Ir para conteúdo

Itapanhaú - Mogi, Bertioga - Serra do Mar


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos,

 

Tem um caminho alternativo, menos cansativo e mais rápido para se chegar a cachoeira do Elefante, não sei se alguém já fez esse caminho, eu já o fiz algumas vezes.

 

Descendo pela Mogi-Bertioga, você irá encontrar um acostamento, e tem um monumento chamado "monumento d'agua" quando cruzar esse acostamento com o monumento a frente uns 5 km, terá outro acostamento que na verdade é um mirante para a cachoeira do Elefante ( + ou - km 90 da Mogi-bertioga, dados não precisos), próximo as cercas do mirante tem uma trilha, essa trilha no ínicio é bem íngreme, você olhando nem parece uma trilha.

 

Mais é só a entrada da trilha que é íngreme, sem mochilas, descendo por essa trilha consegue-se chegar a cachoeira do Elefante em 20 a 30 minutos no máximo, essa trilha vai dar de cara com o Rio Itapanhaú é só atravessar ele (Missão Tranqüila) e continuar a trilha que se chega a cachoeira do Elefante.

 

È como se fosse o sentido contrário da travessia desse relato.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Olá a todos,

 

Tem um caminho alternativo, menos cansativo e mais rápido para se chegar a cachoeira do Elefante, não sei se alguém já fez esse caminho, eu já o fiz algumas vezes.

 

Descendo pela Mogi-Bertioga, você irá encontrar um acostamento, e tem um monumento chamado "monumento d'agua" quando cruzar esse acostamento com o monumento a frente uns 5 km, terá outro acostamento que na verdade é um mirante para a cachoeira do Elefante ( + ou - km 90 da Mogi-bertioga, dados não precisos), próximo as cercas do mirante tem uma trilha, essa trilha no ínicio é bem íngreme, você olhando nem parece uma trilha.

 

Mais é só a entrada da trilha que é íngreme, sem mochilas, descendo por essa trilha consegue-se chegar a cachoeira do Elefante em 20 a 30 minutos no máximo, essa trilha vai dar de cara com o Rio Itapanhaú é só atravessar ele (Missão Tranqüila) e continuar a trilha que se chega a cachoeira do Elefante.

 

È como se fosse o sentido contrário da travessia desse relato.

 

Abraços

 

Boa Tdz, grande dica, assim que não gosta de andar tanto pode ir por esse caminho. Por mim, quanto mais andar, mais perrengue for, melhor rsrs

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá a todos,

 

negrabela, sim é a trilha que sai do mirante, pelo que sei todo o parque nacional da serra do mar, é proibido o camping selvagem, coisa que eu faço muito por lá.

 

Agora, não sei se a travessia é proibida.

 

Quanto a facilidade, como nosso colega Fábio Borges citou, que não gosta de andar, ou quer só conhecer, pode usar essa caminho, outro vantagem, quem estiver de passagem, pode parar no mirante deixar o carro lá, e dar uma descida para conferir a região.

 

Eu acampo muito por ali, conheço bem a região, e gosto de levar o pessoal mais novo para lá pois justamente, e uma trip fácil e tranquila.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Fabio.

Aquele trecho de corda é a poucos mts antes de chegar na base da cachoeira.

Como tinha chovido muito nos dias anteriores, o rio estava bem cheio.

A corda tivemos que levar, mas foi por causa das pessoas que estavam na trip. Não eram pessoas tão experientes em caminhadas desse tipo, por isso levamos a corda já prevendo uma situação dessa.

 

Qto ao barco, naquele trecho tivemos que fazer uso dele por causa da correnteza. Tava muito forte, mas em dias normais e sem chuvas dá p/ atravessar caminhando.

O dono do barco mora em uma casa bem ao lado. Se precisarem dele, é bem fácil encontrá-lo.

 

 

Abcs

 

 

Obrigado Augusto.

Vi que a primeira travessia do riacho é bem tranquila mesmo, mas vi que um trecho vcs usaram corda.. ela estava lá? e aquele barco que vcs pegaram?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá a todos,

 

negrabela, sim é a trilha que sai do mirante, pelo que sei todo o parque nacional da serra do mar, é proibido o camping selvagem, coisa que eu faço muito por lá.

 

Agora, não sei se a travessia é proibida.

 

 

hehehe tdz, a primeira vez que eu vi o termo "fecharam a trilha" eu pensei que tinham realmente barrado o acesso passei anos procurando info sobre essa trilha e nao achava naaada, só lembrava dessa entradinha do mirante e que uma vez barraram uma turma de chegar na cachoeira por ali (mas tava chovendo horrores, era "suicídio" mesmo, de longe a cachoeira parecia um monstro, imagine lá embaixo...)

 

Até onde eu saiba, o parque nao acompanha com guias ou se responsabiliza por quem desça pela trilha do Itapanhaú - para todos os efeitos ela está fechada ao publico e eu nem sei qual nucleo seria responsavel por ela.

 

Entendo que a trilha do mirante previlegia o fácil acesso... mas tambem facilita a farofa hehehee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado Augusto pelos esclarecimentos, anotei tudo e só vou esperar o tempo esquentar... pq ir para uma cachoeira daquela e não se molhar é complicado.

Ficarei atento ao volume da chuva quando eu for para ver se eu preciso levar a corda...

 

 

Blz Fabio.

Aquele trecho de corda é a poucos mts antes de chegar na base da cachoeira.

Como tinha chovido muito nos dias anteriores, o rio estava bem cheio.

A corda tivemos que levar, mas foi por causa das pessoas que estavam na trip. Não eram pessoas tão experientes em caminhadas desse tipo, por isso levamos a corda já prevendo uma situação dessa.

 

Qto ao barco, naquele trecho tivemos que fazer uso dele por causa da correnteza. Tava muito forte, mas em dias normais e sem chuvas dá p/ atravessar caminhando.

O dono do barco mora em uma casa bem ao lado. Se precisarem dele, é bem fácil encontrá-lo.

 

 

Abcs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Poxa.. bacana.. estava em buscas de novas informações sobre esta trilha... sempre que passo em frente a cachoeira do elefante tenho vontade de ir até sua base... pelas fotos do augusto é algo monstruoso em questao de volume d'agua... estou querendo fazer... vi que é uma trilha rapida ... augusto.. me diz uma coisa... qual o nivel de dificuldade da trilha?... pessoas que não estão acostumadas a trekking conseguem fazer numa boa ( estou afim de levar a patroa )... existe algum perigo?

 

agradeço desde ja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Adam, se quiser descer com a gente , fica o convite.

Estamos esperando só o tempo esquentar um pouco, porque ir até uma cachu pra passar vontade, é maldade heheheh

 

pelo que lí, a trilha descendo a serra não é um absurdo de dificil, mas a descida é bem ingreme. Tem tambem a trilha que sai do Mirante, que é mais curta e dá direto na cachoeira, mas essa eu nao sei como está, quem deu info dela foi o tdz. O nosso plano geral é descer a serra - e nem somos tãaao experientes assim rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...