Ir para conteúdo

Nordeste do Brasil de carro - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Show Luis, cada vez que leio os relatos das viagens me dá mais vontade de chutar tudo colocar o óculos escuro entrar no carro e conhecer cada um destes "imperdíveis" ... aproveito e encaminho meu roteiro para umas dicas de tempo de hospedagem em cada um (Aceito qualquer sugestão) .. como foi esta parada de mandar o carro pela transportadora ? valia mais a pena ?? pode detalhar isto ?

 

[ ] ´s

Marcelo

 

Roteiro:

Dia 04/10 - Rio (07:00) => Guarapari (12:00) +- 474km

Dia 06/10 - Guarapari (08:00) => Cumuruxatiba (16:00) +- 567km

Dia 09/10 - cumuruxatiba (09:00) => Itacaré (16:00) +- 488km

Dia 12/10 - Itacaré (09:00) => Salvador (15:00) +- 417km (indo por itaparica -Ferry Boat)

Dia 15/10 - Salvador (12:00) => Ilhéus (18:00) +- 385km (indo por itaparica - Ferry Boat)

Dia 16/10 - Ilhéus (08:00) => P.Seguro (12:00) +- 301km

Dia 20/10 - P.Seguro (09:00) => Itaúnas (13:00) +- 368km

Dia 22/10 - Itaúnas (08:00) => Grussaí (15:00) +- 564km

Dia 24/10 - Grussaí (09:00) => Rio (13:00) +- 318 km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marcelo,

 

Eu fiz a minha viagem me hospedando em 8 cidades em 16 dias. Foi um pouco corrido. Mas para o bom paulista que sou, ficar muito tempo numa calmaria e sem novidade me deixa estressado.

 

A vantagem de despachar o carro é que você vai fazer deslocamentos mais curtos. No meu caso foi muito tranquilo pois o menor preço foi de uma transportadora grande que tinha pátio em Salvador e SP. ( www.transtana.com.br )

 

A desvantagem poderá ser: o custo; o fato de você chegar antes do carro e ficar sem ele no Rio; e o cuidado com a bagagem, pois você vai de carro mas volta trazendo a bagagem no avião ( eles não dão cobertura para objetos deixados dentro do veiculo, mas no meu caso eu deixei uma cx de ferramentas com lanternas e outras coisas mais no carro e não tive problemas )

 

No seu roteiro as alternâncias de cidades na ida e na volta estão legais, mas eu faria algumas alterações e vou aproveitar para dar algumas opiniões que podem ser bastante pessoais:

 

Guarapari para mim lembra muito o Guarujá. Cidade de veraneio, cheia de prédios que escondem o sol da praia e que fica deserta nesta época do ano. Praia com natureza eu só conheci uma no extremo norte da cidade, mas eu não sou o melhor guia do lugar.

 

Vitória eu achei uma capital bacana, parecida com o Rio. Tem um visual legal subindo no morro do convento ou o morro do moreno, em Vila Velha.

 

daqui a Cumú acredito que está perfeito.

 

de Cumú a Itacaré você vai ter que passar por dentro de Ilhéus. Não faz sentido não parar na ida e passar na volta. Eu não conheci Ilhéus, fui direto para Itacaré e de lá tb conheci a Península de Maraú.

 

de Itacaré a Salvador ta bom tb. Se tiver tempo conheça tb o litoral norte da BA, são mais uns 200km até Mangue Seco com a Praia do Forte no caminho.

 

de Salvador ao invés de ir para Ilhéus eu sugeriria Morro de São Paulo, que não está no seu roteiro e está nos meus Imperdíveis!!!

 

daqui a P. Seguro ta legal. Não sei as suas intenções, mas P. Seguro é praia de molecada em viagem de formatura. Para mim o que vale é o lado histórico que a cidade tem. Neste pólo turístico eu me hospedaria em Arraial.

 

de P. Seguro a Itaunas está ótimo tb. E depois Grussaí eu não conheço.

 

Uma dica muito importante que eu dou tb é o Guia de Praias da 4 rodas. Lá você tem a característica de cada praia de cada cidade.

 

Boa sorte. Se tiver mais dúvidas pode mandar.

 

Obs. estou planejando a minha para Novembro, de Salvador a Natal, despachando o carro na ida e na volta ( valeria mais alugar um carro, se eu não fosse viciado num 4x4 )

 

[]'s Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Maneiríssimo Luiz;

 

Na verdade eu conheço grande parte das "grande capitais", mas minha esposa não conhece nada deste imenso litoral do "ES" e "BA". portanto quanto a Guarapari, fiz a opção por ser um "grande centro" e para ela não tomar um "choque de cara", tipo lugares sem shopping etc. rsrsrsrs. Vitória é grande demais e eu poderia falir antes de começar a viagem.

 

Na verdade de Cumú até Ilhéus, realmente não pretendo parar em Ilhéus, devo dar uma passeada de carro mesmo, se estiver com tempo na ida, e na volta é só para pernoite, mas gostei muito da sua idéia de Morro de São Paulo, como é o acesso até lá ? sempre leio sobre pessoas que vão de barco partindo de Salvador. De carro como faço ? alguma dica de pousada ou praias "imperdíveis" ? Depois é tranquilo de seguir para P.Seguro ?

 

Em Salvador quero conhecer o centro histórico e ir um dia a Costa do Sauípe, você sabe se paga alguma taxa para passar o dia lá ?

 

Porto Seguro tb conheço e sei como é o esquema da molecada, principalmente nesta época do ano (semana do saco-cheio) mas organizei o roteiro para chegar na segunda-feira após esta semana. Tomara que esteja tranquilo, estou pensando em tirar um dia e ir a "Praia do Espelho" saindo de Trancoso, sempre lí que o lugar é um paraiso, alguma dica ?

 

P. Seguro >> Itaúnas, você sabe em qual cidade entro vindo da BA ou tenho que seguir em direção a Concenição da Barra ?

 

Grussaí, é um lugar bem tranquilo perto e Campos, vou mesmo porque já conhceço e lá tem um dos melhores SESC´s do Brasil (Sesc Mineiro de Grussaí) se você tiver a oportunidade de conhecer, não vai se arrepender, é uma cidade de tão grande !!!

 

Quanto ao GUIA 4 RODAS, já o comprei tb, parece ter dicas muito boas, mas dicas de quem acabou de chegar, creio eu que são muito melhores ....

 

Este forum foi um achado para mim. Estava meio em dúvida, e depois que comecei a ler, ví que provavelmente esta vai ser minha melhor viagem. Estou na fase do medo (rsrsrrs) medo do carro quebrar, medo de me perder na estrada, mas como já lí por aqui, isto é comum e depois passa, tomara !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Silaratur...vou atravessar o Luis....rssss

 

Par ir a Morro de S.Paulo, vá até a cidade de Valença...deixe o carro em dos estacionamentos ou em alguma pousada e pegue a balsa para lá...Vale ficar alguns dias lá...tem muita praia linda!!!

 

De Valença são uns 500 kms até Portoo Seguro....

 

Se Vc pretende sair de Salvador p/ ir a Costa do Sauípe, vale a pena conhecer antes a Praia do Forte, Arembepe e se quiser esticar um pouco mais, Mangue Seco!

Não sei se pode entrar no complexo do Sauípe....

 

Porto Seguro é só balada mesmo....vale mais a pena Arraial, Trancoso e Espelho e Curuípe que são as mais bonitas e tranquilas da região (acesso por Trancoso)

 

Saido do estado da Bahia, vc andará uns 10, 20 kms e já verá nas placas o acesso para Conceição da Barra....

Para ir p/Itaúnas direto (sem passar em Conceição) tem uma estradinha de terra logo depois da divisa (uns 200, 300 metros), mas é sem sinalização alguma e não recomendo para quem não conhece lá....

 

O Medo desse tipo de viagem é "gostoso" ...e faz parte!!! em 99,9999% das vezes é beeeeem sossegado (palavra de quem já foi 12 vezes para o Nordeste de carro saindo de S.Paulo!!!) rssss

 

Abraços

Luckylu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu LuckLu, mais uma vez.

 

Todos falam muito bem de Morro de S.Paulo, acho que vou acabar incluindo no meu roteiro, vai depender muito das condições do tempo, se tiver um sol radiante, acho que não vou resistir em conhecer mais um paraíso baiano;

 

Em todas as revistas citam sobre arembepe, sobre uma aldeia hippie, o lugar é bonito ? estava pensando em conhecer a Costa do Sauípe hospedado em Salvador mesmo, passeio de um dia, mas se for o caso, posso ver opções de hospedagem próximo a Mangue-Seco, tenho medo de esticar muito o roteiro e perder alguns lugares legais.

 

Curuípe e Espelho, parecem nas revistas paradisíacas, são mesmo? em Porto Seguro e fácil fechar saida para lá com as operadoras ? ou é melhor ir de carro para Trancoso e de lá procurar saída ?

 

Obrigado pela dica de Itaúnas, tinha visto no Mapa esta "tal estradinha" mas estava meio receoso em arriscar. Fechado vou em direção a Conceição da Barra.

 

Imagine se você que já foi 12 vezes, ainda sente aquele "medo", Lembre da sua primeira viagem e multiplique isso por 5... hauhauhaua, valeu pelas dicas de sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Silaratur....Arembepe é linda....mais do que Sauípe! Mas é bem vazia...tranquila mesmo!!!

 

Curuípe e Espelho vale a pena ir com o próprio carro (a estrada é de terra, mas qquer carro (excteo se tiver rolado uma chuva boa) passa....

 

E Morro com sol é imbatível mesmo...

Abç

Luckylu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Silaratur,

 

Confirmando, Morro de SP via Valencia com carro em estacionamento. Chegando lá você vai ser cercado pelos "guias" que detêm as informações dos Barcos. Quanto menos você contar com eles ( estacionamento, carregar as malas ), menos você vai ter que pagar. Já na ilha vale pagar uns 5 ou 10 conto para carregar as malas ladeira a cima e eles mesmos te orientam com dicas de pousadas dentro da sua expectativa de preço. Eu fiquei em uma muito boa, virada para o canal e com um belo pôr do sol ( não lembro do nome, mas lembro que tem uma propaganda do pão de queijo na porta ).

 

Espelho tb confirmo ir de carro se não estiver chovendo. Dica, cerveja ou coco gelado e peixe na chapa no Restaurante do Baiano www.pousadadobaiano.com

 

Itaunas é mais certo ir por Conceição. Se fosse o caminho inverso até daria para ir pela outra estrada com um mapinha e dica dos moradores.

 

[]'s Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...