Ir para conteúdo

Ajuda - Primeiro Mochilão Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera!

Estou planejando meu primeiro mochilão e surgiram algumas duvidas que gostaria da ajuda de vocês para esclarecer, tanto com os procedimentos de embarque, imigração, como também roteiros.

Será minha primeira viagem, e ainda mais por ser uma viagem solo me bate um medinho básico. ::mmm:

Lá vão as dúvidas:

1 – Minha passagem está comprada com a ida para Londres, chego lá dia 15/05 às 16h20, porém farei conexão em Barajas, Madri/Espanha chegando lá às 13h40 do mesmo dia, 15. Dúvida: Terei que passar pela imigração na Espanha e depois em Londres? Esse tempo de conexão é muito apertado para fazer imigração?

 

2 – Tenho como ideia o seguinte roteiro:

15 a 19/05 – Londres;

20/05 – Deslocamento Londres>Paris (eurostar);

21/05 – Paris

22/05 – Deslocamento Paris>Bruxelas (ônibus)

23/05 – Bruxelas

24/05 – Deslocamento Bruxelas>Amsterdã (ônibus)

25 e 26/05 – Amsterdã

27/05 – Deslocamento Amsterdã>Berlim (ônibus)

28 a 30/05 – Berlim

31/05 – Deslocamento Berlim>Roma (avião)

1 a 04/06 – Roma

5/06 – Deslocamento Roma >Barcelona (avião)

6 a 8/06 - Barcelona

9/06 - Deslocamento Barcelona >Madri (ônibus)

10 e 11/06 – Madri

12/06 – Viagem de volta para o Brasil as 23h.

 

2.1 - Está muito apertado ou dá para fazer as principais coisas em paris e Bruxelas?

2.2 - Se for mais indicado eliminar um destino, considerando atrações de cada lugar, custo, primeira viagem para Europa, deslocamentos, é melhor tirar Bruxelas ou Paris?

Obs.: Nas viagens de ônibus que forem possíveis fazer na parte noturna eu irei fazer para economizar uma pernoite.

2.3 - Alguma observação nos tipos de transportes escolhidos?

 

3 – Com esse tempo em Amsterdã, dá para fazer a Heineken experience e keukenhof?

 

4 – Com o tempo disponível em Roma, é possível um bate e volta no Vaticano e outro em Napoles? Vale a Pena um bate e volta em Napoles?

 

5 – Já pesquisei o clima em alguns sites, e vi que durante o período maio/junho é primavera inicio do verão. Como é o clima nesses países que escolhi visitar nesse período? Corro o risco de pegar algum dia mais frio, temperatura abaixo de 15º, por exemplo?

 

6 – É necessário vacinação contra febre amarela ou outra doença para algum desses lugares?

 

7 – Alguma contraindicação ou observação a fazer para contratação do seguro viagem pela porto seguro?

 

Uffa, acho que é isso.

Obrigada!!!

Link para o comentário
  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Mariane, tudo bem?!

Só posso te ajudar no que se refere à Roma, pois por enquanto só conheço a Itália. Mas, como morei 3 meses lá, acho que dá para falar com propriedade hehehe.

Considerando que você tem 4 dias em Roma, acho que deve sim incluir o Vaticano em seu roteiro. Os 4 dias serão intensos, mas você conseguirá ver a maior parte das coisas. E o Vaticano é ali do lado! De metrô você chega super rápido!

 

Já Nápoles acho que pode ficar para uma próxima. Eu, particularmente, depois que entendi Nápoles e aprendi como e o que ver por lá, me apaixonei. Mas não é uma cidade que as pessoas amam de primeira. Ainda mais se estiverem na correria. Por isso, sugiro não fazer o bate-volta dessa vez. Você prejudicará seu roteiro em Roma e, provavelmente, não aproveitará tanto Nápoles também..

 

Qualquer outra coisa que eu possa ajudar no que se refere à Itália, é só falar! Espero ter ajudado!

Link para o comentário
  • Membros

1 - Você não vai precisar passar na imigração em Madri na ida, no máximo você passa pelo raio-x e uma conferência simples do passaporte. A Imigração será somente quando você desembarcar em Londres. E novamente quando você for para Paris de trem, chegue 1 hora antes na estação de trem lá em Londres, pois a imigração do Espaço Schengen é feita ainda em Londres, antes de você embarcar no trem.

 

2.1 - Sim, está apertado demais, você não vai conseguir aproveitar quase nada de Paris.

 

2.2 - Eu cortaria Bruxelas, é caro igual a Paris, mas tem muito menos coisas interessantes para você ver e fazer comparado a Paris.

 

2.3 - Bruxelas fica muito próximo de Paris e Amsterdam para um ônibus noturno, são menos de 4 horas de viagem, muito pouco tempo para você dormir no ônibus, você iria precisar pegar um hostel para dormir de qualquer jeito.

 

Direto de Paris até Amsterdam e de Barcelona até Madri são uns 7h30 de ônibus, mas até você pegar no sono, e as vezes que você vai acordar durante, na prática vão significar umas 5 ou 6 horas de sono, num banco de ônibus. Será que você vai conseguir dormir? Será que não chegar em Amsterdam sem ter pregado o olho, morta de sono, com dor de cabeça, mau humorada, etc?

 

Amsterdam até Berlin de ônibus são 11 horas de viagem, já é mais tempo para tentar dormir, mas corre o mesmo risco de não conseguir dormir e acabar perdendo o dia seguinte em Berlin devido ao cansaço.

 

3 - Keukenhof fica meio afastado e longe de Amsterdam, é um passeio que consome praticamente o dia inteiro entre o tempo de chegar lá, visitar o parque e voltar.

 

Heinnken Experience fecha tarde, fecha as 19:00 (entrada até as 17:30) de segunda a quinta e as 21:00(entrada até as 19:00) nos finais de semana, então você pode programar a visita a Heinekken Experience para o final da tarde, quando todo o restante das atrações turísticas já estão fechadas.

 

Se você pegar o ônibus para Berlin no dia 27 a noite, vai ser bem corrido, mas daria para fazer, só avalie que você já vai estar numa correria só, tendo dormido quase nada no ônibus vindo de Paris no dia 24, ai dia 25 e 26 serão dias bem corridos e agitados em Amsterdam, e no dia 27 você teria outra noite mal dormida no ônibus indo a Berlin. Você vai chegar em Berlin morta de cansaço, o que pode atrapalhar as coisas

 

4 - O Vaticano fica bem no centro de Roma, mesmo que não tenha intenção de visita-lo, você vai acabar passando na frente dele uma hora ou outra enquanto estiver passeando por Roma. Mesmo não sendo religioso, eu considero o Vaticano uma visita "obrigatória" em Roma, visitar a capela sistina + museu do vaticano + a basílica é um passeio que consome praticamente o dia todo.

 

É possível sim visitar Nápoles com bate-volta a partir de Roma nestes 4 dias, mas concordo com a misarcinelli, não é um local que costuma agradar a maioria das pessoas numa primeira viagem. Eu deixaria Nápoles em aberto, para você decidir lá na hora, se achar que em 3 dias você já viu tudo em Roma e estiver entediada, no último dia você acorda cedo, vai até a estação Termini e pega o trem regional até Nápoles e pega o trem regional de volta a Roma no final da tarde.

 

5 - Tem 99% de chance de você pegar temperaturas abaixo de 15ºC em Londres, Paris, Amsterdam e Berlin. Previsão do tempo:

Paris: http://www.accuweather.com/pt/fr/paris/623/may-weather/623?monyr=5/1/2017&lang=pt

Amsterdam: http://www.accuweather.com/pt/nl/amsterdam/249758/may-weather/249758?monyr=5/1/2017

Berlin: http://www.accuweather.com/pt/de/berlin/10178/may-weather/178087?monyr=5/1/2017

Roma: http://www.accuweather.com/pt/it/rome/213490/june-weather/213490?monyr=6/1/2017

 

6 - Não

 

7 - Eu não teria nenhuma

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
Oi Mariane, tudo bem?!

Só posso te ajudar no que se refere à Roma, pois por enquanto só conheço a Itália. Mas, como morei 3 meses lá, acho que dá para falar com propriedade hehehe.

Considerando que você tem 4 dias em Roma, acho que deve sim incluir o Vaticano em seu roteiro. Os 4 dias serão intensos, mas você conseguirá ver a maior parte das coisas. E o Vaticano é ali do lado! De metrô você chega super rápido!

 

Já Nápoles acho que pode ficar para uma próxima. Eu, particularmente, depois que entendi Nápoles e aprendi como e o que ver por lá, me apaixonei. Mas não é uma cidade que as pessoas amam de primeira. Ainda mais se estiverem na correria. Por isso, sugiro não fazer o bate-volta dessa vez. Você prejudicará seu roteiro em Roma e, provavelmente, não aproveitará tanto Nápoles também..

 

Qualquer outra coisa que eu possa ajudar no que se refere à Itália, é só falar! Espero ter ajudado!

 

 

Muito obrigada Misarcinelli pelas dicas!!!

Estou pesquisando ainda o que fazer nas cidades e muito provavelmente precisarei de mais ajuda. :oops:

Mas suas dicas já foram preciosas, estou desconsiderando Napoles, até mesmo porque será mais um gasto e a grana está curta.rs

A pessoa nunca viajou, aí quando vai quer ver e fazer tudo!rsrs ::putz::

Link para o comentário
  • Membros
1 - Você não vai precisar passar na imigração em Madri na ida, no máximo você passa pelo raio-x e uma conferência simples do passaporte. A Imigração será somente quando você desembarcar em Londres. E novamente quando você for para Paris de trem, chegue 1 hora antes na estação de trem lá em Londres, pois a imigração do Espaço Schengen é feita ainda em Londres, antes de você embarcar no trem.

 

2.1 - Sim, está apertado demais, você não vai conseguir aproveitar quase nada de Paris.

 

2.2 - Eu cortaria Bruxelas, é caro igual a Paris, mas tem muito menos coisas interessantes para você ver e fazer comparado a Paris.

 

2.3 - Bruxelas fica muito próximo de Paris e Amsterdam para um ônibus noturno, são menos de 4 horas de viagem, muito pouco tempo para você dormir no ônibus, você iria precisar pegar um hostel para dormir de qualquer jeito.

 

Direto de Paris até Amsterdam e de Barcelona até Madri são uns 7h30 de ônibus, mas até você pegar no sono, e as vezes que você vai acordar durante, na prática vão significar umas 5 ou 6 horas de sono, num banco de ônibus. Será que você vai conseguir dormir? Será que não chegar em Amsterdam sem ter pregado o olho, morta de sono, com dor de cabeça, mau humorada, etc?

 

Amsterdam até Berlin de ônibus são 11 horas de viagem, já é mais tempo para tentar dormir, mas corre o mesmo risco de não conseguir dormir e acabar perdendo o dia seguinte em Berlin devido ao cansaço.

 

3 - Keukenhof fica meio afastado e longe de Amsterdam, é um passeio que consome praticamente o dia inteiro entre o tempo de chegar lá, visitar o parque e voltar.

 

Heinnken Experience fecha tarde, fecha as 19:00 (entrada até as 17:30) de segunda a quinta e as 21:00(entrada até as 19:00) nos finais de semana, então você pode programar a visita a Heinekken Experience para o final da tarde, quando todo o restante das atrações turísticas já estão fechadas.

 

Se você pegar o ônibus para Berlin no dia 27 a noite, vai ser bem corrido, mas daria para fazer, só avalie que você já vai estar numa correria só, tendo dormido quase nada no ônibus vindo de Paris no dia 24, ai dia 25 e 26 serão dias bem corridos e agitados em Amsterdam, e no dia 27 você teria outra noite mal dormida no ônibus indo a Berlin. Você vai chegar em Berlin morta de cansaço, o que pode atrapalhar as coisas

 

4 - O Vaticano fica bem no centro de Roma, mesmo que não tenha intenção de visita-lo, você vai acabar passando na frente dele uma hora ou outra enquanto estiver passeando por Roma. Mesmo não sendo religioso, eu considero o Vaticano uma visita "obrigatória" em Roma, visitar a capela sistina + museu do vaticano + a basílica é um passeio que consome praticamente o dia todo.

 

É possível sim visitar Nápoles com bate-volta a partir de Roma nestes 4 dias, mas concordo com a misarcinelli, não é um local que costuma agradar a maioria das pessoas numa primeira viagem. Eu deixaria Nápoles em aberto, para você decidir lá na hora, se achar que em 3 dias você já viu tudo em Roma e estiver entediada, no último dia você acorda cedo, vai até a estação Termini e pega o trem regional até Nápoles e pega o trem regional de volta a Roma no final da tarde.

 

5 - Tem 99% de chance de você pegar temperaturas abaixo de 15ºC em Londres, Paris, Amsterdam e Berlin. Previsão do tempo:

Paris: http://www.accuweather.com/pt/fr/paris/623/may-weather/623?monyr=5/1/2017&lang=pt

Amsterdam: http://www.accuweather.com/pt/nl/amsterdam/249758/may-weather/249758?monyr=5/1/2017

Berlin: http://www.accuweather.com/pt/de/berlin/10178/may-weather/178087?monyr=5/1/2017

Roma: http://www.accuweather.com/pt/it/rome/213490/june-weather/213490?monyr=6/1/2017

 

6 - Não

 

7 - Eu não teria nenhuma

 

Adrianolb estou muito agradecida pelas suas dicas! Realmente estava apertado, e eu estive pesquisando as atrações turísticas de Paris e Bruxelas, e me interessei mais por Paris.

Resolvi seguir seu conselho e cortar Bruxelas, assim acrescento mais um dia em Paris e outro em Amsterdã. Como Paris não estava no meu primeiro roteiro, e o sonho de conhecer Amsterdã é maior do que Paris, vou deixar dessa forma, ainda está apertado, mas acho que para o principalzão dá. Certo?

 

Vou pesquisar ainda a questão do ônibus e outras formas de transporte, mas considerarei suas dicas com certeza!

 

E muito obrigada pelos sites sobre previsão do tempo!!! ::otemo::

 

O final de semana foi de muita pesquisa, mas ainda estou longe de terminar o roteiro, estou correndo contra o tempo, quero definir tudo até dia 15 de abril. E com certeza volterei aqui com mais duvidas, não me abandonem, por favor! hahaha

 

bjs

Link para o comentário
  • Membros

Você não compra nada pelo GoEuro, na verdade ele é só um buscador, que vai listar as opções mais baratas.

 

Quando você clicar em comprar, ele lhe redireciona para o site que está vendendo a passagem, e é neste momento que você tem que ter cuidado, por que ele pode lhe enviar para o site de uma agência de viagens ou site de revenda de passagens picareta, você compra as passagens destes picaretas e depois corre o risco de ficar a ver navios.

 

Ou ainda o site mostrar um preço, e quando você finalmente for confirmar a compra, na hora de digitar os dados do cartão de crédito o preço mudar e subir.

 

Este na verdade é o principal problema do GoEuro e similares, os preços anunciados geralmente não são os preços reais que você efetivamente vai pagar, pois os site de revenda anunciam um preço menor para atrair compradores, mas na hora de finalizar a compra, os sites de revenda de passagens quase sempre atualizam o preço, e ele quase sempre é maior, alem de incluírem várias taxas adicionais.

 

Então quando for comprar, tenha certeza que o goeuro ou similar lhe redirecione direto para o site da companhia aérea, ou então para o site de uma agência de viagens bem conhecida, e não um site obscuro que ninguém conhece.

 

Alem disto, evite cair na armadilha das low-cost, e na ilusão de que aquela passagem de 10 Euros realmente vai lhe custar só isto.

 

Primeiro tem o fato de os aeroportos geralmente ficarem longe do centro, em média você gasta no mínimo uns 5 Euros para ir até o aeroporto e o mesmo tanto para voltar, mas em algumas cidades o deslocamento até o aeroporto pode ser muito mais caro, custando 12 ou 15 Euros cada trecho.

 

Ai se a sua mala/mochila não couber na bagagem de mão, são outros 20 euros para despachar bagagem, ai tem mais 1 ou 2 Euros de taxa por pagar com cartão de crédito, etc... Ou seja, aquela passagem de 10 Euros na low-cost na verdade geralmente acaba lhe custando 50 Euros depois de somar todos os gastos.

 

Isto se você lembrar de fazer o check-in pela internet e imprimir o cartão de embarque, se esquecer de fazer isto, as low-cost vão lhe cobrar mais outros 50 Euros para imprimir o cartão desembarque lá no aeroporto.

 

Sem falar que não são só aquela 1 hora de voo, você tem que ir até o aeroporto, que é super distante, vai gastar praticamente 1 hora só para chegar no aeroporto, você tem chegar la no aeroporto 2 horas antes para despachar bagagem, fazer check-in quando não for low-cost, passar no raio-x, na revista, etc, ao chegar no destino, vai uma meia hora para desembarcar e esperar a bagagem despachada chegar, mais 1 hora para chegar no centro, etc...

 

Somando todo este tempo gasta, aquele voo de 1 hora lhe consume facilmente umas 5 ou 6 horas ou mais de tempo, praticamente o mesmo tempo que gastaria indo de trem ou ônibus, com muito menos burocracia e restrições.

 

Claro que tem deslocamentos onde não faz o menor sentido ir de trem ou ônibus, como por exemplo de Berlin para Roma ou de Roma para Barcelona, onde definitivamente ir de avião é melhor. Mas nos demais casos, tem avaliar muito bem se você não está comprando gato por lebre ao escolher ir de low-cost.

Link para o comentário
  • Membros

Só para exemplificar como as low-cost podem ser um pegadinha e lhe fazer achar que vai gastar muito menos do que realmente vai gastar:

 

Eu precisava comprar uma passagem de Bruxelas para Varsóvia esta semana, as passagens estavam custando 10 Euros numa low-cost. Mas eu vou precisar despachar bagagem, tive que pagar mais 15 Euros para despachar uma mala, mais 1 Euro de taxa por eu pagar com cartão de crédito, e o preço já ficou em 26 Euros.

 

O voo sai do aeroporto de Charleroi, longe pra caramba do centro de Bruxelas, vou gastar 14 Euros de ônibus para chegar no aeroporto. O aeroporto de Varsóvia é relativamente próximo do centro, mas voo vai chegar lá em Varsóvia as 23:00, um horário em que eu não vou conseguir pegar o metrô até o centro, vou ter que pegar um táxi, vão ser outros 15 Euros, mas poderiam ser 50 Euros de táxi caso fosse outra cidade.

 

Somando tudo, aquele voo de 10 Euros, na verdade vai me custar 55 Euros, ou seja 5 vezes mais caro. Mas mesmo assim ainda é muito melhor que ir de trem ou ônibus.

 

A volta da Polônia vai ser mais barato, pois vou ir até Berlin de ônibus saindo de Wroclaw, vão ser umas 5 horas de ônibus custando 19 Euros.

Link para o comentário
  • Membros

Adriano, essa parte das cias low-cost eu já tinha pesquisado um pouco, mas realmente eu não tinha tds esses detalhes.

Eu vou com uma mochila cargueira de 60 lt, nesse caso, teria que despachar?

Eu quero fazer os percursos de avião somente quando não tiver outro jeito mesmo. Como falei lá no início, sou mochileira de primeira viagem, e por eu nunca ter andado de avião, tenho receio das burocracias. Ainda mais se tratando de resolve-las em outro idioma, coisa que eu não domino.

 

De Londres para Paris vou de Eurostar ( paguei 44 £), e vou ficar perto da estação em Paris, podendo fazer o transfer estação x hostel de metrô. Agora de Paris para Amsterdã, eu vi que o trem está na faixa de 54 euros pela Thalys, ônibus noturno 29 pela Flix Bus, que eu estava considerando pegar para economizar na estadia, e os voos 35 euros, chegando em Amsterdã quase meia noite.

Então, considerando tempo de viagem x conforto x gastos x burocracias, eu acho que esse trajeto farei de trem.

 

É esse o raciocínio?

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...