Ir para conteúdo

Bolívia com crianças - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Mochilando com criança na Bolívia. Help

 

Amigos Mochileiros,

 

Na realidade já postei este tópico na Seção "Bolívia", no dia 25, mas até agora não recebi respostas, socorrooooooo, espero ajudaaaaaaaaa ? ? ?

 

Estou saindo de férias agora dia 13 de abril e com viagem programada para a Bolívia, para passar 25 dias, mas agora surgiu um digamos "problema familiar".

 

Minha filha, quer ir comigo nessa viagem e com ela irá tb. minha neta de 3 anos de idade.

 

É ai que começam as dificuldades, estou adaptando meu roteiro, então penso em fazer somente Santa Cruz de la Sierra e arredores (Buena Vista e Parque Nacional Amboró, Samapaita e El Fuerte, Vallegrande e La Higuera), Cochabamba e La Paz e arredores (Sorata e Coroico)

 

Gostaria de pedir a opinião dos amigos mochileiros :

 

Eu em minhas viagens à La Paz não senti os efeitos da altitude, mas estou em dúvidas quanto a esses efeitos no organismo de uma criança.

Será que ela se adaptará ou não é recomendado para criança ou então quais os procedimentos que podemos tomar para aliviar os efeitos desse mal.

 

Aguardo sugestões.

Maria Emilia

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Maria Emília

 

Nunca estive na Bolívia, mas as informações que tenho é de que não é recomendável ir pra lá com crianças pequenas.

Primeiro pelas condições sanitárias e de saúde pública e segundo pelos problemas com altitude.

Crianças menores de 5 anos além de sofrerem mais com isso tb podem ter dificuldade em descrever sintomas do mal de altitude.

Outra questão é a alimentação, no teu caso como irá para cidades maiores acredito que terá opções que se adapatem ao paladar infantil, mas em cidades menores às vezes nem sempre isto é possível.

Eu mesmo tenho uma viagem planejada para o atacama com possibilidade de extenção para o salar de uyuni e lago titicaca, e vou esperar meu filho ter pelo menos uns 6 anos.

Eu sou grande incentivador de sempre levar os pirralhos em viagens, o nosso é sempre companheiro, mas no teu caso sinceramente ou mudaria o roteiro ou não levaria ela não.

É claro que existem casos de pessoas que foram para lá com crianças e deu tudo certo....cada um sabe dos riscos que está disposto a correr.

 

Abs!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Adriano,

 

Obg. pelas suas ponderações.

Estou roteiro que penso em seguir adaptei pensando na pequena.

 

Uma amiga mora em Santa Cruz, onde estuda medicina, então vai ser minha base nesta cidade, e quanto a Samaipata, tem uma boa rede de hospedagem e passeios compatíveis com crianças (ela é algo como uma estância termal-turistica), nos passeios por trilhas eu vou sozinha deixando minha filha e minha neta na cidade (em Santa Cruz tem o Playland, um parque no estilo do Bech Park em Fortaleza).

 

Minha preocupação é La Paz devido a altitude (vou levar a pequena na pediatra esta semana), tb. esta cidade vai servir como base, para passeios a Sorata, Coroico e talvez Copacabana, sem atravessar para as Islas.

 

Penso em parar dois dias em Cochabamba, antes de chegar à La Paz, pois ai a pequena vai de adaptando a altura aos poucos.

 

Obg. mais uma vez

Maria Emilia

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Maria Emíla

Se é assim acho não tem grandes problemas não...exceto pela altitude, mas só tem como saber estando lá....cada pessoa reage de um jeito diferente.

Eu acima de 2.500m já fico enjoado....nunca passei desta altitude.....heheheh!

Boa viagem para vcs! aproveitem bastante e quando voltarem nos contem com o foi!

 

Abs!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Amigos,

 

Acabei de chegar da Bolívia com minha pequena, que se comportou muito bem na altitude.

Ela em nenhum momento sentiu algo. Ao contrário, parece que suas "baterias" a cada dia eram recarregadas ainda mais.

Esta foi uma mochilada diferente, por La Paz e Copacabana, que depois pretendo relatar na Seção "Relatos de Viagens"

Para quem esta pensando em mochilar com as crianças, garanto que é uma aventura inesquecível.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Olá,

 

infelizmente só li sua dúvida agora... enfim... outros podem consultar...

 

Meu filho tem agora 6 anos, quando tinha 5 fomos para oTiticaca, enquanto preparávamos nosso roteiro fomos em busca de informação sobre o famoso "soroche", o mal de altitude.

Como as informações sobre crianças na internet não eram suficientes telefonamos para o pediatra dele, bastante experiente, ele nos tranquilizou explicando que crianças se adaptam mais facilmente que adultos nas elevadas altitudes.

Ainda assim perguntava para meu filho o tempo todo se estava bem, e lembrava-o de respirar intensamente sempre.

Foi tudo tranquilo, nenhum de nós teve problemas não precisamos nem mesmo de descanso no primeiro dia e olhe que moramos a nível do mar - 0m.

 

Acho que vale sempre dar uma perguntada para o pediatra da criança, afinal cada um é cada um.

 

Abraço!!!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá! Fiquei mais aliviada com as informações da Fergeoli... Vou para Salta e Atacama daqui a 5 dias... e tb estava preocupada com altitude, pois faremos passeios a 4000 metros com a minha filha de 5 anos. Ao contrario, a pediatra da minha filha não tem nenhuma experiência no assunto e não soube nos orientar ... Alguém teria alguma orientação prática do que fazer em casos de mal estar??? A fergeoli falou em respirar intensamente... alguém tem outra sugestão??? ::sos::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Luciana

 

Respirar mais rápido é a resposta natural do organismo à altitude, tanto para crianças quanto para adultos, não precisa ficar falando isso que só vai talvez deixar sua filha nervosa.

Na verdade os efeitos da altitude ainda são muito desconhecidos, em crianças principalmente.

Se alguém se sentir mal o tratamento é basicamente com aspirina, mas a aspirina possui mais efeitos colaterais em crianças do que em adultos, pode gerar reações alérgicas graves, portanto seu uso deve ser evitado sempre.

Faça um seguro viagem pelo menos para ela, e se precisar procure atendimento médico para receber oxigênio. Se não melhorar a solução é baixar de altitude, não tem jeito

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...