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Bolívia e Peru (20 dias) – SOZINHA – Via Mato G. do Sul, trem da morte, Acre e otras cositas más!


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Dia 16 (15/05)

 

Como foi o dia que destinei para voltar a Cusco, foi um dia meio parado.

 

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Acordei tarde, fiz meu check out e resolvi que voltaria de trem até a hidrelétrica.

Primeiro porque numa altura dessas do campeonato já estava bem muito bastante cansada.

E minhas botas me abandonaram... Então não ia ser muito bom caminhar aquilo tudo com a bota rasgada e com o solado descolado.

A passagem de trem custou 29 dolorosos dólares. Até hoje acho melhor não pensar o que eu poderia ter feito de melhor com eles.

 

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O trajeto do trem dura menos de meia hora. Eles dão café e água (pelo preço deveria ser open bar e open food)

Chegando na hidrelétrica eu tinha a missão de adivinhar qual seria a van que me levaria de volta... São muitas... E é uma zona... Com medo de ficar, saia perguntando de uma em uma até que achei.

E foi uma longa viagem de volta com um cidadão PODRE de suvaqueira. Todas as pessoas exceto a enorme família dele estavam incomodadas com o fedor. E ele não economizava movimentos com os braços. Estava perto de uma janela e passei boa parte do tempo com o rosto pro lado de fora. Também enchi meu nariz de vick. Mas chegou uma hora que esfriou...

E o primeiro a dizer: cierre la ventana foi o próprio.

No começo fingi que não estava entendendo. Mas chegou uma hora que a família dele também começou a protestar e eu tive que fechar a janela. A partir desse momento me entupi de dramin pra ver se dormia e esquecia aquilo e o enjoo causado por aquilo, e a enxaqueca causada por aquilo...

O transporte chegou em Cusco bem tarde. Tomei banho e terminei de morrer...

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Dia 17 (16/05)

 

Acordei bem cedo para fazer o passeio que tinha combinado na agência.

Era um “combo” que incluía Vale Sagrado, Ollantaytambo, Chinchero, Maras e Moray.

Só que esqueceram de mim... Haaaaaa... Consegui ficar muito p da vida em espanhol e a moça da agência quase chorou pedindo desculpas, me ofereceu passagem em promoção, mil benefícios, e eu tive que fragmentar meu roteiro de um dia em dois.

Fui inclusa em uma excursão para o Vale Sagrado, Ollantaytambo, Chinchero. Maras e Moray ficaram para o outro dia.

 

A excursão foi em um ônibus grande e passou pelo vale sagrado em si, onde o guia conta um pouco da história do lugar e dá um tempo para a galera andar...

 

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Depois para em um lugar que tem uma tecelagem bem legal, onde o povo explica o processo de fabricação dos tecidos e depois tentam te vender tudo bem caro. Se você quer comprar coisas bem baratinhas deixe pra comprar no mercado de Cusco (embora eu tenha achado o presépio da minha vida em uma das feirinhas do passeio desse dia, por 25 soles).

Por causa da caca que a agência de turismo fez, recebi um upgrade de restaurante. Almocei sozinha em um restaurante topíssimo.

Depois fomos para Ollanta. Como não estava nem um pouco disposta a subir tudo aquilo dei umas voltas dentro e fora do parque.

 

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Por fim, já a noite, fomos a Chinchero. Só deu para contemplar e se apaixonar pela igreja. Linda, linda.

 

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E assim terminei o dia, amiga de quase todo mundo do busu... Ganhando muitos abraços de carinho e muitas energias positivas para terminar a jornada.

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Dia 18 (17/05)

 

Dia de ir para Maras e Moray.

Esse passeio é bem mais curto. Então sai mais tarde e chega cedo.

 

Outra vez um ônibus bem grande e dessa vez, com um guia que ninguém conseguia entender o que ele falava.

 

A primeira parada é em Moray. Esse lugar era onde os incas desenvolviam suas plantações e sementes. Eu entendi que era tipo a EMBRAPA deles. Tem um relevo bem interessante. As pessoas têm um tempo para andar por lá. Eu aproveitei para comer milho gigante (no Peru tem uns milhos gigantes que são vendidos cozidos... Grandes, suculentos, deliciosos e baratinhos eheh).

 

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Depois a excursão se dirige a Maras que é uma salina.

Antes disso tem uma parada bem comercial para você comprar!

Vende-se sal, em todas as suas formas. E chocolates, inclusive com sal.

Foi a oportunidade para eu comprar muitas lembrancinhas barateza. Comprei até chocolate com coca para trazer (bem pouquinho, deu tudo certo pra trazer... não fui presa, mas foi tipo uns 5 tabletes pequenos).

 

A salina é legal (sou suspeita nessas visitas a esses lugares voltados para o ramo alimentício) e fica numa paisagem bacana, em meio a cordilheira dos Andes.

 

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A excursão voltou a Cusco por volta de 15h.

Aproveitei para comer um bom ceviche a 15 soles com um pisco chorado, andar pela cidade, comprar inca cola pra trazer de lembrancinha, ir ao museu do chocolate (claro que tinha que ir, só não consegui visitar a fábrica) e ir ao mercado (amo esses mercados... dá pra observar tanta coisa e comprar tanta coisa barata).

 

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Voltei ao hostel para tomar um banho e pegar minhas coisas. Fui ao terminal da Cruz del Sur para pegar o ônibus para Puerto Maldonado. São 10h de viagem.

 

Sobre a Cruz del Sur: ::love::

 

Comprei as passagens Arequipa-Cusco e Cusco-Puerto Maldonado pela internet em uma promoção.

Pelo conforto, compensa demais! Mas para quem está em economia absoluta esse é um custo que pode ser minimizado.

 

Os bancos são extremamente confortáveis, tem lençol e travesseiro.

Tela de entretenimento individual com filmes e jogos,

E jantar!

 

Foi uma viagem ótima. Acordei na Amazônia.

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Dia 19 (18/05)

 

Cheguei a Puerto Maldonado ainda desorientada de sono. Era tipo 7h da manhã.

Pedi para o taxista me levar a algum lugar onde poderia pegar uma van para a fronteira. Ele prontamente me atendeu.

A cidade é beeeeem estranha. Não sei se pernoitaria ali em paz, mas vai que vale a experiência.

 

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Dez minutos depois ele me deixou em uma rua onde tinha muitas empresas de vans. Como ele me deixou em uma específica, negociei o preço e fiquei esperando a van encher. É assim, encheu saiu... Esperei umas 2h conversando com uma brasileira que morava na cidade. Ela estava no Peru há 30 anos, tinha casado com um peruano e me deu uma aula sobre o país: política, economia, cultura, história, legislação sanitária... A van encheu e seguimos viagem pela Amazônia mesmo, vilarejos, floresta, muito legal o trajeto.

Eles param na fronteira peruana para dar a saída do país. Nessa hora dá pra trocar o dinheiro que sobrou. E uns minutos depois te deixam na fronteira brasileira (e não te esperam)... Se quiser ir para Assis Brasil precisa ir da fronteira a pé, dá uma caminhadinha de uns 10 minutos. Foi o que fiz.

Conheci um garoto e duas garotas na van e fomos tentar comer e arrumar um táxi (tem a opção de ônibus, mas demora mais... então achar alguém para dividir o táxi é uma boa).

No próprio restaurante havia um taxista. Pechinchamos e conseguimos o táxi para Rio Branco a 70 reais por pessoa (o ônibus sairia um pouco mais em conta).

Depois do almoço partimos e foram umas 7 horas de viagem até Rio Branco, com uma parada em um posto de gasolina.

 

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Chegando a Rio Branco fiquei em um hotel chamado empedrado. Consegui negociar a diária a 70 reais. Já era noite e até tentei andar nas redondezas para achar algo para comer... Mas fui parar em umas ruas estranhas e acabei pedindo comida no hotel (as coisas na cidade fecham bem cedo).

Dormi bem demais!

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Dia 20 (19/05)

 

O Acre existe!!!

 

Acordei bem tarde, pois já sabia que Rio Branco não tinha muuuuuuuuito o que fazer!

Deixei a mochila guardada no hotel, achei um restaurante legal pra almoçar, andei pelos arredores do palácio, do mercado e da ponte. É uma cidade bonita, legal, pequena, mas não tem muito o que fazer.

 

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No fim da tarde acabei voltando ao hotel para pegar minhas coisas e ir ao aeroporto. Tem como ir de transporte público saindo do terminal. É bem tranquilo.

Cheguei no aeroporto e ele estava fechado ehehe... Fiquei nas cadeiras no escuro até encontrar uma moça na mesma situação, que me ajudou a passar o tempo conversando.

O movimento começa lá para as 10 da noite, já que saem uns 3 voos de madrugada.

 

E assim termina essa saga!!!

 

Obrigada pela leitura. Espero que tenha contribuído com a vontade de vocês de ir... ir e ir...

 

Mesmo com os perrengues, cansaço e a falta de recursos para fazer uma viagem mais confortável, compensa MUITO. O aprendizado é imenso. A vontade de mochilar mais e mais também.

 

Caso queiram, estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

 

Um abraço!

 

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  • 2 semanas depois...
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mto bom relato... parabéns

vou agora em setembro... avião de campinas até corumbá, dps trem da morte, salar de uyuni, passando pelo atacama, Peru e terminando em La Paz...

 

abcs

 

Que bom que foi útil!

Quero muito voltar para fazer o Salar e o Atacama.

A Bolívia e o Peru são maravilhosos!

Boa viagem!

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