Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Miranda, boa a idéia do pára-vento, deve ser leve. Só que pode derreter, né? Eu ainda prefiro a duplaa espiriteira/lata de nescau (ou outro achocolato de sua preferência) ::lol4::

 

alguns sites dizem que a distância do fogo para a panela, quando usamos estes fogareiros de lata de cerveja

deve ser de 2cm, ouros dizem que de 3cm. Já alguns dizem que quando a chama começa a amarelar, deve estar encostando na panela.

A distância varia conforme combustível e saturação de oxigênio, logo, 2 ou 3 cm é chute. Uma boa distância é antes de amarelar, porque é o ponto máximo de eficiência de queima (maior calor) antes de pretear a panela (chama amarela). Dê uma olhada numas páginas pra trás... ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Cacius, derreter não derrete, já fiz um teste aqui em casa. O PVC é bem parrudinho e não fica tão perto da chama, falta saber é se dá pra ficar firme em local de vento, com alguma ancoragem. Mas acredito que sim, afinal é bem mais firme que barreira de papelão como se usa por aí.

 

André, caso não fique firme, tente usar argolas menores, que façam com que a placa do meio, fique apoiada nas duas periféricas. Teoricamente ele ficará firme, devido ao próprio peso das placas. Caso não fique, se você apoiar uma pedra na parte que ficará externa, da placa do meio, aí sim, provavelmente resolverá.

 

O meu, eu fiz utilizando um daqueles jogos americanos, feitos com varetas de madeira. Ele é bem leve!! Acho que não chega a 100 Gramas.

Recortei no tamanho que queria, passei cola Pritt na madeira (cola branca achei que ficaria muito dura e não daria maleabilidade para enrolá-lo) e colei folhas de aluminio nele, para não queimar a madeira (com a parte opaca da folha de aluminio virada para a madeira, para não "Gratiná-la").

 

 

20100913165106.JPG

 

 

20100913165136.JPG

 

Esse eu fiz para usar com o fogareiro. Para a espiriteira, bastará fazer menor!!

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Quantos furos e quais os tamanhos que fez nela, para que entre ar suficiente para a combustão da espiriteira??

Renan, não há espaço aqui para colocar todos os cálculos empregados para definição dos furos, quantidade, área, orientação e distribuição. E duvido que vc tenha intelecto para entender ::lol4::

Calma, é zueira, rapá! ::lol3::

Os furos foram feitos assim, tipo... no melhor estilo "vamo que vamo", calculado no "achômetro", somado à dois ou três testes. Digamos que uns 8 furos uns 3 cm acima do fundo, e uns 20 próximos à borda superior, para criar um fluxo.

Não leva a mal não, mas há muuuuuita ciência envolvida ::putz::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Muito boa essa idéia Renan, gostei!

 

Quando fiz minha espiriteira segui os complexos cálculos que o "Cacinator" ai utiliza.... ficou ohh!!! Uma merda! ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::

O que eu aprendi é:

É melhor buraco menores e em maior quantidade do que o contrário.

Assim o consumo tbm é muito menor.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Renan, não há espaço aqui para colocar todos os cálculos empregados para definição dos furos, quantidade, área, orientação e distribuição. E duvido que vc tenha intelecto para entender

 

Hahaha, olha, acho que você esta me saindo um belo médium, pois eu reprovei 4 anos de matemática no ensino médio!! ::lol4::

 

Mas na verdade, perguntei por que, no geral, eu costumo pecar pelo excesso, ao invés da falta. Seria mais fácil eu recortar a lata de Nescau inteira, deixá-la parecendo com o "Zé Pequeno", para só então testar. Ai, teria que tomar muito Leite com nescau pra conseguir fazer outra!! ::putz::

Muito boa essa idéia Renan, gostei!

 

Quando fiz minha espiriteira segui os complexos cálculos que o "Cacinator" ai utiliza.... ficou ohh!!! Uma merda! ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::

O que eu aprendi é:

É melhor buraco menores e em maior quantidade do que o contrário.

Assim o consumo tbm é muito menor.

 

 

Abraços

 

 

Danilo, eu já estava bolando algo deste genero que fiz, já fazia algum tempo, para que ficasse de fácil transporte. Até que um dia, garimpando uma lojinha de 1,99, achei esse jogo americano, e na hora tudo se revelou. Foi quase a descoberta do "Capacitor de fluxo"!!!

O bom é q, como esse para-vento não fecha por inteiro, não deu problema pra usar com fogareiro de cartucho. O gas não superaquece, e se aquecer, é o suficiente pra melhorar a pressão e combustão do gas. Nada que possa explodir. Ficou mais de meia hora ligado, com sol batendo em cima e foi sussa.

Ele também é quase auto-portante, devido ao circulo que faz e apoio na panela. Só precisa colocar uma pedrinha atras, para q ele não caia na hora de mecher na panela.

 

Depois vou colocar os passos para a construção no "Faça você mesmo".

 

 

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Quando eu era escoteiro, construíamos uma espécie de espiriteira-vela, que funcionava com parafina.

 

Com latinhas de atum, enrolávamos uma tira de papelão (de largura igual a altura da lata), colocávamos na latinha e preenchíamos os espaços com parafina derretida. Antes que secasse, colocávamos um paviozinho de barbante.

No acampamento, era só acender o pavio; em pouco tempo o papelão se incendiava e ia queimando junto com a parafina.

Dava para cozinhar arroz para quatro ou cinco pessoas com um desses e, se sobrasse parafina, dava pra apagar com um abafador e usar mais tarde.

 

Um pouco pesado e volumoso, mas uma boa alternativa para quem prefere algo mais seguro do que o álcool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...