Ir para conteúdo

Trilha do Ouro - Travessia do Parque Nacional da Serra da Bocaina


Posts Recomendados

  • Membros

Dileao, o Zé pescocinho é histórico né?! *RS*

 

Tbm concordo com vc, segurança e informação nunca são demais, mas a trilha é fácil mesmo. Uma dica mais pro fim é sempre se manter a margem do rio )que vai estar a sua direita), pois há trilhas que bifurcam para longe dele, e como ela foi construída em cotovelo, (técnica que curva a trilha em mais de 45 graus para evitar erosão), às vezes vc perde o contato visual com ela nessas curvas. Mas é tranquilo.

Tbm concordo que o melhor é pousar nas posses na 1a noite e veados na 2a.

 

Abraços!!!

Link para o comentário
  • Membros

Ai companheira... eu fui lá agora em janeiro com minha namorada. mas ao invés de fazermos o roteiro tradicional, saindo de São José do Barreiro, nós partimos de Arapei. A subida é bem mais light e tbm não é presciso pedir autorização, visto que vc naum vai entrar pela portaria. Quant ao croqui, eu levei um que foi publicado na revista AventuraJá (www.aventurajah.com.br) de dezembro de 2002 se naum me engano. E esse mapinha mostra justamente essa rota saindo de Arapei. Qnt as dicas acima, todas foram muito bem colocadas.

 

Boa Trilha!

 

Abraços:

Rameno

Link para o comentário

Michele!

 

To com muita vontade de fazer estra trilha aqui perto de onde moro. (Moro em Angra)poxa e ninguem daqui tem muita vontade_pelo menos que eu conheça_ quando volatr voce me diz como que foi tbm!? e se precisar de mais uma companhia vc me chama!? (rsrsrsrs intrometida nao!?!?)

Se precisar de algum lugar p pousar em Angra ou mesmo de ajuda, po passar aqui em casa( é simples mais dá para o galho) rsrs e contar comigo.

Aqui emAngra tem como subir as cachoeras do Bracuhy que da lá no alto da Bocaina. Puts alucianntem sao 8 horas de subida. Eu conheco um matero que conhece bem lá. Um otimo guia. Conhece lá desde menino e sempre sobe a noite pra salvar uns ''aventureiros teimosos''. Tenhoum colega que já foi, mas nao pude ir na epoca, o esquema é subir e ficar em uma pousdinha barata lá em cima ou acampar que foi o que ele fez. E retornar no outro dia ou seguir outro rumo.O seu Zé, cobra 100,00 reais. Se alguem se interessar podemos fazer um grupo e ir. Este lado de Angra é maravilhoso!!

 

 

Um abraço p todos

Link para o comentário
  • Membros

Chelly, soh pra completar... a trilha eh bem facil e bem sinalizda... fique atenta pq tem uns cortes de cominho sinalizados, que foram feitos pelo pessoal do ibama para pedestre, eles sao um bom adianto. Senao eh soh seguir o estradinha do carro. O unico lance q dah pra errar eh qd acaba a estrada e soh passa pedestre... pegue a primeira ponte q atravessa o rio e siga pela direita margiando... boa sorte!!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

E aí pesssoal.

Escaneei um mapa q o Beck publicou na sua Revista Aventura Jah. A trilha q sai de S.J. Barreiro obrigatoriamente passa pela Portaria do Parque e para isso é necessario ter a AUTORIZAÇÃO, já a q vem de Arapeí entra ILEGALMENTE no parque.

As duas se encontram bem depois da Portaria.

Se vc vier de Arapeí é dificil conseguir transporte p/ subir a Serra, mas se estiver vindo de S.J. Barreiro é só ver as opçoes postadas aqui.

 

O endereço do mapa está no site abaixo.

 

http://www.trilhaecia.com.br/mapas/Mapa%20Travessia%20Bocaina.JPG

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá chelly,

 

Também tenho interesse na trilha do ouro, possivelmente para junho ou julho. Vc realmente foi em fevereiro/05? Como tá o acesso? Preciso de algumas referências de alguém que tenha ido recentemente. Embora, talvez, eu pegue um pacote de 3/4 dias, já que não conheço a região e estarei indo só, seriam úteis uns toques como mapas e tempo nesse período.

Aguardo dicas.

Tchau.

Mônica

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Apenas p/ esclarecer.. Estrada Real e caminho (Trilha do Ouro) sao coisas diferentes...Estrada Real é o caminho tropeiro q ia de Diamantina ate Ouro Preto, e dali p/ Parati, via Guaratingueta.

A Trilha do Ouro (pela Bocaina) era um atalho usado pelos caloteiros coloniais p/ fugir dos impostos da coroa. Enfim, a Estrada Real terminava na trilha Cunha/ Parati.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Rodrigo.

No último feriado de maio também fiz a Trlha do Ouro, só que fui por Cunha-SP.

Poucas vezes ví um local tão belo. A trilha por lá é bastante acidentada e com lama em boa parte, o que tornou o percurso ainda mais desafiador.

Fui em grupo de viagem. Saímos de SP na noite do dia 25 e retornamos no final da noite do domingo.

Parece que o ponto comum com o seu caminho é Mambucaba, pois, pelas fotos que ví, achei parecido com o Sítio Mambucaba, onde pousamos da sexta até o domingo.

Até o tempo conspirou a favor, pois além de não chover, os dias foram de sol belo com noites estreladas como poucas que já ví.

É, sem dúvida, recomendável.

Prá próxima, no entanto, farei de botas, pois o tênis não ajuda muito.

Valeu

Mônica.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...