Ir para conteúdo

Já perdemos a batalha para salvar o Amazonas?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Rogerio,id="navy">

 

 

estou monitorando a degradação das florestas na Amazônia, o ciclo das chuvas e a mudança na alta e baixa das águas.

 

Em Abril vou estar lá novamente, subindo o rio Madeira indo até Manaus e depois até Boa Vista.

 

Vamos ver este ano como se comportam o clima e as chuvas.

Vejo cada vez mais pessoas preocupadas. Graças a Deus. Porque o Amazonas é nosso! o problema é nosso!

 

Não vamos culpar como o nosso presidente os Estados Unidos e o tratado de Kyoto ainda não ratificado por eles, isso é demagogia, significa fugir da nossa responsabilidade tentando tapar os olhos de nos Brasileiros em frente da realidade.

Dieter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Todos,

Depois de conhecer, praticamente todo o território nacional, resolvi conhecer o Norte, claro a Floresta Amazônica, a maior atração do Brasil.

Para tal resolvi ir de carro de Brasília até Belém, viajei durante praticamente 2 dias e quase 2.200 kms, e não vi um pedacinho sequer de Floresta, tudo bem, talvez não existisse floresta ali(!!!!!?), talvez aquelas madeireiras, estão industrializando eucaliptos, pinus de alguns reflorestamentos da região, talvez aquele gado todo estão pastando em terras que nunca teve árvore, talvez.......

 

Como não conheci a tão esperada Floresta Amazônica, resolvi semana passada ir até Boa Vista-RR, claro de avião, como era noite, sabe como é, vôo noturno mais barato, não deu para ver lá de cima a tão esperada Maravilha, mas tudo bem, chegarei em Boa Vista e pegarei um ônibus e enfim, conheceria a tão esperada floresta. Ledo engano, depois de andar praticamente 400 Kms, somente vendo gado, fazendas, destruições , fiquei alarmado, será que dessa vez perderei a viagem, de novo não....., mas o que me salvou foi uma reserva indígena no caminho, onde pude contemplar a magnitude da floresta, mas a alegria durou somente cento e poucos kms, passado a reserva tudo voltou ao normal, ....

 

Acho o seguinte: O homem está brincando com a natureza, as respostas estão vindo aos poucos, seca e desertos no RS, chuvas torrenciais no Nordeste, ........, mas infelizmente acho que a vontade dos poderosos subrepoem às nossas, portanto, o fim da Floresta está próxima, talvez mais uns 50 anos, isso se chegarmos até lá!

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marioluc,id="navy">

 

 

você tem razão, só vendo com os próprios olhos alguém pode dizer como esta a situação da Amazônia.

Coma já falei, não precisamos ser cientistas. Basta abrir os olhos!

 

A Amazônia esta doente muito doente. Em muitos lugares pode-se ver a doença tomar conta como um câncer desta maravilha gigante do nosso mundo. O Eco-sistema é tão fraco, com cada árvore grande que cai a volta dela começa morrer todo, os pássaros e animais vão embora. È como uma fila de pedras de dominó a primeira cai e começa cair todo.

 

Começou a agonia deste gigante. Deus nos ajuda e o Brasil, que ele não entra em coma.

Abraço Dieter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dieter,

 

Nos anos 70, era adolescente, claro, também não sou tão velho assim, e lia através da VEJA, reportagem sobre a pesca de dourado, em Coxim, no mato grosso, depois de esperar por 25 anos, ei que vou lá conhecer o rio e pescar(em 1995), vc não vai acreditar, o único peixe que comi era de tanque.... o rio estava sem peixes..........., então, onde o bicho homem coloca a mão é devastação na certa, é o grande problema da cultura e educação, mas qual país que educa seu povo para respeitar a natureza? infelizmente nenhum, que eu saiba.

 

Nesta viagem de Boa vista a Manaus, conheci 2 indivíduos que trabalham para o Ibama, fazem "picada" na mata, para demarcação de uma reserva indígena na divisa com a venezuela, eles dizem que na mata intocada, até os animais são mais mansos do que em regiões onde o bicho homem está "colonizando".

 

É uma pena, tenho dó e de nossos descendentes!

Valeu Dieter..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Todos,

 

Acho que agora vão acabar de vêz com a floresta, vejam:

 

http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2665826&sub=Economia

 

Eles sempre vem com essa história ou estória que dessa vêz a coisa vai ser diferente, mas no final vão destruir tudo, infelizmente, e o pior não podemos fazer nada!

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Mário

 

realmente a coisa está piorando dia após dia. Plantar eucalipto na Amazônia para assentar mais famílias.

 

Todos sabem que uma parte das chuvas na Amazônia é gerada pela própria floresta original. Todas as tardes esta chovendo e a floresta com suas copas das arvores grandes, suas plantas a media altura, como bromélias, trepadeiras, palmeiras e no final o chão com a sua camada de 15 a 20 cm de folhas e plantas apodrecendo sugam e guardam esta chuva como uma esponja. No outro dia o sol quente faz que a água evapore e forma nuvens. À tarde estas nuvens estão carregadas de água e chove de novo.

 

Com eucaliptos a chuva vai cair e desaparecer no solo sem proteção. O resto é simples, vai chover menos, os rios vão desaparecer primeiro os riachos e depois também os maiores. Tal como vi em novembro ultimo subindo o rio Madeira, afluentes dele sem água nenhuma.

Onde está a nossa ministra do Meio Ambiente? Mas o que ela pode fazer? Quem manda são os políticos demagogos, que pensam só em eles e até as próximas eleições.

 

Dieter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Initiativa da Greenpeace p/salvar o Amazonas id="navy">

 

Olá,

tomei conhecimento da iniciativa do Greenpeace.

Não podemos fazer muito, mas o pouco é melhor do que nada.

Entram na site do greanpeace e mandem o vosso e-mail para o nosso presidente e a Ministra do Meio Ambiente. http://www.greenpeace.org.br/amazonia/proteste/

Eu mandei!

Dieter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Já perdemos a batalha para salvar o Amazonas (?)!

Estou tirando a ? e colocando !

 

Olá mochileiros, amigos e ambientalistas,

Já fiz 2 viagens pela Amazônia, uma de oeste para o leste e uma do sul para o norte.

 

Agora na ultima viagem para as 3 Guayanas passei de novo pelo sul para o norte. Infelizmente tenho de confirmar o que falei. Acho que estamos perdendo a batalha e feio.

Conheci a situação até Boa Vista, e escrevi no relato acima sobre o que vi e senti. Não vou tirar nada do que foi escrito.

 

1. A situação entre Boa Vista e Bonfim na fronteira com a Guayana.

 

O que vi é um crime inacreditável cometido pelos fazendeiros neste trecho. Pode-se ver que existiam florestas e matas baixas, pois existem ainda pequenas ilhas de mata e florestas. O desmatamento foi total.

O solo é fraco, as pastagens fracas e secas. O ar quente e seco, muita poeira. Chegando à fronteira e passando o rio Tacutu começam as florestas intactas da Guayana.

 

2. Solo frágil também nas 3 Guayanas.

 

O que tinha visto na parte brasileira, continua nas 3 Guayanas bem que estes não fazem parte da bacia Amazônica, mas apresentam as mesmas condições. Tirando a floresta o solo é muito frágil. Às vezes uma camada fina de terra vermelha, às vezes logo areia branca.

Vi que às vezes desmatadas só pequenas áreas, mas o sol castigando o solo, com exceção de poucas plantas nada cresce. Qualquer semente que cai nesta área é queimada pelo sol. Portanto áreas desmatadas sozinho não se recuperam mais. Se a área desmatada é grande, começa afetar a área não desmatada a volta e todo entra em desequilíbrio.

Felizmente nos 3 Guayanas a ocupação e tirada das florestas originais restringe-se a poucas áreas mais perto da costa. Aqui os rios na cheia invadem a terra e este é muito fértil.

 

3. Desmatamento no Acre e plantação de eucaliptos.

 

No norte de Acre o mesmo efeito referente às áreas desmatadas, mas ainda muita floresta em estado original.

No sul do Acre nas grandes áreas desmatadas com este solo frágil, plantou-se eucalipto e às vezes pinheiros. Credito que estas áreas antes já eram pastagens. E com certeza para plantar eucalipto até foram pagas subsídios e estas plantações são relativamente recentes.

Os eucaliptos são normalmente plantados com uma distancia de 1 metro à volta entre elas, para assim crescer rápido e ficando com tronco reto. Aqui no Sul, por exemplo, São Paulo as copas das arvores ocupam logo o seu espaço e cada arvore tenta rápido crescer vencendo a arvore ao lado. Aqui no Acre não, as arvores são raquíticos e nem ocupam o espaço dado à volta delas, muitas até secas. Os pinheiros pior ainda, fracos, secos, muitos mortos.

Portanto nem o eucalipto consegue sobreviver neste solo, sem cobertura onde a água desaparece na areia. Antes de continuar plantar eucalipto devia-se estudar se é mesmo viável.

 

4. Plantações de eucalipto no Pará.

 

Sei que a Vale Do Rio Doce e outras siderúrgicas precisam carvão vegetal para fabricar ferro gusa. Portanto de lá acima dos governos estaduais e do lobby das siderúrgicas vem a corrida atrás de carvão vegetal.

Estragam a nossa Amazônia para fabricar ferro gusa e para assim aumentar as exportações. Ferro gusa que outros países não estão produzindo para não estragar o meio ambiente deles.

E de aqui se compreende também a confirmação de aumentar a plantação de eucalipto nas áreas degradadas do Amazônia em geral. O problema é, planta-se eucalipto, mas ninguém definiu ainda o que são áreas degradadas.

 

Resumo:

 

Com todos os fatos do meu relatório inicial, esta certo, que com a rapidez que em todas as frentes da Amazônia acontecem estas mudanças, a Amazônia vai virar cerrado ou deserto. Com grandes alterações dos fluxos dos rios e da quantidade das águas nas cheias e nas baixas. O que vi e senti, o quadro é irreversível. Vamos nos preparar para más noticias nos próximos anos.

Bem que isso só se junta ao desaparecimento da camada de ozônio, ao degelo nos Pólos Ártico e Antártico e ao aquecimento global da terra com o aumento dos mares e o desaparecimento das terras baixas.

 

splimaamazonasbelemsp1146vy.jpg

Saindo de Belém para o Sul, um susto, não tinha mais floresta, foi todo. Ficaram só madeireiras abandonadas e fumaça de fornos para fazer carvão com o que restou das florestas. A triste paisagem de pastagens com o resto das arvores queimadas saindo do solo.

 

splimaamazonasbelemsp0558fw.jpg

Desmatando a floresta original até a beira do rio, deixa os margens sem a proteção dos raízes e a correnteza do rio tira a terra abaixo da margem, até este cai.

Desta maneira o rio fica mais largo, com menos profundidade e aumentam os bancos de areia, dificultando a navegação na época das águas baixas.

 

splimaamazonasbelemsp10114oq.jpg

Desmatando a floresta original até a beira do rio, deixa os margens sem a proteção dos raízes e a correnteza do rio tira a terra abaixo da margem, até este cai.

Desta maneira o rio fica mais largo, com menos profundidade e aumentam os bancos de areia, dificultando a navegação na época das águas baixas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Dieter,

 

Que bom vc de volta!!

 

Concordo plenamente contigo, estive em rondônia e Acre, na semana santa,e ratifico o que vc postou, estão realmente acabando com a floresta, é uma pena!!!!!

No acre, por exemplo, fui de Rio Branco até Assis Brasil(divisa com Bolívia/Peru), só vi floresta densa, nos paises vizinhos.

 

Mas acho que esses paises já estão desMATANDO suas florestas, vi no Peru uma madeireira a pleno vapor......rsrsrsrsrsrsrs, bem na divisa com o Brasil.

Mário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...