Ir para conteúdo

VIAGEM SOZINHA – 12 DIAS EM CUBA (HAVANA, SANTA CLARA, REMEDIOS, TRINIDAD E CIENFUEGOS)


Posts Recomendados

  • Membros

Primeiro, gostaria muito de agradecer todas as dicas dadas aqui no site! Foram de muita ajuda!

Vou fazer um breve relato de como foi minha experiência nesses 12 dias em Cuba e uma média de gastos! Como só tinha 12 dias (tirando o dia de ir e de voltar), quis focar mais na parte ocidental e central da ilha... Dispensei grandes deslocamentos, mas gostaria muito de ter incluído Santiago de Cuba, Baracoa, Bayamo, Holguin nessa viagem, mas vou elaborar o roteiro pra priorizar na próxima ida à Cuba (que não deve demorar)!

Roteiro:

28/mai Bsb/SP/Havana

29/mai Havana

30/mai Havana/Santa Clara

31/mai Santa Clara

01/jun Santa Clara/Remedios

02/jun Remedios

03/jun Remedios/Trinidad

04/jun Trinidad

05/jun Trinidad/Cienfuegos

06/jun Cienfuegos

07/jun Cienfuegos/Havana

08/jun Havana/Sp

 

Vou colocar os gastos no final.

Meu voo foi pela COPA (GRU/PTY/HAV) e paguei algo em torno de R$1500,00 ida e volta. Fui na madrugada do dia 28/05 e chegando em Havana nesse mesmo dia pela manhã. Chegando no aeroporto troquei apenas 30 euros por cuc, já que o cambio do aeroporto é um dos piores que se encontra. Só troquei mesmo o dinheiro pra pagar o taxi.

OBS: O visto pra Cuba eu fiz na embaixada em Brasília (porque vivo aqui) ficou em 48 reais. Mas quem não mora em Brasília dá pra fazer na hora do checkin. A copa vende o visto acho que por 25 dólares americanos.

Tomei um taxi para Centro Havana por 25 CUC, e me hospedei por 2 noites na Casa de Ania (vejam os reviews no tripadvisor). É o único local parecido com um hostel em toda Cuba. Encontrei essa informação aqui no mochileiros e como estava sozinha, decidi ir pra lá pra economizar, já que hospedagem é 10 cuc/noite. A região é legal, você conhece bem o cotidiano cubano e é uma zona bem menos turística. Entretanto, fica longe de Havana Velha (nada que um taxi ou uma boa caminhada não resolva). Peguei bastante as maquinas pagando 10 pesos cubanos pra ir ou voltar e isso não era um problema (na rua san lazaro é um bom local pra se pegar as maquinas, pois passam toda hora indo em direção ao capitólio. 15 minutos de taxi e chega lá).

O que fazer em Havana:

Fiquei 2 noites e 3 dias em Havana e fui na tarde do 3º dia para Santa Clara. Aproveitei o primeiro dia em Havana para conhecer um pouco a região do Vedado e Centro Havana (praça da revolução, hotel nacional, universidade de Havana, Malecon, etc...) Nos dias seguintes fiquei mais na região de havana velha (museu da revolução, museu de belas artes, rodando por havana velha, calle obispo, mercaderes, é muito legal se perder por havana velha... muita musica, muito lugar legal pra parar, tomar um mojito, um sorvete, ver alguma galeria, etc).

Adorei andar e me perder por Habana Vieja, ir descobrindo um restaurante aqui, tomando um mojito ali, parando pra ouvir uma música legal noutro canto... Tem muitas feirinhas de artesanato tb! Adorei o clima da cidade, muita gente por todo lado...

Achei o Museo de La Revolucion imperdível, principalmente pra quem curte saber e se informar melhor sobre a história da revolução cubana e como as coisas se desenrolaram de lá até os dias atuais. Fiquei uma manhã toda lá! Fui também no museu do tabaco, mas não vale a pena... A Plaza de la Revolucion é bem bacana pra tirar umas fotos! Com alguns minutos você caminha por lá e consegue apreciar um pouco do local.

Achei maravilhoso também caminhar pelo Malecon no fim do dia, só curtindo a paisagem e o programa mais cubano de todos! Vale a pena e não paga nada!

No meu terceiro dia em Havana aproveitei pra conhecer a Fortaleza de San Cristobal de La Cabana e dei sorte que estava rolando a bienal de arte cubana por lá! Valeu muito a pena... sem isso acho que só compensaria ir pra ter a vista da cidade do outro lado da baia, já um dos motivos para ir ao local é o museu da comandacia do Che está fechado pra reforma no momento.

Santa Clara (2 noites)

Fui pra Santa Clara de Viazul. Comprei a passagem no dia que cheguei em Havana e só tinha pra um horário que era no fim da tarde (as 19h se não me engano), acabei chegando super tarde em Santa Clara porque são 3 horas e pouco de viagem. A casa de Havana já havia me indicado a casa do Senhor José Marante e Inés (Colon271 e/E. P. Morales (Síndico) Gral. Roloff (Caridad) – Santa Clara, Villa Clara – Cuba – Telefone: 294148 – e-mail: ines1960@nauta.cu). Recomendo bastante a casa de Jose e Ines! Foram uns amores e prepararam a melhor janta que comi em cuba! Senhor José já cozinhou pro Fidel e adora sentar e contar umas histórias da época da revolução!

Em Santa Clara visitei pela manhã o Memorial do Che. Senhor Jose me indicou pegar um bicitaci, mas decidi ir a pé mesmo. Foi uma caminhada de uns 20 minutos. Não se paga entrada para o memorial e eu achei um dos melhores lugares em Cuba!

De lá peguei um bicitaxi para ir à viazul reservar meu ônibus pra Remedios no dia seguinte e depois pedi pra me deixar no memorial do trem blindado que fica do lado oposto da cidade. Tudo isso por 3 CUC. Como era domingo o memorial do trem blindado estava fechado e só deu pra ver por fora. De toda forma acho que não perdi muita coisa. A entrada era 1 CUC. Dali segui para a estatua de Che y niño (umas 3 quadras de distância). São basicamente estes os principais pontos turísticos da cidade. Lógico que rola um passeio pelo centro que é bem conservado e bonito, uma paradinha em alguns locais mais movimentados (tomei cerveja bem barata em um barzinho que não lembro o nome, comi no Mc Dunald, uma lanchonete em moeda nacional, e dancei salsa num baile de idosos chamado Mujenje!).

Dizem que a noite de Santa Clara é bem animada (é uma cidade com muitos jovens e universitários), mas apesar de ter passado o fim de semana lá, não sai pra conferir porque acabei ficando conversando e tomando cuba libre com o senhor Jose na casa particular! Hahaha

Remédios (2 noites)

Fui pra Remedios de Viazul pela manhã. Foram quase 2 horas de viagem. Na rodoviária há vários carros oferecendo o transporte entre as cidades. Até tentei negociar dividir um carro com um casal de turistas, mas não rolou... Fomos de ônibus mesmo!

Remédios é um ovo. Muito pequena, mas muito charmosa! E é o local perfeito pra quem deseja ir pros Cayos sem ter que ficar em um resort! Remédios é basicamente uma praça com alguns bares e restaurantes ao redor, 2 igrejas (1 de frente pra outra?!?!), e muitas casinhas coloniais charmosas. Me hospedei na casa da Haydee e Juan Karlo (Calle Jose Antonio Peña, 73 – ao lado do Hotel Barcelona entre Maceo e La Pastora – Telefone: 5342-395082 ou 0142-395082/ celular: 53-52-70-18-48 – e-mail: haydejk@nauta.cu/ haydejk@yahoo.es / www.haydejk.260mb.com ) Recomendo muitíssimo! A casa deles é excelente, muito limpa e aconchegante. Me senti na casa da vó! O Juan providenciou outras pessoas pra dividirem o taxi pros Cayos comigo no dia seguinte (50 cuc o carro, como eramos 5 pessoas ficou 10 cuc pra cada ida e volta). Com esse pessoal já combinei de voltarmos de carro pra santa clara no dia seguinte porque eles seguiriam pra Havana e eu pra Trinidad (de Remedios a Santa Clara ficou 5 cuc por pessoa – o ônibus da ida foi 7 cuc).

Fui em Cayo las Brujas e Cayo Santa Maria, são praias muito bonitas, mas pegamos chuva na parte da tarde...

Jantei sempre em casa, mas comi durante o dia no El Louvre e no Portales de la Casa (em moeda nacional)!

Trinidad

Cheguei em Trinidad pela manhã e peguei o ônibus das 10h30 da viazul com destino a Trinidad. Cheguei em Trinidad e estava chovendo um pouco, mas amei a vibe a cidade! Muitas casas coloniais, as ruas de pedra, muitas coisas para se fazer por lá. Não gostei muito da casa em que fiquei (por isso nem vou recomendar aqui) e acabei comendo sempre na rua... Muito bons os restaurantes, mas mais caros do que nas outras cidades! Recomendo muitíssimo o restaurante Sol y Son (fica umas três ruas pra baixo da plaza maior descendo a rua simon bolívar) ambiente maravilhoso, comida excepcional (comi uma empanada de legumes com molho de gengibre e o prato típico cubano ropa vieja), música ao vivo e atendimento impecável! Foi meu restaurante predileto! Algo que não se pode deixar de fazer em Trinidad também é visitar o museu da Lucha contra Bandidos e subir pra ter uma vista da cidade la de cima! Muito legal!

Outra coisa que havia lido no guia do lonely planet era sobre alugar uma bike pra ir pedalando até La Boca e Playa Ancon. Resolvi fazer isso no segundo dia a tarde quando vi que a chuva tinha dado uma folga. Tem um ônibus que sai de frente a Cubatur em vários horários durante o dia por 2 cuc ida e volta, mas eu tinha perdido e o próximo ia demorar a sair. Resolvi ir de bike! A bike era ruim demais, pesada, o freio desregulado e isso acabou tornando a viagem mais cansativa do que deveria... a paisagem é incrível porque você pode ir parando e descansando, tirando fotos, dando mergulhos e tal... mas a volta foi muito difícil e tive que empurar em algumas subidas mais íngremes. Acabou ficando mais caro que o ônibus e mais cansativo! Mas valeu o perrengue!

E o bom de trinidad é que dá pra fazer varias coisas nos arredores como trilha nas montanhas escambray, ou ir pra praias ou cachoeiras, etc... não consegui fazer nada disso porque choveu... nos 2 dias que estive lá choveu pouco, mais forte mesmo só no fim da tarde. Mas no terceiro dia de manhã só chovia e muito... Acabei decidindo ir pra Cienfuegos, já que não dava pra fazer nada que havia planejado em Trinidad por causa do diluvio (as ruas estavam intransitáveis porque com a chuva forte tudo ficou alagado...).

Cienfuegos:

Não estava inicialmente nos meus planos, mas a chuva em Trinidad acabou me levando pra lá! E não me arrependi! A cidade é bem conhecida por sua arquitetura e não tem tantos turistas como nos demais lugares! Achei isso o ponto forte! A cidade é belíssima e vc consegue ver e viver o cotidiano cubano realmente.

Cienfuegos tem um Malecon e a região de Punta Gorda que também é bastante bonita. Vale a visita ao teatro que é belíssimoe uma entrada em todos os pontos da praça central e do bulevar.

Fui também no Cabaré TropSur e foi muito legal o show! Adorei e valeu muito a pena! É o típico programa pra turista, mas valeu a pena conferir...

Fiquei na Casa da Dona Julia, uma casa colonial belíssima no Prado! Muito limpa, com móveis antigos muito bem conservados... ela é um amor de pessoa! Me ajudou a pegar uma máquina pra ir de volta pra Havana bem mais barato que ir de viazul. Mas pra quem não tiver um anfitrião tão legal, o esquema consiste em ir pra esquina do terminal da viazul e de lá começar a perguntar pros motoristas e carros se tem vaga pra Havana (ou outra cidade que esteja indo) e combinar o preço antes, claro... pode ser que demore um pouco a encher o carro (no meu caso demorou uns 30 minutos), mas valeu a pena...

O motorista era tão legal que conversando com ele durante a viagem e contando que ia embora pro Brasil no dia seguinte ele disse que me levaria ao aeroporto por 15 CUC (TODOS os taxis de saída ou volta pro aeroporto cobram 25CUC, é o preço padrão). Peguei o telefone dele e deu super certo! Recomendo! Eu deixei ele avisado que iria passar o telefone pra outros brasileiros pra ele fazer pelo mesmo preço! O nome dele é Gustavo e o celular é 5296-6473 (chegando no aeroporto só pedir pra alguém ligar, e nas casas eles ligam também de boa...)

O Endereço da casa da Julia em Cienfuegos: Calle 37 #5608 entre 56 e 58, Cienfuegos. Telefone: (53) (43) 516241, email: lruiz@nauta.cu

A Julia me indicou uma casa pra passar meu ultimo dia e ultima noite em Havana e gostei muito da localização. É a casa da Raquel (uma engenheira civil) e fica ao lado do museu da revolução! Muito bem localizada! eu perdi o cartão dela, mas recomendo muito!

 

Despesas:

28/05 - Havana

Taxi aeroporto: 25 CUC

Almoço: 3 cuc

Imãs: 2 cuc

Ônibus havana/Santa Clara: 18 CUC

Taxi: 15 cuc (golpe)

Bebidas e jantar: 20 cuc

Bicitaxi: 2 cuc

Hospedagem: 10 cuc

TOTAL: 95 CUC

29/05 – Havana

Taxi: 2 cuc

Entrada Museu da Revolução: 8 CUC

Presente: 8 CUC

Almoço e bebidas: 13 cuc

Agua: 3 cuc

Museu do tabaco: 5 cuc (dispensável)

Bicitaxi: 4 cuc

Internet: 7 cuc

Jantar: 6 cuc

Taxi: 4 cuc

Hospedagem: 10 cuc

TOTAL: 60 CUC

30/05 – Havana/Santa Clara

Café da manhã: 3 cuc

Agua: 1 cuc

Taxi: 2 cuc

Entrada la cabana: 6 cuc

Taxi volta pra Havana: 5 cuc

Cerveja: 5 cuc

Museu partido: 2 cuc

Taxi rodoviária: 5 cuc

Jantar: 6 cuc

Taxi santa clara: 3 cuc

Hospedagem: 20 cuc

TOTAL: 58 CUC

31/05 – Santa Clara

Café da manhã: 4 cuc

Almoço e bebidas: 10 cuc

Jantar: 9 cuc

Agua: 2 cuc

Taxi: 3 cuc

Museu de arte decorativa: 2 cuc

Sorvete coppelia: 3 cuc

Hospedagem: 20 cuc

TOTAL: 53 CUC

01/06 – Santa Clara/Remedios

Café da manhã: 4 cuc

Taxi rodoviária: 3 cuc

Ônibus viazul santa clara/remédios: 7 cuc

Almoço e bebidas: 15 cuc

Agua: 1,5 cuc

Jantar: 7 cuc

Hospedagem: 20 cuc

TOTAL: 57 CUC

02/06 – Remedios (cayos)

Café da manhã: 4 cuc

Carro praias: 11 cuc

Entrada praia: 4 cuc

Agua: 1 cuc

Lanche praia: 1,5 cuc

Jantar: 7 cuc

Hospedagem: 20 cuc

TOTAL: 49 CUC

03/06 – Remedios/Trinidad

Café da manhã: 4 cuc

Taxi santa clara: 5cuc

Ônibus santa clara/trinidad: 8 cuc

Hospedagem: 20 cuc

Agua: 4 cuc

Entrada museu municipal: 2 cuc

Presente: 11 cuc

Casa de la Musica (Cerveja): 7 cuc

Internet: 3 cuc

Jantar restaurante los conspiradores mais bebidas: 14 cuc

TOTAL: 78 CUC

04/06 – Trinidad

Café da manhã: 4 cuc

Entrada museu luta contra bandidos: 1 cuc

Charutos e cafés: 38 cuc

Almoço e 1 cerveja: 5 cuc

Bike aluguel: 4 cuc

Agua: 1 cuc

Jantar restaurante sol y son mais 1 mojito: 15 cuc

Entrada casa de la musica mais cervejas: 5 cuc

Hospedagem: 20 cuc

TOTAL: 93 CUC

05/06 – Trinidad/Cienfuegos

Café da manhã: 4 cuc

Ônibus trinidad/cienfuegos: 6 cuc

Bicitaxi: 4 cuc

Almoço mais bebida: 6 cuc

Entrada museu municipal: 2 cuc

Cerveja e agua: 4 cuc

Jantar: 10 cuc

Hospedagem: 20 cuc

TOTAL: 56 CUC

06/06 – Cienfuegos

Entrada palácio de valle: 2 cuc

Caricatura: 1 cuc

Almoço mais cervejas: 4 cuc

Sorvete: 2,5 cuc

Entrada teatro: 2 cuc

Imã: 1,5 cuc

Rum (2 garrafas): 7 cuc

Jantar e cervejas restaurante Doña Nora: 13 cuc

Entrada cabaré tropsur: 3 cuc

Cervejas: 4 cuc

Hospedagem: 20 cuc

TOTAL: 60 CUC

07/06 – Cienfuegos/Havana

Café da manhã: 4 cuc

Agua: 1 cuc

Taxi para havana: 15 cuc

Almoço mais cervejas: 8 cuc

Jantar mais bebidas: 14 cuc

Hospedagem: 20 cuc

TOTAL: 62 CUC

08/06 – Havana

Café da manhã: 5 cuc

Taxi aeroporto: 15 cuc

Taxa saída cuba: 25 cuc

TOTAL: 45 CUC

TOTAL GERAL: 766 CUC (+ OU – 700 EUROS)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Julia, obrigado pelo relato! Tenho algumas duvidas, veja se pode me ajudar.

1- Onde vc trocou dinheiro em Havana? Sempre fez cambio em euros?

2- Os onibus intermunicipais sempre saem cheios?

 

Olá André,

1 - sempre troquei o dinheiro nas CADECAS (casas de câmbio oficiais), tem sempre alguma perto de vc, só perguntar onde fica a cadeca mais próxima que o povo te indica. Só levei euros e sempre fiz o cambio assim. O dólar americano é taxado em 10%, então acaba sendo prejuízo. Não sei como ficará agora com a retomada das relações diplomáticas entre os dois países... pode ser que isso mude! Na época que eu fui (maio/junho) 1 CUC valia 1,07 euros. A cotação do aeroporto é a pior de todas! só troque lá o necessário para pagar o taxi até a cidade!

 

2 - Depende do destino. O ônibus que peguei de Havana pra Santa Clara, por exemplo, estava lotado... e se eu não tivesse comprado a passagem antes não conseguiria comprar na hora! nos outros trajetos que fiz os ônibus não estavam lotados! De toda forma, vale a pena reservar a passagem... é só ligar ou ir ao terminal da viazul e deixar seu nome e trajeto pra eles reservarem seu lugar. Ai vc chega com uns 40 minutos de antecedência pra pagar e despachar sua mala! em todo caso sempre tem as maquinas com os motoristas disputando os viajantes na porta dos terminais...se tiver cheio dá pra tentar ir de carro!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Julia mt legal seu relato. Em algum relato anterior alguém falou que não precisava mais pagar a taxa de saída de Cuba (25 CUC), mas vi que você colocou nas despesas, então essa informação não procede né?

Oi Isabela! Precisa pagar os 25 CUC pra sair de Cuba sim! Guarde este dinheiro! bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...