Ir para conteúdo

Europa Maio 2014 em 22 dias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Dei uma atualizada na planilha do roteiro que estou construindo com a ajuda dos integrantes desta maravilhosa comunidade, algumas considerações antes e segue o roteiro adaptado abaixo:

 

Em negrito estão as cidades que pensamos em pernoitar.

 

Os horários de saída e chegada são de acordo com os horários dos aviões e trens são rígidos, já os de carro são flexíveis, mas é bom ter uma estimativa e deixar já planejado para não ter surpresas. Bom considerar que o mês de maio o dia encerra mais tarde, salvo engano por volta das 21h ainda está de dia!!!

 

A volta para Recife está meio turbulenta, é o que consta nos dados da passagem, mas achei estranho 15 min de Madrid para Lisboa e 4h de Lisboa para Recife, por isso ficou em vermelho, pois ainda estou tentando checar essas informações.

 

Fiz as consultas do custo e tempo no trajeto de carro pelo site http://www.viamichelin.com.

 

No primeiro dia de aluguel de carro em Florença e em Paris, além de constar o valor do combustível e pedágio estimado pelo site viamichelin, também já inclui o valor do aluguel do carro.

 

O aluguel do carro partindo de Florença ficou mais caro porque vou entregar em local diferente, ou seja, em Milão, optei por pegar e entregar em aeroportos, tendo em vista o acesso de metrô e porque as locadoras fecham mais tarde nestes lugares.

 

Estava planejando ir de TGV para Tours, mas em pesquisa que fiz a passagem ida e volta para eu e minha esposa ficou em 156 euros, fora que ainda teria que alugar um carro para passear lá, então achei mais vantagem alugar um carro e ficar mais tranquilo com relação a horários.

 

 

598dad24a19fc_Capturadetela2014-01-0715_12_26.png.e0f8d4aadbafe132d5bad2b0294c1aae.png

 

 

Alguém pode dar algum palpite ai, será bem vindo!!! :wink:

Link para o comentário
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Brunno,

 

Feitas todas as considerações, não há muito o que opinar, agora é fazer ajustes finais e colocar em prática.

 

Com relação ao tempo de vôo, tá errado, sim. De Natal a Lisboa são 8 horas, acredito que seja a mesma coisa em relação a Recife, que é ali do lado. De Madri para Lisboa acredito que seja mais tempo também.

 

Superestime um pouco os valores de combustível fornecidos pelo Via Michelin. Isso porque o traçado do GPS pode ser diferente, levando a caminhos mais longos.

 

Por onde você pesquisou esse valor do TGV? Saiba que os descontos aparecem apenas na versão francesa do site sncf.com . Se pesquisar na versão em inglês, ou na Raileurope e revendedores, o desconto não aparece.

Link para o comentário
  • Membros

Olá!

Estou indo a Europa no início de maio desse ano: França - Inglaterra - Bélgica - Holanda. Tenho lido e pesquisado bastante no site (relatos, roteiros, dicas...), o que tem me ajudado muito! Mas estou em dúvida quanto ao roteiro em Paris, pois ao mesmo tempo que quero conhecer tanta coisa não posso tornar a viagem estressante. Que sentir os lugares, aproveitar com tempo!! Sendo assim, gostaria da opinião de vocês em relação ao roteiro de 5 dias que segue:

Criei um tópico "5 dias em Paris - AJUDA NO ROTEIRO". Se puderem me auxiliar...

Agradeço desde já e aguardo as opiniões e dicas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Fala Brunno, tudo bom?? Recebi seu comentário lá no blog e vim dar uma olhada no seu roteiro. Primeiro parabéns pela organização, também gosto de ter tudo bem planejado assim.

 

Eu dei uma lida em tudo agora, bem rápido e vou dar uns pitacos simples, acho que o pessoal aqui já te ajudou bastante...

 

Não sei se você está prensando ainda em ir até Belém provar os pastéis... eu fui, realmente tem um parada toda especial.... por tudo que gira em torno dele... ser o verdadeiro... estar em Belém... claro que tudo isso agrega um valor enorme. É muito gostoso... massss.. o bairro fica um pouco mais afastado. Quando eu cheguei em Lisboa, peguei um o aerobus para ir até o centro. Ele me deixou na Praça do Comércio, bem próximo ao hostel que eu fiquei. Só larguei minhas coisas no hostel e me mandei pra Belém (queria que o meu primeiro café da manhã também fosse em Belém haha). Aí tive que pegar um bonde pra chegar lá... Enfim, no seu caso.. o tempo é curto... eu iria no máximo ali na Praça do Comércio.. dava uma volta pela augusta... e até subiria no elevador de Santa Justa, com o dia bom você vai ter uma vista beeeeem legal!

 

Sobre aluguel de carro não tenho muito como ajudar, sempre me locomovi de trem por lá... acho prático e adoro viajar de trem!!

 

Sobre a Itália, deixa eu ver se entendi: você chega em Roma... aí dorme 4 noite lá... aí vai pra Florença, dorme 1 noite... aí vai pra San Gimignano onde vai dormir uma noite, depois Pisa e também dorme uma noite lá? É isso?

 

Então... acho que vai ficar meio cansativo essa parte. Você poderia dormir todas essas noites em Florença. E fazer bate-volta em Pisa e em San Gimignano. Pra pisa é um pulo.... em uma manhã você visita a região da torre e volta pra Florença antes do almoço. San Gimignano, você sair cedo e antes do fim do dia está de volta. Pois pelo que eu entendi, nessa última imagem da sua tabela, você quase não vai ter tempo em Florença.... e lá tem várias coisas legais pra fazer... Eu não deixaria de ver O Nascimento de Vénus, de Botticelli e também o Davi, de Michelangelo... A cidade em si respira arte... esses são só dois exemplos do que tem por lá!

 

(Se eu entendi errado alguma parte dessa da Itália desculpe!! hehe)

 

Como eu ví, o pessoal já te falou sobre o pecado que todos cometemos de querer colocar todas as cidades do mundo em 1 mês... também passeio por isso. haha

 

Eu não sei se o seu roteiro está assim porque você quer viajar de carro, mas por exemplo... eu deixaria Milão de fora e tentaria colocar mais uma noite em Florença... mas é só uma sugestão.

 

Lembre-se que viagem de carro sempre pode rolar imprevistos.... claro que em qualquer uma pode... mas acho mais prático as viagens de trem.... Confesso que avião eu tento evitar, mesmo quando é mais em conta.... só de pensar em despachar a bagagem... fazer check-in e tudo mais.. me dá muita preguiça.

 

Enfim, espero ter ajudado!

 

Dê uma navegada lá no blog.... qualquer dúvida pode perguntar lá também.

 

Abraço!!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Brunno,

 

Feitas todas as considerações, não há muito o que opinar, agora é fazer ajustes finais e colocar em prática.

 

Com relação ao tempo de vôo, tá errado, sim. De Natal a Lisboa são 8 horas, acredito que seja a mesma coisa em relação a Recife, que é ali do lado. De Madri para Lisboa acredito que seja mais tempo também.

 

Superestime um pouco os valores de combustível fornecidos pelo Via Michelin. Isso porque o traçado do GPS pode ser diferente, levando a caminhos mais longos.

 

Por onde você pesquisou esse valor do TGV? Saiba que os descontos aparecem apenas na versão francesa do site sncf.com . Se pesquisar na versão em inglês, ou na Raileurope e revendedores, o desconto não aparece.

 

Valeu MarcosPereira,

 

Já confirmei com a TAP, realmente é o fuso horário, de qualquer forma ficarei atento a isso quando fazer o chekin para retornar, para não fazer confusão e perder o horário ::putz::

 

Elevarei um pouco o custo previsto no Via Michelin para não ter surpresa!

 

Foi no site sncf.com mesmo, mas deve ter sido em inglês, pois não manjo o francês, kkkkk, por falar nisso, baixei na internet o curso Assimil de Francês para minha esposa fazer ::otemo::

Mesmo assim, acredito que saindo de carro ficarei mais tranquilo com a mobilidade e horário.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Se estou repetindo, desculpe, a gente acaba se esquecendo do que diz depois de tantos posts. Imprima os mapas da Viamichelin. Alguns GPS permitem que você importe as rotas de lá, mas se não permitirem, o caminho que a Viamichelin indica costuma ser diferente do GPS, pois é otimizado de uma forma diferente, com ênfase em evitar gastos desnecessários, ou rotas complicadas.

 

Não vai ser fácil aprender francês em tão pouco tempo, mas é legal ir com essa noção. Notei que fui bem recebido quando falei francês, mesmo com alguma dificuldade.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Esse tempo de voo não é devido a diferença de fuso horário? Em Maio, se não me engano, o Brasil está 4 ou 5 horas atrasado em relação a Europa... E você teve ter colocado os horários locais na sua planilha.

 

 

Isso mesmo AdrianoLB, já entrei em contato com a TAP e fui informado que é o fuso horário !!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Fala Brunno, tudo bom?? Recebi seu comentário lá no blog e vim dar uma olhada no seu roteiro. Primeiro parabéns pela organização, também gosto de ter tudo bem planejado assim.

 

Eu dei uma lida em tudo agora, bem rápido e vou dar uns pitacos simples, acho que o pessoal aqui já te ajudou bastante...

 

Não sei se você está prensando ainda em ir até Belém provar os pastéis... eu fui, realmente tem um parada toda especial.... por tudo que gira em torno dele... ser o verdadeiro... estar em Belém... claro que tudo isso agrega um valor enorme. É muito gostoso... massss.. o bairro fica um pouco mais afastado. Quando eu cheguei em Lisboa, peguei um o aerobus para ir até o centro. Ele me deixou na Praça do Comércio, bem próximo ao hostel que eu fiquei. Só larguei minhas coisas no hostel e me mandei pra Belém (queria que o meu primeiro café da manhã também fosse em Belém haha). Aí tive que pegar um bonde pra chegar lá... Enfim, no seu caso.. o tempo é curto... eu iria no máximo ali na Praça do Comércio.. dava uma volta pela augusta... e até subiria no elevador de Santa Justa, com o dia bom você vai ter uma vista beeeeem legal!

 

Sobre aluguel de carro não tenho muito como ajudar, sempre me locomovi de trem por lá... acho prático e adoro viajar de trem!!

 

Sobre a Itália, deixa eu ver se entendi: você chega em Roma... aí dorme 4 noite lá... aí vai pra Florença, dorme 1 noite... aí vai pra San Gimignano onde vai dormir uma noite, depois Pisa e também dorme uma noite lá? É isso?

 

Então... acho que vai ficar meio cansativo essa parte. Você poderia dormir todas essas noites em Florença. E fazer bate-volta em Pisa e em San Gimignano. Pra pisa é um pulo.... em uma manhã você visita a região da torre e volta pra Florença antes do almoço. San Gimignano, você sair cedo e antes do fim do dia está de volta. Pois pelo que eu entendi, nessa última imagem da sua tabela, você quase não vai ter tempo em Florença.... e lá tem várias coisas legais pra fazer... Eu não deixaria de ver O Nascimento de Vénus, de Botticelli e também o Davi, de Michelangelo... A cidade em si respira arte... esses são só dois exemplos do que tem por lá!

 

(Se eu entendi errado alguma parte dessa da Itália desculpe!! hehe)

 

Como eu ví, o pessoal já te falou sobre o pecado que todos cometemos de querer colocar todas as cidades do mundo em 1 mês... também passeio por isso. haha

 

Eu não sei se o seu roteiro está assim porque você quer viajar de carro, mas por exemplo... eu deixaria Milão de fora e tentaria colocar mais uma noite em Florença... mas é só uma sugestão.

 

Lembre-se que viagem de carro sempre pode rolar imprevistos.... claro que em qualquer uma pode... mas acho mais prático as viagens de trem.... Confesso que avião eu tento evitar, mesmo quando é mais em conta.... só de pensar em despachar a bagagem... fazer check-in e tudo mais.. me dá muita preguiça.

 

Enfim, espero ter ajudado!

 

Dê uma navegada lá no blog.... qualquer dúvida pode perguntar lá também.

 

Abraço!!

 

Muito bom seu blog robsonfranzoi, e valeu, gosto de fazer o planejamento, como MarcosPereira já até falou, em pesquisar e ler relatos aqui no mochileiros e em outros sites, a viagem começou!!!

 

Sobre Lisboa, já desencanei, vou ficar nas redondezas do aeroporto mesmo, em outra viagem passo alguns dias em Portugal, mas comeremos o pastel em algum outro local ali perto do aeroporto!!

 

Até agora estou impressionado com as fotos do seu blog sobre San Gimignano, o que é aquilo!!! Show!! Essa parte do roteiro, partiremos de Roma para Florença de trem, chegamos de 12h lá e passearemos pela cidade, no dia seguinte vamos pegar o carro no aeroporto de Florença direto para San Gimignano, onde curtiremos a bela cidade e dormiremos, no dia seguinte vamos passar em Pisa, depois Portofino e dormiremos em Gavi, no outro dia vamos em Chamonix e no final do dia entregaremos o carro no aeroporto de Milão, ai partimos de trem para Verona, dormimos e vamos de trem para Veneza.

 

Sobre as empresas lowcost consegui pela Vueling e pela Transavia passagens com direito a 10kg de bagagem de mão por pessoa e apenas uma bagagem de porão de 23kg, acho que os preços foram razoáveis:

 

Barcelona - Roma = 105,76 euros

Veneza - Paris = 95 euros

Paris - Madrid = 128,35 euros

 

Pesquisei no skyscanner e fui direto para o site da operadora, realmente a passagem é sem acréscimos! Não tive nenhum problema para fazer o cadastro e efetuar a compra com o cartão visa.

 

Já as passagens de trem, tive perrengue no site da trenitalia, usando o google crhome não consegui, mas com o firefox eu consegui comprar e apesar de alguns comentários de algumas pessoas de que não conseguiram comprar com o cartão de crédito visa, eu consegui numa boa, comprei dois trechos por 18 euros e um trecho por 38 euros para o casal. Acredito que as malas que cabem nos aviões, caberão nos trens.

 

Uma dúvida que tenho é sobre a utilização de WIFI lá ou comprar um chip para poder usar o GPS do telefone, alguém tem alguma dica de operadora?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Encontrei um site do Ronaldo Giusti com um guia sobre o uso de celular no exterior, muito bom:

 

http://www.ronaldogiusti.com/2013/03/usando-celular-na-europa-miniguia.html

 

Segue algumas vantagens listadas por ele:

 

É bem óbvio pra muita gente, mas caso você esteja se perguntando por que gastar dinheiro com um chip local, veja alguns motivos:

 

- Você poderá acessar mapas em tempo real, no meio da rua, e traçar rotas a serem seguidas, encontrar aquela igreja, aquele museu ou aquela loja sem dar voltas e voltas desnecessárias.

- Fanáticos por foursquare, twitter, instagram e facebook poderão atualizar seus status no timing certo, e não apenas no quarto do hotel (se tiver wi-fi), quando o momento tiver perdido a graça.

- É possível verificar todos os horários dos ônibus e/ou trens e suas baldeações, na ida e na volta, e então só precisará ir/voltar pra estação na hora certa.

- Você pode ligar para a família na hora que quiser (mas lembre do fuso).

- Mais do que ver a previsão do tempo para amanhã no noticiário, é possível acompanhar o clima da cidade onde está ou pra aonde vai, e assim evitar condições adversas.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...