Ir para conteúdo

Portugal e Itália em Familia


Posts Recomendados

  • Membros

No seu plano, com 15 dias, seria algo mais ou menos assim, até seria viável, mas ficaria meio corrido, os seus pais aguentariam a correria?

 

Dia 01: saída Brasil

Dia 02: chegada em Lisboa, geralmente um dia perdido:

Dia 03: Lisboa

Dia 04: Lisboa

Dia 05: Lisboa (ida a Porto no começo da noite)

Dia 06: Porto

Dia 07: Porto

Dia 08: Acordar cedo e pega trem para Marco de canavezes

Dia 09: Marco de canavezes

Dia 10: Marco de canavezes

Dia 11: Ir até Porto e pegar um voo para Roma

Dia 12: Roma

Dia 13: Roma

Dia 14: Roma

Dia 15: Pegar o voo para casa (dia perdido)

 

O problema disto, só tem voo direto de Porto para Roma 2 vezes por semana, na segunda e na sexta e geralmente não encaixa... Nos demais dias teria que voltar até Lisboa para ir a Roma.

 

Se você faz questão de Roma, eu tentaria começar por Porto e Marco de canavezes, depois Lisboa e Roma, teria mais chances de conseguir encaixar um voo para Roma do que do Porto...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa tarde, adorei as dicas que deram para Jacqueline. Tb eu e meu marido estamos planejando ir a Portugal e Italia em junho/2017 pensava em 15 dias mas pelo que andei lendo é pouco, acho que 20 seria suficiente. Gostaria muito que me orientasse quanto ao roteiro, em Portugal meu marido que ir a Figueiró dos vinhos(cidade dos avós)nem imagino onde fica, quero conhecer Lisboa/Porto/Coimbra/Cascais e o que mais for possível. Gostamos bastante das cidades vizinhas onde podemos conhecer melhor os moradores e os costumes.

Na Italia, Toscana é minha paixão !!!!não posso partir desse mundo sem conhecer, Veneza/Roma.

Meu marido não alugar um auto(acha arriscado)

Ficaria muito feliz e agradecida se pudessem nos orientar nesses roteiros. Se é melhor São Paulo/Lisboa- Italia ou SP/Roma -Portugal.

e a forma de transporte, apesar de termos boa forma física somos idosos(80/64)

grata

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi, você está com os mesmos problemas de tempo que a Jaqueline. Embora tenha cinco dias a mais que ela, possui mais destinos na Itália além de Roma: Toscana (que cidades seriam?) e Veneza. Esse tempo me parece pouco para Portugal mais essa ideia de percorrer a Itália do Lácio ao Vêneto, o que seria quase a metade do país.

Link para o comentário
  • Membros

Boa tarde, agradeço a atenção. Realmente marinheiro de primeira viagem fica meio perdido, não é? Quer abraçar tudo de uma vez só.

Fiz mais ou menos o roteiro e se possível gostaria da sua opinião e de quem pudesse opinar (toda ajuda é bem- vinda), não iremos alugar nenhum auto. Caso ache necessário acrescentar alguns dias pode ser, temos tempo.

SÃO PAULO = LISBOA

4 DIAS = LISBOA, CASCAIS, SINTRA E ÓBIDOS (para Coimbra - trem 1,50h = minha preocupação é que vi apenas noturno)

3 DIAS = COIMBRA, FIGUEIRÓ DOS VINHOS (para Porto trem 1,50h)

3 DIAS -= PORTO, BRAGA( para Veneza avião)

2 DIAS = VENEZA - (para Florença - trem 2h)

4 DIAS = FLORENÇA,PISA,SIENA,AREZZO E SE DER LUCA - (para Roma - trem 1,50h)

4 DIAS = ROMA, NÁPOLES,POMPEIA

ROMA = SÃO PAULO

 

Será que é possível ou vai ficar muito corrido, prefiro tirar alguns lugares e visitar tudo com tranquilidade. Essas passagens de trens posso comprar antecipadamente pelos sites, não há problema? Desculpe se peço muito e que acho as dicas de vcs excelente.Grata

Link para o comentário
  • Membros

Olá,

 

Vou citar algumas questões bem práticas, que pode obrigar você a repensar algumas coisas:

 

Não há voos direto do Porto para Veneza, você teria que ou voltar para Lisboa ou pegar um voo de conexão, e pela minha experiência, se tiver que fazer isto, é um dia inteiro gasto em função de sair de Porto e chegar em Veneza, alem de geralmente ser meio caro.

 

Uma alternativa seria inverter a parte da Itália, indo direto do Porto para Roma rota que tem voos diretos e voltar para casa a partir de Veneza. O problema é que não tem voo todo dia de Porto para Roma, se não me engano só tem voo 3x por semana, nas segundas, quartas e sextas. Ou seja, depois que você tiver as datas definidas, ainda teria que ver se o voo encaixa, se não terão que ficar 1 dia a mais do que o planejando em Portugal para conseguir pegar um voo direto para Roma.

 

4 Dias é pouco tempo para conseguir visitar Roma, Nápoles e Pompeia. Só a visita ao Vaticano(Museu/Capela Sistina e Basílica) consomem facilmente 1 dia inteiro devido as filas enormes que tem por lá. Visitar o Coliseu, Fórum Romano e Palatino (o mesmo ingresso vale nos 3 locais) consome facilmente quase outro dia inteiro. E ainda tem vários outros locais interessantes para visitar em Roma, como Fontana de Trevi, Piazza Navona, Panteon, Castelo de Sant'Angelo, Piazza Spagna, Basilica di Laterano, Basilica Santa Maria Magiori, mesmo não sendo religioso, são locais com murais muito bonitos para se ver, tem ainda as Termas de Caracalla, tem as galerias de arte da Vila Borghese, se gostar de história tem ainda o museus Capitolini, etc.. Visitar ao menos alguns destes outros locais demanda facilmente outros 2 ou 3 dias.

 

As ruínas em Pompeia são bem grandes e as ruas internas meio acidentadas, cheias de pedras e desníveis, o que pode deixar a visitação um pouco mais demorada para idosos. E como fica meio longe de Roma, e os trens no sul da Itália não são muito pontuais, tem atrasos constantes, visitar as ruínas de Pompeia saindo de Roma geralmente consome um dia inteiro, não sobrando muito tempo para ainda passear em Napóli.

 

Em resumo, você tem que acordar as 07:00 da manhã, para pegar o trem as 08:15 em Roma para Napoli, lá pegar outro trem e chegar na entrada das Ruínas as 11:00 (se o trem não atrasar muito). Você tem que estar de volta em Napoli as 18:00 a tempo de pegar o trem das 18:30 que chega as 21:30 em Roma, o que significa que as 16:30 você tem que estar saindo de Pompeia, e ainda tem que achar um tempo para almoçar neste intervalo.

 

Ou seja, para visitar Nápoles e Pompeia, você precisaria de 2 dias, de preferência com um pernoite em Nápoles, se for fazer bate-volta saindo de Roma, só vai dar tempo de visitar 1 delas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Complementando, saindo de Lisboa tem trem a cada hora para Coimbra, a viagem leva 2 horas, mais 1 hora para você fazer malas e check-out do hotel e chegar na estação Oriente lá em Lisboa de onde o trem sai, mais 1 hora para achar o seu hotel em Porto, fazer check-in, etc...

 

Na primeira viagem a gente sempre quer abraçar o mundo, mas infelizmente não dá certo, vira uma correria só e voltamos cansados e sem ter aproveitado nada direito. Não tem muita alternativa para isto, ou aumentamos a quantidade de dias, o que significa mais gastos e mais tempo fora de casa, ou diminuímos a quantidade de locais a serem visitados.

 

Eu também acho que o roteiro ainda está com muitos locais para pouco tempo, você tem muitos bate-voltas programados para cada local. O que é algo relativamente fácil de resolver, pois bate-volta bom é aquele que você decide lá na hora se vai fazer ou não, se não estiver muito cansado, se o tempo estiver bom, etc, comprando as passagens dos bate-voltas lá na hora.

 

Ou seja, você pode chegar lá em Lisboa, Roma ou Florença e se achar que está muito corrido, optar por não fazer 1 ou 2 bate-voltas. Agora se vocês fazem questão de visitar todos estes locais citados, seria recomendável aumentar 1 ou 2 dias em cada uma de Lisboa, Roma e Florença...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Algumas observações:

 

1) Entendi que os dias que você citou incluem o deslocamento de uma cidade a outra, isso já complica tudo pois se perderá pelo menos meio dia em cada deslocamento.

2) Trem de Lisboa para Coimbra tem o dia inteiro, de meia em meia hora praticamente.

3) Com 4 dias em Lisboa e 3 bate-voltas para outras cidades, fica apenas um dia para conhecer Lisboa o que é muito pouco. O mesmo raciocínio se aplica a Florença e Roma. Antes de pensar em encher o roteiro de bate-volta, precisa ver se vai ter tempo o bastante para conhecer a cidade base e em nenhuma delas há tempo suficiente para isso.

4) Sua ida de Porto para Veneza consumirá praticamente um dia todo no fim das contas, vai tirar de onde? Porto ou Veneza?

5) Dá para comprar passagens antecipadamente de trem pela internet. Na Itália, poderá achar bons descontos se comprar antes.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...