mexicano chamado Jaguares e eles gravaram o clipe de uma canção chamada “Dime Jaguar” em Chiapas. Nesse clipe são mostradas algumas das belezas do estado, como as ruínas de Yaxchilán antes de serem abertas ao público, a selva lacandona, as Lagoas de Montebello e a cachoeira véu de noiva, desde então fiquei com vontade de conhecer o estado e só agora tive a oportunidade de conhecer. Calakmul tinha muita vontade de conhecer porque tinha lido que era muito difícil chegar lá, mas afinal um amigo meu se ofereceu para me levar e foi mais fácil, nunca tinha visto um mar de árvores desde o topo de uma pirâmide.

 

Nesta viagem visitei nove sítios arqueológicos (Palenque, Yaxchilán, Bonampak, Calakmul, Uxmal, Kabah, Dzibilchaltún, Ek’Balam, Tulum) e aprendi muito da história dos maias, pois cada sítio é único e pode admirar as obras arquitetônicas que eles construíram no meio da selva e as alianças e rivalidades que surgiram entre as cidades principais.

 

Como fiz todos os passeios de contra própria (exceto Yaxchilán e Bonampak), dispus do meu tempo e conheci tudo o que queria visitar e mais, tudo ao meu ritmo. Fiz algumas coisas que jamais imaginei, como subir uma torre tipo antena oxidada, entrar num cenote sem saber nadar e pedir carona sem precisar dela, hahaha.

 

Mas o melhor foi visitar os amigos que moram nas cidades que visitei, eles facilitaram muito os passeios e hospedagem em Tuxtla Gutiérrez, Villahermosa, Cidade do Carmen, Calakmul e Mérida.

 

Os cinco lugares que mais gostei desta viagem são:

- Calakmul.

- Cañón Del Sumidero (visto desde os mirantes).

- Cenote Xlacah.

- Lagoas de Montebello.

- Tulum

 

 

 

O PIOR DA VIAGEM

 

A perda de um dia de viagem. Quando viajamos sempre queremos aproveitar o tempo o máximo que pudermos, mas às vezes acontecem coisas que alteram ou estragam os nossos planos. No meu caso foi o bloqueio da estrada San Cristobal – Palenque, pois eu planejava chegar cedo a Palenque e pegar o tour para Yaxchilán e Bonampak; como o ônibus pegou outra estrada fez o duplo de tempo para chegar lá, e o plano B (Toniná) era inviável, pois era preciso pegar a mesma rota. Consegui descansar sim, mas eu teria gostado mais de conhecer outros lugares.

 

Poucos dias em Chiapas. Fiquei uma semana inteira em Chiapas e mesmo assim achei pouco tempo, pois fiquei com vontade de conhecer mais lugares, como a “Sima de las Cotorras” (perto de Tuxtla Gutiérrez), Punta Arista (praia), Montes Azules, Lagos de Colón, Las Guacamayas e a trilha no coração da Selva Lacandona.

 

 

 

DICAS

 

Chiapas

- Tuxtla Gutiérrez não é uma cidade tão turística quanto San Cristobal de las Casas, mas é mais fácil e barato chegar daqui para o embarcadouro do cânion e os mirantes.

- Caso queiram visitar os mirantes do cânion, confirmar no posto turístico de Tuxtla Gutiérrez (No Parque da Marimba) se ainda existe o serviço de ônibus que faz o passeio. O custo para ingressar ao Parque é de $60 e é descontado ao ser pago o passeio de barco.

- ADO e filiais (OCC, GL, Sur) tem o monopólio de transporte na região, mas existe a opção de se locomover de vans entre as cidades principais do estado (Tuxtla Gutiérrez, Chiapa de Corzo, San Cristobal de las Casas, Ocosingo, Palenque, Comitán) e mais barato.

- Culinária local: recomendo experimentar Sopa de chipilin com bolinhas e cochito (carne de porco), pozol (bebida feita de cacau).

 

Tabasco.

- A cidade base para fazer os passeios no estado é Villahermosa, desde aqui é possível visitar os atrativos turísticos nas redondezas (Pântanos de Centla, Comalcalco, fazendas e plantações de cacau, La Venta, Jonuta, etc.)

- Culinária: experimentar o pejelagarto e sopa de feijão pequeno. O chocolate de Tabasco é o melhor do México.

 

Campeche:

- Para chegar a Calakmul o melhor é ficar em Escárcega e daí ir de ônibus para Conhuas.

- Se fossem de carro para Calakmul é preciso dirigir devagar, pois às vezes aparecem animais na estrada e correm risco de serem atropelados.

- Culinária: o estado não tem um prato típico mas é muito comum almoçar peixe e camarão.

 

 

 

GASTOS

 

Em breve vou postar o resumo de gastos da viagem, gastei $12.500 (R$ 2.500) inclundo os voos Cidade do México-Tuxtla Gutiérrez e Cancun-Cidade do México

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

michradu!

 

to indo pra sua terra semana que vem! ::otemo::

 

olha meu roteiro:

 

29/10 – ida ao Mexico

30/10 – Cidade do México

31/10 – Teotihuacan

01/11 – Cidade do México

02/11- Cidade do México - quero muito ver a fiesta de los muertos - pelo que li consigo acompanhar um pouco no Paseo de la Reforma, certo?

03/11 – Puebla/Cholula

04/11- Oaxaca (Monte Albán)

05/11 – Oaxaca (Hierve el Agua / Mitla)

 

(ônibus noturno a SCC)

 

06/11 – San Cristobal de las Casas (vou apenas passar o dia na cidade)

07/11 – Palenque (parque arqueológico / Água Azul e Misol-há)

08/11 – Escárcega / Calakmul - quero muuuito ir pra Calakmul, mas pelo que estou pesquisando não tem tours que saem de Escárcega, certo? teria que fazer como vc falou de ir até Conhuas e de lá tentar um táxi ou outro meio de transporte :cry:

09/11 – Edzná ou Mérida - queria muito ir a Edzná, mas estou em dúvidas - acho que vou estar bem cansada a essa altura da viagem, então acredito que vá direto a Mérida descansar um pouco na cidade, conhecer por lá e nos dias seguintes fazer as ruínas

10/11 – Uxmal, Cenote Ik Kil

11/11 – Chichén Itzá

12/11 – Tulum (Ruínas e Gran Cenote/Dos Ojos)

13/11 – Tulum (talvez passar por Akumal, mas sem certeza ainda)

14/11 – Parque X-Caret

15/11 – Playa Del Carmem

16/11 – Cancun / Isla de Mujeres

17/11 – Cancun

18/11- volta a SP

 

que acha? ::tchann::

 

eu sei que é bastate coisa pra fazer, mas pelo que pesquisei e vi de outros relatos, é possível! ::hahaha::

 

(ahh como está o tempo por aí?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Keka, tudo bem?

 

Que bom que sua viagem está próxima, as dicas que posso dar para que sua estadia seja ótima são.

 

02/11- Cidade do México - quero muito ver a fiesta de los muertos - pelo que li consigo acompanhar um pouco no Paseo de la Reforma, certo? Vai ter muitos eventos na Cidade, exposições de catrinas e oferendas, principalmente no Zócalo e na Cidade Universitária.

 

08/11 – Escárcega / Calakmul - quero muuuito ir pra Calakmul, mas pelo que estou pesquisando não tem tours que saem de Escárcega, certo? teria que fazer como vc falou de ir até Conhuas e de lá tentar um táxi ou outro meio de transporte :cry: Escárcega não é uma cidade turística, então acho que vai ser meio complicado achar tours saindo daí, a maioria saem desde Campeche e Chetumal, mas são caríssimos. Como é dia de semana, pode ser complicado achar carona, mas quem sabe uma alma bondadosa apareça e te leve às ruinas.

 

09/11 – Edzná ou Mérida - queria muito ir a Edzná, mas estou em dúvidas - acho que vou estar bem cansada a essa altura da viagem, então acredito que vá direto a Mérida descansar um pouco na cidade, conhecer por lá e nos dias seguintes fazer as ruínas Recomendo ir direto para Mérida, se conseguir fazer o passeio en Calakmul vai acabar morta e cansada, também o dislocamento para Edzná é meio complicado (mas não tão complicado quanto Calakmul. )

 

O tempo começou esfriar na Cidade do México, então é bom trazer algum casaco, mas considere que desde Palenque até Cancun vai ser quente, então venha preparada para todos os climas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Colaboradores

@michradu ,

ótimas informações, muito grato !

sobre o Canon del Sumidero, considerando estar vindo de onibus de Oaxaca, seria melhor descer em Tuxtla e contratar o passeio por la ?  ou ir p/ San Cristobal e pegar tour ali ? 

sai bem mais em conta fazer o passeio por conta propria ? 

e sobre os mirantes, só com agência mesmo ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@caio.acquesta o problema desde Tuxtla é que teria que carregar com a bagagem e o trajeto Tuxtla-Chiapa de Corzo é feito de van, então o espaço é pequeno, e para ir para Sancris teria que voltar para Tuxtla e logo ir a Sancris. Em Chiapa de Corzo tem uma agência que oferece o passeio para os mirantes, está na praça principal.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros
Em 23/10/2016 em 21:23, KekaMC disse:

michradu!

 

to indo pra sua terra semana que vem! ::otemo::

 

olha meu roteiro:

 

29/10 – ida ao Mexico

30/10 – Cidade do México

31/10 – Teotihuacan

01/11 – Cidade do México

02/11- Cidade do México - quero muito ver a fiesta de los muertos - pelo que li consigo acompanhar um pouco no Paseo de la Reforma, certo?

03/11 – Puebla/Cholula

04/11- Oaxaca (Monte Albán)

05/11 – Oaxaca (Hierve el Agua / Mitla)

 

(ônibus noturno a SCC)

 

06/11 – San Cristobal de las Casas (vou apenas passar o dia na cidade)

07/11 – Palenque (parque arqueológico / Água Azul e Misol-há)

08/11 – Escárcega / Calakmul - quero muuuito ir pra Calakmul, mas pelo que estou pesquisando não tem tours que saem de Escárcega, certo? teria que fazer como vc falou de ir até Conhuas e de lá tentar um táxi ou outro meio de transporte :cry:

09/11 – Edzná ou Mérida - queria muito ir a Edzná, mas estou em dúvidas - acho que vou estar bem cansada a essa altura da viagem, então acredito que vá direto a Mérida descansar um pouco na cidade, conhecer por lá e nos dias seguintes fazer as ruínas

10/11 – Uxmal, Cenote Ik Kil

11/11 – Chichén Itzá

12/11 – Tulum (Ruínas e Gran Cenote/Dos Ojos)

13/11 – Tulum (talvez passar por Akumal, mas sem certeza ainda)

14/11 – Parque X-Caret

15/11 – Playa Del Carmem

16/11 – Cancun / Isla de Mujeres

17/11 – Cancun

18/11- volta a SP

 

que acha? ::tchann::

 

eu sei que é bastate coisa pra fazer, mas pelo que pesquisei e vi de outros relatos, é possível! ::hahaha::

 

(ahh como está o tempo por aí?)

@KekaMC  @michradu esse trecho noturno de Oaxaca para SCC é tranquilo de fazer viajando sozinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...