Ir para conteúdo

3 dias sozinho na Serra Gaúcha


Posts Recomendados

  • Membros

Fiz uma pequena trip solo a Serra Gaúcha, que vou relatar abaixo. Sempre que for pertinente, irei incluir também informações que não fizeram parte diretamente do meu roteiro mas que descobri ao longo da pesquisa para esta viagem, e que podem ser úteis para outras pessoas. Os custos, como costumo fazer em meus relatos, estão no final. As fotos serão adicionadas posteriormente.

 

Dia 0: Sábado

 

Cheguei em Porto Alegre às 22h, e neste horário não há mais ônibus partindo para Gramado. Uma solução seria alugar um carro diretamente em Porto Alegre. Cheguei a cotar com a AVIS quanto ficaria um carro, pegando e devolvendo no aeroporto para 4 dias, utilizando a promoção “Mastercard Surpreenda” ficava por R$ 205. Como iria sozinho e poderia ser perigoso dirigir numa estrada desconhecida, sozinho pela noite, não aluguei. Mas fica a dica.

 

A solução que encontrei foi ir de metro até a rodoviária e dormir em um Hotel próximo, para poder acordar cedo no dia seguinte e pegar o ônibus. Optei pelo Hotel Conceição 2, que pelos relatos na internet parecia ser razoável. Foi o maior mico da viagem, o lugar mais trash que já fiquei na vida, não tive nem coragem de tirar a roupa pra dormir, nem pensar em tomar banho. Mas isso vou contar em tópico específico do fórum de furadas. Próximo a rodoviária existe também o Hotel Rodoviária, que custa um pouco mais barato (R$ 35), não sei se é melhor que o Conceição 2 (mas pior acho impossível)

Dia 1: Domingo - Gramado

 

Peguei o ônibus de 7:30, com destino a Gramado. Na rodoviária só é possível comprar as passagens com dinheiro, assim se você quiser pagar com cartão (para ganhar milhas :) ) recomendo comprar pela internet antecipado. O percurso é tranqüilo (dormi a maior parte do tempo) e antes da 10h já estava em Gramado.

 

Havia feito reserva no Gramado Hostel, e li que dava pra ir caminhando até lá. Não dá pra dizer que não é possível, mas leva cerca de 25 minutos andando em passo apertado (isso descobri involuntariamente no ultimo dia). Recomendo pegar o circular, custa R$ 1,90 e é bastante freqüente, sai da rodoviária.

 

As outras opções baratas da região são:

Hostel de Canela (Hostel Viajante) – Bem em frente a rodoviária de Canela.

Hotel Caracol – Fica na estrada entre Gramado e Canela, como o ônibus passa em frente é uma boa opção em termos de localização.

Hotel Pórtico – Fica em Gramado. Acredito ser uma opção melhor para quem está de carro, já que pelo que sei não passa ônibus na porta.

Hospedaria Bom Pastor – Fica próximo de Nova Petrópolis.

 

O Hostel de Gramado é excelente, tudo muito limpo, pessoal atencioso, recomendo. Deixei o mochilão lá e fui explorar a cidade. Logo próximo ao Hostel tem o Museu Medieval. O local é muito interessante, lá tem armas e brasões de vários lugares do mundo. O proprietário trabalha com brasões há décadas, tive oportunidade de conversar com ele e foi muito interessante.

 

Em seguida fui no Museu de Carros Antigos (Hollywood Dream Cars). Muito legal também, os carros super bem restaurados, para quem gosta realmente vale a pena.

 

Fui andando para o Centro da cidade, onde é possível encontrar restaurantes a Kilo bem baratos. Li recomendações aqui no fórum do “Kilo-kilo” e “Vale quanto pesa” mas acabei indo no primeiro Kilo barato que achei. Depois fui no Mini-mundo, também muito interessante e bem feito.

 

No fim da tarde, embarquei no “Jardineira das Hortênsias” para fazer o tour pela cidade. Recomendo, o motorista passa pela cidade toda, não só pontos turísticos mas também pelos bairros. Ele mostra casas e conta histórias, é um passeio interessante.

A noite fiquei no albergue mesmo, estava muito cansado de tanto andar!

 

Dia 2: Segunda - Nova Petrópolis

Optei por ir a Nova Petrópolis neste dia e deixar canela no dia seguinte porque o Alpen Park não abre as segundas-feiras. Fui de ônibus mesmo, é bem barato, mas sem carro não tem como conhecer algumas atrações que ficam na estrada, como o pinheiro multi-secular. Ficou para outra vez.

 

Em Nova Petrópolis, conheci o parque do imigrante (muito bonito e cultural). A Praça das Flores com o famoso labirinto estava em reformas.

 

Minha idéia neste dia era tomar um café colonial. E preferencialmente em Nova Petrópolis pois é bem mais barato. O café colonial Opa´s, bastante tradicional, estava R$ 33, mas não abria segunda. Havia um outro próximo ao pórtico que estava aberto, mas ia ser complicado chegar lá a pé. Optei por ir em um café colonial em Gramado mesmo. Peguei o ônibus de volta para Gramado e na rodoviária tomei o circular.

 

Solicitei ao motorista que me deixasse no Café Colonial, mas ele esqueceu de me avisar, e fiquei quase 1 km depois. Fui retornando a pé, no meio de uma neblina como nunca tinha visto na vida, em que não dava pra ver nada. Fiquei pensando se tivesse alugado carro no aeroporto e pego neblina assim na estrada, a noite, teria sido muito perigoso.

 

O Café Colonial Gramado é muito bom. Para quem não conhece, café colonial é tipo um mega lanche da tarde, com bolo, vinho, salgado, suco, tortas, geléias, e por aí vai. Colocam tudo na mesa e você fica perdido sem saber o que vai comer.Se alguma coisa acaba, vem alguém perguntando se quer mais daquilo. O negócio (como eu já tinha lido) é ir no meio da tarde morrendo de fome, para aproveitar bem.

 

Depois voltei ao Hostel, descansei um pouco, e a noite resolvi sair andando no meio daquela neblina louca. Comprei uns chocolates no centro. Algumas lojas vendem retalhos de ovos de páscoa pela metade do preço, vale muito a pena porque o chocolate afinal é o mesmo. Aliás o chocolate na Serra Gaúcha é fenomenal. Comprei barrinhas em várias lojas, tanto em Gramado como Canela e Nova Petrópolis, e todas eram excelentes.

 

No centro da cidade tem um mercado que vende bons lanches para levar para o Hostel, como pizza e croissants.

 

Dia 3: Terça – Canela

 

Para este dia, minha programação inicial era alugar um carro no final da segunda para ir bem cedo no parque do Caracol, só que depois daquela neblina eu fiquei com receio e não aluguei. Como as coisas em Gramado abrem tarde, a partir das 9h, para alugar no mesmo dia eu teria que correr atrás a partir deste horário e só ia chegar no parque, na melhor das hipóteses, as 10h da manhã. Se fosse com agência, os passeios para Canela geralmente saem para o período da tarde, perdendo o melhor momento de ver a cascata do Caracol. Além de passarem correndo pelos locais impedindo de fazer as trilhas.

 

Optei por fazer os passeios por conta e de ônibus. Foi meio complicado, mas no final deu certo. Peguei o circular por volta de 7h30m, para chegar antes de 8h15m na rodoviária de Canela. O Ônibus para o parque do Caracol sai desta rodoviária as 8h15m, 12h10m e 17h30m. E retorna do parque as 8h40, 12h25min e 18h. Peguei o ônibus e cheguei no parque uns 15 minutos antes do horário de abrir (8h45m).

 

Fiz todas as trilhas primeiro, deixando a famosa escadaria de 750 degraus para o final. As trilhas são muito legais, recomendo fazê-las. E a escadaria realmente é o mais desgastante, mas o segredo é descer e subir com calma, descansando em todos os pontos de parada. A vista da cascata é espetacular, muito lindo mesmo.

 

Saí do parque antes das 11h e minha idéia era ir no teleférico que fica a 500m do parque. O problema é que na estrada que leva ao teleférico haviam 3 cachorros, bastante alterados, latindo. Voltei ao inicio da estrada, e tentei pegar carona com uns 3 carros que iam para o teleférico, sem sucesso. Fiz uma nova tentativa de passar na estrada, os cachorros haviam silenciado mas conforme chegava mais perto começaram a latir para mim e preferi não arriscar. Curiosamente os gaúchos constroem a casa deles na beira da estrada. Vi um caminhão com madeira passando e como faltava quase 1 hora para o ônibus passar, optei por pegar carona com o próximo caminhão que viesse. Fui bem sucedido, e na conversa com o motorista ele me disse que já foi atacado por um cachorro naquela região enquanto caminhava na estrada, e que algumas pessoas que caminham ali andam com uma cajado para se defender.

 

O caminhão me deixou na frente da catedral de Pedra (magnífica). Visitei a catedral, claro, e almocei por ali mesmo. Existem vários restaurantes a quilo e “a minuta” com preços bons.

 

Agora o próximo passo era chegar no Alpen Park. Eu sabia que eram cerca de 3km, então a principio dava para ir a pé. Caminhei até o início da Estrada de São João (acho que esse era o nome), onde acabava o asfalto. Um pouco mais a frente, havia outro cachorro, que parecia ser de rua, mas depois da história que escutei, resolvi não arriscar. Por acaso vinha um táxi indo na direção que eu precisava, e como sabia que faltava pouco, optei por pegá-lo.

 

O Cinema 4D do Alpen Park é bem legal para quem curte cinema. Não é uma super tecnologia surpreendente, mas é legal como uma tecnologia em desenvolvimento. O trenó que me pareceu super sem graça e caro, não iria de novo.

 

Para a volta, peguei uma nova carona com uma caminhonete que me deixou no inicio da estrada de terra, e lá fui caminhando até a rodoviária. Peguei o circular e desci no mundo a Vapor. Gostei muito desta atração. São fábricas a vapor em miniatura de papel, telha, usina de energia. Tudo funcionando!

 

Em seguida fui na Aldeia do Papai Noel. Para quem curte Natal, é uma atração bem legal também. Retornei ao albergue para dormir cedo, pois iria retornar no primeiro ônibus no dia seguinte.

 

Dia 4: Quarta – Retorno

Acordei 5h da manhã, com a intenção de pegar o ônibus das 5h30m com destino a rodoviária de gramado, e de lá pegar o ônibus para o aeroporto de POA que saía as 6h15m. O ônibus saía 5h30 de Saiqui, perguntei ao pessoal do albergue que horas aproximadamente ele devia passar ali e me disseram “uns 5 minutos depois”.

 

Deu 5h45m e nada do ônibus passar. Resolvi ir andando o mais rápido que pudesse, pois se perdesse o ônibus para POA fatalmente ia perder o avião e tudo ia se complicar. Fiz em 25 min e cheguei 5 minutos antes do ônibus sair, com as pernas doendo de câimbra. O bendito ônibus passou quando eu estava em frente a aldeia do papai Noel, bem na curva. Tentei fazer sinal mas sabia que minhas chances dele parar ali eram mínimas, e obviamente ele foi direto.

 

Havia engarrafamento na entrada de POA, e cheguei no Aeroporto por volta das 9h (meu vôo saía 9h52m). Descobri que o check-in da Azul era em outro terminal, acessível por um ônibus gratuito da Infraero. Corri para o ponto e por sorte ele saiu segundos depois. 4 Horas, 1 conexão e 1 escala depois, eu estava de volta ao Rio de Janeiro!

 

Conclusão:

 

Adorei a Serra Gaúcha! Não pude fazer o passeio do Rota do Vinho e do Cânion do Itambezinho. Descobri que na baixa temporada é melhor ir na Quinta e Sexta, pois tem mais passeios estes dias. No Hostel o pessoal estava fazendo os passeios pela empresa Vitoriatur, que tinha os melhores preços. Há também a Jardineira das Hortênsias e a Citral.

 

Para aluguel de Carro, consegui o melhor preço na locadora Gramadense (mas acabei não alugando). Em Canela realmente é melhor um carro alugado, tudo é longe, porém com disposição de caminhar você se vira. A dica é pegar carona com o pessoal do interior (em especial caminhonetes), eles são mais solidários. Existem outros parques que podem ser visitados, mas somente de carro, o único com ônibus é o do Caracol.

 

Custos:

R$ 88 - Passagem RIO->POA ida e volta pela AZUL, usei 2 vouchers no total R$ 150 para completar

(portanto as passagens foram R$ 238 (as duas) com as taxas)

R$ 40 - Hospedagem no horrível Conceição 2

R$ 105 - 3xHospedagem Hostel Gramado

R$ 50 - POA/Gramado, ida e volta, pela Citral

R$ 10 - Museu medieval

R$ 20 - Museu Carros

R$ 14 - Mini-mundo

R$ 14 - Jardineira das Hortensias

R$ 12,20 - Onibus Nova Petropolis, ida e volta

R$ 10 - Entrada Parque Caracol

R$ 8 - Taxi do inicio da estrada de terra para o Alpen Park

R$ 17 - Cinema 4D no Alpen Park

R$ 18 - Trenó no Alpen Park

R$ 42 - Café Colonial Gramado

R$ 20 - 2 Refeições, a quilo

R$ 7 - Mundo a vapor (meia para estudante)

R$ 14 - Aldeia do Papai Noel

R$ 15,20 - ônibus Circular (cada passagem R$ 1,90, usei muitas vezes)

 

Total: R$ 504

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Muito legal seu relato!! Roteiro objetivo e enxuto!

 

Tô aqui imaginando vc no Hotel.... as vezes temos que passar por alguns perrengues!! Acho que já fiquei num Hotel pior que este aí....rsrsrsr

 

Bom, então...faltaram apenas umas fotinhas!!! rsrsrs

 

abraços!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...