Ir para conteúdo

SÃO PAULO A USHUAIA PELO ATACAMA DE 4 X 4 COM CRIANÇAS ! 30 DIAS E 16.000 KM


Posts Recomendados

  • Membros

Olá gente,

 

Meu nome é Fabio e gostaria de auxiliar as pessoas que, assim como eu desejei e concluí, desejam sair em busca de emoção e conhecimento por nossa América do Sul. ::cool:::'>

 

Antes de mais nada, decidi partir para o Sul, rumo a Ushuaia uma vez que outras opções de interesse com Europa estavam em um inverno muito rigoroso e eu possuia 30 dias de férias. Cheguei a verificar até pacotes do tipo CVC mas visitariam 3 ou 4 lugares por 20mil, levando-se em consideração que estamos em 4, eu, minha esposa e meus dois filhos, Giovani e Giulia.

 

Conversamos muito sobre o trajeto, fui muito desaconselhado pela distância total e por estar com crianças e acabei elaborando roteiros alternativos para retorno, mas não foram necessários, uma vez que ao findar da primeira fase, até o Deserto do atacama, só se tinham passados 7 dias ! O que eu faria com o resto ? voltar :?:

 

Uni o útil ao agradável e planejei passo a passo (mais ou menos !!! ::lol4:: ).

 

Segue a abaixo o roteiro realizado.

Como o roteiro era muito extenso foi dividido em duas partes pelo Google Maps

 

 

20110204145650.jpg

 

O mapa com detalhes estão no link abaixo:

Ida até Punta Arenas

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=203168681665793866462.000496ef9e4925e2fee1c&ll=-25.522615,-56.469727&spn=34.866559,89.648438&z=4[/googlemap]

Chegada até Ushuaia e partida para São Paulo

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=203168681665793866462.000496ef9e4925e2fee1c&num=200&start=35&ll=-38.065392,-63.544922&spn=30.655938,56.337891&z=4[/googlemap]

 

PREPARATIVOS:

Antes de mais nada, preparar uma viagem é uma coisa muito complicada pois existem muitos detalhes, muitos mesmo e a minha preparação foi complicada pois li muitos relatos e me preparei como se fosse para uma guerra, consegui todos os acessórios, tive que correr atrás de documentos que jamais imaginaria que precisasse... enfim, seguem os preparativos:

 

O que pedem:?:

ACESSÓRIOS

Extintor de incêndio;

Kit de Primeiros Socorros;

Cinto de Segurança;

Dois Triângulos;

Cambão ou cabo de aço; Comprei um aqui:

http://www.paulista4x4.com.br/produtos.asp

 

Fui parado diversas vezes e NUNCA me pediram nada disso. Mais importante é manter as luzes acesas pois por este motivo podem te parar. Sempre que eu paro para abastecer acabo desligando os faróis, desta forma, iniciava esquecendo desligados... mas os motoristas nos davam sinal para ligar. ::prestessao::

 

O que é interessante levar :?:

Silver Tape . Para vedação de alguma mangueira em caso de furo;

 

Líquido de insuflamento do pneu, em caso de emergência; Não me recordo o nome do produto mas é uma latinha que possui um cano que se rosqueia ao bico da roda e infla o pneu com um líquido inflamável, vedando o furo por um período de tempo. Comprei próximo da Santa Ifigênia mas acho que tem em casas de conserto de pneus mais especializadas.

 

Cheguei a usar na rota 40 mas não previ o fato de que na caminhonete precisava de maior quantidadee de fluídos (calibragem 42 contra 32 de carros convencionais)... inflou mas ficou baixo porém aconselho imensamente para não ficar na mão literalmente. Se usar, não esqueça de avisar o borracheiro para que ele não desinfle fumando ! senão ::ahhhh::

 

Compressor. Comprei mas me dei mal pois não testei o meu antes, que não possuía força para inflar o pneu... verifique porque vale a pena !

 

Tanque reserva de 20 litros. Eu levei e enchi pois no retorno vi muitas filas com gente desesperada sem diesel / gasolina e com filas imensas nos postos. Não cheguei a usar mas me dava uma tranquilidade enorme.

 

Adaptadores diversos. Usei meu veículo como uma fonte de energia... durante o caminho usava a entrada do acendedor de cigarros como fonte para carregar todo o tipo de aparelho... celular, PSP das crianças, GPS, DVD avulso e tudo ao mesmo tempo pois comprei várias entradas que me permitiam usar aquilo como uma entrada de tomada mesmo... valeu e muito a pena.

 

Fita adesiva grossa. para o caso de pedras trincarem seus vidros e acontece muito :!:

 

Paninhos. Muito importante ter estes acessórios para os vidros e outras melecas internas - incluo aqui o papel higiênico - banheiros de estrada são muito sujos e geralmente desprovidos de papel!

 

Fluido no limpador de para brisas. São muitos os insetos que se chocam durante a viagem, desta forma fica uma meleca e só agua não resolve.

 

Bateria e Óleo Verifique a idade de sua bateria (duram em média de 2,5 anos a 3) e qual o tipo de óleo que seu auto utiliza.

 

Macaco de fácil manuseio. Verifique se o seu macaco é facil de manusear, se não for compre outro :!:

 

Capa de proteção frontal do veículo. Mandei fazer uma e evitou que até um passarinho fosse parar no motor. Mesmo assim tomei pedradas sérias que chegaram até a amassar o capout... tem que saber qual comprar pois eles acabam riscando a pintura.

 

Cadeirinha confortável para as crianças pois as que vendem são difíceis para as crianças...não tem sentido !

Se eu me lembrar de algo mais aviso !

 

 

DOCUMENTOS

 

Habilitação internacional :?: Esqueça de verdade, não precisa e sequer pedem a sua do Brasil.

 

Carta Verde (Seguro internacional) - Sim e pedem mesmo, mesmo sem saber o que estão lendo ou averiguar o que seja. Um dos policiais viu minha apólice e perguntou: "mas eles não te deram um certificado de carta verde ?" eu gelei mas desconversei dizendo que aquela era a carta verde e bastava ler para verificar que cobria qualquer dano no exterior....

R$ 400,00;

 

Seguro de Saúde Internacional ( o meu não cobria ):

R$ 620,00 para um mês;

 

Carta da financeira (Roubo da financeira) para me autorizar a sair do Pais com "meu" carro: R$ 350,00

Essa foi minha maior preocupação pois a dias de iniciar a viagem é que descobri que precisava de uma série de autorizações dos países pelos quais iria passsar (Argentina, Chile e Uruguai) !!!!!!!!!!!!!

 

Essa epopéia está em outro link com todos os detalhes:

http://www.mochileiros.com/viagem-pela-america-do-sul-com-veiculo-com-alienado-t37620.html

Em resumo, se você possui um carro alienado ou com leasing precisa pedir autorização nos consulados, porém, no caso da Argentina, se pedir em São Paulo, demora 20 dias uteis para que enviem o documento até Brasília no Ministério das Relações Exteriores.

 

Mas para falar a verdade, de todas as paradas policiais em que pediram, inclusive nas Aduanas, etc, NINGUEM VIU NENHUM CARIMBO NEM VERIFICOU NADA NO DOCUMENTO EXCETO A AUTORIZAÇÃO EM SI ! Ou seja, eles queriam ver se alguem autorizou vc viajar com o carro alienado e nada mais !...

 

Agora sim passo a relatar a Viagem !!!!!!!!!

 

Antes gostaria de dizer que ao elaborar esta viagem, tive que elvar em consideração a extensão da mesma a ponto de não permenecer muito em um determinado local e a vontade das crianças, ou seja, o que seria bom para mim, para minha esposa e para os dois. Além disso não reservamos nada ! saímos com a cara e a coragem e preparados para ficar em hoteis 5 estrelas ou camping, comer em restaurantes caríssimos ou comida pronta ou até butecos, se preciso....

 

Como a parte de trás da caminhonete tem uma péssima vedação, comprei um saco plástico preto de 5x4 e fiz um invólucro nas malas, então sempre tinha esse trabalho de fechar o saco e depois a caçamba.

 

Outro ponto importante é o GPS. Utilize-o apenas como fonte mas nunca confie terminantemente neste aparelho. tenha sempre os mapsas da região, saiba o nome das rotas e o melhor de tudo é ter noção de direção. Muitas vezes o GPS "se perdeu" chegando a mandar voltar ou ainda sugerindo caminhos infundados. Tem que verificar as opções por quais vias pode se fazer o caminho senão ele pode te mandar para uma via não asfaltada. Em cidades menores ele não tem a mínima idéia da mão das ruas !!! entrei várias vezes na contra mão mesmo porque nestas cidades a sinalização é precária.

 

 

01/01/2011 - Saímos às 3:00h em direção à Foz do Iguaçu, carro lotado. Previsão de 11horas de viagem.

Bagagem: quatro malas mais um saco para sapatos, Barraca da Queshua 6.2T, mesa de acampamento, sacos de dormir, galão de 20 litros, 2 colchões infláveis, compressor e mais uma série de acessórios. Além disso, levamos travesseiros, almofadas e comida pronta e para camping além de uns 30 litros de água e muito suquinho para a criançada.

 

Pegamos a Castelo Branco e fomos embora, pagando muito pedágio (depois coloco uma planilha com os gastos), chegando ao final e o danado do GPS nos enviou por uma rota por Candido Mota, foi mais curta mas uma pista só... ainda bem que estava vazia.

 

Chegamos em Foz às 15:00h, em baixo de um pé d'agua tremendo e fomos direto ao Camping Internacional que não indico a ninguém. Como não havia condição de montar a barraca, iríamos ficar em uma cabana... devia ser de terror, cheiro de mofo absurdo. Além disso tinha uma turma grande do lado fazendo churrasco e toda a fumaça ia direto ao quarto... decidimos dizer que não ficaríamos e fomos procurar outros lugares. O Paudimar parece ser legal, mas não tinha vaga. Encontramos outros mas muito afastados. acabamos ficando no Hotel Royal Park, meia boca mas serviu, por R$ 150 quadruplo. Tem até piscina aquecida, fora a externa...

 

Dia seguinte saímos cedo para comprar uma bateria da filmadora pois havíamos esquecido em SP. Tivemos que ir ao Paraguai, que é horroroso. Como era Domingo poucas das milhares das lojas estavam abertas mas o suficiente para saber que Panasonic não é muito popular.... quiseram nos empurrar um estacionamento por R$ 40 mas quando eu disse que ia sair, fizeram por R$ 20. Vi muita coisa barata mas não tive coragem de comprar não... muitas vezes o barato sai caro !

 

20110204183938.JPG

 

Saímos do Paraguai e fomos direto para Itaipú, conhecer aquela obra fantástica de engenharia.

20110204183216.JPG

 

20110204184223.JPG

Valor: R$ 58,00 com duas crianças de 6 e 9 anos + R$ 8,00 estacionamento.

 

Depois de Itaipú, fomos para as cataratas fazer um passeio do Macuco Safari, que havíamos comprado por um valor mais baixo no hotel. Infelizmente não conseguimos ver as Cataratas pois o parque fecha cedo (17:00h), assim, tivemos que voltar para vê-las no dia seguinte... prejuízo hein :cry: Mas não poderíamos perder as Cataratas nunca.

 

20110204184908.JPG

 

20110204185219.JPG

 

O Passeio do Macuco é carinho :shock: (R$ 400,00 + entrada no Parque: R$ 57,00 estacionamento incluso - desconto para cartões Itaú)mas vale muito a pena e é diversão garantida além de ver as quedas de outro ângulo! Eles te levam de bote para baixo de uns veios de água e você sai de lá ensopado. Dica é ir de chinelo e levar alguma roupa extra ou toalhas. Tem armários lá para guardar pertences que não podem ser molhados.

 

Algumas fotos clássicas das Cataratas

 

20110204191651.JPG

 

20110204191802.JPG

 

Sugeriram até que fóssemos ao lado argentino das Cataratas mas como verão, priorizamos em nossas viagens mais conhecer o lugar de uma forma geral. Não preciso fazer todos os passeios para dizer que fui ao Atacama, não preciso fazer todos os trekkings para dizer que fui ao Fitz Roy, não preciso conhecer todos os Vulcões em meu caminho tampouco preciso visitar todas as igrejas e museus... aliás, não fui em Museu algum e conheci somente as Igrejas que pareciam interessantes. Muitas pessoas adoram decorar nomes de tudo... eu ficava lendo paso disso, paso daquilo, quebrada disso e quebrada daquilo (aliás, tudo por lá se chama paso e quebrada ??? :lol: )... são só lugares e que muitas vezes não tem nenhum diferencial com outros lugares da região. Enfim só um desabafo... ::bruuu::

 

Daqui partimos para a Argentina, mais precisamente Salta.

 

03/01/2011

Saímos para Salta depois da nova visita às Cataratas e daí começa a aprendizagem.

 

Comprei Pesos Argentinos 2 x 1.

Como eu nunca havia saído de carro do Brasil, não sabia como funcionava a questão da saída e desta forma metemos as caras e descobrimos:

 

Saindo de Foz, você segue um pequeno caminho até a Aduana, só que existem duas Aduanas a cada passagem, uma do País de saída e outra de entrada (Parece óbvio para quem viaja mas eu fiquei morrendo de medo quando lá cheguei pois não havia lido nenhum relato detalhando isso). No caso desta aduana, como é do Lado brasileiro para saída, você chega até o posto e aguarda numa fila a sua vez. Não dá para ver direito, mas você tem que aguardar, pois são cabines na diagonal. Lá você tem que apresentar os Passaportes, o funcionário registra e boa viagem!

 

Logo em seguida, uns quilômetros adiante, você avista a aduana Argentina e do lado direito um duty free. Como eles mandam lacrar as bolsas, caso tenha intenção de comprar algo, fique com o dinheiro ou cartão. Vi promoções de Whisky bem barato mas minha intenção nesta viagem não era a de fazer compras.

 

Depois das compras, você já cai direto na Aduana Argentina. Passa por uma cabine, apresenta os passaportes e o documento do carro e SEMPRE ouve a pergunta para a localidade de destino. Esta foi nossa primeira revista. O policial nos mandou abrir a caçamba da caminhonete e pediu carta verde e autorização para viagem com carro alienado.

 

Daí, tomamos a RN 12 até Corrientes e Resistência, onde fomos parados novamente. Abrimos tudo novamente, perguntaram para onde iríamos, pediram a autorização, etc e nos mandaram gentilmente seguir viagem. No meio do caminho paramos em uma pacata cidade chamada Montecarlo, para almoçar.

 

Fim de tarde em Montecarlo onde alomoçamos/jantamos nosso primeiro bife de lomo...

20110206230818.jpg

 

Depois tomamos a RN 16 que é realmente uma das estradas mais entediantes em que pilotei em minha vida! Como peguei a noite corri muito pois não havia ninguém mas quando começou a amanhecer é que percebemos o risco que havíamos passado. Muitos animais pela pista... Porcos, bois, cavalos, etc. É uma estrada entediante e sem graça. Não existe nada que amenize aquela visão de uma pista sem fim. São 1.453 km que fizemos sem dormir!

 

Foto da RN 16 e um de seus ilustres habitantes (Perigo constante).

20110206222010.JPG

 

Essa reta não acaba mais !

20110206231048.JPG

 

04/01/2011

 

Chegamos a Salta por volta das 12:00h (do dia 04 – Aprox. 20 horas de viagem) e paramos logo num mirante onde perguntamos sobre o Camping. Ao chegar ao local tivemos outra decepção com campings. Este ficava no meio da cidade e era separado das ruas apenas pelas grades. Não gosto de campings Urbanos. Na verdade me decepcionei muito com os campings da América do Sul. Gosto de campings onde posso parar o carro ao lado, gramados, tranqüilos e se puder, com um pouco de privacidade.

 

O GPS neste ponto já nos ajudou pois começamos a procurar nos POIS hotéis para ficar e encontramos o Casa Real, na Rua Mitre, 669. Hotel caro porém excelente pela localização, café da manhã e hospitalidade, além da piscina aquecida. Pagamos em torno de ARG$ 770,00

 

No mesmo dia já saímos para conhecer um local conhecido por Quebrada de San Lorenzo que é um bairro muito bonito a uns 10km da cidade em que você pode parar para tomar um sorvete e visitar um Parque (nada de especial). Depois fomos ao Cerro San Bernardo, porém preferimos abdicar do teleférico e ir de carro, pois a cidade estava uma confusão pela passagem do Dakar.

 

Foi realmente bem legal pegar um fim de tarde tomando Cerveja Quilmes e apreciando a paisagem. O dia estava muito legal. Depois fomos ao comércio local e ao Shopping caminhando e conhecendo a cidade e aguardamos os carros do Dakar passar. Esse Dakar nos acompanhou por todas as cidades em que fomos kkkkkkk.

 

Visão de Salta do Cerro San Bernardo

20110206223603.JPG

 

Prêmio - Enfim vamos relaxar ?

20110206231538.JPG

 

Foto de uma das edificações da Praça Principal de Salta. A noite é iluminada e gostosa.

20110206223945.JPG

 

05/01/2011

 

Acordamos cedo e fomos para Cafayate. A estrada é muito legal e diferente do que estamos acostumados. Existem umas paradas que, se bobear, passa direto, como a Garganta Del Diablo, uma formação rochosa bem interessante. As crianças gostaram de escalar!

 

Foto da entrada da Garganta Del Diablo :twisted:

20110206225917.jpg

 

Formações Rochosas no caminho de Cafayate

20110206224834.JPG

 

Assim que chegamos à cidade, fomos até a Igreja da Praça Central e depois fomos almoçar em um restaurante em que estavam cantando músicas regionais, que foi o que valeu, pois a comida era sem graça.

 

Igreja de Cafayate

20110206232123.JPG

 

Vinícula na entrada da cidade

20110206232307.JPG

 

De Salta à Cafayate existem dois caminhos (Ruta 68 e a 33/40) e o interessante seria ir por um e voltar por outro ou vice versa, porém já estava tarde e a volta pelo outro caminho é muito mais comprida (320 km). Depois disso fomos relaxar na piscina do hotel, pois no dia seguinte teríamos mais viagem.

 

A idéia era fazer o passeio do Tren a las Nubles, porém, por informações locais, ele não funciona em Janeiro devido à intensidade das chuvas.

 

06/01/2011

 

Dia seguinte acordamos cedo, sempre cedo, e tínhamos como meta trocar pesos argentinos e reais em dólares em pesos chilenos, passando por San Salvador de Jujuy e Purnamarca em direção à Aduana Argentina/Chile.

 

Chegando em Jujuy, uma das maiores decepções ::grr:: , cidade caótica, desorganizada, péssima para andar de carro, com trânsito intenso, carros que para em qualquer lugar, falta de estacionamento, etc... Parei no centro de informações turísticas (fica na praça principal) para verificar se poderia tirar leite de pedra, mas não foi possível... (AQUI FAÇO UM PARÊNTESE PARA EXPLICAR O QUE SENTI: Em resumo, as pessoas têm boa vontade de explicar, porém, não tem a mínima noção de como fazê-lo... explicam como se você já soubesse os detalhes da cidade, da cidade, da via, etc... isso durante toda a minha viagem! raros os que pararam para explicar de forma compreensível ). Enfim, não consegui encontrar Pesos Chilenos mas também não precisa. Pode ir com seus pessos argentinos ou dolares.

 

Sai correndo e espero nunca mais voltar. No meio do caminho está Purmamarca, uma cidade rústica que seria melhor se já não fosse tão turística. Lá comemos uma parillada com carne de Llhama, Cerdo e cordeiro em um restaurante modesto por ARG$ 112, com bebidas.

 

A principal atração é o Cerro 7 Colores que é realmente bonito (existe um pequeno circuito para fazer uma caminhada light) . Tiramos algumas fotos e fomos embora para tentar passar pela Aduana.

 

Vista do mirante do Cerro Siete Colores

20110209163529.JPG

 

Vista do Cerro de dentro da cidade

20110209163720.JPG

 

Comércio

20110209163953.JPG

 

Depois de Purmamarca... cores interessantes

20110209164248.JPG

 

 

Depois disso começa a subida, e que subida !!! Fiquei controlando pelo GPS e chegamos, no pico, a 4.900 metros de altitude, estávamos entre as nuvens e com pouco oxigênio para meu veículo, tanto que o coitado não passava de 60 km/hora, isso com o pé lá em baixo ! Já havia ouvido falar mas não imaginava que me afetaria kkkkk. Resolvi sair para tirar uma foto do carro no meio das nuvens e tomei um grande susto. Primeiro porque a diferença térmica era muito grande dentro e fora do carro e acho que acabei tomando um baque de vento gelado no pescoço que pegou na hora, como se tivessem me enfiado uma agulha, teimoso e tentando tirar a minha foto, comecei a andar de lado descontrolado porque fiquei zonzo. Quase cai ! teimosamente tirei a foto e voltei correndo com a respiração curtíssima, passando mal. Minha esposa assumiu o volante na descida. Vejam só, creio que esta reação ocorre muito de pessoa para pessoa uma vez que nenhum de meus filhos ou minha esposa teve qualquer outra reação... eu só fui melhorar quando baixou dos 3.000 m. Acho que porque meu corpanzil já não é tão pequenininho, preciso de mais ar, mais oxigênio !

 

Foto difícil de tirar, a quase 5.000 metros ::hein:

20110209164554.jpg

 

No meio do caminho existe uma salina (Salar) muito legal que é ponto de parada obrigatório.

Tem gente que bota o carro, mas eu não arriscaria, ainda mais porque era só o início de minha viagem e se eu ficasse com sal no carro, poderia corroer sério alguma peça importante. Existem pequenas piscinas utilizadas para extração de sal que tem um visual legal. A casa também é toda feita de blocos de sal, enfim, bem peculiar.

 

Lá conhecemos dois gaúchos muito bacanas e trocamos experiências da subida pela Serra. Eles falaram que se consegui colocar uma 3ª marcha, fui sortudo. Eles nos deram uma dica de que ainda havia muito chão até o Atacama e eles iriam dormir em Susques. Ouvi e fiquei quieto. ::xiu::

 

Carros entrando no Salar.

20110209164723.JPG

 

Piscinas para extração de sal ... belo visual

20110209164913.JPG

 

Muito vento, sempre !

20110209165432.jpg

 

Casa de Sal para comprar lembrancinhas de sal

20110209165616.JPG

 

Colegas pegando estrada

20110209165814.JPG

 

Demoramos a beça para dar continuação e resolvemos entrar em Susques para dormir. Aquilo é pior que qualquer cidade do Velho Oeste! Como fiquei com medo de não encontrar nenhum lugar para dormir, acabei ficando no primeiro indicado, um, se é que pode se chamar, hotel mórbido e caríssimo, ARG$ 200,00 mais caros do mundo, para dormir, ou tentar e fugir às 5 da matina.

 

Olha a cara de Susques ::putz::

20110209165959.JPG

 

“Jantamos” bolinhos de carne de Lhama e batatas fitas encharcadas no óleo em um restaurante que era outra hospedagem (e melhor que a minha!). Fiquei conversando com uns motoqueiros da Finlândia e um casal de alemães que fui encontrar depois em Atacama. Havia muito vento e o frio começava a pegar. Apesar de tudo existe um banco onde é possível sacar dinheiro. OUTRO PARÊNTESE: Eu juro que não sabia que era tão fácil sacar dinheiro. Comecei me confundindo mas acertei. Tem que colocar a pequena senha de 4 números, escolher a opção de estrangeiros / saque da conta corrente e lá está a grana.

 

07/01/2011

 

Levantamos e fui procurar alguém para abrir a porta pois não havia ninguém, saímos e tomamos o susto do frio da madrugada que até congelou meus limpadores de para brisas. Descobri o posto de combustível um pouco mais a frente, depois da entrada da cidade, com um hotel que com certeza é muito melhor! Fica aí a dica: não entrem diretamente na cidade, mais uns 3 km e encontram outra hospedagem!

 

Depois de abastecer no posto mais caro de todos fomos direto para a Aduana. Foi muito importante chegar cedo lá porque logo depois começa a chagar muita gente. É uma confusão só. Aviso de novo: quando chegar já vá solicitar os formulários para preenchimento. São sempre 3 etapas, uma referente às pessoas (MIGRAÇÃO), onde os passaportes recebem os carimbos, depois referente ao veículo, onde eles cadastram a entrada e vc tem que preencher outro formulário (ADUANA) e o terceiro é o referente ao que se carrega/leva (SANITÁRIA).

 

Dica: Leve os PASSAPORTES e não os documentos de identidade. Eles facilitam e muito os trâmites alem do que para fazer compras sempre pedem.

 

Conselho: NÃO LEVE NADA REFERENTE A ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL pois pode te atrasar e muito ! Vimos gente tendo que comer forçado muito pão com salame senão teriam que jogar tudo fora. Outras pessoas omitiram e forma pegos, aí o bicho pega e eles investigam o carro todo. Com relação aos equipamentos, eles nem ligam, diga que não carrega nada e tudo bem.

 

Sem querer não avisamos de comida pronta que levávamos mas demos muita sorte pois, devido ao carro estar muito cheio e com crianças atrás eles acabavam não criando muito caso.

 

Visual sem igual

20110209170628.JPG

 

Lagos santuários de Flamingos

20110209170825.JPG

 

Aqui não existe a outra parte da Aduana, só uma desativada e ninguém te explica isso. Até parei em uma casinha do lado chileno, saiu um funcionário prestativo, pegou uma folha e disse que lá estava desativado (aí me pergunto por que ele pegou meu formulário e ele disse que seria importante para ele e não me causaria problemas mas nessa casa não tem porque parar!). A aduana chilena fica na entrada de San Pedro do Atacama. Contra todas minhas perspectivas, você tem a impressão de que nem precisa parar lá mas depois descobre que é uma parada obrigatória. Você para o carro e vai lá fazer tudo de novo, preencher formulários, blá blá blá. E demorou aproximadamente 40 minutos. Depois disso é so começar a curtir o Atacama.

 

Entrada no Chile, finalmente. Olhem a altitude.

20110209170230.JPG

 

Primeiros Guanacos em solo chileno

20110209170501.JPG

 

Chegamos em San Pedro ::otemo:: ! Eba... fomos direto a uma indicação de uma pessoa aqui do site, o Tahka Tahka e então foia primeira vez em que acampamos. Local bacana que possuía até uma piscina. Ele s ficaram de ver se teria uma desocupação em breve mas recusamos. Mas sempre ficava aquela sensação de que poderíamos pesquisar mais e mais pois na ânsia de se estabelecer com crianças, você acaba fechando no primeiro que encontra. O Camping custa CH$100.000 diários por pessoa mas não cobraram de minha filha mais nova, desta forma ficou por 30.000 por dia (R$ 120,00 aprox.).

 

Nossa adorável barraca

20110217225246.JPG

 

Perguntamos ao pessoal do hotel quais passeios seriam possiveis de serem feitos por conta e eram vários ! Fomos até uma agência e fehcamos o unico que nos pareceu sensato fazer via agencia, qu era o gesisers del tatio e realmente estávamos corretos (relato mais a frente). Saímos da agência e corremos para fazer o passeio dos vales da morte e da luna. Achei até absurdo alguem pagar mas sem veículo você fica nas mãos das agências que criam centenas de passeios que, ao meu ver, são idênticos. Quando se está de carro você passa, as vezes, por locais muito mais bonitos que os dos passeios, com certeza.

 

Por exemplo... lagunas altiplânicas... embora muitos falem que seja uma paisagem sem igual, de carro você passa por vários santuários de flamingos, várias lagunas coloridas, vários cerros desconcertantes, enfim, achei besteira fazer. Preferi somente ir até a Laguna Cejar, daí teria competado uma laguna interessante, dunas, montanhas, paseios e geisers, estes ultimos, ao meu ver, são o diferencial do local. Em um ponto nos perdemos para voltar da laguna e chegamos próximo a um buracão de água onde haviam umas 10 vans com centenas de turistas para nadar... sinceramente eu iria me sentir muito lesado (mas que fique claro que é só a minha opinião). ::xiu::

 

No Valle de La Luna é tudo muito fácil, você chega na portaria e as pessoas lhe explicam tudo e de graça. Nas agências o passeio custa, se não me engano, CH$ 8.000 por pessoa. Existem 3 pontos básicos para se visitar, o primeiro em que se para e se caminha por um pequeno circuito, o segundo onde se avista o por do sol e o terceiro, onde se avistam umas formações rochosas diferentes. Recomenda-se chegar às 18:50h para ver o por do sol em grupo ::lol3::

Fomos dormir cedo pois no dia seguinte iríamos aos gêiseres.

 

Primeiro posto do Valle de la Luna

20110217224826.JPG

 

20110217225110.JPG

 

Terceiro posto (isso mesmo... depois mostro o segundo)

20110217225830.JPG

 

 

Segundo posto (Chegar às 18:50h !)

20110217230018.JPG

 

20110217230138.JPG

 

 

Essa é do perfil da minha linda filha ! vou até fazer um quadro ::lol4::

20110217230232.JPG

 

Povão assistindo ao show da natureza

20110217230424.JPG

 

Eis o Show ::otemo::

20110217230552.JPG

 

 

08/01/2011

 

Acordamos às 3:40h e estava muito frio ::Cold:: e já viu como é difícil acordar as crianças. Aliás, dormir foi triste pois havíamos esquecido a bomba de inflar o colchão !!! Absurdo não? Colocamos umas toalhas e colocamos os sacos de dormir em cima, o cansaço até ajudou a não perceber o chão duro.::carai::

 

A Van passou na frente do Camping/hotel e lá fomos nós. A estrada é um buraco só e se percebe que não adianta escolher uma ou outra agencia para fazer o passeio... todas vão no mesmo horário e fazem a mesma rota, que eu não aconselho a ninguém que faça de carro próprio, embora haviam muitos.

 

Chegamos ao local ao amanhecer, depois de 2 horas de buracos e estradas com costela de vaca e estava realmente muito frio (-6°C). Utilizamos os banheiros e sinto em dizer que para as mulheres é sempre pior!

 

O barato é que é algo que você não vê costumeiramente e nem vai ver tão cedo, mas eu achava que seria algo mais impactante embora seja uma paisagem que parce de outro mundo. La você toma um café oferecido pelas agências e depois vamos para as piscinas quentes.

 

Parece frio ? ::Cold::

20110217231329.JPG

 

20110217231429.JPG

 

20110217231531.JPG

 

Realmente precisa ir preparado pois o frio não é pouco e as pessoas levaram toalhas, sungas, biquínis e etc. Não fiz mas acho que valeria a pena pelo momento e lembrança.

 

Olha o primeiro louco a entrar... ::tchann::

20110217231833.JPG

 

Antes de ir embora passamos por um lugar que dizem ser surpresa mas todas as agências fazem a mesma coisa que é passar por Machuca, um povoado no meio do nada, e parar para gastar um dinheirinho comendo carne de lhama no espetinho (pode ser carne de gato chileno hein! kkkk ::lol3:: )

 

Povoado de Machuca

20110217232010.JPG

 

20110217232146.jpg

 

20110217232416.JPG

 

20110217232537.JPG

 

A tarde fomos na Laguna Cejar, que é de um azul maravilhoso. La também se paga para entrar, se me recordo bem CH$ 5.000,00. A Laguna é algo realmente inédito e desde já preste atenção no que levar: Chinelos, esteiras, toalhas, recipientes com água e se puder, levar guarda sol, cadeiras, etc. os chinelos são para passar/caminhar pelas pedras pontiagudas da beirada da laguna (embora tenha uma pequena parte que seja só de areia mesmo) e a água é para se lavar após a permanência na laguna. Devido à imensa quantidade de sal, que não te deixa sequer afundar, quando você sai fica sentindo aquela sensação horrorosa de melado e secura. Você vê as pessoas com borrifadores e acho que até pode ser uma saída. Até perguntei mas eram somente para quem tinha pago agência ! kkkkkkkkkk. Para se ter idéia, minha filha de seis anos que nem sabe nadar, ficou lá no fundão, sozinha... muito legal mesmo. ::otemo::

 

20110217232653.JPG

 

Para não afundar esse corpanzil.... haja sal ! ::lol4::

20110217232812.JPG

 

Para se ter uma idéia, eu estava sem apoio e com os braços levantados e não afundava... minha filha, mesmo sem saber nadar, ficou lá no fundo.

20110217232903.JPG

 

Agua limpa e fria, como sempre...

20110217233016.JPG

 

Para nós foi o suficiente o que vivemos em São Pedro pois ficar mais dias com aquela poeira te queimando por dentro e te fazendo parecer um moribundo sem maquina de lavar em casa é demais. Acho que sem crianças até dá para ficar mais uns 2 dias para fazer algum trekking, mas é só ! Tínhamos que partir pois estávamos apenas na primeira parte da viagem !

 

09/01/2011

 

A meta era chegar a Santiago, porém, como era muito longe, teríamos que encontrar um local no meio do caminho. Havíamos desistido de Antofagasta pois muitas pessoas desaconselharam, até mesmo os chilenos. De qualquer forma, passamos pela cidade para tentar conhecer a principal atração que é chamada La Portada, mas nem conseguimos chegar ao local pois estava uma confusão na cidade e a polícia havia interditado a via principal... creio que tinha algo a ver com o Dakkar também.

 

Daquele lado da cidade é muito feio. Para o lado inverso é melhor sim, e comemos até em um MC Donald, mas fomos embora e seguimos o conselho de um chileno. Fomos para Caldera e paramos na Bahia inglesa de madrugada. depois de muito procurar, chegamos a noite e nem vimos onde fomos dormir, um quarto inacabado e até sem cortinas. Acordamos com uma luminosidade tremenda e uma paisagem fenomenal ! Vale a pena esse lugar e aconselho. Havima passeios, trilhas e muitas outras coisas para fazer mas tinhamos que conhecer outros lugares e fomos para La Serena cedinho.

 

Chegada ao Pacífico... Vitória ! ::otemo::

20110218003402.JPG

 

Passagem por Antofagasta

20110218003440.JPG

 

Para variar, Dakar :?

20110218003552.JPG

 

Visual de nosso quarto improvisado... dá para reclamar ? ::lol3::

20110218004058.JPG

 

20110218004201.JPG

 

Crianças se deliciando com a tradicional água gelada ! ::Cold::

20110218004325.JPG

 

20110218004411.JPG

 

Isso parecia uma agua viva... eu hein ! ::sos::

20110218004540.JPG

 

Sinceramente, aconselho e muito que visitem Caldera e a Bahia Inglesa. Infelizmente tivemos que sair cedinho e ir para La Serena.

 

No caminho encontramos um visual bem legal !

20110218005021.JPG

 

20110218005110.JPG

 

10/01/2011

 

Chegamos a La Serena, uma cidade muito legal mesmo, com uma ótima infraestrutura, e ficamos talvez no melhor hotel de todos (Ensueños) por CH$ 87.000. Chegando lá já agendamos, no mesmo dia, um passeio no observatório para a noite, pois no dia seguinte já iríamos embora.

 

Hotel Ensueños

20110222215309.JPG

 

Visual da Praia

20110222215518.JPG

 

Pausa para encher a pança num restaurante bem legal na beira da praia

20110222215642.JPG

 

Depois disso fomos à lavanderia do Shopping que é bem grande.

 

O passeio, para nós quatro, saiu por CH$ 56.000 e, embora sem nenhuma emoção, é interessante. Fomos ouvindo o guia explicar toda a história da região, conhecemos pessoas bacanas no trajeto e trocamos experiências.

 

O local já é um show pois fazia tempo que não via um céu tão limpo, com tantas estrelas. Fora a confusão da chegada mais a palestra, você fica indo de um lado para outro (de uma luneta para outra) para que o apresentador demonstre, com tremendo conhecimento, cada constelação, cada estrela ou galáxia com um laser especial que parece tocar os astros. Eu imaginava que poderíamos ver mais de perto os planetas, as galáxias, ou até a lua, mas pelas explicações locais, isto só é possível através de outra tecnologia aliada à computação. Fiquei frustrado pois as estrelas e constelações são vistas como pequenos pontos brilhantes e nada mais.... para as crianças foi um tanto cansativo, mas gostaram de ver as estrelas. O melhor de tudo foi a foto que pude tirar da lua com a máquina digital. Aqui vai uma dica: Aquelas máquinas grandonas e sofisticadas não servem! Só as pequenas.

 

Foto tirada diretamente de minha simples máquina acoplada ao telescópio.

20110222220125.JPG

 

11/01/2011

 

Antes de sair, passamos pelo Farol de La Serena. Chegamos a Santiago por volta das 18:30h e daí teve um início um martírio para localizar um hotel. A cidade é de difícil locomoção. A avenida principal tem muitas faixas exclusivas para taxis e ônibus, o que dificulta muito percorrer a cidade tranquilamente. Fomos aos principais bairros e nada, fomos para outros bairros e nada até que, quase desistindo da cidade, encontramos uma boa alma que acabou ligando para todos os hotéis e nos conseguiu uma vaga, mas daí já era 12:00! Estávamos cansados demais, pedimos uma pizza no quarto e agendamos um City Tour para o dia seguinte, embora eu estivesse bem contrariado com a cidade e preferiria ter ido embora, tamanha a identidade desta cidade com São Paulo. ::vapapu::

 

Farol de La Serena

20110222220444.jpg

 

Caminho de Santiago. Campos de Enerrgia Eólica.

20110222220659.JPG

 

12/01/2011

 

Acordamos, tomamos um belo café no Hotel Bidasoa (recomendo) e fomos fazer um passeio (City Tour por CH$ 66.000 para os 4)meia boca por Santiago. Do alto do primeiro cerro (Santa Lucía) só pude ver poluição, muitos prédios e me senti em São Paulo, de novo. Conhecemos muita coisa, porém de forma muito corrida. ::essa::

 

Chegamos a Plaza de Armas, Palacio de La Moneda, Iglesia Catedral, etc etc etc... Na Praça principal estava havendo uma manifestação e eles estavam se dirigindo ao Palacio do Governo, então havia muito policiamento. O Guia nos solicitou que guardássemos tudo o que era de valor, pois havia trombadinhas. Paramos num local para ver uma dança típica e fomos embora para o Hotel para fugir da cidade.

 

Fotos do City Tour em Santiago

 

20110222220852.JPG

 

20110222221453.jpg

 

20110222221543.jpg

 

20110222221701.JPG

 

20110222221752.jpg

 

20110222221928.JPG

 

20110222222042.JPG

 

20110222222256.jpg

 

20110222222155.JPG

 

Aqui só tenho que dizer que Santiago me decepcionou muito e não pretendo voltar. Tem muita coisa bonita sim, muitos prédios históricos, mas não é bem isso que procuro numa viagem. Quero distância de cidades grandes com trânsito caótico, com dificuldade de locomoção e difícil de estacionar. Tem restaurantes bons? Nada que não encontre melhor por aqui. Tem bons vinhos? Sim, mais caros do que aqui! Providencia é descolada? É, com certeza, mas nenhum destes fatores me faria ir a este lugar especialmente. Mais uma vez é meu ponto de vista.

 

Depois de fazer o City Tour, retornamos ao Hotel e sumimos para Viña Del Mar e ficamos em um Hotel Chamado Di Pietro, que na verdade não ficava na praia Paraíso, ao Norte de Viña. O local é legal mas o vento é sempre frio !!!!

 

Embora a praia seja bacana, venta muito e as pessoas não vão à praia como no Brasil. Vão de roupa e levam barracas para quebrar o vento. Não levam cadeiras de praia e são poucos os malucos que entram nas gélidas águas do Pacífico. Praia é só no Brasil mesmo. :shock:

 

Algumas fotos de Viña Del Mar e Valparaíso (esta ultima somente passamos na saída rumo a Pucon... nada que valha a estadia)

 

20110222224556.JPG

 

20110222224647.JPG

 

20110222224731.jpg

 

20110222224818.JPG

 

20110222225002.JPG

 

20110222225119.JPG

 

20110222225227.JPG

 

 

13/01/2011

 

Saímos para Pucon poe volta das 11:30h e teríamos que roda 996km, ou seja, só chegamos às 22:00h. Passamos por Villa Rica e começamos a procurar hospedagem. Só fomos encontrar no meio do caminho para Pucón, porém, foi muito legal. Era uma cabana de madeira que parecia nova, muito aconchegante e completa, ou seja, fogão, geladeira, televisão e ao acordar, uma vista sensacional do Vulcão, muitas hortências e até piscina, mas duvido quem tenha coragem de entrar ! Valor de CH$ 50.000, o que nos pareceu razoável. Depois, ao passear pela cidade, verificamos que existiam centenas de cabanas mas esta nossa foi muito legal. ( O Nome é CABAÑAS CLASSEN )

 

Olha que bacaña esta cabaña ! ::lol4::

20110305130923.JPG

 

Cabana

20110305131018.JPG

 

Vista da Janela da cabana !

20110305131137.JPG

 

 

14/01/2011

 

Saímos cedo e lá fomos direto para conhecer Pucon e seu famoso Vulcão (O Villa Rica fica mais próximo de Pucon do que da cidade de mesmo nome). Passamos pelo Lago Villa Rica por este percurso que é muito agradável. Aliás, uma dica muito importante é que existem muitos animais na pista (aliás, em todo o trajeto !). ::carai::

 

Sinceramente esta foi a cidade que mais me entusiamou e deu vontade de quero mais. Fomos tomar café em uma mesinha ao ar livre em uma panaderia, comemos paes deliciosos e tomamos aquele "chafé" de copão. Passear com aquela vista do Vulcão é demais, sensação bacana mesmo. ::otemo::

 

Passeamos pela cidade, fomos até a Igreja que tem uma vista bacana e depois fomos ver os Ojos de Caburga (águas límpidas e cristalinas acompanhadas de cachoerias que são colírios) e uma praia do lago Villa Rica que possui um astral muito bom. Depois fomos ao Vulcão. Ao chegarmos, verificamos que haviam pessoas caminhando pela montanha sem passar pela base do teleférico. Perguntamos às pessoas e eles disseram que se fossemos lá seríamso acompanhados.... fomos de fininha e pelas fendas. Colocamos uma meta que era chegar até a casa do teleférico (muito longe, ainda mais com duas crianças) e fomos embora... o caminho é demais e a vista sensacional. Enfim chegamos e encontramos com a famosa neve (gelo) que garantiu nossa diversão ! ::Cold::

 

Vista que nos acompanha pela cidade... precisar falar algo ?

20110305131454.JPG

 

Rodoviária bacana hein !

20110305131553.JPG

 

Igreja / Mosteiro de Pucon

20110305131638.JPG

 

Fotos do Ojos del Caburga

 

20110305132309.JPG

 

20110305132413.JPG

 

20110305132504.jpg

 

20110305132614.JPG

 

20110305132704.JPG

 

20110305132800.JPG

 

Praia do Lago... muito legal o astral ::cool:::'>

20110305133058.JPG

 

Agua fria...mesmo com o sol

20110305133200.JPG

 

Fotos da subida ao Vulcão !

 

Os dois aventureiros... ::mmm:

20110305133415.jpg

 

20110305133704.JPG

 

Visual sem igual... não creio que exista maquina fotográfica capaz de demonstrar a sensação visual local....

20110305133947.JPG

 

O caipirão aqui nunca tinha visto neve ! ::lol4::

20110305134106.JPG

 

Vamos brincar !

20110305134242.JPG

 

Demais...

20110305134449.jpg

 

Minha guerreira apreciando a vista !

20110305134637.JPG

 

Estava tudo bom mas tínhamos que ir embora pois estávamos quase na metade do tempo previsto e ainda não estávamos nem perto da metade do caminho.

 

Chegamos em Frutillar, uma cidadezinha muito bacana, mas infelizmente estava chovendo ! Mesmo assim conseguimos ver, do outro lado do Lago Llanquihue, o Vulcão Osorno, imponente e magnífico... infelizmente não consegui uma foto que prestasse !

 

Esta hospedagem eu aconselho pois é um casal de idosos muito simpáticos com um café da manhã artesanal, bem diferente do que havia experimentado até o momento. Muitos pães, geléias, bolos, etc... Chama-se Hosteria TRAYEN. Veja, não é nada demais mas achei bacana. Valor CH$ 35.000,00. A noite tentamos ir a um restaurante mas estava muito cheio e desistimos, fomos comer lancehs mesmo.

 

Algumas fotos de Frutillar e adjacências

20110305135305.JPG

 

20110305135350.JPG

 

20110305135433.JPG

 

20110305135611.jpg

 

20110305135651.JPG

 

20110305135810.JPG

 

20110305135856.JPG

 

20110305140011.JPG

 

15/01/2011

 

Dia seguinte, durante o café da manhã, um simpatico casal chileno que também estava no hotel nos abordou e nos deu várias dicas que foram seguidas. Saímos do hotel e fomos fazer um passeio à Enseñada e ao Lago de todos los Santos. O caminho em si ja vale tudo embora estivesse em obras. Paramos em um hotel no caminho para tirar fotos de Lhamas que estavam soltas e vimos um visual muito legal ! Depois paramos em um restaurante e mais um vez comemos uma parillada... Uma pena que não parou de chover durante todo este trajeto... (fotos acima).

 

No mesmo dia ou noite, já estávamos em Bariloche, depois de cruzar a fronteira que creio eu, foi uma das cidades em que mais peguei frio e imagino que foi por causa do vento constante. Chegamos a noite em um hotel chinfrim (recepção arrumada e quartos velhos) porém de ótima localização (bem no centro), por um valor razoável (HOTEL SOL BARILOCHE - Valor AR$ 400,00 / NOITE).

 

 

 

16/01/2011

 

Acordamos e tomamos um café da manhã péssimo no hotel.

Bariloche, para mim, foi uma catástrofe, nada do que eu esperava. Sim, o local é bonito mas nenhum dos cerros (Otto, Catedral, etc..) estava aberto devido aos fortes ventos (ou seja,o teleferico ficou para outra cidade). Deve ser bom para esquiar, no inverno, para quem gosta e faz questão disso. Quanto a isso sou 10 x mais Pucon ! Bariloche parece uma Campos do Jordãozão, ou seja, vai lá para tomar chocolate quente, tomar vinho (coisa que se pode fazer em qualquer outro lugar), pegar frio, ver lojas, etc... alias, passei por La Angostura e me pareceu o mesmo, em escala menor. Resultado ? dia seguinte fui embora e foi o suficiente. PS - visitei um dos parques para ver o lago escondido.... para mim é uma perda de tempo total. Vimos centenas de lagos mais bonitos fora que o percurso demora muito, num local de dificil locomoção.

 

Fotos de Bariloche

Vista do quarto

20110305140415.jpg

 

Informações turísticas e o Portal da cidade

20110305140521.JPG

 

20110305140617.JPG

 

20110305140731.JPG

 

20110305141253.JPG

 

20110305141349.JPG

 

Cerro Catedral fechado ::vapapu::

20110305141624.jpg

 

20110305141736.JPG

 

20110305141953.JPG

 

E a saga continua...

A seguir: A famosa Ruta 40 ! Chegada desesperada a El Chalten, El Calafate, a balsa, enfim PAtagônia

 

CONTINUA NA PÁGINA 3

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guilherme,

Fui em uma Nissan Frontier

 

Para os demais.... como sou detalhista, demoro demais para colocar todas as informações... kkkkkkkkkk mas vou acrescentando aos pouquinhos !

aguardem cenas dos próximos episódios !

De qualquer forma, caso tenham alguma dúvida podem perguntar !

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, parabéns pelo relato e pelas dicas.

 

Sua Nissan é a diesel ou a gasolina?

 

Pretendo ir com minha Nissan Grand Livina para o Atacama em Janeiro de 2012. Será que vai bem?

 

Já a utilizei para ir à Argentina, Paraguai e Uruguai e ela foi super bem.

 

Aguardo o restante dos relatos...

 

Valeu, Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...