Ir para conteúdo

(Europa + Egito) - Janeiro e Fevereiro/2014 - 42 dias de viagem - Pré-roteiro(opinião)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, galera!

 

Depois de pensar muito, apresento um esboço, quase final, do mochilão que eu e mais algumas pessoas estamos planejando fazer no próximo início de ano, em 2014. Vai ser nossa primeira viagem à Europa, então sintam-se à vontade para nos meter o pau(haha) e criticar. O que acham dos rotas, locais escolhidos(preferiam outros em detrimento de algum), dias para cada cidade, etc???

 

• 15 janeiro - Saída Brasil à noite

 

• 16 janeiro - chega em Londres(5 dias) de MANHÃ (4 dias – 4 noites)

 

• 20 janeiro - chega em Paris(5 dias) de NOITE (TREM) (4 dias e ½ - 5 noites)

(sai às 20h de Londres, chega às 23:20h em paris) 2:20h

 

• 25 janeiro - chega em Amsterdã(2 dias) de NOITE (TREM) ( 1 dia e ½ - 2 noites)

(sai 19:22 paris, chega 22:40 Amsterdã) - 3:30h

 

• 27 janeiro - chega em Berlim(4 dias) de NOITE (avião) (3 dias e ½ - 4 noites)

(sai 20h amst., chega 21:30h Berlim) - 1:30h

 

• 31 janeiro - chega em Praga(3 dias) DE NOITE (TREM) (2 dias e ½ - 3 noites)

(sai 18h Berlin, chega praga 23:30) - 5h

 

• 3 fevereiro - chega em Genebra(3dias) DE NOITE (AVIAO) (2 dia e ½ - 3 noites)

PROCURAR AVIÃO À NOITE

(OBS.: + 1 dia para ir a Berna e Zurique, talvez Zermatt)

 

• 6 fevereiro - chega em Veneza(2 dias) DE NOITE (trem) (1 dia e ½ - 2 noites)

PROCURAR TREM À NOITE

 

• 8 fevereiro - chega em Pisa(1/2 dia) DE MANHÃ (TREM) (1/2 dia – 0 noites)

PROCURAR TREM DE MANHÃ

 

• 8 fevereiro - chega em Roma(4 dias) DE NOITE (TREM) (3 dias – 4 noites)

(sai pisa 19h, chega Roma 22h) 3h

 

• 12 fevereiro - chega em Atenas(3 dias ) de TARDE (avião) (2 dias - 2 noites)

(sai Roma 11h, chega Atenas 14h) - 3h

 

• 14 fevereiro – chega em Cairo(5 dias) de NOITE (avião) (4 dias e 1/2 - 5 noites)

(sai de Atenas 16h – chega Cairo 18h) – 2h

 

• 19 fevereiro - chega em Madri(3 dias) de NOITE (avião) (2 dias e ½ - 3 noites)

PROCURAR VOO à NOITE

 

• 22 fevereiro - chega em Lisboa(3 dias) de NOITE (avião) (2 dias – 3 noites)

PROCURAR VOO à NOITE

 

• 25 fevereiro - volta ao Brasil

 

26 fevereiro - chegada ao Brasil

---------------------------------

total: 40 dias na Europa e Egito; 42 dias de viagem

 

ORDEM: Londres - Paris - Amsterdã - Berlim -

Praga - Genebra - Veneza - Pisa - Roma -

Atenas – Cairo - Madri – Lisboa

Link para o comentário
  • Membros
Olá, não vale a pena ir de trem entre a Suíça e Veneza, é muito longe e não há trens rápidos ligando diretamente as duas. Como sugestão, vá de avião(easyjet) entre Genebra e Veneza.

 

Fala, Adriano!

 

Pois é, ainda tô vendo essa parte do roteiro. Ótimo teres citado! O que achas de eu alugar um carro em Genebra e fazer Veneza, Pisa até Roma? Já que quero ficar apenas algumas horas em Pisa, como foi sugerido, talvez fosse o melhor deslocamento, para evitar esperar, ou ficar preso a horários. Seria ideal e rentável?

Link para o comentário
  • Membros
A distribuição de dias está relativamente boa, mas tem certeza que quer se deslocar tanto assim? E ir pro Egito só pra ficar 5 dias? :~

 

Mas caso decida manter o roteiro como está eu acho que é possível sim, só vai ser cansativo.

 

Pois é, Amanda... é que o pessoal quer viajar o máximo que der, a ir mais lugares e cidades possíveis nesses 30 ou 40 dias(estendemos alguns dias pra dar), então optamos para visitar os principais lugares de cada cidade, logo vai ser uma visita rápida, vendo o necessário.

 

Por que tu questionar quanto aos deslocamentos? As viagens de avião dão no máximo 3h, com exceção de Cairo-Madri q passa de 5h. E as de trem, no máximo 8h, pelo que vi. Achas que é demais?

 

Quanto ao Egito, coloquei 5 dias porque é o indicado pelo pessoal aqui no fórum... tu achas q deveríamos ficar mais? Já foste lá?

 

Muito obrigado pela atenção!

Abraços

Link para o comentário
  • Membros
mflettnin, é muito longe para ir de carro, não vale a pena, você vai perder o dia todo em auto-estradas, sem ver nada de interessante, alem de ser muito cansativo encarar 7 horas de carro sem parar.

 

Até seria interessante ir de carro, caso fosse fazer várias paradas pelo caminho, para conhecer as pequenas cidades ao longo do caminho, mas esse parece não ser o seu caso, já que você pretende ir a poucas cidades, muito distantes entre si, neste caso a melhor opção é ir de trem mesmo.

 

Aproveitando, você não está levando em conta todo o tempo gasto quando se vai de avião. Por exemplo, todos os aeroportos são distantes do centro, você vai gastar 1 hora de metro para chegar no aeroporto, tem que chegar no mínimo 1 hora antes da partida para o check-in no voo, no destino, tem mais 1 hora de metro até o centro, mais o tempo gasto nos check-out e check-in dos hotéis, etc... Então numa viagem de 3 horas, o tempo total gasto é de no mínimo 6 horas.

 

Tá certo. Vou repensar, então, a respeito. Em princípio, a ideia era ir de trem mesmo. E quanto ao resto do roteiro, achas que tá tudo tranquilo? Quanto ao Egito, o que achas, é plausível?

 

Abração!

Link para o comentário
  • Membros
O restante dos trajetos seria nessas opções que você colocou, somente entre Genebra e Veneza que seria melhor ir de avião.

 

Não conheço o Egito... Então não sei em 4 dias dá para ver e fazer muita coisa. Talvez se você montar um roteiro só pelo Cairo ou proximidades dê para ver o principal, mas sinceramente não sei, pois não tenho conhecimento a respeito...

 

Tá certo.

 

Adriano, vi no teu depoimento sobre Londres q conseguiste uma passagem por 1500 reais. Comprasse com muito tempo de antecedência? qual tua dica pra conseguir uma passagem com preço bom desses?

Link para o comentário
  • Membros

Acredito que 5 dias para o Cairo seja suficiente, só não faria desse modo porque o Egito tem muito a oferecer. Mas entendo seus companheiros de viagem... e como disse, é plausível de se fazer, só vai ser cansativa por trocar muito de cidades... na verdade acredito que os transportes feitos de trem sejam os que cansam menos. Porque de avião entram todos aqueles fatores que o Adriano citou, que acaba ficando um pouco estressante. Mas quando os destinos são muito distantes não tem outro jeito.

 

Boa sorte :D

Link para o comentário
  • Membros

Olá!

 

Vou te dar uma opinião que é bem pessoal, mas que tem por base a experiência que eu vivi e que me fez ter uma visão completamente diferente do que de fato vale a pena numa viagem...

 

No final de 2010 fiz minha primeira viagem pra Europa e assim como você e seus amigos eu queria conhecer o máximo possível, porém com uma quantidade mínima de dias em cada lugar e com isso fui estendendo minha viagem que no fim das contas teve 51 dias... Foi meu maior erro! Chegou um ponto que eu já estava tão cansada, tão esgotada que eu não conseguia mais aproveitar direito os lugares... É bem verdade que eu tinha um ponto crucial diferente de você, eu estava viajando sozinha... o que por um lado é negativo pq a solidão em alguns momentos foi me minando psicologicamente, mas positivo pq eu não dependia de argumentar com ninguém pra mudar tudo e fazer o que eu achasse melhor!

Bom o resultado foi que em determinado momento eu mudei meu roteiro completamente e fui pra casa de uma amiga em Luxemburgo, fiquei por lá uns bons dias e cancelei minha ida a algumas cidades que inicialmente estavam no roteiro... Eu tive essa liberdade primeiro pq eu estava sozinha, então a decisão cabia só a mim e segundo pq eu estava viajando com um passe de trem e não com bilhetes já previamente comprados. Mas no seu caso não vai ser bem assim, né?

Quando eu tava planejando em momento algum levei em consideração algo que outros viajantes já falaram aí... o primeiro é que os deslocamentos nunca levam apenas o tempo previsto! Tem sempre que contar com o tempo de deslocamento até o aeroporto / estação, um tempinho a mais para imprevistos, é sempre prudente chegar com uma certa antecedência e fora o fato de que não estamos em nossa cidade, então enganos são mais comuns do que imaginamos!

Outra questão é que as vezes contamos que vamos chegar na cidade tal hora e aí teremos ainda metade do dia e tal... ledo engano... seja por conta dos horários de check-in / check-out, seja pq as vezes o cansaço do deslocamento toma conta, fora outros stresses que podem derrubar a gente como dificuldade para localizar / chegar no hostel e tal...

Então minha sugestão é... reduza a quantidade de dias e de deslocamentos... com planejamento outras viagens e oportunidades virão!

Hoje, na minha visão, viagem ideal seria algo em torno de 20 / 25 dias... no máximo 30 dias!! No seu caso por ser a primeira eu consideraria os 30 dias, tiraria o Cairo e deixaria para uma outra oportunidade... e limitaria as cidades a conhecer aliando aquelas que são de maior interesse com a proximidade geográfica, assim aproveita-se mais... Acredito mais na qualidade que na quantidade...

 

Mas isso é apenas uma opinião... experiências estão aí para ser vividas! Eu precisei viver a minha pra chegar a essa conclusão! E uma coisa é certa: viajar é bom demais!!!

Como você ainda tem tempo, seu roteiro ainda vai mudar bastante! Pesquise muito, leia o máximo de relatos que conseguir aqui no forum, ajuda muito a ter noção do que é ou não viável, a fugir de furadas e optar pelas boas!!

 

Boa sorte e aproveite bastante essa fase do planejamento que é muito legal!!

Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...