Ir para conteúdo

Relato Mochilao Setembro/2015 - Bolivia, Chile e Peru - 21 dias - Valores e Infos Uteis


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bruno,

 

Fiquei muito em duvida no ponto de fazer o roteiro inverso também, começando por la paz para ja fazer compras de roupas.. fiquei em duvida até o ultimo mes quase kkkkk

Cara, vou ser beeem sincero.. eu acho que não mudaria este roteiro. Se voce olhar ele no mapa, pode perceber que ele tem uma sequencia boa de lugares..

Como eu disse, ele contempla os "principais lugares" e um caminho sempre seguindo em frente fazendo um balão.. acho que eu não conseguiria ver mais coisas do que vi em 21 dias.

A companhia amaszonas foi por conta que a BOA nao tinha mais avião para o dia neh.. mas creio que a BOA seja mais barato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Bom, como meu relato está pequeno e pronto, vou posta-lo de uma vez só.

 

Eu tenho muitas fotos motivadoras também, e quem quiser posso compartilha-las!!

 

Segue o relato dia a dia, sem muitas emoções.. vou deixar elas pra vivencia de voces!

 

 

 

Passagens compradas pela Gol ida e volta pra Sta. Cruz Bolivia por 550,00 com taxas saindo de SP Brasil

06/09/2015

Foram 3 horas de voôs, e chegamos em sta cruz umas 14:00, cambiamos dinheiro e ja compramos no aeroporto passagem para sucre as 16:00 chegando as 17:00

Em sucre ja fomos direto para a rodoviaria comprar a passagem para Uyuni para sair as 22:00.

 

07/09/2015

Chegamos em uyuni umas 5:00 da matina, com um frio do inferno (kkk) com um vento cruel, e a unica coisa que todos que turistas faziam la era bater os dentes de frio..

Tivemos a "sorte" de ter uma mulher que nos acolheu oferecendo o passeio pelo Salar do Uyuni que queriamos naquela cidade.

Ficamos meio assim de fechar o passeio com ela, mas o valor oferecido com desconto (para uma turma de uns 10 brasileiros que estavam naquele frio terrivel) foi agradavel a todos e fechamos com ela mesmo. Saiu 650bob + 150bob de entrada nos lugares.

Partimos de Uyuni umas 10:00 após fazer as compras do passeio (muuuita agua e bolachas).

Bom, não vou detalhar o passeio feito, primeiro por preguiça segundo por nao contar o filme antes de assistir.

No primeiro dia almoçamos no restaurante de sal conhecido pelos turistas, onde ficam as bandeiras no salar. A comida não eh uma maravilha, mas pra mim tava otimo ja pelo esperado.

Na janta comemos uma gororoba feita pelos guias que tinha calabreza, batata, carne de alpaca, e mais uns 5 ingredientes que até agora eu nao sei o que era e nem quero saber. e nao gostei da "carne de alpaca"

Para durmir ficamos numa casa de sal no meio de um cidadezinha pequena. A acomodação é legal, e a agua estava quente do chuveiro. O unico problema encontrado foi o sal no chao, que suja tudo o pé.

Um outro problema encontrado neste primeiro dia foi o mal da altitude.. eu consegui durmir, mas durmi mal. Acordei na madrugada aguniado de nao conseguir durmi, e encontrei parceiro na mesma siuação.. eu consegui durmir após tomar quase 1 litro de agua (muuuito necessario)

 

08/09/2015

Mais um dia de passeio de salar, e subindo morro.. a falta de ar aumentava e a necessidade de folha de coca também.

Uma coisa que vi pessoas fazendo na altitude foi tomar dramin. Estas pessoas foram as que mais passaram mal a viagem toda. Dramin piora a situação, eh totalmente contraindicado pra altitude.

Uma coisa que aconteceu também foi que algumas pessoas nao gostaram do gosto amargo da folha de coca. Algumas compraram pastilhas de coca, tomaram cha... mas eu particularmente nao achei a folha tão ruim assim, até curti mascar depois que acostumei.

No meu caso, a folha de coca foi totalmente eficaz. Eu passei pouco mal de altitude na viagem toda. Fora que a folha me deixou um pouco mais disposto, e tirou um pouco a fome (eu gosto de comer).

No segundo dia no Salar paramos para comer "no meio do nada".. Um local onde tem algumas mesas e cadeiras de madeira para fazer piquenique. Assim que fomos comer o guia nos orientou a comer rapido, porque a comida esfria muito rapido.

A comida foi preparada no jeep do guia mesmo, e foi rapido! foi um macarrão com Pollo (frango) que estava gostoso na minha opinião. Porém, com 3min de garfadas deu pra perceber o porque tinha que comer rapido kkkk a comida gelou muuuito rapido mesmo.. eu como sou uma draga terminei de comer, mas uma parte da galera desistiu do macarrão frio.

O jantar neste dia comemos uma comida preparada na casa que ficamos alojados. Gostosa também por sinal (a fome era muita tambémm neh)

Esse dia após a janta foi uma das melhores noites da trip, onde a galera ficou do lado de frio do alojamento (frio pacaralho) observando a "chuva" de estrelas cadentes e o braço da via lactea nitido a olho nu! a cabeça chegou a doer de tanto que ficamos olhando para cima kkkk

Esta noite foi a pior de todas da viagem para durmir. Lembro que demorei muito para pegar no sono, e após pouco tempo durmindo eu acordei, e resmunguei no quarto. O resmungo foi respondido por todos, reclamando que nao conseguiam durmir também. A falta de ar era demais, a seda judiava... foi uma noite terrivel de sono.

 

09/09/2015

Acordamos para nosso ultimo dia de passeio no salar as 4:00 da matina, porque iamos ver os geisers que são vistos no amanhecer apenas.

Neste dia pegamos uma linda paisagem com neve. Pude então fazer a tão sonhada brincadeira de guerra de bolinhas de neve com outro brasileiro. Consegui "patinas" de tenis em camadas de gelo, e sentir o fedor de enxofre dos geisers.

Neste dia o passeio acabou cedo, as 10:00 na fronteira com o Chile.

Na fronteira ficamos umas 2h até fechar uma van até san pedro.

Chegando em san pedro fomos abordados pelo Simon, um argentino que estava em san pedro fazendo dinheiro para continuar a trip de moto twister 250 que ele estava fazendo. O Simon nos ofereceu um hostal chamado Towanda.

Aceitamos o hostal pelo preço e pela ajuda do Simon. O hostal não era grande coisa, bonito nem nada.. mas pra poucos dias que iriamos ficar valeu a pena. Ele ficava de frente com o Licancabur.

No mesmo que chegamos ja fechamos os passeios, que foi o tour pelo Vale de La Luna para o proprio dia e o Piedras Rojas + Miniques e Miscanti para o dia seguinte.

Fizemos o tour pela vale de la luna Ok.

Esta noite eu tirei para lavar algumas roupas por precaução.

 

10/09/2015

Neste dia acordamos ja para partir para o passeio de Piedras Rojas e Montanhas que valeu muito a pena. E como de lei não vou descrever o passeio, vai e faz.

Assim que cheguei do passeio umas 18:00 ja parti para fechar o passeio do Tour Astronomico no mesmo dia.

O Tour Astronomico foi muuuito foda, durou 2h acabando as 23:00! e nao descreverei kkkk

 

11/09/2015

Este dia tiramos para comprar a passagem para Calama, e fazer umas compras (conhecer neh, porque caro do jeito ke tava pro real tava dificil fazer compras kk)

A viagem até Calama demorou umas 2h chegando na cidade umas 17:00. Passamos por Calama para depois ir para Arica pelo simples fato da economia.. essa baldiação nos economizou um pouco

Em Calama compramos a passagem para Arica, que partiu umas 22:00

 

12/09/2015

Chegando em Arica umas 4:00 ficamos espeando até o horario do começo das saidas dos onibus para Tacna (pode ser taxi, mas fica mais caro)

O onibus para Tacna (cruzamento da fronteira) partiu umas 7:00 chegando umas 9:00.

De Tacna compramos passagem direto para Arequipa - Peru chegando la umas 12:00

Em Arequipa nao fizemos passeio. Ficamos conhecendo a cidade, com direito a uma baladinha que só tinha Peruano.

 

13/09/2015

Neste dia acordamos e fomos comprar a passagem para Ica (onde fica huacachina).

Após tudo comprado e Ok, fomos conhecer a cidade do nosso jeito.. indo ao Mirador que da pra ver o el Misti, tem umas lembrancinhas para comprar e andar pela cidade.

Partimos para ica umas 19h.

 

14/09/2015

Chegamos em Ica umas 10h, e ja fomos para huacachina fechar o passeio de Jeep + SandBoard para as 12h.

Também não vou descrever o passeio, mas foi um dos melhores da trip. jeep aventura + sandboard + vista de huacachina nas dunas de areia.

O passeio durou quase 3h, e assim que voltamos, almoçando, tomamos banho e ja partimos para comprar passagem para Cusco e esperar o horario do onibus lá mesmo que saiu umas 18:00

 

15/09/2015

Chegamos em Cusco umas 10h. Pegamos um bloqueio na estrada que durou 2h e até agora eu nao sei o porque.

Em cusco saimos para cambiar dinheiro, entender como fariamos para ir para machu picchu e conhecer um pouco da cidade

 

16/09/2015

Tiramos este dia para conhecer mais da cidade, fazer algumas compras e se preparar para partir para aguas calientes no dia seguinte, ja que iriamos pela hidreletrica. E para ficar boratcho tambem hehehe

 

17/09/2015

Acordamos cedo neste dia para pegar a van rumo a hidreletrica. Chegamos no ponto final da van umas 15:30 e ja partimos para trilhar a linha do trem rumo aguas calientes.

Esta trilha demora umas 3h normalmente. Ela eh praticamente toda plana sem muitas dificuldades. Como estavamos sem pressa fomos de acordo a vontade, parando para tirar fotos e descansar. Isso nos deu um atraso de uns 30min a mais na trilha, e que resultou no final da trilha com uma garoa fortinha, e pegar a trilha no escuro (perrengue)

Em aguas calientes arrumamos um hostel com café da manha, e sai para conhecer a noite na cidade.

 

18/09/2015

Acordei as 3h para subir machu picchu andando pela escada dos pecados (kkkkk).

A subida para machu picchu é liberada apenas as 5h da manha, que foi o tempo de comer um pão e esperar na fila abrir o portao.

A subida é punk, muito punk pro meu gosto até. Eu não tinha noção do quao cansativo ela era. Apelidei de escada dos pecados, porque paguei todos os meus la mesmo kkkk

A escadaria tem 2600 degraus e é beeem subida mesmo! Não a indica para uma pessoa sedentaria. Tive um companheiro de subida que vomitou horrores na trilha passando mal.

A duração da trilha dizem ser de 1h a 1:30h mas nos fizemos em 2h. Paramos inumeras vezes no meio do caminho para descansar. Alias, paramos de 10 em 10 degraus para descansar por pelo menos 1 minuto. Eh muuito cansativo, por conta dos degraus enormes, a altitude que não ajuda, e a condição fisica de sedentario tambem neh!!

Chegamos em Machu Picchu 7h, e ja entramos para o sitio. Como estavamos cansados, descansamos um pouco vendo a nuvem sair e fomos fechar o guia para o tour. O tour durou 1:30 e DEVE ser feito, se nao, nao vale a pena está ali sem a explicação (na boa, neh!)

Quando o tour acabou ficamos mais tempo sacando fotos e observando aquela beleza antiga.

Fizemos um roteiro muito corrido que não indico a ninguem fazer, e fechamos a van para o mesmo dia de machu picchu, que chegava na hidreletrica as 3:00.

Então tivemos que partir de machu picchu as 11:45 para descer a escadaria dos pecados (que mesmo descendo é bem complicada, principalmente para quem tem problema no joelho).

Para descer a escada foi 45min, e ja partimos para a hidreletrica. O caminho da hidreletrica foi sem parar muito, até porque estavamos com pouco tempo. A unica parada nesta volta foi a minha e de uma tica para tomar um "banho" numa parte do riacho, que a agua era cristlina, e pra mim isso é necessario fazer uma parada para refrescar o corpo! e valeu muitoooo a pena!

Fizemos a trilha até a hidreletrica em pouco menos de 3h, chegando no horario.

Da hidreletrica partimos de volta para Cusco chegando a noite cansados pra caramba.

 

19/09/2015

Neste dia tiramos para comprar a passagem de volta e conhecer mais um pouco de cusco (mas o certo msm era ter feito o Vale Sagrado, que foi o unico passeio que faltou e eu fiquei sentido em nao ter feito)

Compramos passagem de saida de Cusco para umas 22:00 sentido Copacabana.

 

20/09/2015

Chegamos em Copacaba umas 12:00 e o passeio pelo lago Titikaka rumo a Ilha do Sol ja tinha partido, então tivemos que durmir um dia na cidade para ir de manhã cedo no dia seguinte.

Tiramos este dia para cambiar dinheiro, fechar hostel e conhecer a "playa" boliviana. Pegamos o melhor por do sol da viagem, ele desce de frente com o lago, muito lindo.

 

21/09/2015

Acordamos cedo neste dia para ir para o passeio. O tour pela Ilha do Sol foi demais, a ilha eh linda, a agua transparente, e eu tive a necessidade de mergulhar naquela agua linda.

A ida até a ilha lado Norte demora 2h, e o tour pela ilha demorou umas 2h ao todo. Passeio muito valido mas também nao contarei como foi kkkkk

Assim que chegamos da ilha, umas 17:00 ja partimos para se preparar para pegar o onbius que saia as 18:00 sentido La paz.

Chegamos em Laz paz umas 23:00 e ja fomos para o hostel Wild Rover arrumar as coisas e durmi.

 

22/09/2015

Acordei bem cedo neste dia para cambiar dinheiro arrumar tudo e fechar todos os tours que eu gostaria de fazer.

Depois de tanta pesquisa de valores e sem muita conclusao, fechei meus tours na agencia do lado do hostel (deve ter ficado 50bob mais caro do que o mais barato pesquisado, mas tinha a comodidade de ser perto do hostel).

Como ja era mais de 11:00 nao havia mais nenhum tour para o dia, a nao ser Rapel e Motocros. E como eu sou uma pessoa hiperativa tive que fazer um deles, e escolhi o Motocros por gostar de moto.

Para os outros 3 dias seguintes, eu fechei Chacaltaya e Death Road. e para o dia que eu nao fechei nada eu fui por conta para Tiwanaku.

Me arrependo apenas de ter feito o tour em Tiwanaku sem guia, que me deixou com falta de informações. Mas visitei /e consegui absorve o maximo possivel de informações.

O passeio de Tiwanaku foi feito por conta porque o tour da death road havia sido cancelado e eu troquei de dia, e no dia da death road nao havia mais tour para Tiwanaku.

Após fechar o Motocros eu fui correndo para a cidade de Mallasa, onde seria o passeio. Fechei 2horas de passeio começando as 4h. Cheguei na cidade umas 3:30 e ja iniciamos o passeio pelo vale do Sol. No meio do caminho eu pedi +1h para o guia, pois aquele passeio estava sendo o melhor, e o lugar mais bonito do vale teria que ter mais tempo para ir.

Cheguei em laz Paz cansado umas 20:00 e ja fui me arrumar para dormir para ir para o passeio no dia seguinte.

 

23/09/2015

Acordei e fui fazer o tour por Tiwanaku. Peguei uma van até o Cemitério, e de la mais uma van de 1:30 até o sitio de Tiwanaku. Eu fiz o tour solo em 3h e voltei para a cidade. Em La Paz eu fui conhecer o mercado das bruxas, e ver valores da passagem de onibus e horarios.

 

24/09/2015

Acordei cedo para partir para o passeio do Chacaltaya, que demorou umas 1:30 até o lugar mais alto que a van chegava, e depois fomos andando, uns 800metros subindo a montanha de gelo. Tivemos sorte neste dia pois havia bastante neve neste dia.

Após o passeio do chacaltaya ja fomos para o vale de la luna, que ficamos umas 2h fazendo o tour.

 

25/09/2015

Acordei cedo e parti para fazer a descida da morte de bicicleta.

Foram 54km de descida do capiroto, e chegamos no final umas 3:00.

Almoçamos e fomos embora para Laz paz umas 17:00, chegando umas 19:00.

Chegando em La Paz fui correndo para o terminal de onibus comprar a passagem para Cochabamba, que iria sair as 22:00.

Arrumei as malas jantei e fui para o terminal esperar o horario do onibus.

 

26/09/2015

Cheguei em Cochabamba por volta das 5:00, e comprei passagem para Sta Cruz para as 6:00. (a ida até cochabamba foi pelo valor das passagens, que gastei a metade se fosse ir de La Paz até Sta Cruz direto)

Cheguei em Sta Cruz umas 15:00 e ja fui para o Aeroporto achando que por la tinha hostel e restaurante.

Chegando no horario umas 18:00, percebi que la nao tinha nada, era no meio do nada.

Então eu, cansado, com preguiça, e cheio de andar de onibus resolvi simplesmente ficar no aeroporto até o dia 27/09/2015 às 13:30 (horario do avião)

Como eu ia ter que ficar no aeroporto um bom tempo, comprei um chocolate caliente e peguei o wifi do restaurante. Fiquei jogando a noite toda tudo que eu nao joguei no mochilao kkkkk

Peguei meu poncho, coloquei a mochila de atack (com itens de valor) dentro do meu poncho, estiquei as pernas no mochilao e durmi umas 4h ali.

 

27/09/2015

Esperei o horario do avião (jogando mais).

Cheguei no Brasil umas 18:00 onde mainha e painha estavam me esperando.

Cheguei em casa tinha uma lasanha me esperando. A foma por comida caseira conhecida era tão grande e a barriga acostumada em comer pouco que eu passei mal de tanto que eu comi.

E neste dia tive mais uma coisa otima que pra mim fez parte do meu mochilao. O eclipse total da lua!!

Partiu dormir que o cansaço foi demaiss!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Marcelo,

 

Ica foi uma mudança no nosso roteiro de ultima hora.. nos estavamos adiantados 1 dia então fizemos. Valeu a pena, mas se for apenas 20 dias ficará apertado realmente. No Chile eu fiz 3 passeios, que achei pouco ainda. O Atacama eh lindo e merece mais passeios (logico, se der $$). Eu mesmo nao consegui fazer muitos passeios por la por conta do dinheiro.

Sobre Machu Picchu. Chegamos na cidade e compramos o Bilhete de ingresso ao sitio ja para 3 dias depois. Não sei se em alta temporada eles esgotam rapido, mas indico tentar compra-lo antes se conseguir.. o bilhete custa uns R$ 150. Se voce fala do trem, ele tem que ser comrpado uns 4 meses antes pelo que me falaram..

Sobre o guia de machu picchu nos fechamos na hora. Na entrada ja tem varios chamando para fazer o tour.. custou uns R$ 40,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Fran!

 

Então, sobre nome e valores dos onibus e agencias eu não vou lembrar mesmo, não anotei nem nada.. vou terminar este relato, nele mostro horarios (o principal do relato)

Mas assim, o indicado de ir fazer esse trajeto Cusco - Copacaban é faze-lo de noite, e ficar a madrugada na estrada..

Porque? assim voce economiza tempo, e diaria de hostel.. isso para todas as viagens longas, tipo de 10h

Sobre ter que ir até Puno e depois Copcabana não teve isso. Nós pegamos um onibus sem pacote nem nada, na rodoviaria mesmo. O que aconteceu foi que o onibus leva até a fronteira (Peru - Bolivia) e de la pegamos um outro para copacabana (resultou apenas em um atraso na chegada isso)

 

Sobre o cambio do dolar x moeda e real x moeda.

Como eu disse para o Marcelo, no momento que fui, o cambio dava na mesma.

Se eu trocase o real pelo dolar e o dolar pela moeda deles ficaria quase a mesma coisa.. soh valeria a pena se voce tivesse o dolar de um tempo que estava baixo ou por levar menos notas contigo..

 

A economia de passar por Cochabamba saiu uns 120 reais a menos (muuuita grana, na minha opinião).. mas, indo até cochabamba voce tem o "risco" de nao ter passagem... que no caso em setembro não tinha essa possibilidade. La, em todas as rodoviarias que passamos eles gritavam passagem a rodo.. parece que sempre tinha e para todos os horarios.. e isso em todas cidades, não so cochabamba

 

Se perde não!! qualquer coisa da um grito rs

 

Galera meu whats eh 11 954439015 para quem quiser tirar duvidas por la!

 

Poxa Wagner!é muita grana pra quem Ta indo de mochilao!

E é só chegar na rodoviária que é fácil de achar?

São 17 horas de viagem neh ?então se sairmos de la paz as 15 horas. .no máximo às 10 da manhã já estamos estamos em Santa Cruz neh? O voo de volta ara o Brasil é as 13:50 !

Muito obrigada por compartilhar com a gente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Oi Fran!

 

Então, sobre nome e valores dos onibus e agencias eu não vou lembrar mesmo, não anotei nem nada.. vou terminar este relato, nele mostro horarios (o principal do relato)

Mas assim, o indicado de ir fazer esse trajeto Cusco - Copacaban é faze-lo de noite, e ficar a madrugada na estrada..

Porque? assim voce economiza tempo, e diaria de hostel.. isso para todas as viagens longas, tipo de 10h

Sobre ter que ir até Puno e depois Copcabana não teve isso. Nós pegamos um onibus sem pacote nem nada, na rodoviaria mesmo. O que aconteceu foi que o onibus leva até a fronteira (Peru - Bolivia) e de la pegamos um outro para copacabana (resultou apenas em um atraso na chegada isso)

 

Sobre o cambio do dolar x moeda e real x moeda.

Como eu disse para o Marcelo, no momento que fui, o cambio dava na mesma.

Se eu trocase o real pelo dolar e o dolar pela moeda deles ficaria quase a mesma coisa.. soh valeria a pena se voce tivesse o dolar de um tempo que estava baixo ou por levar menos notas contigo..

 

A economia de passar por Cochabamba saiu uns 120 reais a menos (muuuita grana, na minha opinião).. mas, indo até cochabamba voce tem o "risco" de nao ter passagem... que no caso em setembro não tinha essa possibilidade. La, em todas as rodoviarias que passamos eles gritavam passagem a rodo.. parece que sempre tinha e para todos os horarios.. e isso em todas cidades, não so cochabamba

 

Se perde não!! qualquer coisa da um grito rs

 

Galera meu whats eh 11 954439015 para quem quiser tirar duvidas por la!

 

Poxa Wagner!é muita grana pra quem Ta indo de mochilao!

E é só chegar na rodoviária que é fácil de achar?

São 17 horas de viagem neh ?então se sairmos de la paz as 15 horas. .no máximo às 10 da manhã já estamos estamos em Santa Cruz neh? O voo de volta ara o Brasil é as 13:50 !

Muito obrigada por compartilhar com a gente

 

 

Fran,

 

realmente é muita grana pra se "perder"... claro, voce ganha um pouco de tempo e menos risco de nao conseguir a passagem, mas pelo que eu vi tem passagem o tempo todo sem problemas!! falta gente ate rs

 

isso mesmo, contando que vc nao tenha nenhum imprevisto nem nada, sera mais ow menos isso o tempo de chegada...

eu mesmo peguei um bloqueio na estrada para cochabamba que ficamos um tempo parado. Fiquei meio tenso com isso mas foi pouco tempo e deu tudo certo...

so que esse tempo para voce eu acho muito arriscado.. sao 3:30 de difença eh dar azar pro mochilao eu acho... mas se der certo, vai ser bem aproveitado o tempo neh!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...