Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#860587 por camilamps
17 Jul 2013, 12:03
Fábio Villela escreveu:Vou fazer algumas perguntas a todos que fizeram esta viagem :


Vamos lá, Fábio:
1 - As janelas do vagão executivo são lacradas. O vagão tem ar-condicionado e não é possível abrir as janelas. Mas dá para tirar fotos maravilhosas, pois são janelas bem grandes. Veja minhas fotos acima. Além disso, no vagão econômico entra-se muito pó de minério. Pode estragar a camera.

2 - Não existe compartimento de bagagem no trem. A mala fica sobre sua cabeça, como aqueles compartimentos em ônibus. Assim, você pode tomar conta da sua bagagem. Faço a viagem de trem umas 4 vezes ao ano e nunca fui roubada. E pode levar mala grande. Levo uma enorme e cabe no compartimento.

3 - Não sei disso não. O trem vai e volta pela mesma estrada, como assim é mais bonito? Só sugiro que pegue uma cadeira com visão para o Rio Doce.

4 - Como é viagem de dia inteiro, não tem como fugir do sol. O Rio Doce às vezes está à sua direita, às vezes à esquerda. Se sair de BH, pegue o vagão da direita, pq aí você vê o Rio enquanto é dia.
Veja esse mapa e escolha:
Imagem

5 - Depende de quem tá comendo. É um PF. Simples, mas bem temperadinho. A comida da minha casa é muito simples, então, não achei ruim. É arroz, feijão, as vezes feijão tropeiro, e uma carne. A comida é limpa e gostosa, mas sem luxo, sabe? Tem gente acostumado a um padrão maior, não vai gostar. Nunca peguei a comida em má qualidade. Mas, se não quiser o PF, que é a opção mais barata, tem outros pratos e sanduíches. Também tem salgados. E você pode levar sua propria comida. Muita gente leva sanduíches e até marmitas.

6 - Esse não posso ajudar.

7 - Não existem muitos hoteis próximo à estação. Sendo assim, compensa você pegar um taxi ou um ônibus e ir atpe Vitória ou Vila Velha. Infelizmente a rede hoteleira do ES é uma droga. Poucos hoteis bons e cobram o olho da cara.

Espero que tenha ajudado.

#867135 por Paty Oliva
04 Ago 2013, 21:33
Galera, indo de BH para Vitória na classe econômica, qual o melhor lado do trem para observar a paisagem? Outra coisa, alguém aí tem sugestão de Hostel em Vitória ou Vila Velha? Um bemmmm barato, coisa de mochileiro mesmo.
#916267 por ricardomoreira.12
13 Jan 2014, 16:53
Boa tarde Galera, passando aqui pra divulgar uma matéria da Vale, à partir de Março já teremos novos carros de passageiros circulando na Linha Vitória x Minas, segundo a matéria os novos carros tanto o executivo quanto econômica terão ar condicionado e o melhor terá tb tomadas individuais para vc carregar seu MP3 e ou cel, parece que o serviço vai ficar top msmo, e o melhor o preço da passagem seguirá o mesmo, segundo a Vale o upgrade partiu da própria empresa, mas em ano de copa acho que deve ser por isso tb, quem puder conferir à partir de março acho que já terão os novos carros.

Segue abaixo o link da matéria !

http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... Editoria=2

E boa viagem !!!
#974547 por joshilton
29 Jun 2014, 12:36
Na classe executiva, dá para tirar fotos ? estarei indo de BH a Vitória em setembro, mas sem fotos nem pensar, ou terei que ir na classe econômica para as fotos saírem melhor sem vidros para atrapalhar ?
#1028880 por camilamps
04 Dez 2014, 00:37
DrPost escreveu:Vale a pena eu que sou do Rio ir a Belo Horizonte pra fazer essa viagem?


Depende. Se for só pela viagem, talvez não. Se for visitar BH e Vitória, sim.

O trem sai todos os dias simultaneamente as 7 da manhã da estação de Belo Horizonte e de Vitória. Se encontram próximo a Governador Valadares.

Só sai 1 trem em cada sentido por dia.

Você não pode descer nas estações. Eles ficam parados poucos minutos, de 1 a 5. Se você descer, terá que esperar até o outro dia para pegar outro trem.

A paisagem é linda, mas são 12 horas. É bem cansativo.
#1028882 por camilamps
04 Dez 2014, 00:47
Os trens mudaram todos. Agora todos tem ar-condicionado.

Tem menos assentos. Agora está difícil comprar passagem. Comprem com antecedência.

http://www.vale.com/brasil/PT/business/ ... train.aspx

Próximo da estação Pedro Nolasco, em Vitória, tem o Museu da Vale. Fica na antiga estação e tem vagões e maria-fumaça antigos, uma cafeteria maravilhosa e diversas maquetes da ferrovia com trenzinhos que funcionam mesmo! É muito lindo.

http://www.museuvale.com/
#1088212 por rapensando
13 Mai 2015, 17:56
Pessoal, vou fazer o Pico da Bandeira pelo lado capixaba num final de semana do mês que vem, daí gostaria de na volta de Vitória usar o trem.

Teria dois dias. Sendo assim, queria saber se tem alguma cidade especial no meio do caminho que vcs recomendam que se pare pra passar o dia livre.

Valeu!
#1152011 por Sandrojf
08 Jan 2016, 19:27
Boa noite amigos,

Gostaria de contar com a ajuda de todos,sobre o destino Vitoria e região.
Fui no carnaval em 2014, aproveitando uma bagatela do IBIS para casal, e desta vez quero aproveitar outros lugares no qual não fui.
Gostaria de saber se existe alguma cidade bacana no trajeto VItoria x BH de trem sem ter que ir ate BH fazendo a viagem de 13 horas, o ideal seria umas 2 ou 3 horas no trem descer em alguma cidade com estação bacana e pegar o trem de volta.

Sugestões aceito de bom agrado.
Abraços.
Sandro
#1178723 por hfpretti
10 Abr 2016, 04:29
Olá!

Estou passando apenas para deixar algumas dicas pra quem for se aventurar no trêm da vale:

- Compre a passagem com antecedência pelo site da vale - é rápido e seguro;

- O trêm é extremamente pontual, e as paradas são rigorosamente cronometradas (cerca de 1 minuto por estação). Portanto, nem pense em se atrasar ou ficará pra trás;

- Atualmente todos os vagões (executivos e econômicos) possuem ar-condicionado - e eles gelam um absurdo. Levem agasalhos pois com o tempo (lembrem-se que a viagem dura um dia inteiro) o frio passará a ser um incômodo;

-Há diversas opções de alimentos e bebidas a preços bem justos durante todo o percurso. Não é permitido fumar ou consumir bebidas alcoólicas.

- Quando fiz a viagem não havia internet a bordo, mas (pelo menos na executiva) tinha tomadas para carregar notebooks/dvd players. Mas atenção: levem adaptadores pois nem todos os aparelhos cabem nas tomadas!

- Por fim, é um passeio bem diferente do que estamos habituados (ônibus/avião). Aos amigos que me perguntam se vale a pena eu sempre digo: "Sim! Vale muito a pena, mas é uma viagem só de um trecho. Escolham um e voltem de ônibus/avião". Por que? O trêm é lento, a viagem é longa, as poltronas são pouco reclináveis e sim - é muuuuito cansativa. Mesmo tendo uma paisagem legal em certos pontos, vai chegar uma hora que as coisas vão ficar bem entediantes, então é bom se preparar, principalmente quem vai fazer a viagem completa. Neste caso eu só recomendo um trecho (eu, por exemplo, fiz Cariacica - BH e voltei de ônibus).

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes