Ir para conteúdo

Bolívia e Peru (20 dias) – SOZINHA – Via Mato G. do Sul, trem da morte, Acre e otras cositas más!


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 10 (09/05)

 

Amanhecendo, tomei um táxi até o hostel.

Esse hostel foi o melhor custo-benefício da viagem. Paguei 5 doláres por um quarto (pequeno) individual sem banheiro. A localização era excelente. Fiquei no El Albergue Espanhol, fica a umas duas quadras da praça principal. Ahhh, não tem café da manhã.

 

A primeira providência foi colocar toda a roupa pra lavar (sobrou a que tava no meu corpo kkkk e passei um bocado de frio ::Cold:: )

 

Depois disso, sai pela cidade e... UAUUUUUU... Que cidade linda! Por alguns momentos achei que estava na Europa.

 

20160509_083118.jpg.1f524cb1fcadae8151256ae9499306c3.jpg

 

Achei um starbucks para a minha alegria e para o uso de wifi eheh

Depois fui a Plaza de las Armas que é a mais linda do mundo.

Fui muito assediada pela galera que oferece passeios, até que cedi, e fechei um city tour para a manhã e o passeio para o canyon del colca, que era o motivo da minha presença na cidade.

 

Antes do ônibus para o passeio pela cidade sair, tive um tempinho para conhecer a catedral que é linda.

 

Vale a pena fazer o city tour? Se você estiver com pouco tempo na cidade e cansada (como eu), compensa sim. Ele para em alguns lugares pagos. Não entrei em nenhum. E passa em uns lugares legais, dá pra comer o helado de queso, ter uma visão geral da cidade, dos vulcões que a cercam, tem uma entrada numa tecelagem com alpaca, e mais algumas coisas que não entrei. Voltamos umas 14h.

Nos prédios da praça tem muitos restaurantes com uma vista incrível. Muitos deles ofertavam o menu turístico por 15 soles, com entrada e prato principal. E eu sempre pedia um pisco de cortesia (e nunca me recusaram) kkkkk

 

Aproveitei para ir ao mercado central da cidade. Não consegui ir aos museus (motivo para eu voltar lá.

 

Voltei para o hostel para descansar um pouco e organizar minha mochila.

 

A noite sai pra jantar na praça e para andar nos arredores. O clima da praça é ótimo (ok, eu adoro uma praça... acho que é porque em Brasília não tem).

 

20160509_191604.jpg.27a02d54b309846830149581de90c7bc.jpg

 

20160509_192324.jpg.2ab0ecf840b0a0485c9039ed7c21a73c.jpg

 

Dormi cedo, porque o passeio começaria cedo no dia seguinte!

 

Contabilidade:

Passeio Canyon: 65 soles, bem chorados, porque soy una brasileña hermosa

City tour: 20 soles

Hostel: 5 dólares

Lavanderia: 8 soles

Táxi: 10 soles

Starbucks: 22 soles

Compras no mercado: 25 soles

Imã de geladeira: 10 soles

Diadema: 10 soles

Queso helado: 3 soles muito bem aplicados

Sorvete que caiu: 5 soles

Sorvete para compensar o que caiu: 5 soles

Ceviche com refri no jantar: 34 soles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Dia 11 (10/05)

 

"Por que vos, se nota que no me queres y yo me dedico a el alcohol" (Cerveza - Ráfaga)

Dia de partir para Chivay e o Cânion do Colca.

Deixei minha mochila grande no hostel e levei a pequena somente com o necessário.

 

A van passou no hostel por volta das 8h. Todos peruanos, menos yo. Crianças, idosos, adolescentes, famílias... Uma experiência maravilhosa.

 

Antes de sair da cidade, ela passa em uma quitanda patrocinada. É uma ótima oportunidade para abastecer a mochila de lanches. A novidade da quitanda: folhas de coca com um catalisador! (quer dizer, faz efeito mais rápido)

Como já tinha folhas para um ano, o guia me deu um pedaço do dele... é uma pedrinha que potencializa os efeitos das folhas (mesmo), deixa a lingua deliciosamente dormente e tem gosto de açúcar!

 

Depois de muitas horas de viagem, a van para para que todos vejam alpacas, lhamas e vicuñas.

 

Mais algum tempo, e ela para em outro lugar que dá pra comprar artesanato e beber o chá de coca com hortelã (que é bem gostoso, esqueci o nome dele agora). Comprei uma blusa de frio e um poncho de pelo de alpaca.

 

Depois de mais tempo ela chega a Chivay, destino do dia.

 

20160510_125206.jpg.2858253dc7ee9a42b73bc5206aa5a1ea.jpg

 

Todos almoçamos, e depois fomos aos respectivos hotéis. Por 65 soles fiquei no hotel mais afastado da cidade, sem wifi, mas tinha um quarto e um banheiro só pra mim, uma tv e café da manhã. Não posso reclamar de nada.

 

Os interessados iriam para um local com águas termais. Claro que animei muito.

Deixei minhas coisas no hotel, descansei uns 20 minutos e fomos para Caldas Novas de Chivay.

 

A água é uma delícia, mesmo no frio cruel. Testei todas as versões: a quente no lugar coberto, a quente no local aberto e o rio MUITO frio.

 

20160510_153938.jpg.51bd1bbab1cabc0335489402936f1a17.jpg

 

Depois, fomos devolvidos ao hotel.

 

A noite, todos foram reunidos novamente, em um restaurante com apresentações típicas peruanas. É imperdível. Ver os gringos dançando desengonçados não tem preço. Além de conhecer um pouco da cultura local.

 

20160510_212112.jpg.52f5efabb0b156a0f5f41525ed53a536.jpg

 

Contabilidade:

Casaco: 42 soles

Castanhas e chocolate: 12 soles

Poncho: 30 soles

Almoço: 30 soles

Águas termais: 15 soles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 12 (11/05)

 

No segundo dia do tour do Canyon del Colca, é onde se conhece de fato o cânion.

A van passa para nos pegar no hostel às 5:30h da matina porque existe um horário ideal para ver o voo dos condores.

 

Já com a luz do dia, a excursão passa em um povoado muito legal (que eu esqueci o nome ::toma:: ). Na praça é possível comprar artesanato, tirar fotos com as lhamas e suas donas (pagando, claro) e ver as crianças dançando para arrecadar dinheirinho para o passeio do fim do ano (pagando, né).

 

20160511_064536.jpg.abf46032c1aa2deae12d16f11bf2ea2d.jpg

 

Depois, partimos rumo ao cânion. A van para na estrada e o grupo faz uma caminhada de umas 2h, onde é possível ver o cânion e os condores. Caminhada tranquila.

 

20160511_084544.jpg.c111cd3c61c465ec524ab2b22129b2af.jpg

 

Na volta, a van para em um restaurante e volta para Arequipa, chegando por volta das 16h.

 

Compensa o passeio?

Muito. Não gosto de excursões. Acho que elas engessam muito o roteiro. Mas nesse caso, ela é necessária, principalmente para quem tem pouco tempo. Existe esse mesmo passeio em 1 dia, sem pernoite, mas deve ser corrido e cansativo demais.

Além de poder conhecer um pouco de tudo, a convivência intensa durante 2 dias com o grupo de peruanos foi de um aprendizado enorme.

 

Depois de voltar a Arequipa, voltei para o hostel, tomei banho, peguei minhas coisas, lanchei e fui para rodoviária para ir a Cusco.

 

Já tinha comprado a passagem de ônibus pela internet, em uma promoção muito boa da Cruz del Sur... Cruz del Sur... O que dizer dessa empresa?

A perfeição das estradas.

Na rodoviária tem sala vip com wifi e banheiros limpos.

O ônibus... O ônibus...

Fora o casal que queria trocar de lugar comigo e me fazer ficar na porta do banheiro (e eu briguei em inglês mesmo), o ônibus tem poltronas confortabilíssimas, travesseiro, lençol, entretenimento individual, jantar.

 

20160517_213629.jpg.cdc228fb87ea72f3fb11a2fc50d860db.jpg

 

Se não fosse o piriri que deu a madrugada toda, teria sido a noite dos sonhos!

 

Contabilidade:

 

Sanduiche e suco: 18 soles

Táxi: 6 soles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Dia 13 (12/05)

 

Cheguei a Cusco. E foi o dia em que tive que parar.

Cheguei ao hostel bem cedo. Como o check in só era no começo da tarde fiquei na área comum utilizando a internet e lendo alguns guias.

Fiquei no Kokopelli. Recomendo demais. Muito bem localizado. Quartos e banheiros legais. Chá de coca e folha de coca a vontade!

O máximo que fiz foi ir a uma agência ali perto e agendar os passeios, já que iria para Águas Calientes no outro dia.

 

20160513_071934.jpg.c3ebc61c2dfa0644b2ade679e4ed83d2.jpg

 

20160512_100608.jpg.ee8bcef2fbbae97fdccc97b94fa27d58.jpg

 

Como tive diarreia, precisei ficar sem fazer grandes esforços durante o dia e fazer o tratamento com ingestão de líquidos e floratil (uma farmacinha completa é fundamental).

E ai vai mais um aprendizado das mochilagens:

Se você precisar parar, PARE.

Eu sei que quando estamos viajando assim queremos aproveitar todo nosso tempo. Até porque “time is money”. Mas se não respeitarmos nosso corpo, a tendência é que a situação se agrave. Por mais chato que seja, pare.

 

Voltei para o hostel, tomei um banho e morri numa cama. Foi o sono dos anjos. Acordei com uma moça conversando ao telefone em português e chorando. Mandei ela parar com aquilo na hora kkkk

Conversamos um pouco e era o primeiro mochilão dela, tipo uma viagem dos sonhos, mas ela estava insegura. Como mochileira “relativamente experiente” conversei bastante com ela fazendo-a mais feliz com sua escolha. Nos juntamos com uma mexicana no meio do corredor e fomos jantar.

Os menus em Cusco seguem o mesmo padrão de Arequipa... Com 15 soles se consegue entrada e prato principal, sempre chorando por um pisco de brinde.

Terminamos a noite no bar do hostel, com mais pisco... Eu sou fã de pisco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 14 (13/05)

 

Foi um dos dias mais loooooooooucos da trip!

Era dia de ir para Águas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo)

Fiz o roteiro mais econômico de todos: van até a hidrelétrica e pernas até a cidadezinha.

As 7h da manhã estava esperando na porta da agência, conforme o combinado (mas eles buscam no hostel também, é só deixar muito bem combinado). Mas como demora muito pra lotar a van a gente deve ter saído de Cusco umas 8:30h.

É uma viagem beeeem chatinha, porque é chatinha... Há uma parada para o lanche.

A viagem fica beeeem interessante quando chega perto dos rios e das cachoeiras. São abismos, cheios de água, inclusive no meio da pista, onde os motoristas pisam bem fundo (deve ser pré-requisito para dirigir ali correr e ter uma van bem destruída). Se gostar de emoção, recomendo sentar-se do mesmo lado do motorista. Mas é muita emoção. Tem horas onde é certo que todo mundo vai cair no abismo com água e já elvis.

 

20160513_132358.jpg.38db0b1f7311fce0620d40b861190af8.jpg

 

Lá para as 13h a van para na cidade de Santa Teresa para o almoço. Dá meia hora de almoço. Como eu ainda não estava 100% optei por não almoçar, mas tive que esperar o pessoal.

Mais uns 10 minutos e chega-se à hidrelétrica. De lá, siga o fluxo que é hora de caminhar.

Todo mundo da minha van tinha um guia, menos eu (pacote mais barato, sacomé)... Só senti falta na hora que cai na lama em uma mini subidinha, mas os meninos que estavam na van me ajudaram. Nessa queda, rasguei minhas calças e minha bota.

 

20160513_153911.jpg.2db8157ba1310e04de5792638e6eb67c.jpg

 

Ainda em Cusco, deixe sua bagagem grande na sua hospedagem e leve somente o necessário em uma mochila pequena!

 

Eu sou uma sedentária metida kkkk encaro esses desafios mesmo reconhecendo minha falta de forma. Faço isso até para provar que se eu posso fazer, todos podem fazer.

É uma caminhada linda! Acho que são 12 Km que eu fiz em 3 horas. Todas as pessoas passaram na minha frente e acabei fazendo a maior parte dela sozinha. Cheguei na hora em que escureceu de verdade. Chegar naquele lugar viva, com a sola da bota descolada, toda suja de lama e toda suada me fez chorar muito.

 

20160513_164413.jpg.b539495e96fd15342757345befb1e276.jpg

 

Procurei o hostel que tinha reservado pelo booking. Se chama Casa Machu Picchu e eu recomendo muito. Reservei duas noites porque achei pesado ir a Machu Picchu e voltar no mesmo dia. Mas não é... E mais na frente falo porque.

Tomei um banho digno e fui atrás de calças novas e de comida.

Comprei também a passagem de ônibus para Machu Picchu (dá pra ir andando, eu tinha interesse em comprar só a ida, mas a mulher me vendou ida e volta e eu só fui perceber depois... não lembro bem o preço, só lembro que foi em dólares e que é bem caro pra um ônibus).

A cidade é lindinha demais, demais!!! Parece cenográfica. Tem os mesmos menus de 15 soles e comi um deles. Fiz também umas comprinhas para o dia seguinte já que as coisas em Machu Picchu são bem caras.

Dormi em paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 15 (14/05)

 

Sai do hostel bem cedo, porque tinha lido que o horário ideal para ir a Machu Picchu é o mais cedo possível (e de fato é). Umas 6h a fila do ônibus já estava enorme, mas como tem bastante transporte ela anda bem rápido.

Cheguei ao parque pouco antes das 7h e consegui fechar um guia com um grupo de brasileiros pagando 15 soles. Demos uma volta de 1h30 e ele explicou tudo direitinho.

Havia comprado o ingresso pela internet 2 meses antes, pois queria subir Huayna. Mas no dia, em virtude da minha condição física, resolvi não arriscar (fiquei muito triste, mas sabia que se tentasse passaria mal).

Dá pra carimbar Machu Picchu no passaporte. O carimbo fica em uma mesa, perto da portaria, depois das 9h da manhã. Você mesmo carimba!

 

20160514_072009.jpg.1758e1e905904358a5fd22faedae3b88.jpg

 

Programei passar o dia todo no parque. É bom... é... mas acho meio período suficiente.

Depois das 10h da manhã lota muito, enche de gente sem noção, que só pensa em tirar fotos e que não sabe contemplar aquele lugar tão rico de significados. Aquilo me decepcionou um pouco.

Mas tive tempo para descansar, refletir, caminhar e fui embora já no fim da tarde.

 

20160514_100349.jpg.b521312dc590cbe39696edbe4b38791c.jpg

 

Ainda consegui passear mais um pouco na cidade e ter a oportunidade de ter o quarto só pra mim eheh com o barulho do rio. Nada mal.

 

20160514_194104.jpg.af7f6e343c1809f3d767b2fa24ebe7fc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...