Ir para conteúdo

Santo Amaro da Purifição e Salvador 5 dias BA


Posts Recomendados

  • Membros

Ola pessoal, vim fazer meu primeiro relato de viagem, eu e minha namorada saimos de sp e fomos ate santo amaro da puificação ver a lavagem da ecadaria de Dona Cano e recomendo, tentei lembrar de tudo pra descrever pra vcs, pois ainda não ha relato duma viagem ate la aqui no mochileiros.

 

Mochila Quechua Forcaz 40 L. R$150,00 na Decathlon

Passagens de avião de Campinas - Salvador:

R$660,00 pra 2 pessoas ida e volta incluindo taxas, pela gol.

3 dias de hospedagem em sto. amaro R$350, 2 pessoas, com ar e frigobar ( tentei achar mais barato mais como era festa na cidade eu fiquei nesse mesmo )

2 dias de hospedagem em Salvador 95 por dia quarto com ar e banheiro pra 2 pessoas.

 

1 dia - Sabado.

Saimos de campinas no voo das 6 da manhã, fizemos conexão em BH, e chegamos em Salvador umas 10 da manhã.

Ao chegar vc jah percebe que o aeroporto eh longe do centro, mas com R$2,50 vc vai de onibus ate o centro tranquila, paramos na rodoviaria perto do shopping iguatemi, deixamos as mochilas no guarda volume as 2 por R$6,00, dica: como o guarda volume não eh de armario, aconselho levar um cadeado pra por na mochila, foi o que eu fiz, e foi tudo bem.

Por mais R$2,50 cada fomos ate o pelourinho, almoçamos por la as 2 por R$23,00, fomos ate o elevador lacerda, la do lado tem o museu da baiana que eh bem legal, descemos o elevador eh uma taxa de R$0,15 por pessoa, caimos em frente ao mercado municipal, onde tem presentes como chaveiros pra levar pra casa a partir de 1 real, la eles acitam desde cartão de credito ate vale refeição, hahah serio.

Pegamos o onibus de volta pra rodoviaria, pegamos a mochila e fomos pra sto amaro. R$22,00 ida pras 2 pessoas.

Ao chegar la fomos a pe ate o hotel casa grande uma pousada confortavel e com um pessoal super legal.

A cidade estava super suja pois o pessoal que vai pra festa eh mto sem educaçao so conseguimos ver a beleza do lugar na segunda feira qdo a cidade foi limpa.

Depois de um longo banho, fomos jantar eu comi na barraca da Mari, uma porção de camarão com salada e farofa (delicia) por R$12,00 + cerveja latão skol R$2,00.

Tem a batata da praça de vai de 1 a 5 reais depende do tamanho o copo comi varias pq, eh mto bom, mas nossa eh oleo na batata hahaha mas uma delicia.

 

Dia 2 - Domingo

 

Acordamos bem cedo fomos pra frente da casa da Dona Cano, tiramos fotos com as baianas, fomos convidadas a entrar e tiramos foto com ela, ela eh um amor, saimos, de la acompanhamos as baianas ate a praça tudo muito bonito, so tomem cuidado com umas mulheres que ficam na frente da igreja e falam que vão te dar banho de orixa eh mentira e ainda te cobram 5 reais um absurdo, isso denigre a imagem da religião.

No meio do vuco vuco, achei uma barraca de caipirinha q me tornei socia hahahaha a caipiroska e as bebidas tipo capeta R$3,00.

almoçamos numa pastelaria/sorveteria onde paguei R$7,00 no almoço para 2 pessoas.

No domingo anoite acabamos comendo a batata da praça como janta mesmo.

 

20110210140159.jpg

 

Dia 3 - Segunda

 

A cidade amanheceu limpa e sem barulho fomos andando ate a rodoviaria e pegamos um onibus R$8,00 ida e volta

ate cabuçu uma praia maravilhosa onde a refeição na barraca aio solar, de tainha com 3 peixes, arroz, salada, farofa, e vinagrete saiu por R$15,00, capiriroska grande R$4,00

tambem tem umas vans quem fazem o transporte ate a praia que são super de boa de pegar, leva uns 30 min de sto amaro ate cabuçu.

Ficamos o dia todo na praia, votamos a tarde, conheçemos um terreiro de camdomble e fomos pra cama.

 

20110210140346.JPG

 

Dia 4 - Acordamos cedo pegamos um taxi ate a rodoviaria por R$7,00, passagem ate salvador R$19,50 2 pessoas.

Chegando em salvador pegamos um onibus ate a barra onde era o hotel bem perto do farol, rua almirante marques leão, o hotel era meio velho e estava em reforma no começo fiquei brava mas depois passou pois era muito perto de lugares bacanas e de noite a rua tinha varios barzinhos.

tomamos um banho guardarmos as mochilas, e fomos ate o mercado municipal comprar um presentinhos, voltamos e almoçamos no subway perto do hotel q eh 24 hrs, e passamos o resto da tarde na praia da barra.

 

Dia 5 - Acordamos, e estava muito quente pensamos em ir ao dique de tororo, mas logo desistimos por causa do calor, salvador nao eh mto legal fora os pontos turisticos, os moradores não ligam muito pra higiene, pois todo mundo joga muita coisa na rua, os lugares fedem a xixi, fiquei muito triste pois eh um lugar onde nos brasileiros deveriamos nos orgulhar, a tarde ficamos na praia, e de noite fomos a uma creeria onde estava tocando um som muito bom, pra dykes de plantão vale a pena conferir.

 

Dia 6- Pegamos um onibus e fomos pro aeroporto onde eu comi um acaraje muito bom haahahhaa.

 

 

Dicas: Pessoal não vão nem de mochila de ataque para o centro historico pois tem ums molekes, que te param toda hr pra pedir coisa e te assaltar, serio falei com uma moça que eh assistente social lah e ela mesmo me deu a dica, falou que eles atiram primeiro pra roubar depois, triste porem verdade.

 

Esperam que tenham gostado eu recomendo muito Sto Amaro pessoal eh uma energia incrivel.

Não tenho nada contra salvador alias acho que o governo que deveria fazer campanhas pra educar a população e pra recolher os meninos de rua, porem deixo essa como minha opinião pessoal, por favor não me levem a mal.

 

Ate +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Lollys,

 

Fico muito triste com o descaso dos governantes em minha cidade, uma pena pois Salvador foi a primeira capital deste país, uma cidade que tem valor cultural e histórico inconmensuráveis. Mas tb acho q fede a xixi...rsrsrsr

 

Eu amo Santo Amaro, sempre vou nas lavagens mas este ano não deu... comeu maniçoba? o aspecto é meio bizarro parece bosta de cavalo mas é uma delícia !!! ahuahuahuahua

 

 

Dona Canô é um ícone naquela cidade!!! Vc viu Bethânia? ela estava por lá... Em Cabuçu vcs chegaram a ver a antiga casa de praia da Família Veloso onde Pedro Almodovar se hospedou??? tem um buteco próximo que tem fotos dele e Caetano Veloso de sunguinha (affff sunguinha bem tosca!! huahuahuahua)

 

Abraços!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

olá Rodolfo,

 

segue a programação da festa de Santo Amaro da Purificação 2012:

 

27/JANEIRO:

- BANDA EVA

- MAGARY LORD

- DANIEL VIEIRA

- FLÁVIO VENTURINI

- RAIMUNDO SODRÉ

 

28/JANEIRO:

- JAU

- GERÔNIMO

- ULISES CASTRO

- BETO GUEDES

- MORENO VELOSO

 

29/JANEIRO:

- CHITA FINA

- LUIZ CALDAS

- ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR

- FLAVINHO E OS BARÕES

- COISA DE PELE, ADÃO NEGRO E DISSIDÊNCIA

 

30/JANEIRO:

- ALCIONE

- ALEXANDRE PEIXE

- FRANK E ALEX

- LUIZ MELODIA

- ETERNAMENTE

 

31/JANEIRO:

- CAETANO VELOSO E MARIA GADÚ

- DANIELA MERCURY

- PSIRICO

- MÁRCIO VALVERDE & LÍVIA MILENA

 

01/FEVEREIRO:

- PENINHA

- "CIRCO"

 

02/FEVEREIRO:

- GAL COSTA

- JORGE VERCILO, JORGE MAUTNER E J. VELOSO

- TATAU

- EDUARDO ALVES

 

 

a festa de Yemanjá em Salvador dia 02.02 é imperdível, vc pode vir ficar até umas 16h e depois seguir de volta á sto amaro... a programação musical de santo amaro no dia 2 tá muito boa!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Frida, valeu por postar a programação!

 

Pesquisando encontrei o site da festa. http://www.festadapurificacao.com.br/ Lá tem parte da programação e tb algumas sugestões sobre onde se hospedar.

 

Meu plano é o seguinte: no dia 27/01 chego em Salvador e parto direto para Santo Amaro. Fico por lá até a manhã do dia 01/02, quando

volto para Salvador, para ver a festa de Iemanjá no dia 2. No sabado, dia 4, de tarde volto para o Rio.

 

A ideia de voltar pra Santo Amaro no fim do dia 02 não é má. Mas acho que prefiro ficar por Salvador pra poder aproveitar um pouca da capital baiana.

 

Gostaria de saber se voce ou outra pessoa tem mais dicas sobre Santo Amaro. Há alguma rua ou região privilegiada pra se hospedar, que facilite o

acesso as atrações da cidade? Há algum outro momento importante na festa, além dos shows e da lavagem das escadarias do dia 31/01? Quais seriam as principais atracões da cidade ou de seu entorno? A praia de Cabuçu, é de fato a mais legal e próxima da região?

 

E se alguém puder me dar dicas sobre como aproveitar bem o dia 02 de fevereiro, fico agradecido.

 

Obrigado

Um abraço,

Rodolfo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom, como eu já havia separado da mesma página a relação das hospedarias, vou postar aqui pq pode ajudar outros mochileiros que precisem da informação, caso o site da festa deixe de funcionar e o link q vc, gentilmente, deixou fique inválido.

 

Hotel Casa Grande ::otemo::

Praça da Purificação Bairro: Centro

(75) 3241-3010

 

Hotel Lobo ::cool:::'>

Rua Conselheiro Paranhos, nº52 - Centro

(75) 3241 1721

 

Amaros Hotel

Rua Conselheiro Saraiva, nº27 - Centro

(75) 3241 3432/3241-1202/1580

 

Pousada do Miro

Rua Barão de Sergy, nº22, Centro.

(75) 9163 8880

 

Pousada Tô Bem

Rua Macilio Dias, 10, Centro

(75) 3241-6690

 

Pousada Solar da Pedra

Rua do Fogo, s/nº

(75) 3217 2135

 

Hotel da Purificação

Praça da Purificação

(75) 3241 4890

 

Pousada do Flávio

Praça Nossa Senhora da Conceição, nº79.

(75) 3217-2183

 

Pousada Recanto do Silio

Rua da Bahia Pesca, s/n, Distrito de Acupe

(75) 3201 2151

 

Pousada Rural Solar da Pedra

Rua do Fogo, s/nº- Distrito de Pedra.

(75) 3217-2135/9963 1130

 

Enseada do Caeiro Eco Resort ::otemo::

Rodovia BA-878, km 14 - Distrito de Itapema.

(71) 3264 3000

 

Desta lista já fiquei no Hotel Casa Grande que é muito bom, inclusive a jornalista Leda Nagle tava lá qdo me hospedei. O Hotel Lobo é bem legal tb, porém mais simples, na época da festa o valor das diárias dobram, acho isso ruim... enfim... O Enseada Caeiro é um resort, já fiquei lá tb, fica na estrada, um pouco longe de Santo Amaro, é mto bacana, os artistas da festa normalmente se hospedam por lá, inclisve Dona Maria Bethânia e amigas... rsrs

 

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Há alguma rua ou região privilegiada pra se hospedar, que facilite o

acesso as atrações da cidade?

 

Procute ficar em hospedarias que sejam próximas à Praça da Igreja Matriz, a cidade é pequena e dá pra fazer tudo andando.

 

Há algum outro momento importante na festa, além dos shows e da lavagem das escadarias do dia 31/01?

 

Independente de religião, eu acho imperdível a missa que é celebrada no domingo de manhã cedo e é quando a imagem da santa é retirada e segue em procissão. Já tive o privilêgio de ver Dona Maria Bethânia carregando o adro sa santa descalça pelas ruas de Santo Amaro, pra mim, que sou fã foi memorável! Recomendo vc acompanhar a procissão pois tem aquela parada na frente da casa da família Veloso... é comovente!! Eu fico impressionada com a fé das pessoas, a fé de Jota Velloso ...

 

 

Continua... peraí..rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Quais seriam as principais atracões da cidade ou de seu entorno? A praia de Cabuçu, é de fato a mais legal e próxima da região?

 

A Praia de cabuçu já teve seus tempos aureos na década de 70/80, frequentada por políticos importantes, fazendeiros poderosos da região, grandes industriários e artistas Caetano Veloso e Pedro Almodovar, cineasta espanhol, enfim.. mas hoje em dia é muita farofada e sujeira...

 

Já que vc vai estar em Salvador, deixe este quesito "Praia" pra qdo estiver por aqui.. rsrs No entorno de santo Amaro, na minha humilde opinião, o que tem de imperdível é conhecer Cachoeira e São Félix, são duas cidades divididas apenas por uma ponte que passa sobre o soberano Rio Paraguaçu... muita cultura e história, muitas informações sobre religião, em especial a Irmandade da Boa Morte, Patrimônio Imaterial da Bahia, vc já ouvou falar???? Terra de Ana Néri e Maria Quitéria heroínas da Independência do Brasil.

 

Dê uma olha neste link, tem várias informações:

 

http://www.brasilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=Cachoeira&uf=BA&tipo=turismo

 

Depois é só atravessar a ponte e ir até São Félix! Não deixe de experimentar a maniçoba, uma comida típica do recôncavo! hummmmmm ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
E se alguém puder me dar dicas sobre como aproveitar bem o dia 02 de fevereiro, fico agradecido.

 

O dia 2 de fevereiro tb é mto festejado lá em Santo Amaro, mas como vc tá perguntando sobre os festejos de Salvador o lance é chegar beeeeeeeeeeeeeem cedo... muito cedo mesmo, prepare o coração, é emocionante, lindo de ver a devoção, a fé... os presentes... Tanto que a transmissão da festa é realizada pela TVE uma rede de Tv estatal, e começa às 5 ou 6 da matina e 10 da manhã acaba a transmissão...... depois das 10 da manhã já começam os cordões de samba, blocos de ijexá, apresentações de diversos artistas, enfim, a parte profana... os cachaceiros já começam a chegar.. depois do meio dia (12h) os ladrões já começar a agir, cuidado com câmera, cartiera.. não vá fazer xixi em local isolado... depois das 17h ... brigas e confusões, roubos, assaltos a ônibus, violência...claro que eu estou generalizando, mas é a realidade... tem muita gente q sai do trabalho às 18h e curte numa boa a festa, estes devem ser protegidos ou ter o corpo fechado...pq depois das 17h é barril! ::ahhhh::

 

Enfim, é uma festa muito bonita... comovente a devoção do povo de Yemanjá!!! comovente... os olhos insistem em marejar...

 

Abraços, espero q aproveite bastante e leve somente boas lembranças da Bahia!!

Axé, meu irmão, tudo de bom pra vc!!! Odoiá!!!

 

Vou deixar aqui, uma letra muito linda em homenagem à iemanjá, do queridíssimo Jota Velloso, chama-se Prece de Pescador, e foi gravada pela Cantora mariene de Castro:

 

Prece de Pescador

 

 

Que luz é essa

que vem lá do mar?

É a Senhora das Candeias

Mãe dos Orixás

 

Seu Adê resplandece

na lua cheia

Glória ê ê glória

Glória Mamãe sereia (bis)

 

Inaê por cima do mar prateou

por cima do mar mariô

por cima do mar incandiou(bis)

 

Eu pedi a mamãe que fizesse

do nosso amor uma prece de pescador

Pra que nas esquinas da vida

você seja saída pro meu amor

 

Mora...

 

Mas se a tristeza tem dia

Tua força me guia meu caminho é o mar

E que me lancem as pedras

Yemanjá faz areia pra não machucar

 

Inaê por cima do mar prateou

por cima do mar mariô

por cima do mar incandiou(bis)

 

Eu tava sonhando acordada

Mamãe sentou do meu lado e me falou

que aquela dor que doía

ia encontrar calmaria nos braços de outro amor

 

Paixão me fez marinheiro

Fez do meu cais meu saveiro e me navegou

sai cantando vitória

tristeza virou história de pescador

 

Inaê por cima do mar prateou

por cima do mar mariô

por cima do mar incandiou(bis)

 

Inaê por cima do mar prateou

por cima do mar mariô

por cima do mar incandiou(bis)

 

Ê nijé nilé lodô

Yemanjá ô

Acota pê lê dê

Iyá orô miô (bis)

 

 

Linda, né???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...