Ir para conteúdo
BragaRio

Cidadania Portuguesa - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

BragaRio    0

Ola amigos Mochileiros,

Por Favor, alguém pode me informar como faço pra saber se sendo neto de Portugueses ja falecidos posso tentar a dupla cidadania,meu pai infelizmente também ja faleceu,estou perdido,pois tenho convite pra visitar o País em janeiro,mas não sei como proceder,nem mesmo o que devo pagar,se faço isto numa agência,se existe alguma lei que possa me ajudar, qto devo levar de dinheiro(pois soube que tem um mínimo em dólar pra ter de 2000),etc....Agradeço mto as informações .

Grato desde ja.

Carlos Braga (até meu sobrenome é Portugues...rs)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ogum777    0

braga,

comece olhando infos em sites da embaixada e de consulados portugueses. há todos esses dados lá. dá uma procurada no google pelos consulados em são paulo e rio de janeiro. os custs tb estão lá.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JÁ ESTIVE NA TERRA DO CABRAL, NÃO PAGUEI NADA PARA ENTRAR NO PAÍS, SE TU TEM PASSAPORTE TUDO EM DIA, UM CARTÃO DE BANCO DO BANCO DO BRASIL QUE SEJA E UNS 500 EUROS JÁ TA TRANQUILO PRA ENTRAR NO PAIS, ELES TÃO COMPLICANDO DEVIDO A UE ESTAR RECEBENDO MUITA GENTE QUE ENTRA E NÃO SAI MAIS, MAS SE TU VAI COM POUCA BAGAGEM E TEM EMPREGO FIXO NO BRASIL VAI TRANQUILO QUE TU ENTRA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
DaniloSL    0

Pelo que li nas comunidades do orkut e nos sites dos consulados de Portugal, se seu pai é portugues vc pode sim requerer a nacionalidade dele, apresentando a certidao de obtido. Caso negativo, infelizmente nao tem saída, ja que como seu avô era portugues, seu pai deveria ter pedido a cidadania dele antes de falecer, e apos isso, vc requeriria.

 

Caso vc va a Portugal para morar e trabalhar, é dificil conseguir o visto. Agora pra visitar, eu sugiro que leve no minimo 1500 euros em especie e uns cartooes de creditos internacionais. Seja educado na alfandega e policia, diga Bom dia, por favor, com licenca e essas palavrinhas magicas que nao temos o costume de fala-las no dia a dia. Responda so o que eles te perguntarem, nada de gracinhas ou suposicoes ou invencoes, blz? Sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Salci Fufu    0

Bom, acho que o melhor a se fazer é, como o ogun falou, dar uma procurada nos sites do consulado português no Brasil, entrar em contato via e-mail em caso de dúvida, etc.

 

O que sei a respeito do processo é que, você tendo avós portugueses deveria pedir para seu pai ou sua mãe (o descendente de portugueses no caso) a cidadania e, então pedir a sua. Mas como seu pai já morreu não sei o que você tem que fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
brpegas    0

Braga, acredito que ja tenha solucionado mas mesmo massim.

tenho quase certeza que nao tem problema nenhum vc tirar a cidadania. Tirei a minha a pouco tempo e precisei ir apenas uma vez no consulado. Estão fazendo tudo pela internete e correio. Se você pagar um pouco a mais eles ja emitem a sua certidão de nacimento diretamente de portugal o que agiliza o processo em muito. O site é http://www.consuladoportugalsp.org.br/

entra la que ta muito organizado.

 

falou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
carolaw    0

Oi pessoal, estou de passagem comprada para o Porto, vou em abril e comecei a ficar preocupada com o que andei lendo por aqui. Vou mesmo somente de férias, mas vou ficar na primeira semana na casa de uma amiga portuguesa. Estou começando a ficar com medo de não me deixarem entrar...vou sozinha e tenho no passaporte apenas carimbos da Argentina...Estava pensando em pedir a carta convite para minha amiga, mas li aqui que é melhor eu nem mencionar que tenho uma amiga lá pois já vão achar que eu vou ficar por tempo indeterminado e ilegal na casa dela. Estou confusa! Gostaria que alguém que já foi e entrou por Portugal pudesse me ajudar, me dizendo se realmente está difícil assim entrar lá. Todos os tópicos sobre isso são de 2 anos atrás e eu gostaria de informações mais atuais. Muuuuito obrigada a quem puder ajudar estou mesmo preocupada. Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mike Weiss    0

venha com hotel reservado... pode ser tranquilo, como podem te fazer diversas perguntas. vista-se discretamente... carimbo da argentina nao é problema!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, estou com muitas dúvidas sobre esse assunto, quanto mais eu leio, mas confuso fica... :? HELPPPP!!!! Alguém pode me ajudar?? É o seguinte: estou querendo saber se meu pai (que é neto de português) pode pedir a nacionalidade portuguesa. Seus avós já são falecidos e sua mãe não pediu a nacionalidade portuguesa. Como fazer? Minha avó terá que pedir 1°? Se ela puder, como deve fazer? E depois meu pai, como vai fazer? And... Eu? Também posso pedir? :wink: Agradeço muito se alguém puder me socorrer! Vlw, henriqueslis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
thiagocara    0

E ae rapaziada, sei que vocês devem estar cansados dessas consultas gratuitas, mas lá vai..

To indo pra Londres e descobri que talvez eu tenha direito a cidadania portuguesa (oq me ajudaria muito)

MEU CASO É O SEGUINTE:

 

Os meu dois bisávos (por parte de mãe) são portugueses nascidos em Portugal, minha vó ainda é viva e tem todos os documentos dos pais dela, conversei com minha mãe e ela quer tirar a cidadania pra ela tb.

Como é o procedimento? Eu tenho direito? minha avó depois minha mãe tem que tirar primeiro ou podemos fazer tudo junto?

 

Agradeço ai a galera que tiver paciencia pra responder, e tb aos que não vão responder mais leram até aqui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
leocaetano    0

Thiago, entra em contato com o consulado português da sua região. Acho que você só teria direito se fosse menor de idade. Sendo menor de idade, sua mãe tiraria a cidadania como neta e vc como seu filho, menor. Maior de idade não tem direito, só se mudaram as regras novamente...

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:) obrigada :)ola pessoal, se alguem puder responder e tirar essa duvida q tenho

minha filha tem 2 anos é portuguesa e o pai dela tbem é portugues,vivemos juntos a quase 3anos, gostaria de saber se eu tenho direito nanacionalidade portuguesa atraves de um ou de outro, tenho titul de residencia em portugal apenas. sou brasileira e estou com muitasduvidas sobre isso.

por fvor se puderem respondam me

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cricamara    0

oi ,a cidadania Portuguesa só é passada para o descendente direto,no caso de avós tem q ser passada para o seu pai ou mãe, que é o descendete e depois para você,è obrigado a fazer do seu pai ou mãe (o q é descendente)e só depois para vc,são 2 processos, isso se os avós não se naturalizaram brasileiros,caso se naturalizaram não dá..

entra no site

http://www.consuladoportugalsp.org.br/,lá tá tudo explicado,detalhe eles não recebem as pessoas,é tudo via net,correio e telefone,são insuportavelmente chatos,mas ve no site ou liga que vc terá melhores informaçoes Boa sorte,e se tiver mudado algo me avisa táa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nascalex    0

Pessoal,

Estou numa situação muito estranha. Meu pai é neto de portugueses e conseguiu sua cidadania por naturalização. Por consequência, não pode transmití-la à mim pois sou maior de 18 anos.

Porém, minha mãe está solicitando a sua naturalização por AQUISIÇÃO pois agora, como meu pai já é português, ela pode solicitar pois já são casado a quase 40 anos.

A minha dúvida é: Sei que não posso pedir a minha cidadania pelo meu pai pois ele foi naturalizado. Tendo minha mãe adquirido a cidadania dela por AQUISIÇÃOe não por NATURALIZAÇÃO, posso dar entrada no requerimento usando os documentos que ela vai receber? Afinal de contas, ela não é neta nem foi naturalizada pois ela será portuguesa por ser casada com um português naturalizado.

 

Alguém sabe me dizer se isto é possível?

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
co3lho    0

É rapaziada eu também to nesse meio de tirar cidadania portuguesa. Tô até um pouco calejado nisso de tanto que dificultam.

 

O que você deve fazer é o seguinte. Como seu avô é falecido deverá ter:

 

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO PORTUGUÊS

CERTIDÃO DE CASAMENTO (CASO TENHA SE CASADO, CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA MULHER)

CERTIDÃO DE ÓBITO

 

Todos esses documentos do português deverá ser transcrito a Portugal, deverá antes se tirar vias nos cartórios respectivos onde estão arquivadas no prazo máximo de 180 dias

 

E seus documentos necessários são:

 

CERTIDÃO DE NASCIMENTO TRANSCRITA AO ITAMARATY NO RIO DE JANEIRO (180 dias)

CÓPIDA DA CARTEIRA DE INDENTIDADE E FOTOS 3X4

 

===============================================================

 

É uma dificuldade absurda, fora o preço das transcrições.

Qualquer dúvida me adicione no MSN. [email protected]

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
murillus    0

Carlos Braga,

 

Estou na mesma situacao de vc... Meus avos maternos sao portuguses, mas minha mae nao solicitou cidadania...

 

Neste ano ela faleceu e agora tudo ficou mais dificl...

 

Fui ao consulado e eles me disseram o seguinte...

 

1º vc deve pegar a certidao de nascimento do seus avos registradas em cartorio porugues... ou seja comprovvar...

2º vc tem que pegar a certidao de nascimento de seus pais e dar entrada na cidadania pra eles...

3º vc munido dos documentos e sua certidado de nascimento da entrada no processo pra vc conseguir a sua dupla cidadania...

 

da ultima vez que eu procurei o consulado tudo isso sairia por 900 euros... pois o governo portugues é muito "burrocratico"... tudo tem que ser lavrado em portugal... e reconhecido em cartorio portugues...

 

[]s e boa sorte pois vc vai precisar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jgmiguel    0

:wink:

 

Concordo com a Bruna.

Desde que tenha o passaporte "BORDÔ", pode-se morar lá sim.... principlamente no pais onde tenha a cidadania.

Depois de 30 anos casada com um portugues, decidi solicitar meu passaporte, e consegui, claro.

 

abs :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cochi    0

Oi

 

a última msg foi há um tempo e gostaria de saber se hoje está tranquilo entrar na Europa por Lisboa ?

 

Vou ficar apenas 3 dias em Lisboa quando seguirei viagem para Madri onde realizarei um estágio lá, por 3 semanas. Com o que devo me preocupar na hora da chegada em Lisboa? O que preciso fazer para diminuir as chances de ser barrado? o que levar? O que compravar??

 

Abços

 

 

Cochi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×