Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

#124261 por borboletamá
25 Jan 2005, 17:09
Oi Chelly, eu fiz.
A trilha é muito fácil, mas mesmo assim vale a pena descolar um croqui e um mapa confiável.
Do início até o meio é mais uma estrada mesmo. Depois da magnífica Cachoeira dos Veados começa o pé de moleque e ela fecha. Tem muitas fazendinhas pelo caminho. Nessa época chove pacas, então tem que ficar esperto com isso.
Outra coisa, de São José do Barreiro até a a entrada do parque são 30 km de subida pura. A galera enfia a faca para levar, mas tinha um cara que tinha um fusquinha, o Zé Pescocinho, que cobra menos.
Da saída até a vila de Mambucaba são mais 20 km. É um puta rolê. A trilha mesmo tem 30 km, e vc vence fácil em 2 dias. Se vc quiser dá prá contratar alguém prá te pegar no fim.
Eu fiz tudo a pé, os 80 km em três dias, mas tava MUITO condicionada na época, e não recomendo fazer isso.
Outra coisa, nas fazendinhas vc pode descolar pouso e rango.
A Cachoeira Sto Izidro, Posses e dos Veados são obrigatórias. A dos Veados é uma das mais lindas do Brasil! Perto tem um ponto prá dormir, mas fique esperta com os micuins.
Acho que é isso, mas se tiver mais dúvidas manda ver tá?
Abraços e boa sorte!
Marina.
#124436 por chelly
26 Jan 2005, 09:13
Oi Mariana,
Valeu pelas dicas...
Mas não abusando, rs...
Como consigo esse mapa, no próprio parque tem???
#124820 por borboletamá
26 Jan 2005, 22:08
Oi Chelly! De nada!
O Parque não tem não.
Puuutz, esqueci, tem que pedir autorização prá fazer essa trilha. É muito fácil, é só mandar uma carta para o Parque com seus dados, RG e talz, eu não paguei nada. O Guarda disse que não precisava.
Eu fiz a trilha só com o croqui, pq na época já navegava bem e fui com um navegador experiente tbm. Ela não tem muito o que errar, mas é bom não arriscar né?
Vou procurar uns links na Internet com os endereços e tudo mais e posto aki prá vc, blz?
Abraços e boa sorte! A trilha é linda!
Marina.
#125222 por José Luiz
27 Jan 2005, 20:43
Cara Chelly,

conseguir o mapa nao é difícil.. no Parque eles tem.. mas é melhor e mais fácil tirar direto na papelaria q tem a cópia.. e no proprio parque eles indicam.. se pesquisar na internet tb acha..
para quem está acostumado e com essas indicações dá para fazer tranquilo.. se nao.. existem guias competentes na região.. q de repente tornam ainda melhor o passeio..

Qqer outra dica, entre em contato..

José Luiz
#125314 por Augusto
28 Jan 2005, 09:02
E aí Chelly.
Eu já fiz esse percurso da Travessia da Bocaina (Trilha do Ouro), saindo de S.J. Barreiro até Mambucaba (Angra). Coloquei um relato bem explicativo em um tópico q criei em Relatos de Viagem.
Na minha opinião, um mapa é desnecessário, viu.

Se quiser dar uma olhada:

http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?t=1388

Abcs.

Augusto
Editado pela última vez por Augusto em 20 Ago 2006, 15:37, em um total de 1 vez.
#125767 por khumbu_
29 Jan 2005, 19:28
a propósito, quanto cobram pra levar até o incío da trilha em média?
#125771 por borboletamá
29 Jan 2005, 20:43
Na época o Zé pescocinho cobrava entre R$60,00 - R$70,00 e os outros carros uma média de R$120,00. Se for uma galera e rachar até vai, mas eu caminhava com meu namorado na época só... já viu né? *RS*
Fiz a trilha em 2002.
Abraços,
Marina.
#126333 por dileao
31 Jan 2005, 22:52
Haha, Mariana, é isso mesmo, o Zé Pescocinho!!! Que comédia aquela caminhonete dele, pusemos 22 num espaço onde não caberiam nem 10! Nunca achei que fosse aguentar... mas sobrevivemos!

Chelly, é bom ir com mapa sim, apesar de ser tudo trilha batida, nos trechos em que você pega as estradas das fazendas que tem por lá é bifurcação pra tudo quanto é lado! Se não tiver um "Jão das Couve" por perto pra você perguntar vai errar e voltar pra São José do Barreiro. Mas o melhor mesmo é pegar o mapa direto na papelaria que tem por lá, são umas cinco páginas de xerox. Não tem escala nenhuma, é um croqui no maior garrancho, uma piada! Mas dá pra ir tranqüilo! Tenho até hoje aqui em casa mas tá num estado deplorável, senão escaneava e te mandava. Ah, faça o cronograma para dormir a primeira noite em barreirinha e a segunda na cachoeira dos veados, ok? É o melhor.

[]´s
#126587 por borboletamá
01 Fev 2005, 18:03
Dileao, o Zé pescocinho é histórico né?! *RS*

Tbm concordo com vc, segurança e informação nunca são demais, mas a trilha é fácil mesmo. Uma dica mais pro fim é sempre se manter a margem do rio )que vai estar a sua direita), pois há trilhas que bifurcam para longe dele, e como ela foi construída em cotovelo, (técnica que curva a trilha em mais de 45 graus para evitar erosão), às vezes vc perde o contato visual com ela nessas curvas. Mas é tranquilo.
Tbm concordo que o melhor é pousar nas posses na 1a noite e veados na 2a.

Abraços!!!
#126690 por rameno
02 Fev 2005, 00:23
Ai companheira... eu fui lá agora em janeiro com minha namorada. mas ao invés de fazermos o roteiro tradicional, saindo de São José do Barreiro, nós partimos de Arapei. A subida é bem mais light e tbm não é presciso pedir autorização, visto que vc naum vai entrar pela portaria. Quant ao croqui, eu levei um que foi publicado na revista AventuraJá (www.aventurajah.com.br) de dezembro de 2002 se naum me engano. E esse mapinha mostra justamente essa rota saindo de Arapei. Qnt as dicas acima, todas foram muito bem colocadas.

Boa Trilha!

Abraços:
Rameno
#129124 por faver
13 Fev 2005, 20:17
Para que quer saber um pouco da história da Trilha do Ouro aqui vai a dica: www.caminhodoouro.com.br

É um dos lugares que quero conhecer quando eu for ao Rio.

Abraço

Faver - Porto Alegre
#130592 por vinirsoares
17 Fev 2005, 19:08
Chelly, soh pra completar... a trilha eh bem facil e bem sinalizda... fique atenta pq tem uns cortes de cominho sinalizados, que foram feitos pelo pessoal do ibama para pedestre, eles sao um bom adianto. Senao eh soh seguir o estradinha do carro. O unico lance q dah pra errar eh qd acaba a estrada e soh passa pedestre... pegue a primeira ponte q atravessa o rio e siga pela direita margiando... boa sorte!!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante