Ir para conteúdo

Cidadania Portuguesa - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Consegui TODA a documentação necessária para a dupla cidadania, mas terei que averbar praticamente tudo que aconteceu desde 1800 e bolinha. O que ocorre é que meu avô português foi registrado em Freneda como Antônio Joaquim e quando veio para o Brasil, a mãe dele mudou o nome dele para Antônio Ramos.

Ou seja, antes de eu averbar o nascimento, casamento dos meus pais e meu nascimento em Portugal, eu vou ter que corrigir todas as certidões aqui no Brasil, até meu nascimento, com o nome do meu avô como na certidão de nascimento de Portugal.

Vai dar muittooooooooo trabalho e levar décadas!

 

Alguém conhece algum caso semelhante? A pessoa conseguiu tirar a documentação, afinal?

 

A empresa que localizou a certidão do meu avô em Portugal disse que a correção das certidões aqui no BR só podem ser feitas por meio de um advogado.

Alguém aqui já fez essa correção de documentação? Foi tranquilo?

(obs: não se trata de apenas corrigir uma data ou uma letra errada no nome... é MUDANÇA total de sobrenome!)

 

Tô, praticamente, desistindo. Já que se tudo isso for verdade, não vai sair por menos de 10 mil... Mais ou menos, uma previsão.

Aceito respostas mesmo bemmm atrasadas... Não sei quanto tempo vou ter que esperar pra tirar isso do papel, anyway.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Respostas 110
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Fala, Mochileiro!!!

 

Cara, dá pra tentar, mas é muito difícil e vai rolar uma grana boa.

Só é possível adquirir a nacionalidade através do casamento se ele tiver sido realizado antes de 1981. Depois disso, tem que se montar um dossiê provando sua ligação verdadeira com a comunidade portuguesa. Se tiver como provar essa ligação, deve conseguir.

Minha mãe está em um caso parecido, quando fechar o processo, boto os detalhes aqui.

 

Em tempo, ora pois, faz dois dias que sou luso-brasileiro!! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Em tempo, ora pois, faz dois dias que sou luso-brasileiro!! ::otemo::

 

Ae, que legal! todo case de sucesso sempre traz uma motivaçãozinha.

Essa semana descobri com o pai de uma amiga, que tem um conhecido no consulado, que realmente vou ter q contratar um advogado pra consertar toda a papelada, ou seja, tô ferrada ($$$).

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

eh esse lance de tirar cidadania nao eh facil meeesmo.. uma pena!!!

 

bom, eu estou desde o comeco do ano passado fazendo tudo via consulado de santos, ja estou bem adiantada (ja averbei casamento da avo, da mae e finalmente semana passada saiu a cidadania da mamis!!)

agora, eu que moro em londres, quero ir a portugal e tirar pessoamente.. sera que estou viajando???

alguem ja fez isso??? ou sabe se eh viavel??

to pesquisando aqui na net, mas sem mto sucesso...

 

aguardo noticias (boas, pls)!!

 

valeww

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa madrugada à todos,

 

Sou neto e filho de portugueses, porém, tenho a intenção de tirar minha cidadania portuguesa, lá em Portugal mesmo;

Tenho a intenção de ir à Portugal, ou em 2010 ou no máximo em 2011, com intenção de tirar a dupla cidadania e, passear por lá e, quem sabe ficar, claro ! minhasegunda intenção;

Gostaria de saber dos colegas aqui do fórum, se é mais fácil tirar a cidadania por lá e, se é preciso fazer algo por aqui antes de ir.

Agradeço à qualquer um dos amigos do tópico pelas dicas e, desde já desejo à todos um fum de semana intenso e maravilhoso.

Atenciosamente,

 

Roberto Patrício ! ::sos::

 

::essa::

 

::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

roberto,

 

se você é filho de portugueses, sua nacionalidade é extremamente simples. basta que você peça sua certidão de nascimento brasileira, as certidões de nascimento de seus pais em portugal, e encaminhe isso junto ao consulado mais próximo de sua região, ou diretamente a conservatória dos registros centrais em lisboa. imagino que seus pais tenham casado em portugal, o que facilita ainda mais a situação, pois caso eles tenham casado no brasil, você terá que primeiramente efetuar a transcrição do casamento em portugal antes de encaminha a vossa nacionalidade.

 

não faz nenhum sentido encaminhar a nacionalidade em portugal tendo em vista que vais viajar somente no ano que vem ou no outro, porque esse processo de nacionalidade como o teu, leva no máximo 3 meses (meu processo levou 2 meses). assim quando você viajar, já entras lá com a beterraba (passaporte português).

 

não irás gastar nem hum mil reais em todo o procedimento. para pedir as certidões dos teus pais, caso não queiras incomodar nenhum parente residente lá, podes fazer o pedido via internet no site do "portal do cidadão". entre em contato com o consulado mais próximo e pegue todas as informações a respeito, começando agora, no início do ano que vem já estarás com a nacionalidade em mãos.

 

abrass

 

ps: se tiveres filhos, faça enquanto eles forem menores pois é gratuita a nacionalidade.

Link para o comentário
  • Membros

Caro amigo vidal,

 

Em primeiro lugar, agradeço à sua simpatia e, o apreço em responder à minha dúvida.

Na verdade, acho que tenho um problema mais sério, na verdade, resumi um pouco a minha situação pois, entendi naquele momento, que não seria correspondido.

Na verdade, minha mãe que é portuguesa e, seus pais (no caso meus avós, é que são portugueses) meu pai é brasileiro e, eles se casaram no Brasil.

Porém eles, se divorciaram, e, além disso, existem alguns erros na minha certidão de nascimento no caso, o nome de meu avô que contou como souza com z e não s o que seria o correto.

Na certidão de casamento de minha mãe, o nome de solteira dela está incorreto, na verdade é a grafia. faltou um "da" conceição, constou apenas como conceição.

Segundo informações, posso resolver estes erros de grafia no cartório mesmo ? que me disse foi uma advogada.

Agora, qual é o site, para eu poder pedir as certidões de nascimento de minha mãe e meu avô lá em Portugal ?

Pela internet é fácil pedir a cidadania aqui no Brasil ? não seria melhor em Portugal ? se for lá, preciso apresentar ou registrar os documento em algum lugar por aqui ?

Espero não ter falado muito e, sem co~esão, me perdoe, fiz um plantão de madrugada em meu serviço e, tê meio lerdo no pensamento.

Abraços Roberto Patrício

 

Desejo-te desde já uma fim de semana prazero e, cheio de alegrias, até breve !

 

Queria mais tarde, algumas dicas para fazer amigos aqui, no mochileiros, abraços, novamente ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo:: !

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Roberto

 

O seu caso é bem simples como disse o Vidal, acho desnecessário vc ter um gasto maior ainda indo a Portugal.O mais cômodo é fazer o processo pelo Brasil.

Solicitação de certidões em Portugal ,vc tem 4 opções a primeira é esperar que algum usuário do mochileiros tenha solicitado via internet e te dê a dica, a segunda é vc entrar no google e procurar , eu achei um despachante pela net mas éticamente não devo mencionar e terceira é perguntar no próprio consulado português alguma informação, ou ler a mensagem do Vidal que indica como solicitar.

A correção de certidões são feitas nos cartórios , a informação que tem procede, em alguns casos necessitam de advogado.

 

Pense numa coisa , cada caso é um caso ,aqui no fórum já existe a informação sobre o processo em forma de guia porém lembre-se as informações aqui prestadas deverão ser confirmadas pelo interessado junto ao órgão oficial , que no seu caso é o consulado.

 

Portanto leia nosso guia e confira com o consulado

 

Segue os dois links

Consulado de Portugal

Cidadania portuguesa-processo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...