Ir para conteúdo

[Arquivo] Situação do Caminho do Itupava


Posts Recomendados

  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Olá Gente!

 

Realmente a reabertura do Itupava é uma ótima notícia! Alguns amigos foram para lá no FDS e o caminho está um sabão, portanto cuidado! Não vamos dar motivos para o IAP encrencar novamente ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: Vai que alguém consegue machucar demasiadamente as nádegas por lá e o IAP resolve fechar o caminho novamente :twisted:

 

Eu só não fui neste FDS por conta de outros compromissos, mas dia 23/10 não me escapa :mrgreen:

 

Abraços e boas trips!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É Isso ai pessoal. Vamos a jornada!!!!!

 

Bem, agora preciso de algumas informações:

 

Existe algum camping gratuito ou local no final do caminho (lá embaixo da Serra) onde seja possivel acampar??

 

Nunca fiz este caminho, e estou um pouco enferrujado (faz uns 10 anos que num acampo ou faço jornadas). E pretendo recomeçar fazendo este percurso, e acampar la embaixo. Dou preferencia se houver algum local com mata virgem. Caso alguem conheça, me informe por favor. Pretendo descer no próximo feriado se tudo der certo.

 

Valew!!!

 

Meu celular, se alguem quiser contato:

(41) 88941168 (Operadora CLARO)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Carlos,

 

Não sei bem qual é a sua idéia depois de fazer o Caminho do Itupava. Ao longo do caminho não existem pontos de camping seguros. Na parte baixa da estrada onde termina a trilha (Estrada das Prainhas ou ainda Estrada do Itupava), em Porto de Cima, depois do Posto de Fiscalização do IAP (para quem desce) existem campings pagos dentro de propriedades ao longo da estrada, ladeando o Rio São João. Não sei lhe dizer o preço mas não acho uma boa opção nos feriados (visão minha - muita muvuca e muitos mosquitos). Chegando na estrada, ao final da trilha, sugiro subir para a Estação Eng. Lange e depois para o Marumbi (ficam bem perto) e ficar no camping que existe lá. De lá poderão ir para a Cach. dos Marumbinistas, fazer algum ataque nas montanhas da região ou mesmo descer para Porto de Cima e usufruir do rio...

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

No último domingo percorremos o Caminho do Itupava em família, eu, mamãe, minha irmã e meu futuro cunhado, a primeira descida após a liberação do caminho pelo IAP há pouco mais de uma semana e também a primeira após o falecimento do meu pai, que muito apreciava esta caminhada.

 

A trilha está limpa, sinalizada e em excelentes condições. Também estava bastante molhada como consequência das chuvas das últimas semanas mas, para quem conhece "a técnica" de andar sobre as pedras lisas não há nenhuma novidade.

 

Vimos poucos sinais de lixo (recentes) oriundos dos vários grupos de caminhantes que estavam à nossa frente e que foram prontamente recolhidos. Não vi sinais de lixo ou outros resíduos deixados pelo pessoal que fez a manutenção do caminho, à exceção de alguns galhos e troncos cortados e empilhados em alguns pontos da trilha. Todas as pontes e passarelas encontravam-se em boas condições. Poucos trechos com barro fofo (atoleiros) mas com passagens alternativas já consolidadas.

 

No Ipiranga, no setor das cachoeiras, imediações da roda d'água desativada, muito lixo na beira da ferrovia (boa parte dele recente), parte em sacolas e parte espalhada no chão e nos arbustos perto da entrada da trilhinha de descida pro rio, o que é uma lástima. ::quilpish:: Como era bastante lixo e não fomos exatamente equipados para um trabalho de limpeza deixamos lá... A meu ver isso evidencia a ausência de manutenção da linha férrea pela ALL que pelo que me lembro fazia a coleta de lixo periodicamente em alguns pontos da via.

 

Tirando um enxame de butucas que quase nos carregou pela trilha logo depois do Santuário do Cadeado (levem repelente bom!) não tivemos nenhum percalço e descemos pela Estrada das Prainhas até o Santuário Nhundiaquara, onde nosso resgate nos apanhou para levar-nos ao centro de Morretes para o retorno a Curitiba, de ônibus.

 

Fica mais uma vez o pedido para que os trekkers que se utilizam do Caminho do Itupava tragam de volta o seu lixo, não abandonando seus resíduos na trilha ou suas imediações e que façam suas necessidades fisiológicas guardando a distância mínima de 70 metros dos muitos cursos d'água que cruzam o Caminho.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então colega,

 

Meus plano são descer o Itupava com o meu sobrinho de 14 anos (ele nunca participou de jornadas nem acampamentos em mata, mas tem muita vontade). Tenho outro sobrinho de 17 anos que talvez vá e o meu cunhado.

 

Ao final da descida, planejo montar acampamento e pernoitar na região (saudades do velho fogo de chão a noite) e retornar no dia seguinte a tarde (não sem antes ensinar algumas técnicas mateiras - que aprendi em meus quase 15 anos de escotismo - para o meu sobrinho). Dependendo, pode ser que fique mais uma pernoite no local.

 

O retorno será de onibus saindo de Morretes. Estava olhando o calendário, e planejo essa atividade para o feriado do dia 15.11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Então colega,

 

Meus plano são descer o Itupava com o meu sobrinho de 14 anos (ele nunca participou de jornadas nem acampamentos em mata, mas tem muita vontade). Tenho outro sobrinho de 17 anos que talvez vá e o meu cunhado.

 

Ao final da descida, planejo montar acampamento e pernoitar na região (saudades do velho fogo de chão a noite) e retornar no dia seguinte a tarde (não sem antes ensinar algumas técnicas mateiras - que aprendi em meus quase 15 anos de escotismo - para o meu sobrinho). Dependendo, pode ser que fique mais uma pernoite no local.

 

O retorno será de onibus saindo de Morretes. Estava olhando o calendário, e planejo essa atividade para o feriado do dia 15.11.

Carlos, se você pretende montar acampamento com fogueira e tudo mais verifique se é possível na região. Não sei nos campings do Nhundiaquara, mas no Marumbi é proibido fazer fogueira, por pertencer ao Parque Estadual.

Tem que ver se lá embaixo no rio também não faz parte do parque, seria bom perguntar pro posto do IAP do Marumbi (41)3462-3598 ou o do Itupava (41)3554-1531.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Carlos!

 

Bacana o programa, mas reforço o que o Otávio já falou com propriedade: evite as fogueiras no camping selvagem! A região toda é área de preservação e as fogueiras são terminantemente proibidas! Nas áreas de camping particular precisará pedir permissão ao proprietário para tanto. Lixo então nem pensar! Acho que nem preciso falar para trazerem no retorno todos os resíduos produzidos...

 

As fogueiras são bacanas e tal mas causam impacto ambiental considerável, mesmo quando eficientemente controladas e extinguidas após o seu uso. Só recomendamos o seu uso em casos extremos, em situação de real necessidade de sobrevivência.

 

No mais, curta o passeio e repasse as técnicas mateiras aos seus sobrinhos e cunhado, é muito importante isso, mas aproveite e já os doutrine em relação a preservação ambiental e para que evitem as fogueiras.

 

Só mais uma dica: se possível se programem e evitem deixar para comprar as passagens em Morretes na última hora. Se possível comprem o retorno já em Curitiba, com alguma folga no horário. Especialmente em domingos e feriados a demanda por ônibus de Morretes a Curitiba é maior que a oferta, quase tive problemas com isso no último domingo. As 19:30 compramos 4 passagens de 10 ainda disponíveis no ônibus das 21:00 que era o último horário para Curitiba, único ainda com vagas - linha Antonina-Curitiba, que passava por Morretes. Logo depois um outro grupo comprou as últimas 6 passagens. Se tivéssemos demorado mais 5 minutos ficaríamos sem passagens...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Com toda a certeza, terei o maior cuidado, e não irei fazer nenhuma fogueira em area de preservação nem mata virgem. Se tem uma das coisas que aprendi no escotismo e sigo até hoje, é ter consciencia da necessidade de preservar e de cuidar do que a natureza nos oferece, pois é unica e uma vez destruida nunca mais é a mesma coisa.

 

Essa é a primeira coisa que irei ensinar a meu sobrinho (minha filha graças a Deus já tem essa conscienci, pena que ela não vai comigo). Uma das coisas que acredito é que se todos os jovens tivessem essa experiencia de contato com a natureza, e com um bom guia (digo guia não apenas no sentido de guiar a trilha, mas guia espiritual, intelectual, moral, etc...), o nosso mundo seria um lugar muito melhor.

 

Bem, pra quem for descer o Itupava no feriado, nos vemos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...