Ir para conteúdo

Um dia de trekking em Juquitiba.


TARLEY PERSAN

Posts Recomendados

  • Membros

No dia 26/12/2012 acordei muito disposto a fazer um trilha. O grande dilema era, Onde? Já que o relógio marcava 7:35h e como normalmente faço minhas caminhadas sozinho, não tive ninguém para me ajudar com a escolha do programa. Eu gosto de planejar antes, mas neste dia foi na última hora mesmo. Sentado no sofá da sala já um pouco mal humorado de não saber onde ir, levantei rápido, arrumei minha mochila e fui direto para o portão sem destino algum. Sabe aqueles dias que você improvisa tudo, deixando tudo pelo acaso, foi assim. No terminal Campo Limpo ainda não tinha nenhuma opção. Sentei em um banco com a minha mochila e de repente me surge uma ideia, aliás, uma tremenda ideia. ::lol4:: Eu fui convidado por um amigo, uns três anos atrás para conhecer o lugar em que ele praticava rafting em Juquitiba. Mas aí o passeio foi limitado, só dessemos rio abaixo e voltamos para a casa. Como eu sou muito observador, percebi que existiam trilhas na beira da estradinha de terra beirando a mata atlântica. Estávamos de carro. E foi aí que tomei a decisão de voltar lá e desvendar minha curiosidade. ::otemo:: Sai apressado do Terminal Campo Limpo, porque o ônibus que eu ia tomar não para lá e segui com o circular 4 (Taboão da Serra) é próximo ao Campo Limpo, e desci na BR116 para pegar Itapecerica da Serra (R$3,40),onde peguei o Juquitiba-Barnabé ( R$2,70). Você pode pegar o Juquitiba direto na BR que vem da Rodoviária Tietê, mais demora muito e o relógio não gosta de esperar para aqueles que acordam tarde, já eram 10:45 quando embarquei com destino a Juquitiba. ::dãã2::ãã2::'> Este ônibus te deixa bem em frente da estradinha de terra onde leva ao rio juquiá, é só seguir por ela à pé, uns 20 minutos. Mas tive que descer no primeiro ponto logo quando entrei na cidade para comprar água em uma pararia próxima da BR. Decidi então terminar o trajeto à pé mesmo, continuando pela BR, uns 20 minutos de caminhada até essa estradinha, onde que tem uma placa.

20121227154336.jpg. E bem ao lado sai a estrada de terra que te leva para o rio juquiá.

 

 

 

 

Depois de vinte minutos caminhado por essa estrada você vai sair em uma ponde de concreto, onde que o cenário diz por si só. Um belo rio passando por baixo dela, envolto a enormes pedras, formando uma pequena prainha, onde são feitos pique nique por algumas famílias.

20121227155225.jpg

Mas, ainda não estava por satisfeito, queria mais. Algo selvagem, onde não tivessem turistas que não tem um mínimo de respeito ao meio ambiente e talvez nem saibam o que é isso e o que significa ::quilpish:: , atravessei a ponte e segui pela mesma estradinha, agora um pouco mais selvagem, com algumas chácaras, povoado, mas sempre rodeado pela floresta.

20121227160342.jpg

Não podemos esquecer do rio juquiá que sempre nos espreita. Chamando nos atenção pelo seu barulho, descendo rápido pelo seu percurso natural, batendo nas pedras e rodeado por uma imensa mata atlântica.

20121227161537.jpg

20121227165001.jpg

Na estrada você observa várias bifurcações para a mata dentro, entrei em uma delas e descobri uma nascente como esta.

20121227171545.jpg

O manancial da região é incrível. Nesta trilha não fui até o final, depois descobri que ela leva a uma represa. Lógico que na próxima eu irei desvendar e ir até o final dela. Voltei para a estrada e continuei seguindo e sempre o rio me acompanhado como se soubesse que eu era mais um caminheiro solitário a desvendar seus mistérios. E aos poucos fui desvendando um por um, sempre beirando a estrada, estava com pouco tempo para desvendar tudo, mas o que pude perceber é que havia muito mais daquilo que esperava encontrar, e não pude terminar, porque o tempo não quis esperar e não pude dizer nada ::xiu:: , apenas segui o caminho com o tempo que me restava sem contestar, mas feliz, muito feliz de estar ali. Se todos soubessem o quão gratificante é estar no meio da natureza, como nós somos parte dela, viveríamos muito mais felizes e sem nenhum estresse no trânsito, no trabalho e no dia a dia que nos faz sentirmos como uma máquina perigosa e mortal, vivendo sobre pressão.

20121227174905.jpg

Continuei meu caminho até no final da estrada, onde avistei uma placa bem grande dizendo: Canoar. Onde estive com um amigo alguns anos atrás. Só para lembrar fomos de carro. O portão estava aberto e fui entrando sem ser convidado, e uma moça, muito simpática e bonita veio correndo até mim dizendo que a Canoar estava fechada, que só abrirá no dia 27(quinta feira), mas ela permitiu que entrasse e fizesse algumas fotos do local. Não perdi tempo e fui.

20121227180351.jpg

20121227181518.jpg

20121227181817.jpg

20121227182204.jpg

20121227182853.jpg

Acho legal essas empresas que fazem esse tipo de projeto, sem bem que achei o valor meio salgadinho(R$95,00)

Voltei pela mesma estrada, só observando o lado do rio, onde também haviam algumas bifurcações e logo me deparei em uma ponte de madeira deteriorada pelo tempo que atravessava o rio dando uma nova paisagem ao ambiente. Mas antes de decidir e arriscar a travessia resolvi me refresquei um pouco embaixo dela. ::dãã2::ãã2::'>

20121227185405.jpg

 

20121227190114.jpg

 

20121227190858.jpg

Depois do refresco, decidi atravessar a ponte, pisando sempre onde o tronco principal dava a sustentação.

20121227192234.jpg

Do outro lado da margem eu encontrei uma floresta bem nativa, com várias trilhas onde é impossível visita las em um único dia. Algumas bifurcações seguiam mais para o alto e eu resolvi seguir a principal. ::otemo::

 

20121227193250.jpg

20121227193606.jpg

20121227195304.jpg

20121227195852.jpg

E você pode perceber a diferença da flora. As vezes demostrando bem como floresta atlântica e as vezes como serrado.

20121227201500.jpg

Deste lado, o rio se distancia um pouco pela trilha que eu tomei e eu entrei em uma outra bifurcação que descia a serra, podendo encontrar outra vez o rio e outras bifurcações foram aparecendo no caminho. A minha vontade era de conhecer todas. Saber onde elas iriam levar. Mas tive que me contentar com o pouco de muito que ela oferecia.

20121227202520.jpg

20121227202931.jpg

 

20121227205130.jpg

Estava na hora de voltar o caminho, já eram 4:45 e quando chegue na ponte de concreto onde havia passado primeiro, haviam bem mais gente. Nadando, bebendo e se divertindo. Como eu sempre carrego sacos plásticos de lixo, resolvi conversar com o pessoal sobre a importância de mantermos limpos aquele lugar, entregando um impresso que eu mesmo encomendei, dizendo sobre o legado dos ambientalista que diz: Da natureza nada se deixa, a não ser pegadas, nada se leva a não ser saudades e nada se tira a não ser fotos, para que um dia você possa voltar e encontrar do mesmo jeito que foi deixado por você.

Eu estava conversando com um grupo de amigos, quando um deles, que estava no rio, jogou uma lata de cerveja na correnteza.

Sua namorada ficou tão furiosa que fez ele ir atrás desta lata, que já havia se perdido na correnteza e todos os amigos o vaiaram quando ele saiu da água. Posso dizer que fiquei muito emocionado com essa atitude do grupo que nada foi em vão.

20121227212149.jpg

20121227212431.jpg

Depois fui embora com a promessa de voltar e conhecer o que não havia conhecido. Cheguei em casa às 20:00h, cansado mais muito satisfeito e feliz.

upload/galeria/fotos/20121227214259.jpg ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Tarley,

 

 

Bacana o relato. ::otemo::

Só os links das imagens ficaram com problemas, tem muitos quebrados...

 

O negócio é esse mesmo, andar. Só se conhece de verdade uma determinada área/região quando se caminha por ela. O trekking nos aproxima de nossas raízes ancestrais ao mesmo tempo em que promove saúde e nos proporciona momentos de relaxamento e lazer conhecendo as belezas naturais no entorno das nossas cidades.

 

Compartilhar estas experiências, além de mostrar o que temos de opções em nossa região para o esporte, pode atrair outras pessoas que comecem a curtir este tipo de programa e, conhecendo estas belezas, aprendam a zelar por sua conservação e proteção. Boa! ::cool:::'>

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...