Ir para conteúdo

Europa - 25 dias - Portugal e Itália - outubro/novembro 2013


Posts Recomendados

  • Membros

b]Inicio[/b]

 

Há muito tempo vinha alimentando o desejo de conhecer a Itália e consegui realizar este sonho em outubro de 2013. Inclui no roteiro uma passagem por Portugal e para mim foi uma grata surpresa. Agradeço imensamente a todos que de alguma forma contribuíram para que a esta viagem fosse um sucesso.

 

O roteiro escolhido, foi o seguinte:

 

12/10 - Partida - SP - Lisboa - avião

21/10 - Lisboa - Veneza - avião

24/10 - Veneza - Florença - Trem

30/10 - Florença - Roma - Trem

07/11 - Roma - SP - Avião

 

Comprei as passagens via CVC e os trechos internos fiz de trem. Optei por comprar antecipado no site da Trenitália e consegui preços promocionais. Recomendo também a compra dos museus pela internet, pois realmente as filas são imensas e não dá para viajar e perder tempo em fila, não é mesmo.

 

Hospedagem - Todas as reservas foram efetuadas através do site da Booking.com com a opção de cancelamento gratuito.

 

Lisboa - Independent Hostel - 6 diárias - café da manhã incluso - 84 euros

Veneza - City of Art of Venice -3 diárias - café da manhã incluso - Total - 83,76 euros

Florença - Hostel Archi Rossi - 6 diárias - café da manhã incluso - Total- 168,00

Roma - Alessandro Palace - 7 diárias - sem café da manhã - Total - 199,22 - O café era 4,00 euros, mas optávamos por tomar no Mc Donalds da estação Termini.

 

Passeios e passes comprados antecidamente

 

Palácio Ducale - http://palazzoducale.visitmuve.it - Total - 20,50

Galeria Uffizi - http://www.b-ticket.com - Total - 15 euros

Academia - http://www.b-ticket.com - Total - 15 euros

Museu do Vaticano - http://www.museivaticani.va - 16 euros

Scavi - Tour Secreto do Vaticano - Enviar email para savi@fsp.va e uff.scavi@fabricsp.va, informando o número de pessoas, datas disponíveis, horário e em qual língua se deseja o tour. Tem em Português. Depois é só aguardar o email do vaticano, confirmando se há disponibilidade para a data. O pagamento é feito diretamente lá no Scavi. Reservei com 3 meses de antecedência, pois é muito concorrido este passeio. Total - 12 euros.

Roma Pass - http://www.romapass.it - 34 euros

 

Trens - comprados pela Trenitália

 

Veneza - Florença - 19 euros

Florença - Roma - 19,00 euros

Roma - Napoli - 9,00 euros

 

 

PORTUGAL

 

13/10 - SP - Lisboa

 

Parti no dia 12/10 de Guarulhos - SP rumo a Lisboa. Viajei pela TAP. Considero o serviço satisfatório. Tive a sorte de na ida pegar uma poltrona na janela e bem na frente. Não havia nenhuma poltrona a minha frente e o espaço para esticar as pernas era maior. A configuração do avião era 2- 4 -2. A comida estava boa, porém a programação da TV péssima. Não consegui dormir direito, apenas cochilei. Cheguei a Lisboa as 07:30 h com um tempo maravilhoso me dando as boas vindas.

Estava um pouco tensa com a imigração, pois era a minha primeira vez na Europa e ouvimos tantas coisas, que não há como não se preocupar. Tinha levado uma pasta com toda a documentação (passagens, tickets de museus, passagens de trens e etc), mas o fiscal me deu Bom dia, e ouvi aquele barulho do carimbo no passaporte, que som maravilhoso!!! Sim, eu estava em solo europeu. ::otemo::

Dei uma volta pelo aeroporto que é bem bonito e depois fui retirar as bagagens. O aeroporto é bem sinalizado, mas mesmo assim perguntei a um segurança onde era a área de retirada das bagagens. Desci umas escadas e quando cheguei no local, não tinha a indicação do meu voo. Havia se não me engano 4 esteiras, andei mais um pouco, perguntei novamente e havia um outro local, bem grande também, com mais esteiras. Depois de um tempo de agonia sem fim, minha mala surge sã e salva na esteira. Que alívio!

Peguei as malas e depois de sair da área desembarque, me dirigi ao posto de informações turísticas para comprar o lisboacard , que é um passe de acesso gratuito aos transportes públicos, museus e monumentos. Super recomendo.

Na saída do aeroporto, já avisei o aerobus, que é um ônibus regular que faz a ligação do aeroporto a vários pontos da cidade. O valor da passagem era 3,50 e com o Lisboa Card, ficou 2,00. Detalhe que o Lisboa card não foi ativado neste momento. O motorista apenas viu que eu estava com o Lisboa card na mão e já meu deu o desconto.

Pedi ao motorista para me informar a parada mais próxima a Rua São Pedro de Alcântara. Ele não esboçou ter muita certeza, mas enfim. O trajeto foi super rápido, e em torno de 20 minutos já estava descendo do ônibus, conhecido como autocarro em Portugal. O motorista me indicou o lugar errado e tive que andar um pouco. Chegando na Rua que me daria acesso a Rua do hostel, me deparo com uma subia de matar e ainda mais com mala, sem condições. Neste local é que fica o ascensor da Glória e ele custa nada mais do que 3,60 euros. :shock: Não tive escolha. Paguei o valor e subi no ascensor. O percurso é de 5 minutos, nem isso, mas foi interessante subir no ascensor. É um bonde amarelo, todo estilizado. Os bancos são de madeira e nos remete sem dúvida a algum lugar do passado....Desci do ascensor e já sai na Rua do hostel.

Deixei a bagagem no hostel, me informei como fazia para chegar a Belém e segui para lá. Peguei o elétrico 15E e depois de uns 20 minutos já estava em Belém. Fiquei encantada com o Mosteiro dos Jerônimos. É uma construção belíssima e imponente. Estava tirando várias fotos e de repente a minha câmera deu pau. Fiquei puta da vida. Todas as fotos que eu tirava, aparecia a msg de não disponível depois quando eu ia checar. ::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Mesmo assim fui visitar o Museu dos Coches, o Padrão dos Descobrimentos, a torre de Belém, mas sem fotos. Passei na famosa loja dos Pastéis de Belém. Dei sorte e nem peguei fila. Comprei os pastéis de Belém e me preparei para me deliciar, porém quando dei a primeira mordida, me decepcionei. O doce é gostoso, mas não achei assim surreal como falam.

Retornei ao hostel e a primeira coisa que fiz foi me informar onde poderia comprar uma câmera. A Ana da recepção do hostel me indicou o Armazém do Chiado, e disse que lá tinha uma loja da FNAC. Segui diretamente para a loja e no caminho tive uma grande surpresa, passei pelo Café A Brasileira, que era frequentado por Fernando Pessoa e tem uma estátua dele na frente. Comprei a máquina, dei uma passeada pela região e voltei para o hostel.

Aproveitei para ligar para casa e uma ótima idéia que tive foi de carregar o Skype com créditos, sendo possível ligar para qualquer telefone a um custo bem baixo. Como estava cansada, resolvi comer no hostel mesmo. Eles tem restaurante no hostel e também tem um menu de funcionários bem baratinho. Este menu é a comida dos funcionários, que também pode ser compartilhada com os hóspedes. Valor 5,00 euros.

Como o dia foi bem cansativo, depois do jantar, foi banho e cama.

 

Custos

 

Lisboa card - 39, 00 euros

Aerobus - 2, 00 euros

Elétrico Belém - 2, 85 euros

Almoço -6, 85 euros

Elétrico retorno - 2, 85 euros

Jantar no hostel - 5, 00

 

 

 

 

DSC04115.JPG.41159390f2581f9166bed7a3817f1868.JPG

 

DSC04105.JPG.3c64e0aba14276db279fceee4aa0d2dc.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

14/10 - Lisboa - Sintra

 

O destino do dia hoje era uma visita a Sintra. Peguei um comboio (trem) para Sintra na estação do Rossio. Esta estação tem uma fachada lindíssima e rende belas fotos. Como eu não queria ativar ainda o Lisboacard, comprei um cartão Viva Viagem, onde você paga 0,50 no cartão e carrega o valor que desejar. A compra foi feita em uma máquina na própria estação, mas contei com o auxilio de um funcionário. Caso não deseje comprar na máquina, há guichês também.

O dia estava super bonito e com sol em Lisboa, a ponto de eu nem estar levando blusa, porém depois que entrei no comboio e passou uns 10 minutos de viagem, passamos por um´túnel e o tempo do outro lado estava horrível, nublado e frio. Tive que fazer um trabalho mental e receitar o mantra que o frio é psicológico. ::Cold:: O percusso de Lisboa até Sintra levou em torno de 40 minutos. Chegando na estação, fui ao balcão do Ask me Sintra e retirei um mapa e confirmei de onde saia os ônibus para os pontos turísticos da cidade. São 3 circuitos diferentes e o que me interessava era o do Palácio Nacional de Sintra, Castelos dos Mouros e Palácio de Pena, com sorte iria tentar ir até a Quinta da Regaleira.

Segui para o Castelo dos Mouros, que na realidade são muralhas. Eles chama de castelo. O que nos chamamos de Castelo, são conhecidos por lá como Palácios. O passeio do Castelo dos Mouros durou cerca de 1 hora, a vista é belíssima. Depois segui para o ponto de ônibus para seguir até o Palácio de Pena. Adorei este palácio. Tem uma arquitetura bem típica e poder ver os aposentos que um dia já foram ocupados pela realeza de Portugal é bem interessante. A última atração foi o Palácio Nacional de Sintra, que é conhecido pelas suas chamativas chaminés. Não achei graça. Deveria ter ido a Quinta da Regaleira.

A fome bateu e fui almoçar no restaurante Adega das Caves, bem próximo ao Palácio. Pedi um Bacalhau ao Brás, mas achei bem esquisito. O Bacalhau era misturado com batata frita. Não era de todo ruim, mas não comeria novamente. O prato também acompanhava uma salada.

Para sobremesa, resolvi ir procurar os famosos travesseiros de Sintra e sem querer achei a Loja A Periquita. Comprei 1 travesseiro e um bombocado de côco.

Retornei a Lisboa e fui até a rodoviária de 7 rios comprar a passagem para a cidade de Moura, pois eu ia visitar um amigo, que inclusive conheci através do Mochileiros.com

 

Custos

 

Cartão Viva Viagem - 7, 50 euros

Ônibus circular Sintra - 5, 00 euros

Castelo dos Mouros + Castelo de Pena - 16, 50 euros

Almoço - 11, 50 euros

Palácio de Sintra - 7, 00 euros

Piriquita - 2, 00 euros

Passagem para Moura - 32, 00 euros (ida e volta)

 

DSC04344.JPG.d6d3ad1e5c892480e51c2fa1b9f58a3f.JPG

 

DSC04181.JPG.c48b6d4f2400afce4e770ed2b40e7cc0.JPG

 

DSC04195.JPG.44321cf14f232b1197102f2a2428aba5.JPG

 

DSC04264.JPG.8d8cedc5af46cd3667904679b9e5e999.JPG

 

DSC04177.JPG.0759720711123e018b6f88864e48a038.JPG

 

DSC04231.JPG.126d1d7f0b5139c16f874e9729d7807d.JPG

 

DSC04166.JPG.f72234d41e847e168291d12f32286b93.JPG

 

DSC00087.JPG.79d8182a5ade9d7b85651db19ac9df19.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

15/10 - Lisboa

 

Hoje o dia foi intenso. Iniciei pelas ruinas da Igreja do Carmo. Esta igreja teve o teto destruído no terremoto de 1755 e mantém apenas a estrutura de sustentação. Não foi reconstruída. Há um pequeno museu também. Achei o local bem interessante. Depois segui para o Elevador de SAnta Justa. Como já estava na parte alta, não foi necessário pegar o elevador. Apenas subi algumas escadas para chegar ao topo e ter uma visão 360 graus da cidade. O próximo destino era o Castelo de São Jorge. Peguei o elétrico 28. Vale a pena uma visita ao Castelo de são Jorge. A visão que se tem da cidade é incrível. Lembrando que o castelo, na realidade é composto de muralhas. Do castelo segui a pé até a Sé de Lisboa e visitei e a Igreja de Santo Antônio. Novamente peguei o elétrico 28 e segui para o Panteão Nacional. É um local monumental. Indico subir até o topo. Antes de chegar até o Panteão, passei pela Feira da Ladra, que é uma feira no estilo Benedito Calixto, para quem mora em SP. A maratona continua. Segui para a Praça do Comércio, que é imensa e uma das maiores da Europa. A praça possui um clima muito agradável, o vai e vém de turistas e lisboetas, a vista do Rio Tejo, os arcos, enfim.....

Aproveitei para ir ao Lisboa Center Story que é um local multimídia, que conta a história de Lisboa. Vale a pena. ::otemo::

A esta altura, a fome bateu e resolvi comer em um restaurante na Praça do Comércio mesmo.

Voltei para o hostel, podre de cansada, mas um cansaço gostoso. Estava muito feliz e Lisboa já tinha me cativado

totalmente.

 

Custos

 

Igreja do Carmo - 3, 00 euros

Castelo de São Jorge - 6, 00 euros

Sorvete - 1, 00 euro

Lembrancinhas - 10, 00 euros

Água - 1, 00 euro

Almoço - 10, 90 euros

Lisboa Center Store - 5, 00

 

DSC04531.JPG.ff1286afc408d015097b5d73bce22834.JPG

 

DSC04583.JPG.91ea2bf6c68a8d12b0e964b0286c89e5.JPG

 

DSC04467.JPG.cf12d7419997a3080acc48f1101cc47d.JPG

 

DSC04470.JPG.3db447d10725d6ae4db2a5bc3e422880.JPG

 

DSC04520.JPG.2a8b2d4b03c4158b718d1cfe9cc9f3ae.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

16/10 - Lisboa - Belém

 

Resolvi ir até Belém novamente, pois não poderia ficar sem as fotos clássicas, não é. Entrei no Mosteiro dos Jerônimos novamente e também na Igreja. Lembrando que na Igreja estão os túmulos de Camões e Vasco da Gama e no mosteiro o túmulo de Fernando Pessoa.

Segui para o Padrão dos Descobrimentos e para quem curti, é possível também ter acesso a parte superior. Enquanto as minhas pernas aguentavam, eu ia subindo em tudo.... ::lol4:: Esta região é belíssima e é gostoso andar com calma, observando as pessoas pescando, o Rio Tejo, a ponte Vasco da GAma.....A caminhada do Padrão dos Descobrimentos até a Torre de Belém é de uns 15 minutos. Aqui, deixo um alerta. Para quem tem claustrofobia, ou não gosta de escadas ou lugares apertados, evite subir na Torre de Belém. A escada é a mesma para subir e para descer, então há uma sinalização quando está disponível para subir e quando está disponível para descer.

De Belém peguei o autocarro até a estação Cais Sodré e lá peguei o metrô para a estação Oriente, pois queria visitar o Oceanário e o Parque das Nações. Quando se sai da estação do metrô, toma-se um choque. Parece que estamos em outra cidade. A cidade é totalmente diferente da Lisboa histórica. É tudo muito moderno e futurista. Me informei como fazia para chegar ao Oceanário e tive que caminhar cerca de 15 minutos.

 

O oceanário é imenso e gasta-se em torno de 2 horas para ver tudo. Para quem estiver com crianças com certeza é um passeio inesquecível. Saindo do Oceanário, fui para o Parque das Nações e depois fui almoçar no shopping Vasco da Gama. Escolhi um restaurante a kilo e comi um Bacalhau a Gomes de Sá, simplesmente divino.

Voltei para o hostel, arrumei a mala, pois no dia seguinte iria para Moura. Banho e cama.

 

Custos

 

Padrão dos Descobrimentos - 2, 00 euros

Sorvete + água - 2, 10 euros

Almoço - 8, 20 euros

Oceanário - 13, 60 euros

 

 

DSC04756.JPG.de2157b3944f02c7dba06a56177242bd.JPG

 

DSC04865.JPG.cf05112f0746a220974401686e4bf991.JPG

 

DSC04893.JPG.dfefec28912c3bd9f86b801bfedbf623.JPG

 

DSC04748.JPG.534f5101ace4b032fe7cec3d902f1e36.JPG

 

DSC04718.JPG.f84c7f7deecd9753592db30f0864f32e.JPG

 

DSC04707.JPG.ec50433852648ef1e2ea5c356208c1d9.JPG

 

DSC04657.JPG.850ecb91309e9406d1f5c9db24839b92.JPG

 

DSC04670.JPG.a9b42484889d179f105f47c84e12b340.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

17/10 - Lisboa - Queluz - Moura

 

Hoje era dia de visitar o Palácio de Queluz, que fica em Queluz. O trajeto é simples. Peguei o combio na estação do Rossio, sentido Sinta e desci na estação Queluz-Belaz. Da estação até o Palácio leva-se em torno de 20 minutos caminhando.

Foi neste Palácio que nasceu e faleceu Dom Pedro I,conhecido em Portugal como Dom Pedro IV. Achei a parte interior conservada, mas o exterior requer um cuidado maior. Acredito que 2 horas seja um bom tempo para visitar o Palácio com calma e ainda visitar os jardins.

Ao retornar a Lisboa, desci na estação de metrô Marques do Pombal para visitar o Parque Eduardo VII. É um imenso jardim, com uma mega bandeira de Lisboa ao fundo. O Parque é uma continuação da Av. Liberdade. No entroncamento do parque com a Av. Liberdade, encontra-se a estátua de Marques de Pombal, que teve papel crucial na reconstrução de Lisboa, após o terremoto de 1755.

Segui andando pela Av. Liberdade até chegar a Restauradores e resolvi almoçar no restaurante Taverna Imperial. Pedi um salmão grelhado com legumes ao vapor, que estava felomenal.

Voltei ao hostel para pegar a minha mala e segui para rodoviária, pois iria para Moura. O ônibus partiu as 17 h e as 20 h estava desembarcando em Moura.

Moura fica a 3 horas de Lisboa, na região do Alentejo, distrito de Beja. Foi ocupada por muitos anos pelos mulçumanos até ser conquistada definitivamente em 1295.

Meu amigo, Helder, estava me esperando na paragem do ônibus. Seguimos caminhando até a casa dele. O legal de ter ido visita-lo é que tive uma experiência autêntica com uma família portuguesa. Me receberam de braços abertos. Além de ter me apaixonado pela cidade de Moura, que parece ter saído de algum cenário de filme, também em apaixonei pelo povo português.

 

Custos

 

Palácio de Queluz - 7, 00 euros

Almoço - 11, 20 euros

 

DSC00208.JPG.fe842332720b7f303a7160a66d941ebd.JPG

 

DSC00207.JPG.987fa5e17c06c4eb3a2132ad35f3d79c.JPG

 

DSC00181.JPG.75a7d1c86de8a3b2ea49104c93333de4.JPG

 

DSC00137.JPG.7d1a74153b13301c2daa0c4d8a604d4a.JPG

 

DSC00160.JPG.80a13fe67f64c2c0adbee0a8bea4fd5e.JPG

 

DSC00093.JPG.b1107b81b5d7052a5414dd1cd813fdb7.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

18/10 - Moura

 

O meu anfitrião Helder e eu fomos passear por Moura. Ele foi me mostrar as igrejas, as praças, até um pelourinho encontrei pelo caminho. As ruas são de um calçamento igual o que há nas cidades históricas de Minas. As casas são todas brancas e achei curioso. Ele me explicou que é por causa do calor. As ruas são estreitas, com várias floreiras nas janelas. A cidade é super pacata e quase não se vê pessoas nas ruas, mesmo sendo um dia de semana. Um lugar para se recarregar as energias para voltar a correria da cidade grande. Pena que a minha passagem por Moura foi relâmpago, mas tenho certeza que irei voltar.

 

DSC04984.JPG.430cabb92954329f0ee32d3e0f800547.JPG

 

DSC04988.JPG.9b8df4c474e58af68504ada504ecb758.JPG

 

DSC04966.JPG.27cadeefe6db696d1b8d58245f290c36.JPG

 

DSC04960.JPG.221109909d43160e5b443ca0ca3ac1e8.JPG

 

DSC04954.JPG.904c0788563c4ace3571ac931ac5e88c.JPG

 

DSC04941.JPG.b0d44e9467e3b94242b4b03abf4b24d8.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

19/10 -Moura - Lisboa - Fátima

 

Dia de despedida. Acordei bem cedinho, tomei café e me despedi da minha família portuguesa. A mãe do Helder teve o carinho de fazer um lanche para eu comer na viagem. É ou não é uma fofa? Parti com dor no coração. O Helder me acompanhou até a paragem do ônibus, e nos despedimos. Cheguei as 10 h em Lisboa e vi no timetable que o próximo ônibus para Fátima, iria sair as 10:30 h. Não tive dúvidas. Procurei o local para guardar a bagagem até o final do dia e corri para comprar a passagem.

A viagem até Fátima durou em torno de 1:30 h. A rodoviária é bem perto da igreja. Visitei a igreja, e lá estão os túmulos dos pastorinhos, Jacinta, Francisco e irmã Lúcia. Depois de visitar a igreja, fui até a capelinha, onde fica a imagem de NSRA. de Fátima. Estava tendo missa e fiquei acompanhando. Após o término da missa fui comprar algumas lembrancinhas e segui para o museu de cera. O museu é interessante para conhecer a história das aparições. Saindo do museu fui até a igreja nova de Fátima. A igreja é muito bonita, totalmente moderna e clean. Voltei a rodoviária e aguardarei a saída do ônibus. Chegando em Lisboa, retirei a bagagem e fui procurar o ponto de ônibus para voltar ao hostel. Foi bem fácil.

Deixei a bagagem no quarto do hostel, e fui procurar algum local para comer. Retornei, banho e cama. Estava cansada.

 

Custos

 

Passagem Fátima ida e volta - 20, 60 euros

Jantar - 11, 50 euros

DSC05148.JPG.c6493aeca4e9a97cb2536ad35886c1a9.JPG

 

DSC05081.JPG.33367a8d4458efa35b9eb758e345ee7b.JPG

 

DSC05075.JPG.aeb25f77367167ebf2dab5be150200c8.JPG

 

DSC05068.JPG.25ac6bee8d6fccd4e68f8fbae63fdd2c.JPG

 

DSC05050.JPG.103a2870b16baee7edca2c0cb01ea558.JPG

 

DSC05039.JPG.bff5d37e30f0c11a3d9c13c82ed9a95e.JPG

 

DSC05019.JPG.723d765249e6907a3ace13f5cb384a5a.JPG

 

DSC05018.JPG.5dc3ce1c288625d25d37a66eb6de1707.JPG

 

DSC05010.JPG.43713b6bfe428996893a4a1ff366855e.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

20/10 - Lisboa

 

Me dei ao luxo de acordar tarde, pois não tinha nada programado. Fui ao miradouro do Arco da Rua Augusta, passei pela Praça do Comércio, fui até a praça do Rossio a procura da famosa Ginginha, que é um licor de uma frutinha parecida com cereja e por sinal o licor é muito bom, depois subi até o bairro alto e voltei para o hostel para arrumar o restante das coisas, pois o dia seguinte iria para Veneza.

 

Custos

 

Miradouro do Arco da Rua Augusta - 2, 50 euros

Almoço/jantar - 9, 50 euros

 

DSC05221.JPG.de989bfb06d4641e101ebf6373595e0f.JPG

 

DSC05220.JPG.b4b480cd496250bcfab975ee47fa3fd7.JPG

 

DSC05197.JPG.9a3f9bb66fcb3671725249f635452639.JPG

 

DSC05171.JPG.a5d2ea1a6a4cc3b29fc8390164640699.JPG

 

DSC05170.JPG.f8f47d7393a39691e9b2c88b5f242b6c.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...