Ir para conteúdo

[Arquivo] Repelentes


Posts Recomendados

  • Membros

No Congresso realizado na Adventure Sports Fair em São Paulo que terminou na quarta-feira dia 11 de agosto e, dois dias depois, no Congresso de Dermopatolgia Tropical e Meio Ambiente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio de Janeiro, ficou claro que com insetos não se brinca. Mas nesses congressos o que se divulgou é que os repelentes de insetos mais conhecidos no Brasil não seguem o que recomenda a literatura médica.

Neste forum, vamos reponder as perguntas sobre substâncias repelentes que funcionam, que não funcionam, como otimizar seu uso e a importância da proteção contra as doenças transmitidas por insetos que tanto vitimam os praticantes de ecoturismo e esportes de ação. E como convém aos membros médicos do Mochileiros.com, todas as referências bibliográficas sobre o assunto.

 

Já respondendo a pergunta do tópico, os repelentes mais conhecidos não funcionam porque tem uma concentração do princípio ativo muito pequena (dietiltoluamida, considerado como o mais eficaz e seguro repelente contra insetos). A concentração recomendada pela literatura médica é de 50% enquanto que Autan, Off! e Repelex tem apenas 10% de conentração em sua fórmula. Outro motivo importante é a presença de perfumes e fragrâncias em suas fórmulas e, como mostram os testes publicaods, perfumes atraem insetos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 49
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Oi!

 

Já que resolveu postar aquí teu tópico, seja bem vindo...

 

Com relação ao assunto, algumas dúvidas:

Eu usei na Ilha grande um hidratante com repelente da Nivea. Tirando o fato de que caso deixemos 1 mm sem o protetor o maldido mosquitinho morida, ele nos protejeu muito bem. Você conhece?

E quanto a loção do autan? Não é eficaz? Até agora, tem feito efeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara Pat,

Sobre o produto da Nívea, como indica o o site da Cives (Centro de Informações em Saúde Para Viajantes - http://www.cives.ufrj.br/informacao/viagem/protecao.html), não devem usados protetores solares com repelentes porque seus princípios ativos interagem, perdendo eficácia.

Como tantos outros, este repelente da Nívea não indica seu princípio ativo nem tampouco sua concentração. DEET (ou dietiltoluamida), o princípio ativo recomendado pela literatura médica como seguro e eficaz, só é fabricado nos EUA e é caro. Não acredite num produto que não diz qual é o princípio ativo e, se diz, não diz a sua concentração.

Cara Tath, só existe uma fonte confiável: as universidades e a literatura médica. Se você quiser, posso te enviar (e para os médicos que você indicar) artigos de fontes confiáveis como o New England Journal of Medicine, entre outros. Picadas de insetos, por transmitirem doenças por vezes mortais, é um assunto bem sério e, como você sugere, deve ser tratado com responsabilidade.

Tomara que este tópico oriente bem as pessoas!

Um abraço,

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigos,

Primeiro, algo sobre a citronela.

Muita gente pergunta sobre substâncias alternativas ao DEET, a dietiltoluamida, que existe no Exposis, Autan, Off! e Repelex, já que este é um princípio ativo sintetizado, portanto artificial.

Para ser um bom repelente, o produto tem que ser irritante para os insetos e evaporar. Se for irritante e não evaporar, o inseto pica. Se for irritante e evaporar muito rápido é ineficaz.

A citronela, além de não ser um produto hipoalergênico, ou seja, provoca reações alérgica em pelo menos 2% de seus usuários, evapora muito rápido.

Em apenas 10 minutos um concentrado de 100% de citronela já evaporou. A citronela, por este motivo, é ineficaz e menos segura que o DEET.

Ser uma substância natural pode ser melhor. Mas só quem tem condição de afirmar isso é a literatura médica. E a literatura médica afirma: citronela e andiroba são ineficazes e menos seguros.

 

 

 

Caro Ivo,

Se os repelentes mais conhecidos usam o mesmo princípio ativo e sendo este o recomendado pela literatura médica, qual a diferença entre eles?

É a concentração e a presença de perfume na fórmula. Quanto menor a concentração, menor o tempo que o repelente te protege.

A recomendação é o uso de produtos com 50% de concentração do princípio ativo e a ausência de fragrâncias na fórmula pois perfume atraem insetos.

O único produto com essas características chama-se Exposis (dê uma olhada no www.exposis.com.br).

Este produto dura 5 horas ou duas horas se a temperatura for superior a 30ºC, maioria dos casos no Brasil.

Quem precisar destes artigos (todos em inglês...) é só me pedir. Pra cada coisa que eu conto aqui, existe um artigo publicado numa revista internacional de prestígio.

Um abraço!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Paulo, valeu pela informação!

 

E achando que estava protegido com citronela!

Vou procurar pelo Exposis em alguma drogaria.

Interessante a informação de que 40% das picadas ocorrem através das roupas. Eu achava que era bem menos que isso...

Também desconhecia produtos para tecidos. Interessante!

Valeu pelas dicas!

Abraços.

 

Issao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

OI!

Bem, o Nívea quebrou um galhão na ilha grande...Para você poder analisar, aí está a fórmula:

água, butilacetilaminopropionato de etila, oleo mineral, triglecerídio carpílico/caprico, alcool acetoestearílico, acetato de tocoferol,estearato de glicerina SE, fenoxietanol, carbômero, hidróxido de sódio, alcool de lanolina, metil,-propil,-bitil,-etil,-isobutil parabenos,metilcloroisotiazolinona, metilisotiazolinona e fragancia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eia... @@

 

Eu sempre me fod0... hauhauhauhu pq eu sou alergica a picada de mosquitos mas tb sou alergica um monte de outras coisas. =P

 

Aaaaaaaah! uma pergunta.. aquele aparelinho que tem pra por na tomada que faz um barulho que afasta os mosquitos.. é caô aquilo né? Eu lembro que meu pai pox aquilo aqui no meu quarto. alem de nao funcionar eu conseguia escutar o barulho do negocio.. ¬¬

ahuahuahuahuahuahuahu

 

Mas é issae... Bjins!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...