Roteiros de Viagem no Brasil
#448539 por miaraujo
19 Fev 2010, 17:04
Estive no Jalapão no Carnaval de 2010, eu, meu marido e uma excursão de 21 pessoas. Fomos de Brasília para Palmas de avião e depois seguimos em comboio de camionetes e microônibus para o Jalapão.

Ficamos três dias no Parque Estadual do Jalapão e confesso que poderia ter ficado muito mais...pois lá é lindo, maravilhoso!

Confesso que senti muita dificuldade de fechar este passeio, pois há pouca divulgação das agências e guias que fazem o percurso, mas por fim, consegui uma empresa muito séria a Nortetur (http://www.nortetur.com.br). Tive que fazer um depósito prévio e o passeio ficou em R$ 750,00 por pessoa, incluindo tudo: transporte, hospedagem, alimentação completa e guia. Lá, acabamos conhecendo outros guias, muito bons por sinal (Genivaldo e Márcio). Cada um ao seu estilo, um mais tranquilo e outro mais "passeio radical", ambos deram as coordenadas corretas, junto com um dos donos da nortetur, que também é guia, Flávio.

Ficamos em Palmas um dia...conhecemos as praias Graciosa e da Prata. Recomendo a praia da Prata, muito legal, bem badalada, com um Tucunaré maravilhoso.

No dia seguinte...pegamos a estrada. Os locais visitados foram ótimos e lindos, começamos o primeiro dia mais light, vistando a cidade de Ponte Alta, onde fomos na Pedra Furada e nos rios locais. Pegamos uma chuva sem noção, com raios e tudo mais...é perigoso isso! Mas deu tudo certo, conseguimos ver os pontos e ninguém se machucou. É perigoso ir nesta época por causa dos raios, mas tem o lado positivo ir nesta época tb. As piscinas naturais e as veredas se forma e ficam mais bonitas.
Muito bonita a paisagem do cerradão e do campo limpo, além das veredas. Hospedamos em Ponte Alta, na Águas do Jalapão. Pousada arrumada, ar-condicionado (aliás, item de primeira necessidade lá), piscina, veredas e uma comida caseira deliciosa.

No segundo dia, seguimos em direção a Mateiros, onde vistamos uma série de cachoeiras e as dunas do Jalapão. Paisagem inigualável, que eu nunca vi. E olha que já viajei bastante. Valeu a pena, porque fomos em uma época de chuva, daí deu pra fazer um rally radical, além de aproveitar as piscinas naturais que formam em meio as dunas. E curtir um pôr do sol incrível. Dormimos em Mateiros...estavamos mortos de tantas atividades...Neste dia andamos um pouco mais, mas o carro, a distância e a estrada de chão são uma loucura! Cansa....

No terceiro, paramos para compra de artesanato de capim dourado em Mateiros. É bom pesquisar. Tem um cara que chama Horácio e vende bem barato, mas os materiais não tem taaanta qualidade, mas são bons. Peças mais diferenciadas, um pouco mais caras, vc encontra na Associação de Artesão de Mateiros. Tem cada coisa linda!!! E por fim, fomos na Aldeia de Mucumba, onde estão as primeiras artesãs do Estado. Lá é bom comprar para ajudar a comunidade. Tem peças lindas tb e o preço é bom, mas mesmo se for um pouco mais caro, vale a pena!

O 3º dia, pra mim, foi marcante, pois conhecemos a Cachoeira da Formiga e o fervedouro...ambos incríveis e inesquecíveis. Formiga é linda, transparente, inigualável..o melhor lugar para mergulhar e curtir...
Já o Fervedouro é uma dádiva, mas aquela areia incomoda depois que a gente sai de lá. Demos sorte...não tinha ninguém e entramos em grupos de 6. É um lugar para preservar.

Neste 3 dias, percorremos 1000km dentro do Parque...mas valeu a pena!!!

A dica que dou: conheçam o guia , o estilo dele, se é mais aventura ou mais paradão. Veja o que vc quer. Veja também esta questão de camionete e microônibus. Camionete é muito mais legal, veja se tem ar-condicionado...é item primordial. Veja tb a questão de hospedagem e alimentação. É bom que o guia feche para vc um pacote completo, pois eles têm desconto e costumam indicar algo confortável e acolhedor.

Não vá esperando luxo, é tudo rústico, mas bem bacana. A comida é simples e caseira, não há televisão ou sinal de celular. As TV's, normalmente, tem uma sala específica, não são nos quartos.

Pouca gente vai lá e é preciso guia, pois há muitos perigos. Nenhum caminho tem placa, portanto se perder é a coisa mais fácil do mundo. E o pior: não há ninguém para informar nada. Lá é o 2º lugar do mundo com menos habitante por km2: apenas 1,3hab/km2. Portanto, não conte com nenhum nativo...eles não andam com frequencia por lá.

Economizar indo sem guia é besteira. Os guias sabem os melhores lugares, os melhores caminhos e os melhores horários para se chegar. Pra gente, deu tudo certo!!!

#484154 por Juliana.Frizon
11 Jul 2010, 01:34
Oi galera!!!!!!!

Queria dar minha opinião nesse tópico, fui no feriado de Corpus Christi para o Jalapão com a Norte Tur e foi sensacional.
Eles não cobram nem perto da facada que a Korubo e o pessoal é mto gente boa, fazem um roteiro com a cara dos clientes e valeu mto mto a pena!
O Flávio (dono da agência e guia) é extremamente gente boa, conhece pra caralho a região e tem uma puta visão do que fazer pra se aproveitar bem o tempo no Jalapão.
Fomos com as duas caminhonetes Hillux da agência e nos divertimos demais!
O Jalapão é brutooooooooooooooooooo!
Não tem preço acordar 4 da manhã pra ver o nascer do sol de cima do Morro do Espírito Santo...entre mil outras cositas más!!! rs!
Quem quiser alguma dica pode me procurar.
Aliás, já estou me programando pra um próximo roteiro com a Norte Tur, extremamente confiável e sorriso no rosto garantido!

Beijos!
#499653 por Rodrigo de Mello
02 Set 2010, 12:42
Juliana, me chamo Rodrigo e vou para o Jalapão em Outubro. Estou pensando em contratar os serviços via Norte Tur, e queria saber. A agência é boa mesmo, pois vi pessoas no site reclamando deles e serviços prestados.
Você não teve nenhum problema com eles ?? Recomenda ?? Alguma dica em especial ??
Obrigado e Abraços - Rodrigo M
#500183 por Juliana.Frizon
03 Set 2010, 21:36
Olá Rodrigo, tudo bom?
Quem tá reclamando da Norte Tur que eu vou lá bater??? rsrsrs!
Sério... po Flávio (dono e guia) é excelente, além de conhecer tudo sobre Tocantins ele acaba se tornando nosso amigo durante a trip... o cara é gente finíssima! A agência é extremamente séria, faz tudo como combinado e o principal: se preocupa com o perfil do grupo: se é mais aventureiro, mais doidão ou mais calmo.
Se vc quiser dar uma olhada nas minhas fotos me add no orkut (Juliana Tiozzo Frizon).
Bom, minha viagem foi demais, recomendo de olhos fechados.
Gostei tanto que íamos para a Ilha do Bananal ou para a Chapada das Mesas com eles nesse feriado de setembro, mas minha turma tava sem grana e tal e acabamos desistindo. Pode ser que inclusive a gente vá em outubro!
Além disso tiveram as queimadas por lá, inclusive nem sei como está... inclusive conversa com o Flávio direitinho pra ver se Outubro é uma época boa pra ir, vc tem o email deles? È norte_tur@hotmail.com.
É isso então Rodrigo, se tiver mais alguma dúvida pode perguntar!
Beijos e boa trip pra vc!
Ahhh esqueci de falar.. a agencia mais famosa é a Korubo, eu sinceramente não sei como ela pode ser melhor que a NorteTur! rsrsrs! E é extremamente cara, vc foi atrás dos preços? bjssss
#500590 por Rodrigo de Mello
06 Set 2010, 10:09
Oi Juliana, bom dia. Muito Obrigado pelas respostas...!!!
Esta semana vou ligar e conversar com o FLávio para saber maiores detalhes e agendar minha viagem !! Se forem em Outubro, avse p/ combinarmos e baratear os preços...inclusive, quanto você pagou pela estadia que teve? quantos dias foram ? tudo incluso ?
Vou ver suas fotos no orkut sim....de qq forma as informações já ajudaram muito.
Sobre a Korubo, pesquisei e achei um roubo tb, por isso da procura por outra opção. Não vou pagar o valor da Korubo jamais..eheheh
Obrigado pela ajuda... bjos
Rodrigo J.
#502841 por Rchiara
12 Set 2010, 22:49
Gostaria de uma ajuda de vocês que já foram ao jalapão.

Eu tenho que sair de casa com os guias e tudo mais contratado? Já que não gosto de programar essas coisas antes.

Em Fevereiro, pretendo ir ao jalapão e em seguida ir para recife- pe, Qual o roteiro que vocês me indicariam? Estou indo de mochila e terei 20 dias.

Pensei em ir para a chapada do diamantina e depois salvador e subir o litoral. Outra possibilidade é ir para o Piaui e cruzar direto para a Paraíba. Dai não sei qual a melhor possibilidade, qual tenho mais facilidades de transporte e locais melhores.

Sugestões, por favor.
#506104 por Luis Arau
22 Set 2010, 00:14
Irei pro Jalapão de 4x4.
Entrarei por baixo via Terra Ronca, Arraias, Natividade.... Quem pode me dizer se da TO 040 até Pindorama e daí à Ponte Alta dá pra ir de L200 traçada? Daí, faremos Ponte Alta, Mateiros, São Félix e Novo Acordo.
De São Félix do Tocantins dá pra ir até Corupá e daí até Barreiras do Piauí? É que iremos na Serra das Confusões e Serra da Capivara. Nós já temos o mapa dos atrativos convencionais.....Sussuapara, Cachu da Velha, Fervedouro, Dunas, Cachu Formiga, Catedral, Gorgulho...
Quem tiver e puder me enviar um mapa detalhado com outros lugares ainda não desbravados ou que ainda não são objeto de exploração turistica....agradeço.
Obrigado.
Luís.
#785640 por Désirée
08 Dez 2012, 16:03
Li seu relato antes de ir pro Jalapão. Muito obrigada pelas dicas, realmente lá é maravilhoso. Fiz o roteiro de 04 dias com meu pai e mais um casal e o guia da Nortetur , o Flavio. Realmente, o Jalapão vale mesmo a pena ! Depois fomos pra Ilha do Bananal e ficamos mais 03 dias lá. Voltei super descansada e com muita história pra contar. O pessoal da Nortetur é show, cuidaram da gente com todo carinho. Recomendo.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes