Ir para conteúdo

Passagem de saída dos países do Tratado de Schengen


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Estou indo para a Europa daqui a alguns dias e como ainda não tenho planejamento de volta, comprei apenas a passagem de ida. A ideia é ficar alguns meses de mochilão e após isso ir estudar na Irlanda. Como na imigração eles podem pedir uma passagem de volta e a Irlanda não faz parte do acordo de Schengen, se eu apresentar na imigração uma passagem de qualquer país do tratado para Dublin por exemplo, eu poderia ter algum problema na imigração?

 

Já pesquisei sobre isso mas não encontrei um caso parecido com o meu.

Link para o comentário
  • Membros

A imigração na Europa geralmente só quer saber de uma coisa: Quando que você vai embora, pois brasileiros não são bem vindos lá se não tiverem planos bem claros de quando vão embora.

 

Apresentar uma passagem comprada e marcada para a Irlanda em teoria resolveria o problema da imigração no Espaço Schengen, mas só estaria transferindo o problema para a Irlanda, pois ao chegar na Irlanda, a imigração também vai querer ver uma passagem com você indo embora da Irlanda.

 

Mas ter passagens compradas e marcadas não é garantia de nada, o policial da imigração pode fazer algumas perguntas e querer saber o que você pretende fazer lá no Espaço Schengen, e se você não souber explicar muito bem o que vai fazer lá, ter uma passagem comprada para a Irlanda ou de volta para o Brasil não prova nada, o policial é livre para impedir a entrada de quem ele quiser, basta ele achar que a pessoa tem intenções de burlar a regra e que não está indo fazer turismo ou que apresenta potencial de ficar além do prazo.

 

Tem um outro detalhe, quanto tempo que você pretende ficar "estudando" na Irlanda? Para cursos com duração acima de 6 meses, únicos cursos que permitem que você trabalhe legalmente, é necessário pedir o visto de estudante aqui no Brasil antes de viajar, você não pode pedir ele lá na Irlanda.

Link para o comentário
  • Membros

Acredito que a única exigência que eu ainda não estou cumprindo é a passagem de volta do Brasil (ou para outro continente). Faço a imigração em Portugal, e pelo que entendi eles podem pedir reservas de hospedagem (já possuo uma carta convite), comprovante financeiro (também sem problemas nesse caso), seguro saúde (o meu cartão cobre 1 Mês, mas vou fazer um plano por mais tempo) e a tal passagem de volta (que pensei comprar uma para Irlanda).

 

Ainda estou pesquisando sobre os cursos lá na Irlanda, mas li alguns relatos que possindo um comprovante de matrícula em algum curso, no momento da imigração eles te permitem ficar lá até o final do curso, sem muitas burocracias como é o caso da Austrália, que exige um visto de estudante antes de entrar lá.

 

De qualquer maneira minha primeira preocupação é em relação à entrada na Europa, e tinha essa dúvida se comprando passagem para um país Europeu fora do tratado de Schengen, "minimizaria" qualquer problema nesse sentido.

 

De qualquer maneira, obrigado pelas informações.

Link para o comentário
  • Membros

As escolas sérias só costumam emitir comprovante de matricula se você pagar o valor integral ou ao menos uns 7 meses de curso antecipadamente.

 

O que você falou a respeito do curso se aplica a cursos de menos de 6 meses, se a intenção é ficar mais que 6 meses, não tem jeito, tem que pedir o visto antes de entrar na Irlanda, se não, você terá que deixar a Irlanda antes de vencer os 6 meses e ficar 6 meses fora antes de retornar.

 

A imigração é algo muito subjetivo, funciona literalmente assim: o policial olha para você, se ele gostar e for com a sua cara, ele pode só pedir para onde você vai, nem conferir nada, mas se ele não for com a sua cara, ou achar que você pode querer fazer algo errado, ele pode fazer trocentas perguntas, querer saber o que você faze lá, o que pretende visitar, etc, e se você não conseguir convencer o policial de que você realmente vai só fazer turismo, você pode ter uma tonelada de comprovantes que eles não servir para nada.

 

Mas se você realmente vai só fazer turismo, não pretende trabalhar para se sustentar lá, se não pretende ultrapassar os prazos de estadia permitidos, se tem uma ideia clara do que e conseguir explicar o que pretende fazer lá, se tiver as passagens e os demais comprovantes, em teoria deve ser suficiente para você passar nas imigrações.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Rafael,

 

Há alguns anos fui à Hungria com alguns familiares.

Meu irmão e a esposa dele resolveram fazer um bate-e-volta em Londres, pois tinham uma amiga morando lá.

O pessoal da imigração pediu as passagens de volta. Detalhe: não pediram só as passagens Londres-Budapeste. Quiseram ver as passagens de volta até o Brasil.

 

Então realmente é bom ficar atento!

 

Obs: Você falou em Irlanda, mas já que o título é mais abrangente ("saída dos países do tratado de Schengen"), achei interessante contar esse exemplo.

Boa viagem!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...