Ir para conteúdo

Cidadania Portuguesa - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Respostas 110
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

E ae rapaziada, sei que vocês devem estar cansados dessas consultas gratuitas, mas lá vai..

To indo pra Londres e descobri que talvez eu tenha direito a cidadania portuguesa (oq me ajudaria muito)

MEU CASO É O SEGUINTE:

 

Os meu dois bisávos (por parte de mãe) são portugueses nascidos em Portugal, minha vó ainda é viva e tem todos os documentos dos pais dela, conversei com minha mãe e ela quer tirar a cidadania pra ela tb.

Como é o procedimento? Eu tenho direito? minha avó depois minha mãe tem que tirar primeiro ou podemos fazer tudo junto?

 

Agradeço ai a galera que tiver paciencia pra responder, e tb aos que não vão responder mais leram até aqui!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Thiago, entra em contato com o consulado português da sua região. Acho que você só teria direito se fosse menor de idade. Sendo menor de idade, sua mãe tiraria a cidadania como neta e vc como seu filho, menor. Maior de idade não tem direito, só se mudaram as regras novamente...

 

Abraço

Link para o comentário
  • Membros

:) obrigada :)ola pessoal, se alguem puder responder e tirar essa duvida q tenho

minha filha tem 2 anos é portuguesa e o pai dela tbem é portugues,vivemos juntos a quase 3anos, gostaria de saber se eu tenho direito nanacionalidade portuguesa atraves de um ou de outro, tenho titul de residencia em portugal apenas. sou brasileira e estou com muitasduvidas sobre isso.

por fvor se puderem respondam me

Link para o comentário
  • Membros

oi ,a cidadania Portuguesa só é passada para o descendente direto,no caso de avós tem q ser passada para o seu pai ou mãe, que é o descendete e depois para você,è obrigado a fazer do seu pai ou mãe (o q é descendente)e só depois para vc,são 2 processos, isso se os avós não se naturalizaram brasileiros,caso se naturalizaram não dá..

entra no site

http://www.consuladoportugalsp.org.br/,lá tá tudo explicado,detalhe eles não recebem as pessoas,é tudo via net,correio e telefone,são insuportavelmente chatos,mas ve no site ou liga que vc terá melhores informaçoes Boa sorte,e se tiver mudado algo me avisa táa

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

Estou numa situação muito estranha. Meu pai é neto de portugueses e conseguiu sua cidadania por naturalização. Por consequência, não pode transmití-la à mim pois sou maior de 18 anos.

Porém, minha mãe está solicitando a sua naturalização por AQUISIÇÃO pois agora, como meu pai já é português, ela pode solicitar pois já são casado a quase 40 anos.

A minha dúvida é: Sei que não posso pedir a minha cidadania pelo meu pai pois ele foi naturalizado. Tendo minha mãe adquirido a cidadania dela por AQUISIÇÃOe não por NATURALIZAÇÃO, posso dar entrada no requerimento usando os documentos que ela vai receber? Afinal de contas, ela não é neta nem foi naturalizada pois ela será portuguesa por ser casada com um português naturalizado.

 

Alguém sabe me dizer se isto é possível?

Grato

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

É rapaziada eu também to nesse meio de tirar cidadania portuguesa. Tô até um pouco calejado nisso de tanto que dificultam.

 

O que você deve fazer é o seguinte. Como seu avô é falecido deverá ter:

 

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO PORTUGUÊS

CERTIDÃO DE CASAMENTO (CASO TENHA SE CASADO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA MULHER)

CERTIDÃO DE ÓBITO

 

Todos esses documentos do português deverá ser transcrito a Portugal, deverá antes se tirar vias nos cartórios respectivos onde estão arquivadas no prazo máximo de 180 dias

 

E seus documentos necessários são:

 

CERTIDÃO DE NASCIMENTO TRANSCRITA AO ITAMARATY NO RIO DE JANEIRO (180 dias)

CÓPIDA DA CARTEIRA DE INDENTIDADE E FOTOS 3X4

 

===============================================================

 

É uma dificuldade absurda, fora o preço das transcrições.

Qualquer dúvida me adicione no MSN. coelhops@hotmail.com

 

Abraços

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Carlos Braga,

 

Estou na mesma situacao de vc... Meus avos maternos sao portuguses, mas minha mae nao solicitou cidadania...

 

Neste ano ela faleceu e agora tudo ficou mais dificl...

 

Fui ao consulado e eles me disseram o seguinte...

 

1º vc deve pegar a certidao de nascimento do seus avos registradas em cartorio porugues... ou seja comprovvar...

2º vc tem que pegar a certidao de nascimento de seus pais e dar entrada na cidadania pra eles...

3º vc munido dos documentos e sua certidado de nascimento da entrada no processo pra vc conseguir a sua dupla cidadania...

 

da ultima vez que eu procurei o consulado tudo isso sairia por 900 euros... pois o governo portugues é muito "burrocratico"... tudo tem que ser lavrado em portugal... e reconhecido em cartorio portugues...

 

[]s e boa sorte pois vc vai precisar...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi

 

a última msg foi há um tempo e gostaria de saber se hoje está tranquilo entrar na Europa por Lisboa ?

 

Vou ficar apenas 3 dias em Lisboa quando seguirei viagem para Madri onde realizarei um estágio lá, por 3 semanas. Com o que devo me preocupar na hora da chegada em Lisboa? O que preciso fazer para diminuir as chances de ser barrado? o que levar? O que compravar??

 

Abços

 

 

Cochi

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...