Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro: Holanda, Bélgica, Suíça e Alemanha - 29 dias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Eae galera!

 

Beleza?! Mais uma vez, venho recorrer aos amigos mochileiros para auxiliar na definição do meu roteiro.

 

Em Maio/2015, eu e a mulher, estaremos em férias e o destino será Europa, 29 dias. Como podem ver, já está bem em cima, e até agora, a única coisa certa são as passagens de ida e volta por Amsterdã. Inclusive, se tiverem dicas em relação a hospedagem e deslocamentos internos também serão muito bem vindas.

 

Infelizmente devido a correria, não conseguimos dedicar o tempo que gostaríamos para planejar, então, levando em conta os conhecimentos e vontades, chegamos ao seguinte roteiro:

 

Dia 0 Chegada

Dia 1 Amsterdã

Dia 2 Amsterdã

Dia 3 Amsterdã

Dia 4 Amsterdã

Dia 5 Amsterdã/Roterdam

Dia 6 Roterdam

Dia 7 Roterdam/Bruxelas

Dia 8 Bruxelas

Dia 9 Bruxelas/Brugge/Bruxelas

Dia 10 Bruxelas/Zurique

Dia 11 Zurique

Dia 12 Zurique/Lucerna

Dia 13 Lucerna

Dia 14 Lucerna/Interlaken

Dia 15 Interlaken

Dia 16 Interlaken

Dia 17 Interlaken/Munique

Dia 18 Munique

Dia 19 Munique

Dia 20 Munique

Dia 21 Munique

Dia 22 Munique/Berlim

Dia 23 Berlim

Dia 24 Berlim

Dia 25 Berlim

Dia 26 Berlim

Dia 27 Berlim/Hanover

Dia 28 Hanover/Amsterdã

Dia 29 Retorno

 

Nossa intenção é não ficar enrolando muito em nenhum lugar, mas também não queremos chegar e sair dos lugares tão rápido que deixemos coisas imperdíveis sem ver ou fazer.

 

Assim, gostaria de pedir que palpitem em relação ao número de dias e os locais escolhidos, se estamos ficando muito em lugares que poderiam demandar menos tempo ou poucos dias em lugares que exijam mais.

 

E ainda, nesse roteiro, se conseguimos encaixar algum outro lugar imperdível, como por exemplo Praga, que está na minha lista, mas teria que diminuir ou excluir outros lugares.

 

Enfim, fiquem a vontade para sugerir.

 

Muito obrigado.

 

aBraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

Roteiro tá bom, vc vai conseguir conhecer bem os lugares para onde irá. Não tem muito o que acrescentar, acho que é por aí mesmo.

 

Sobre Praga, acho uma boa incluir, mil vezes mais interessante do que Rotterdam por exemplo. Na minha opinião dá pra encaixar fácil nesse roteiro, pois tirando 1 dia de Amsterdam (3 completos é o suficiente, acredite), 1 de Interlaken talvez e eliminando Rotterdam do roteiro, vc já conhece Praga. 3 dias é suficiente pra capital tcheca.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olha, respeito a opinião do Adriano, cada um pensa de um jeito, mas discordo. Ainda não fui à Suiça, mas tenho tudo esquematizado para uma possível viagem nesse ano e, a julgar pelos inúmeros relatos que li e pelas fotos e vídeos do lugar, a Suiça é espetacular! Não são só idosos que sustentam o lugar, há pessoas de todas as idades e aqui no fórum temos ótimos relatos, como o do Davlav e o MCM.

 

Não é necessário pagar tão caro assim. Há alternativas ao Swiss Pass, basta ler os relatos do Colormundi e do McM, daqui do fórum e pesquisar sobre o Half Fare Card e os Supersavers. Também não é mandatório ir ao Jungfraujoch, há inúmeras trilhas com vistas espetaculares, de graça. Mas, mesmo que você queira ir, o Half Fare card e o Swiss Pass dão descontos. Há também outras alternativas, como o Schiltorn, que muitos dizem ter uma vista parecida com a do Jungfraujoch. Por fim, se você tiver o Swiss Pass, você pode ir de graça ao Mt Titlis (ou seria o Pilatus, um desses montes ao redor de Lucerna).

 

Com relação à hospedagem, você pagará caro se reservar pelos sites tradicionais. Nos sites das cidades é possível achar hospedagem de qualidade por menos de 80 euros o casal - nem em Paris ou Londres você acha algo bom nesse preço. Há também hostel até mesmo nos Alpes.

 

Alimentação é o ponto realmente problemático, mas você pode economizar cozinhando em apartamento. A comida em supermercado pelo que pesquisei é cara, mas nada em um nível proibitivo, que não dê para ir até lá.

 

Interlaken para quem conhece bem a região não há nada para ver, é apenas um hub que conecta a região chamada Berner Oberland ao restante da Suiça. É nos Alpes que a brincadeira fica boa - Wengen, Murren, Lauterbrunnen, etc.

 

Um ticket de um dia, dando ilimitadas viagens pela região de Interlaken, incluindo os barcos nos lagos Thunersee e Brienzsee sai por +- 40 euros com o Half Fare Card. Não acho absurdamente caro, se somarmos com o transporte de trem e compararmos com outros passeios de barco por aí.

 

Com relação ao restante do roteiro, há várias escolhas que, na minha opinião, reproduzem o que muito se ouve falar, mas que não necessariamente são escolhas mais interessantes do que outras cidades. Como sempre, digo isso baseado na opinião da maioria de quem foi nessas cidades e comparou com outras que conheceu, além da minha própria experiência pessoal. Se você quiser alternativas, Henrique, me avise.

 

Abs.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Muito obrigado João, Adriano e Marcos!

 

Já ouvi falar que as cidades suíças são pequenas e que com pouco tempo é possível conhecê-las, contudo, pra dizer a verdade, o que mais me apetece na Suíça são as vistas e belezas naturais. Embora o custo realmente me assuste.

 

De repente, conforme for, vou diminuir os dias e estudar melhor a possibilidade de ira primeiro para Genebra, vamos ver.

 

Marcos, esse é a base, mas ainda não está fechado. E realmente, é muito baseado no que se ouve falar, pois eu não conheço a região e me baseei nas histórias que ouvi, nos relatos que li, nos vídeos que assisti, além da experiência existencial. Caso tenha alternativas que queira compartilhar, estarei atento e lhe serei muito grato.

 

aBraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Então, eu quando fui à Holanda tirei Roterdã da lista porque não se adequava ao perfil da viagem que eu queria fazer. Na verdade, tudo em viagem é assim, no final das contas, tudo é válido, depende de adequação a um perfil. A cidade é moderna, a arquitetura é majoritariamente contemporânea (os arquitetos que me perdoem os termos, rs), enfim, me pareceu uma grande cidade como todas as outras. Não é a Holanda que muitos sonham em conhecer. Isso você vai ver não só em Amsterdam, mas também na "Waterland" (Edam, Marken, Volendam, Marken, Monikendam, etc), com arquitetura e "ritmo" bem diferentes de Amsterdam, nas vibrantes cidades universitárias e seus belos parques e canais (Leiden, Utrecht), nos parques-moinhos (Zaanse-Schaans, Kinderdjik), nas "mini-Amsterdam" (Haarlem, Delft), nas demais cidades portuárias (Haia, Alkmaarr, etc). Enfim, muita coisa que pessoalmente me parece mais bonita, interessante e diversificada culturalmente. Minhas preferidas na Holanda são Leiden e Edam, ainda mais do que Amsterdam.

 

O mesmo vale para outros países. Bruxelas ficou no fim da lista da Bélgica - priorizei Bruges, Ghent e Antuérpia, pois pelas minhas pesquisas me pareceram mais interessantes visualmente e culturalmente do que a capital, que todo mundo ouve falar lendo os jornais. Fiquei apaixonado por Bruges e Ghent, sem saber qual das duas gosto mais.

 

Já comentei sobre a Suiça, dessa vez não baseado em experiência pessoal, mas na experiência dos outros, o que também é válido, na minha opinião.

 

Munique é uma cidade bem legal, curti muito, mas novamente aqui eu gostei do que a gente menos ouve falar e está nos arredores. Aqui, a lista é enorme - use a busca do fórum e veja as inúmeras sugestões de bate e volta. Portanto, Munique é uma boa escolha, mas não fique somente os 4 dias lá, explore os arredores. Aproveite o Bayern Ticket (use a busca do fórum e veja como funciona).

 

Abs.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pois é, Adriano, certamente é necessário reduzir o padrão para quem não pode aumentar o orçamento. Eu já vou preparado para isso. Mas acho factível, com o devido planejamento. Creio que você teria gastado menos utilizando a combinação half fare + supersavers. O Jungfraujoch por exemplo sairia a 110 CHF. Ainda bem caro, mas fica mais em conta. Eu mesmo penso em deixar o Jungfraujoch de fora, pois também acho muito caro para os meus padrões.

 

Acho que você também deu azar com a época, pegou coisas fechadas, isso colabora para a decepção. Viagem é assim mesmo, nossa percepção sempre fica alterada pelos contratempos que temos em alguns lugares. A sua indignação com a Suiça foi a que eu tive com Portugal, por motivos diferentes. A visão das excursões para mim também é a do inferno, mas infelizmente elas estão por toda parte.

 

A época também deve ter colaborado para o padrão de turistas que você observou. Aqui no Brasil por exemplo a maioria viaja em dezembro, janeiro e julho, que é quando as pessoas costumam poder tirar férias. No Oriente também deve haver uma época própria. Já aposentados a priori podem viajar em qualquer época. DE todo modo, acho que não há problema algum em ver aposentados viajando, pessoalmente até os admiro bastante. O que talvez tenha te incomodado mais sejam excursões em si, com pessoas gastando os tubos, inflacionando tudo, sem se questionar se aquilo vale mesmo o benefício. Sem falar nos que não tem educação alguma e invadem espaços como enxames de abelhas. É a mesma crítica que fazemos para diferenciar o viajante do turista CVC, que pode ter qualquer idade.

 

Abs.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Você se enganou quanto ao Half Fare, talvez porque o site realmente seja confuso. No site oficial do Jungfraujoch tem um mapa com as rotas com descontos e as respectivas cores dos trechos (verde, de graça. Amarelo, 25%. Laranja, 50%). Todas as do Half Fare dão 50%, inclusive a que vai até o "Top of Europe".

 

O super saver não tem sempre, mas é uma ajuda. De fato, só duas semanas antes, mas ajuda com os trechos entre cidades, como Montreux-Lucerna, Interlaken-Berna ou Interlaken-Zurique. Já para as gôndolas não tem jeito, creio que não role super saver.

 

O lance é esse mesmo, ficar de olho nas câmeras. Em qualquer época dizem que há o risco de pegar os cumes nublados. Se a viagem rolar mesmo, eu planejo ficar uns 4 ou 5 dias só na Berner Oberland. No dia que ficar nublado eu faço trilhas, ou faço day trip a outra cidade.

 

Que bom que você curtiu, esse é o ponto, separar as coisas. Falo não para ser chato, mas para não desencorajar o rapaz a ir. Acho que há grandes chances de a percepção dele ser diferente e, além de curtir, não se importar com esses problemas. Assim como também pode ser que eu vá e volte aqui para concordar com você em tudo. Esse lance das multidões me deixou muito puto também em Veneza e Praga, e olha que eu adoro Veneza. Da segunda vez que eu fui estava um inferno. Só que esses lugares são cheios por um motivo - todo mundo acha lindo e tem vontade de conhecer. Daí a velha lei da oferta e da demanda... A Suiça, um país minúsculo, deve ter mais turistas do que sua oferta comporta e é aí que os preços sobem...

 

Abs.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Olá!

 

Muito obrigado a todos pelas informações.

 

O roteiro ficou basicamente como o planejado anteriormente, contudo, será realizado no sentido contrário.

 

Agora está:

HANOVER > BERLIM > MUNIQUE > ZURIQUE > LUCERNA > INTERLAKEN > BRUXELAS > BRUGES > GANTE > ROTERDÃ > AMSTERDÃ

 

Em relação aos deslocamentos, compramos o Global Pass da Eurail (trem) que possibilita realizar um número ilimitado de viagens dentro de determinado período. Optamos pelo de 21 dias, aproveitando uma promoção, valerá para 3 dias mais. A idéia e estar de volta a Amsterdã no último dia de vigência do passe e conhecer a região no final da viagem. A idéia do passe foi interessante pela flexibilidade que ela nos proporciona, de não ficar preso ao roteiro, poder ficar mais ou menos dias do que o planejado onde der vontade, ou ainda, de desviar a rota e ir a lugares que se apresentarem interessantes durante a viagem.

 

Quem se interessar, aí está o caminho: http://pt.eurail.com/eurail-passes/global-pass

 

Em relação aos hotéis, todas as reservas feitas pelo http://Booking.com, sempre com as opções de pagamento no hotel e cancelamento gratuito, para termos flexibilidade durante a viagem. Aqui, priorizamos, além de preço, a distância dos hotéis ao centro de cada cidade.

 

A única exceção foi Zurique, não haviam hotéis com cancelamento gratuito cadastrados no booking, pretendemos desenrolar isso durante a viagem ou então, procurar por lá, visto que a ideia é viajar de Munique à Zurique durante a noite e chegar pela manhã à capital Suiça.

 

Mais uma vez, obrigado a todos e espero que depois dessa viagem consiga dispor do tempo necessário para escrever o devido relato e publicar aos mochileiros.

 

aBraços

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...