Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul
#1254799 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 20:40
Rafaela s2 escreveu:Olá boa noite... Amei éa sua experiência.
Vc lembra qual foi o valor que vc pagou deCorumbá – Puerto Quitar.

O táxi foi 20 reais. Como dividi com a menina, paguei 10!
#1254804 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 20:59
Dia 13 (12/05)

Cheguei a Cusco. E foi o dia em que tive que parar.
Cheguei ao hostel bem cedo. Como o check in só era no começo da tarde fiquei na área comum utilizando a internet e lendo alguns guias.
Fiquei no Kokopelli. Recomendo demais. Muito bem localizado. Quartos e banheiros legais. Chá de coca e folha de coca a vontade!
O máximo que fiz foi ir a uma agência ali perto e agendar os passeios, já que iria para Águas Calientes no outro dia.

20160513_071934.jpg
Catedral de Cusco
20160513_071934.jpg (1.9 MiB) Exibido 163 vezes

20160512_100608.jpg
Desfile em Cusco
20160512_100608.jpg (2.83 MiB) Exibido 163 vezes

Como tive diarreia, precisei ficar sem fazer grandes esforços durante o dia e fazer o tratamento com ingestão de líquidos e floratil (uma farmacinha completa é fundamental).
E ai vai mais um aprendizado das mochilagens:
Se você precisar parar, PARE.
Eu sei que quando estamos viajando assim queremos aproveitar todo nosso tempo. Até porque “time is money”. Mas se não respeitarmos nosso corpo, a tendência é que a situação se agrave. Por mais chato que seja, pare.

Voltei para o hostel, tomei um banho e morri numa cama. Foi o sono dos anjos. Acordei com uma moça conversando ao telefone em português e chorando. Mandei ela parar com aquilo na hora kkkk
Conversamos um pouco e era o primeiro mochilão dela, tipo uma viagem dos sonhos, mas ela estava insegura. Como mochileira “relativamente experiente” conversei bastante com ela fazendo-a mais feliz com sua escolha. Nos juntamos com uma mexicana no meio do corredor e fomos jantar.
Os menus em Cusco seguem o mesmo padrão de Arequipa... Com 15 soles se consegue entrada e prato principal, sempre chorando por um pisco de brinde.
Terminamos a noite no bar do hostel, com mais pisco... Eu sou fã de pisco.
#1254809 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 21:10
Dia 14 (13/05)

Foi um dos dias mais loooooooooucos da trip!
Era dia de ir para Águas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo)
Fiz o roteiro mais econômico de todos: van até a hidrelétrica e pernas até a cidadezinha.
As 7h da manhã estava esperando na porta da agência, conforme o combinado (mas eles buscam no hostel também, é só deixar muito bem combinado). Mas como demora muito pra lotar a van a gente deve ter saído de Cusco umas 8:30h.
É uma viagem beeeem chatinha, porque é chatinha... Há uma parada para o lanche.
A viagem fica beeeem interessante quando chega perto dos rios e das cachoeiras. São abismos, cheios de água, inclusive no meio da pista, onde os motoristas pisam bem fundo (deve ser pré-requisito para dirigir ali correr e ter uma van bem destruída). Se gostar de emoção, recomendo sentar-se do mesmo lado do motorista. Mas é muita emoção. Tem horas onde é certo que todo mundo vai cair no abismo com água e já elvis.

20160513_132358.jpg
Com emoção ou com MUITA emoção?
20160513_132358.jpg (3.03 MiB) Exibido 157 vezes

Lá para as 13h a van para na cidade de Santa Teresa para o almoço. Dá meia hora de almoço. Como eu ainda não estava 100% optei por não almoçar, mas tive que esperar o pessoal.
Mais uns 10 minutos e chega-se à hidrelétrica. De lá, siga o fluxo que é hora de caminhar.
Todo mundo da minha van tinha um guia, menos eu (pacote mais barato, sacomé)... Só senti falta na hora que cai na lama em uma mini subidinha, mas os meninos que estavam na van me ajudaram. Nessa queda, rasguei minhas calças e minha bota.

20160513_153911.jpg
Foto clássica! Saudades da minha botinha
20160513_153911.jpg (3.98 MiB) Exibido 157 vezes

Ainda em Cusco, deixe sua bagagem grande na sua hospedagem e leve somente o necessário em uma mochila pequena!

Eu sou uma sedentária metida kkkk encaro esses desafios mesmo reconhecendo minha falta de forma. Faço isso até para provar que se eu posso fazer, todos podem fazer.
É uma caminhada linda! Acho que são 12 Km que eu fiz em 3 horas. Todas as pessoas passaram na minha frente e acabei fazendo a maior parte dela sozinha. Cheguei na hora em que escureceu de verdade. Chegar naquele lugar viva, com a sola da bota descolada, toda suja de lama e toda suada me fez chorar muito.

20160513_164413.jpg
O caminho é lindo!!!
20160513_164413.jpg (3.16 MiB) Exibido 157 vezes

Procurei o hostel que tinha reservado pelo booking. Se chama Casa Machu Picchu e eu recomendo muito. Reservei duas noites porque achei pesado ir a Machu Picchu e voltar no mesmo dia. Mas não é... E mais na frente falo porque.
Tomei um banho digno e fui atrás de calças novas e de comida.
Comprei também a passagem de ônibus para Machu Picchu (dá pra ir andando, eu tinha interesse em comprar só a ida, mas a mulher me vendou ida e volta e eu só fui perceber depois... não lembro bem o preço, só lembro que foi em dólares e que é bem caro pra um ônibus).
A cidade é lindinha demais, demais!!! Parece cenográfica. Tem os mesmos menus de 15 soles e comi um deles. Fiz também umas comprinhas para o dia seguinte já que as coisas em Machu Picchu são bem caras.
Dormi em paz!
#1254812 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 21:19
Dia 15 (14/05)

Sai do hostel bem cedo, porque tinha lido que o horário ideal para ir a Machu Picchu é o mais cedo possível (e de fato é). Umas 6h a fila do ônibus já estava enorme, mas como tem bastante transporte ela anda bem rápido.
Cheguei ao parque pouco antes das 7h e consegui fechar um guia com um grupo de brasileiros pagando 15 soles. Demos uma volta de 1h30 e ele explicou tudo direitinho.
Havia comprado o ingresso pela internet 2 meses antes, pois queria subir Huayna. Mas no dia, em virtude da minha condição física, resolvi não arriscar (fiquei muito triste, mas sabia que se tentasse passaria mal).
Dá pra carimbar Machu Picchu no passaporte. O carimbo fica em uma mesa, perto da portaria, depois das 9h da manhã. Você mesmo carimba!

20160514_072009.jpg
Muito lindo!
20160514_072009.jpg (2.76 MiB) Exibido 149 vezes

Programei passar o dia todo no parque. É bom... é... mas acho meio período suficiente.
Depois das 10h da manhã lota muito, enche de gente sem noção, que só pensa em tirar fotos e que não sabe contemplar aquele lugar tão rico de significados. Aquilo me decepcionou um pouco.
Mas tive tempo para descansar, refletir, caminhar e fui embora já no fim da tarde.

20160514_100349.jpg
Piquenique em Machu Picchu
20160514_100349.jpg (3.81 MiB) Exibido 149 vezes

Ainda consegui passear mais um pouco na cidade e ter a oportunidade de ter o quarto só pra mim eheh com o barulho do rio. Nada mal.

20160514_194104.jpg
Machu Picchu Pueblo
20160514_194104.jpg (2.8 MiB) Exibido 149 vezes
#1254815 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 21:25
Dia 16 (15/05)

Como foi o dia que destinei para voltar a Cusco, foi um dia meio parado.

20160515_100633.jpg
Mais de MP Pueblo
20160515_100633.jpg (2.82 MiB) Exibido 154 vezes

Acordei tarde, fiz meu check out e resolvi que voltaria de trem até a hidrelétrica.
Primeiro porque numa altura dessas do campeonato já estava bem muito bastante cansada.
E minhas botas me abandonaram... Então não ia ser muito bom caminhar aquilo tudo com a bota rasgada e com o solado descolado.
A passagem de trem custou 29 dolorosos dólares. Até hoje acho melhor não pensar o que eu poderia ter feito de melhor com eles.

20160515_125302.jpg
O trem de 29 dólares
20160515_125302.jpg (2.33 MiB) Exibido 154 vezes

O trajeto do trem dura menos de meia hora. Eles dão café e água (pelo preço deveria ser open bar e open food)
Chegando na hidrelétrica eu tinha a missão de adivinhar qual seria a van que me levaria de volta... São muitas... E é uma zona... Com medo de ficar, saia perguntando de uma em uma até que achei.
E foi uma longa viagem de volta com um cidadão PODRE de suvaqueira. Todas as pessoas exceto a enorme família dele estavam incomodadas com o fedor. E ele não economizava movimentos com os braços. Estava perto de uma janela e passei boa parte do tempo com o rosto pro lado de fora. Também enchi meu nariz de vick. Mas chegou uma hora que esfriou...
E o primeiro a dizer: cierre la ventana foi o próprio.
No começo fingi que não estava entendendo. Mas chegou uma hora que a família dele também começou a protestar e eu tive que fechar a janela. A partir desse momento me entupi de dramin pra ver se dormia e esquecia aquilo e o enjoo causado por aquilo, e a enxaqueca causada por aquilo...
O transporte chegou em Cusco bem tarde. Tomei banho e terminei de morrer...
#1254817 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 21:35
Dia 17 (16/05)

Acordei bem cedo para fazer o passeio que tinha combinado na agência.
Era um “combo” que incluía Vale Sagrado, Ollantaytambo, Chinchero, Maras e Moray.
Só que esqueceram de mim... Haaaaaa... Consegui ficar muito p da vida em espanhol e a moça da agência quase chorou pedindo desculpas, me ofereceu passagem em promoção, mil benefícios, e eu tive que fragmentar meu roteiro de um dia em dois.
Fui inclusa em uma excursão para o Vale Sagrado, Ollantaytambo, Chinchero. Maras e Moray ficaram para o outro dia.

A excursão foi em um ônibus grande e passou pelo vale sagrado em si, onde o guia conta um pouco da história do lugar e dá um tempo para a galera andar...

20160516_110648.jpg
Vale Sagrado
20160516_110648.jpg (3.06 MiB) Exibido 147 vezes

Depois para em um lugar que tem uma tecelagem bem legal, onde o povo explica o processo de fabricação dos tecidos e depois tentam te vender tudo bem caro. Se você quer comprar coisas bem baratinhas deixe pra comprar no mercado de Cusco (embora eu tenha achado o presépio da minha vida em uma das feirinhas do passeio desse dia, por 25 soles).
Por causa da caca que a agência de turismo fez, recebi um upgrade de restaurante. Almocei sozinha em um restaurante topíssimo.
Depois fomos para Ollanta. Como não estava nem um pouco disposta a subir tudo aquilo dei umas voltas dentro e fora do parque.

20160516_152708.jpg
Ollantaytambo
20160516_152708.jpg (2.56 MiB) Exibido 147 vezes

Por fim, já a noite, fomos a Chinchero. Só deu para contemplar e se apaixonar pela igreja. Linda, linda.

20160516_180644.jpg
Chinchero... Linda igreja!
20160516_180644.jpg (2.65 MiB) Exibido 147 vezes

E assim terminei o dia, amiga de quase todo mundo do busu... Ganhando muitos abraços de carinho e muitas energias positivas para terminar a jornada.
#1254818 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 21:44
Dia 18 (17/05)

Dia de ir para Maras e Moray.
Esse passeio é bem mais curto. Então sai mais tarde e chega cedo.

Outra vez um ônibus bem grande e dessa vez, com um guia que ninguém conseguia entender o que ele falava.

A primeira parada é em Moray. Esse lugar era onde os incas desenvolviam suas plantações e sementes. Eu entendi que era tipo a EMBRAPA deles. Tem um relevo bem interessante. As pessoas têm um tempo para andar por lá. Eu aproveitei para comer milho gigante (no Peru tem uns milhos gigantes que são vendidos cozidos... Grandes, suculentos, deliciosos e baratinhos eheh).

20160517_113556.jpg
Moray
20160517_113556.jpg (426.78 KiB) Exibido 138 vezes

Depois a excursão se dirige a Maras que é uma salina.
Antes disso tem uma parada bem comercial para você comprar!
Vende-se sal, em todas as suas formas. E chocolates, inclusive com sal.
Foi a oportunidade para eu comprar muitas lembrancinhas barateza. Comprei até chocolate com coca para trazer (bem pouquinho, deu tudo certo pra trazer... não fui presa, mas foi tipo uns 5 tabletes pequenos).

A salina é legal (sou suspeita nessas visitas a esses lugares voltados para o ramo alimentício) e fica numa paisagem bacana, em meio a cordilheira dos Andes.

20160517_131502.jpg
Maras
20160517_131502.jpg (2.96 MiB) Exibido 138 vezes

A excursão voltou a Cusco por volta de 15h.
Aproveitei para comer um bom ceviche a 15 soles com um pisco chorado, andar pela cidade, comprar inca cola pra trazer de lembrancinha, ir ao museu do chocolate (claro que tinha que ir, só não consegui visitar a fábrica) e ir ao mercado (amo esses mercados... dá pra observar tanta coisa e comprar tanta coisa barata).

20160517_164059.jpg
Apoiadores da Dilma
20160517_164059.jpg (2.67 MiB) Exibido 138 vezes

20160517_164909.jpg
Mercado de Cusco
20160517_164909.jpg (2.94 MiB) Exibido 138 vezes

Voltei ao hostel para tomar um banho e pegar minhas coisas. Fui ao terminal da Cruz del Sur para pegar o ônibus para Puerto Maldonado. São 10h de viagem.

Sobre a Cruz del Sur: ::love::

Comprei as passagens Arequipa-Cusco e Cusco-Puerto Maldonado pela internet em uma promoção.
Pelo conforto, compensa demais! Mas para quem está em economia absoluta esse é um custo que pode ser minimizado.

Os bancos são extremamente confortáveis, tem lençol e travesseiro.
Tela de entretenimento individual com filmes e jogos,
E jantar!

Foi uma viagem ótima. Acordei na Amazônia.
#1254819 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 21:50
Dia 19 (18/05)

Cheguei a Puerto Maldonado ainda desorientada de sono. Era tipo 7h da manhã.
Pedi para o taxista me levar a algum lugar onde poderia pegar uma van para a fronteira. Ele prontamente me atendeu.
A cidade é beeeeem estranha. Não sei se pernoitaria ali em paz, mas vai que vale a experiência.

20160518_074916.jpg
Puerto Maldonado
20160518_074916.jpg (2.53 MiB) Exibido 129 vezes

Dez minutos depois ele me deixou em uma rua onde tinha muitas empresas de vans. Como ele me deixou em uma específica, negociei o preço e fiquei esperando a van encher. É assim, encheu saiu... Esperei umas 2h conversando com uma brasileira que morava na cidade. Ela estava no Peru há 30 anos, tinha casado com um peruano e me deu uma aula sobre o país: política, economia, cultura, história, legislação sanitária... A van encheu e seguimos viagem pela Amazônia mesmo, vilarejos, floresta, muito legal o trajeto.
Eles param na fronteira peruana para dar a saída do país. Nessa hora dá pra trocar o dinheiro que sobrou. E uns minutos depois te deixam na fronteira brasileira (e não te esperam)... Se quiser ir para Assis Brasil precisa ir da fronteira a pé, dá uma caminhadinha de uns 10 minutos. Foi o que fiz.
Conheci um garoto e duas garotas na van e fomos tentar comer e arrumar um táxi (tem a opção de ônibus, mas demora mais... então achar alguém para dividir o táxi é uma boa).
No próprio restaurante havia um taxista. Pechinchamos e conseguimos o táxi para Rio Branco a 70 reais por pessoa (o ônibus sairia um pouco mais em conta).
Depois do almoço partimos e foram umas 7 horas de viagem até Rio Branco, com uma parada em um posto de gasolina.

20160518_131908.jpg
Estrada do Pacífico - Brasil - Peru
20160518_131908.jpg (2.24 MiB) Exibido 129 vezes

Chegando a Rio Branco fiquei em um hotel chamado empedrado. Consegui negociar a diária a 70 reais. Já era noite e até tentei andar nas redondezas para achar algo para comer... Mas fui parar em umas ruas estranhas e acabei pedindo comida no hotel (as coisas na cidade fecham bem cedo).
Dormi bem demais!
#1254821 por brunasscarvalho
03 Fev 2017, 21:55
Dia 20 (19/05)

O Acre existe!!!

Acordei bem tarde, pois já sabia que Rio Branco não tinha muuuuuuuuito o que fazer!
Deixei a mochila guardada no hotel, achei um restaurante legal pra almoçar, andei pelos arredores do palácio, do mercado e da ponte. É uma cidade bonita, legal, pequena, mas não tem muito o que fazer.

20160519_120543.jpg
O mercado de Rio Branco
20160519_120543.jpg (2.6 MiB) Exibido 116 vezes

No fim da tarde acabei voltando ao hotel para pegar minhas coisas e ir ao aeroporto. Tem como ir de transporte público saindo do terminal. É bem tranquilo.
Cheguei no aeroporto e ele estava fechado ehehe... Fiquei nas cadeiras no escuro até encontrar uma moça na mesma situação, que me ajudou a passar o tempo conversando.
O movimento começa lá para as 10 da noite, já que saem uns 3 voos de madrugada.

E assim termina essa saga!!!

Obrigada pela leitura. Espero que tenha contribuído com a vontade de vocês de ir... ir e ir...

Mesmo com os perrengues, cansaço e a falta de recursos para fazer uma viagem mais confortável, compensa MUITO. O aprendizado é imenso. A vontade de mochilar mais e mais também.

Caso queiram, estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Um abraço!

20160519_170420.jpg
Minha companheira e eu!
20160519_170420.jpg (248.13 KiB) Exibido 116 vezes

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes