Ir para conteúdo

Relato Mochilao Setembro/2015 - Bolivia, Chile e Peru - 21 dias - Valores e Infos Uteis


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Galera, finalmente terminei meu relato com o maximo de detalhes que acredito que seja importante.

 

Foi um mochilao de 21 dias com partida de SP de avião para Santa Cruz de La Sierra na Bolivia, indo para o Chile, depois Peru, e voltando para a Bolivia.

 

 

Bom, algo muito importante e que acredito que seja um dos mais importantes, valor gasto.

O periodo antes da viagem eu gastei cerca de 700 reais com roupas, itens e qualquer outra coisa para levar.

Eu ja tinha um mochilao de 75Litros, bota e algumas coisas de viagem e isso me ajudou ja. Comprei corta vento, fleeces, segunda pele, e outras coisas como lanterna, canivete, capa de chuva para mochila, transformador e adaptador..

A passagem de SP ida e volta para santa cruz foi 540 reais incuindo taxas internacionais. Eu sai num domingo e voltei domingo, o que tornou mais barato.

Na viagem em si eu gastei cerca de 4.200 reais. tirando uns 200 reais, não teve gastos desnecesários. Em setembro de 2015 eu peguei um cambio horrivel nos 3 paises, e vou passar as informações logo abaixo.

 

Então foram:

R$ 700 itens pré trip

R$ 540 passagem avião

R$ 4.200 trip

 

Total:

R$ 5.440

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Cambio em setembro/2015:

 

Peru - de 0.67 a 0.75

 

Chile - de 165 pesos a 170 pesos

 

Bolivia - 1.68 a 1.8

 

Uma explicação rapida sobre o cambio para quem tem dificuldade.

 

Peru - 1 real = 70 centavos de soles

Chile - 1 real = 170 pesos

Bolivia - 1 real = 1 boliviano e 70 centavos

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Link e imagem do roteiro da trip, e com algumas informações de horarios.

 

imagem.JPG.5771aa7d154f84fc2915354504e0009f.JPG

 

http://www.tripline.net/trip/Mochilao_Setembro_-07655116142510119ADFBF3934DFCA4A?n=78

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

21 dias - 3 paises e 11 cidades

 

TEMPO E KM +/- DE ONIBUS ANDADO:

 

STA - SUCRE DE AVIÃO - 1h - 550km

sucre - uyuni - 8h - 450km

uyuni - san pedro - 600km

san pedro - calama - 1h - 100km

SPA - arica - 7h - 600km

ARICA -tacna - 60km

tacna - arequipa - 360km

arequipa - ica - 16h - 900km

ica - cusco - 12h - 800km

cusco - copacabana - 530km - 10h

copacabana - la paz - 4h - 150km

la paz - cochambamba - 7h - 400km

cochabamba - sta cruz - 10h - 480km

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Informações avulsas e uteis:

 

Nao perder o documento de imigracao e o RG - passaporte de jeito nenhum. eles devem ficar na doleira, e a doleira sempre junto;

 

Sempre peixinxar;

 

Capa de chuva para mochilao é otimo para o despache e para nao sujar na viagem mesmo sem chuva.

 

O inicio por sta cruz se da pelo valor da passagem, e ajuda na climatacao que eh gradual.

 

A ida de Santa Cruz até Sucre foi de avião, por indicações, e achei viavel. Pagamos 180 reais na passagem pela amaszonas. Não sei como é a estrada, mas sei que de avião foi legal =)

 

A passada por cochabamba antes de Santa cruz foi apenas por economia, que saiu pela metade do valor de ir direto. Mas em cochabamba tem a cidade em si para conhecer e o "cristo redentor" de la. fica a criterio ficar na cidade, mas eu fiquei apenas 1h para esperar o onibus

 

A passado por cochabamba foi feita pelo valor da passage que ficou pela metade comparado ao direto para sta cruz;

 

A passado por calama foi pela economia feita em passagem tambem.

 

Eu fiquei em duvida entre 2 ou 1 tenis só. Acabei levando 2 tenis, no caso de chuver e 1 molhar. realmente a ideia foi valida e o pesou valeu a pena, mas nao peguei chuva.. um deles ficou para passeios que pudesem molhar e sujar muito, e o outro pra usar a todos os outros momentos.

 

Nao passei em Puno por conselhos, e nao me arrependi. Quem foi indicou não valer tanto a pena por ser uma pobreza apelativa por serem tao pobres e precisarem tanto do dinheiro do turismo;

 

Fazer um seguro viagem. Nao que vai dar merda, mas vai que..

 

Sobre fechar hostel antes de chegar na cidade, eu aconselho fazer somente se for dentro de temporada. Vi pessoas que fecharam varios hostels antes e nao conseguiram pegar nenhum... e fora que vc fica bem amarrado ao roteiro, o que pra mim nao é tão bom

 

sempre peixinxar;

 

A ida para aguas calientes (machu picchu) saiu muito mais barato pela hidreletrica. Aconselho ir por ela pela economia e beleza, que eh bem natureza. E obrigatorio levar repelente para aguas calientes e machu picchu;

 

A subida da escada em machu picchu de 2600 degraus eh uma economia e eh bonito o caminho. Mas eh algo ke poode se pensar antes de fazer, pois ela eh muito cansativa;

 

Indico dormir 1 noite em aguas calientes apos descer de machu picchu, coisa que eu nao fiz;

 

sempre peixinxar (item obrigatorio! kkkk)

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Eu tenho a lista de itens para a viagem, a qual eu achei ela perfeita para a viagem, pois nao faltou nada e o que sobrou não me fez arrepender. quem quiser esta lista eu subo ela no blog também, é só falar!

 

Tenho também um PDF de 120 paginas (isso mesmo, um PDF enorme kkk) que eu peguei de 2012, com muitas informações ainda uteis também.. se quiserem eu subo também aqui na pagina!

 

Bom galera, esse é o relato por cima. Sei que ja tem muitos relatos sobre um mochilao com o mesmo roteiro, mas se voces curtirem a ideia, eu posto o roteiro mais detalhado de informações de horarios de onibus e tals. E se quiserem eu subo fotos da viagem, que tem uma mais linda que a outra.

Quem curtir da um Up no topico. valeeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Heyyy Wagner, estou com um roteiro bem parecido com o seu..! Vou te fazer umas perguntas...hahahaha ::sos::::sos::

 

1- Qual bus vc pegou de Cusco a Copacabana, e quanto pagou?quero fazer esse trajeto a noite...mas só estou achando gente falar daquelas empresas que fazem um pacote turístico passando por puno e que só saiam de manhã...

 

2-Você levou em reais neh, mesmo o dólar estando alto , tu acha que iria compensar levar dolar para conseguir uma cotação melhor?

 

3-A economia que tu fez em não ir direto de Laz paz a santa cruz foi torno de quanto?

 

Meu roteiro está quase pronto, mas cheguei na parte de ir de cusco a Copacabana e me perdi! ::bad::::bad::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meu roteiro pra julho do ano que vem também está beeeem parecido, apesar de inverso!

 

Estava pensando em pegar um avião pra La Paz com escala em Lima, descer e começar pelo Peru.

 

E também de San Pedro passaria em Jujuy antes de voltar pra Bolívia. Agora seu roteiro me fez repensar algumas coisas.

 

Aliás, boa essa Companhia Amaszonas, não conhecia e vai ajudar bastante no novo roteiro! hahaha ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu tenho a lista de itens para a viagem, a qual eu achei ela perfeita para a viagem, pois nao faltou nada e o que sobrou não me fez arrepender. quem quiser esta lista eu subo ela no blog também, é só falar!

 

Tenho também um PDF de 120 paginas (isso mesmo, um PDF enorme kkk) que eu peguei de 2012, com muitas informações ainda uteis também.. se quiserem eu subo também aqui na pagina!

 

Bom galera, esse é o relato por cima. Sei que ja tem muitos relatos sobre um mochilao com o mesmo roteiro, mas se voces curtirem a ideia, eu posto o roteiro mais detalhado de informações de horarios de onibus e tals. E se quiserem eu subo fotos da viagem, que tem uma mais linda que a outra.

 

Se puder, por gentileza, agradeço! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Gostei muito do relato Posso abusar? Tenho muitas perguntas e alguns pedidos. Me perdoe gostaria muito de explorar a sua boa vontade. Então eu vou agora em Janeiro para os mesmos locais e tenho muitas dúvidas. Você poderia me passar a sua planilha de custos passo a passo com os horários e as empresas de ônibus por trajeto ficarei grato.

Vc só fez o trajeto aéreo de Santa Cruz a Sucre? O restante foi só de ônibus?

Com relação à hospedagem como você fazia, já tinha aonde ir em cada cidade? Onde você ficou e quanto era a diária e se gostou dos lugares? Ou foi pedindo indicação de hostel assim que chegava? As agências que fez os passeios quais você indica fazer exemplo UYUNI ($$$) em San Pedro Atacama ($$$) Machu Picchu ($$$) La Paz ($$$) quanto foi cada passeio e quais taxas se pagava à parte? Outra pergunta: Táxi nas cidades nos deslocamentos entre aeroporto>rodoviaria ou ao centro e rodoviaria>hostel etc como você fazia e quanto pagava? Você achou que deu tempo pra curtir o passeio sem pressa? Faria algo diferente do seu roteiro? Ficaria mais em alguma cidade? Onde tinha o melhor câmbio nas cidades era nos centros das cidades? Você levou dólar? Teve que fazer alguma compra de passagem pelo smartphone de última hora se sim usava o WiFi do hostel`s onde ficava? Teve algum perrengue na trip e que possa alertar a quem estiver indo para esse Mochilão? Gostaria também da lista do que você levou e que achou essencial não esquecer nesse tipo de mochilão, o PDF pode me enviar por favor meu email é marcelofatecpg@gmail. com

Desculpe tanta pergunta e muito obrigado. Putz abusei demais. Valeu me ajude.

Marcelo

 

Belo relato.

 

Para quem estiver procurando de dicas para o Chile deixo aqui o blog LikeChile (http://www.likechile.com/blog) que além de informações tem valores especiais para quem faz parte do LikeChile Descontos (http://www.likechile.com/descontos) vale conferir.

 

Abs.,

 

 

Galera, finalmente terminei meu relato com o maximo de detalhes que acredito que seja importante.

 

Foi um mochilao de 21 dias com partida de SP de avião para Santa Cruz de La Sierra na Bolivia, indo para o Chile, depois Peru, e voltando para a Bolivia.

 

 

Bom, algo muito importante e que acredito que seja um dos mais importantes, valor gasto.

O periodo antes da viagem eu gastei cerca de 700 reais com roupas, itens e qualquer outra coisa para levar.

Eu ja tinha um mochilao de 75Litros, bota e algumas coisas de viagem e isso me ajudou ja. Comprei corta vento, fleeces, segunda pele, e outras coisas como lanterna, canivete, capa de chuva para mochila, transformador e adaptador..

A passagem de SP ida e volta para santa cruz foi 540 reais incuindo taxas internacionais. Eu sai num domingo e voltei domingo, o que tornou mais barato.

Na viagem em si eu gastei cerca de 4.200 reais. tirando uns 200 reais, não teve gastos desnecesários. Em setembro de 2015 eu peguei um cambio horrivel nos 3 paises, e vou passar as informações logo abaixo.

 

Então foram:

R$ 700 itens pré trip

R$ 540 passagem avião

R$ 4.200 trip

 

Total:

R$ 5.440

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Cambio em setembro/2015:

 

Peru - de 0.67 a 0.75

 

Chile - de 165 pesos a 170 pesos

 

Bolivia - 1.68 a 1.8

 

Uma explicação rapida sobre o cambio para quem tem dificuldade.

 

Peru - 1 real = 70 centavos de soles

Chile - 1 real = 170 pesos

Bolivia - 1 real = 1 boliviano e 70 centavos

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Link e imagem do roteiro da trip, e com algumas informações de horarios.

 

[attachment=0]imagem.JPG[/attachment]

 

http://www.tripline.net/trip/Mochilao_Setembro_-07655116142510119ADFBF3934DFCA4A?n=78

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

21 dias - 3 paises e 11 cidades

 

TEMPO E KM +/- DE ONIBUS ANDADO:

 

STA - SUCRE DE AVIÃO - 1h - 550km

sucre - uyuni - 8h - 450km

uyuni - san pedro - 600km

san pedro - calama - 1h - 100km

SPA - arica - 7h - 600km

ARICA -tacna - 60km

tacna - arequipa - 360km

arequipa - ica - 16h - 900km

ica - cusco - 12h - 800km

cusco - copacabana - 530km - 10h

copacabana - la paz - 4h - 150km

la paz - cochambamba - 7h - 400km

cochabamba - sta cruz - 10h - 480km

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Informações avulsas e uteis:

 

Nao perder o documento de imigracao e o RG - passaporte de jeito nenhum. eles devem ficar na doleira, e a doleira sempre junto;

 

Sempre peixinxar;

 

Capa de chuva para mochilao é otimo para o despache e para nao sujar na viagem mesmo sem chuva.

 

O inicio por sta cruz se da pelo valor da passagem, e ajuda na climatacao que eh gradual.

 

A ida de Santa Cruz até Sucre foi de avião, por indicações, e achei viavel. Pagamos 180 reais na passagem pela amaszonas. Não sei como é a estrada, mas sei que de avião foi legal =)

 

A passada por cochabamba antes de Santa cruz foi apenas por economia, que saiu pela metade do valor de ir direto. Mas em cochabamba tem a cidade em si para conhecer e o "cristo redentor" de la. fica a criterio ficar na cidade, mas eu fiquei apenas 1h para esperar o onibus

 

A passado por cochabamba foi feita pelo valor da passage que ficou pela metade comparado ao direto para sta cruz;

 

A passado por calama foi pela economia feita em passagem tambem.

 

Eu fiquei em duvida entre 2 ou 1 tenis só. Acabei levando 2 tenis, no caso de chuver e 1 molhar. realmente a ideia foi valida e o pesou valeu a pena, mas nao peguei chuva.. um deles ficou para passeios que pudesem molhar e sujar muito, e o outro pra usar a todos os outros momentos.

 

Nao passei em Puno por conselhos, e nao me arrependi. Quem foi indicou não valer tanto a pena por ser uma pobreza apelativa por serem tao pobres e precisarem tanto do dinheiro do turismo;

 

Fazer um seguro viagem. Nao que vai dar merda, mas vai que..

 

Sobre fechar hostel antes de chegar na cidade, eu aconselho fazer somente se for dentro de temporada. Vi pessoas que fecharam varios hostels antes e nao conseguiram pegar nenhum... e fora que vc fica bem amarrado ao roteiro, o que pra mim nao é tão bom

 

sempre peixinxar;

 

A ida para aguas calientes (machu picchu) saiu muito mais barato pela hidreletrica. Aconselho ir por ela pela economia e beleza, que eh bem natureza. E obrigatorio levar repelente para aguas calientes e machu picchu;

 

A subida da escada em machu picchu de 2600 degraus eh uma economia e eh bonito o caminho. Mas eh algo ke poode se pensar antes de fazer, pois ela eh muito cansativa;

 

Indico dormir 1 noite em aguas calientes apos descer de machu picchu, coisa que eu nao fiz;

 

sempre peixinxar (item obrigatorio! kkkk)

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Eu tenho a lista de itens para a viagem, a qual eu achei ela perfeita para a viagem, pois nao faltou nada e o que sobrou não me fez arrepender. quem quiser esta lista eu subo ela no blog também, é só falar!

 

Tenho também um PDF de 120 paginas (isso mesmo, um PDF enorme kkk) que eu peguei de 2012, com muitas informações ainda uteis também.. se quiserem eu subo também aqui na pagina!

 

Bom galera, esse é o relato por cima. Sei que ja tem muitos relatos sobre um mochilao com o mesmo roteiro, mas se voces curtirem a ideia, eu posto o roteiro mais detalhado de informações de horarios de onibus e tals. E se quiserem eu subo fotos da viagem, que tem uma mais linda que a outra.

Quem curtir da um Up no topico. valeeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Galera, boa tarde!

Vou subir a planilha de itens para o mochilao.. quem quiser o PDF eu envio por email, porque é muito grande!

 

Marcelo,

 

Sem problemas, tiro as duvidas que conseguir!!

Eu não fiz uma planilha de gastos, e nem controlei muito os gastos.... eu gastei bem no começo, e quando vi que a grana nao ia dar eu comecei a apertar mais, que no caso foi no peru..

Eu gastei praticamente 1.000 a cada pais que eu entrava. Foram uns 900 na Bolivia + 900 no Chile + 1200 no Peru + 1100 na Bolivia de novo.

 

Mas referente a horarios, consigo te ajudar por cima.. da pra voce ter uma noção boa dos horarios bons para pegar. Vou continuar este relato, que no caso eh um relato pequeno, com informações de horarios para voces calcularem melhor o roteiro de voces.

 

A parte de avião foi feita apenas de SP - STA CRUZ e de STA CRUZ - SUCRE por recomendações das estradas.. o avião para Sucre foi uns 250reais na conversão do momento

 

Em relação a hospedagem eu fui sem nada fechado. Mas, isso foi pelo fato de ter ido em Setembro, baixa temporada e então não achei necessario.. e realmente nao foi!

Creio que indo em Janeiro fique um pouco mais concorrido vagas em hostels.. mas, também vi pessoas que fecharam hostels antes, e os dias nunca batiam com o roteiro.. é dificil e quase invevitavel seguir a risca o roteiro.. ele eh p ter uma noção por cima mesmo.

Os hostels que eu fiquei foram indicações de momento mesmo.. chegamos nas cidades e perguntamos sobre hostels bons e baratos...

No Chile eu fiquei no Towanda. No Peru e Bolivia eu fiquei apenas no hostel Wild Rover (que gostei muito.. bem movimentado! e também para ganhar a camiseta do Wild Rover, que precisa ficar nos 3 que existem, que são arequipa, cuasco e la paz).

Os restantes dos dias nos dormimos apenas no onibus que foi economicamente boa ideia.

Sobre as agencias que pegamos, foram todas na "sorte" também.. pesquisavamos algumas e escolhiamos.. não tive problema com nenhuma, mas também não lembro os nomes para indicar.

Uma coisa que realmente vale a pena voce fazer é fechar passeio com uma galera ja, e também varios... no Uyuni estavamos em uns 10, e isso rendeu um valor legal para nós.. no Atacama fechamos ja todos o que queriamos em uma agencia apenas, e isso também ajudou no valor..

Sobre as taxas dos passeios.. achei uma facada. vi passeios com taxas iguais as dos passeios até! No caso, sempre que for fechar o passeio, pergunta quanto é a taxa caso eles nao falem.. que a maioria tem taxa

 

Para se locomover entre rodoviarias e hostels, a maioria foi de taxi. Super recomendavel fazer a corrida com pessoas para dividir o valor. Neste caso, como estava sempre com +4 pessoas saiu apenas valores baixos de taxis. Os taxis não são caros como no Brasil, bem valido pegar para nao andar com o mochilao enorme.

 

Então, esse roteiro ficou beem corrido.. beem cansativo.. eu nao me arrependo de ter feito ele tão cansativo assim, mas eh disposição pra fazer ele!

Com o roteiro de apenas 21 dias nao tem o que acrescentar, pq ja foi corrido... mas para quem tem 2 dias a mais para viajar, indico parar em Nazca também.. muitos nao acham graça, mas eu acho valido conhecer!

O que eu mudaria no roteiro se eu pudese seria mais dias.. e pegaria +1 dia no Atacama (precisaria de mais dinheiro tb, aj que eh mto caro la)

 

Sobre o dinheiro.. eu 3.000 em real na money belt, e me arrependo apenas de nao ter levado os 4.000 direto..

O cambio de real x dolar x moeda local era o mesmo que real x moeda local. Então, so compensa se vc tiver dolar de uns tempos quando era mais barato.. caso contrario, daria na mesma.

Sobre o cambio, nós fomos cambiando de acordo com a precisão.. e tb nao nos arrependemos.. teve mudança de cidade em cidade, mas o jeito era faazer isso.. um exemplo: trocamos em uyuni por 1.7 cerca de 1.000 reais.. e quando chegamos em copacabana e la paz nós encontramos por 1.8.. então valeu a pena trocar apenas uma parte do dinheiro em uyuni e o restante em la paz.

 

Eu não tive problemas com as compras de passagem não.. sempre foram faceis e com horarios bons.. mas como eu disse, pro periodo que fui que não é temporada, não sei como fica em janeiro.

Algo que aconteceu e que eu indico é fazer seguro saude.. como o amigo mochileiro que estava junto que passou mal, e teve que gasta cerca de 2.000 reais internado em la paz. Espero que o seguro dele tenha pago.

Vou subir a planilha com os itens, e te mando o PDF sim!!

 

Abusou não brother. to aqui pra ajudar como fui muito ajudado aqui no blog. sua duvida pode ser a de outra pessoa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Fran!

 

Então, sobre nome e valores dos onibus e agencias eu não vou lembrar mesmo, não anotei nem nada.. vou terminar este relato, nele mostro horarios (o principal do relato)

Mas assim, o indicado de ir fazer esse trajeto Cusco - Copacaban é faze-lo de noite, e ficar a madrugada na estrada..

Porque? assim voce economiza tempo, e diaria de hostel.. isso para todas as viagens longas, tipo de 10h

Sobre ter que ir até Puno e depois Copcabana não teve isso. Nós pegamos um onibus sem pacote nem nada, na rodoviaria mesmo. O que aconteceu foi que o onibus leva até a fronteira (Peru - Bolivia) e de la pegamos um outro para copacabana (resultou apenas em um atraso na chegada isso)

 

Sobre o cambio do dolar x moeda e real x moeda.

Como eu disse para o Marcelo, no momento que fui, o cambio dava na mesma.

Se eu trocase o real pelo dolar e o dolar pela moeda deles ficaria quase a mesma coisa.. soh valeria a pena se voce tivesse o dolar de um tempo que estava baixo ou por levar menos notas contigo..

 

A economia de passar por Cochabamba saiu uns 120 reais a menos (muuuita grana, na minha opinião).. mas, indo até cochabamba voce tem o "risco" de nao ter passagem... que no caso em setembro não tinha essa possibilidade. La, em todas as rodoviarias que passamos eles gritavam passagem a rodo.. parece que sempre tinha e para todos os horarios.. e isso em todas cidades, não so cochabamba

 

Se perde não!! qualquer coisa da um grito rs

 

Galera meu whats eh 11 954439015 para quem quiser tirar duvidas por la!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...