Ir para conteúdo

É possível viver na estrada? tipo um mochileiro moderno?


Posts Recomendados

  • Membros

Salve galera,

 

Seguinte, faz algum tempo que o desejo de viajar pelo Brasil e pelo mundo vem tomando conta de mim, minha dúvida é: será que é possível viver na estrada, ou seja, trabalhar pra viver? (porque já estou cansado de viver pra trabalhar...)

 

Entendam:

Vou fazer 25 anos mês que vem e atualmente trabalho por conta na área de informática e internet, sou solteiro, moro com meus pais, enfim, nada me prende à minha cidade ou a minha rotina.

 

Porque fazer isso:

Simplesmente para conhecer o mundo, afinal trabalhar e juntar dinheiro para fazer viagens é complicado, principalmente por que você está num ambiente (sua casa) onde com o tempo você quer trocar de carro, comprar coisas, sair, comer fora, namorar, casar, e quando vê sua vida já está numa rotina onde seu sonho de viajar fica cada dia mais distante.

 

Como fazer:

Pensei no seguinte: começar viajando para lugares próximos e depois ir para lugares mais distantes mas aqui no Brasil mesmo, sempre de carro (tenho uma pickup ano 98), ficando em camping's, hostel's, pousadas, etc, nada de ficar em lugares inexplorados (acho muito radical, ao mesmo que seria uma experiência única) e ficar tipo no máximo 1 mês e depois voltar para casa e ficar uma semana em casa e cair na estrada novamente e mais pra frente começar ir para fora do país, aqui na América latina, depois EUA, Europa, etc...

 

O que levar:

Pretendo levar: roupas é claro (rs), itens básicos de higiene e saúde, celular simples, notebook simples, camera digital semi-profissional, barraca, mochila, gps no carro... bom acho que só isso.

 

Como pagar:

Aqui que o bixo pega, como vou pagar as viagens? eu pensei: eu trabalho com sites, poderia fazer alguns serviços pela internet, ou ainda: gosto de tirar fotos e tenho uma camera semi-profissional e poderia tirar fotos e vende-las, ou ainda poderia fazer uns bicos na área de informática... além disso pretendo deixar algum tipo de renda fixa na minha terra natal, algo garantido.

 

Enfim:

Será que dá certo? alguém já tentou algo assim? aguardo sugestões...

 

Estou planejando iniciar as viagens até o meio do ano, vou vender alguns bens que não vou utilizar por algum tempo (móveis que tenho no escritório, computador, smartphone, itens eletrônicos, etc), para fazer uma reserva, só vou deixar a cama e o guarda roupa!

 

Obrigado pela atenção galera!!!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Salve galera,

 

Seguinte, faz algum tempo que o desejo de viajar pelo Brasil e pelo mundo vem tomando conta de mim, minha dúvida é: será que é possível viver na estrada, ou seja, trabalhar pra viver? (porque já estou cansado de viver pra trabalhar...)

 

Entendam:

Vou fazer 25 anos mês que vem e atualmente trabalho por conta na área de informática e internet, sou solteiro, moro com meus pais, enfim, nada me prende à minha cidade ou a minha rotina.

 

Porque fazer isso:

Simplesmente para conhecer o mundo, afinal trabalhar e juntar dinheiro para fazer viagens é complicado, principalmente por que você está num ambiente (sua casa) onde com o tempo você quer trocar de carro, comprar coisas, sair, comer fora, namorar, casar, e quando vê sua vida já está numa rotina onde seu sonho de viajar fica cada dia mais distante.

 

Como fazer:

Pensei no seguinte: começar viajando para lugares próximos e depois ir para lugares mais distantes mas aqui no Brasil mesmo, sempre de carro (tenho uma pickup ano 98), ficando em camping's, hostel's, pousadas, etc, nada de ficar em lugares inexplorados (acho muito radical, ao mesmo que seria uma experiência única) e ficar tipo no máximo 1 mês e depois voltar para casa e ficar uma semana em casa e cair na estrada novamente e mais pra frente começar ir para fora do país, aqui na América latina, depois EUA, Europa, etc...

 

O que levar:

Pretendo levar: roupas é claro (rs), itens básicos de higiene e saúde, celular simples, notebook simples, camera digital semi-profissional, barraca, mochila, gps no carro... bom acho que só isso.

 

Como pagar:

Aqui que o bixo pega, como vou pagar as viagens? eu pensei: eu trabalho com sites, poderia fazer alguns serviços pela internet, ou ainda: gosto de tirar fotos e tenho uma camera semi-profissional e poderia tirar fotos e vende-las, ou ainda poderia fazer uns bicos na área de informática... além disso pretendo deixar algum tipo de renda fixa na minha terra natal, algo garantido.

 

Enfim:

Será que dá certo? alguém já tentou algo assim? aguardo sugestões...

 

Estou planejando iniciar as viagens até o meio do ano, vou vender alguns bens que não vou utilizar por algum tempo (móveis que tenho no escritório, computador, smartphone, itens eletrônicos, etc), para fazer uma reserva, só vou deixar a cama e o guarda roupa!

 

Obrigado pela atenção galera!!!

 

Bom dia!

 

Creio que no seu caso, duas opções são mais viáveis. Continuar seu trabalho, que em tese não demanda que esteja fisicamente em determinado lugar. Pode inclusive nos locais que passar ofertar seus serviços para empresas do local, ex: fazer páginas web etc.

 

Como fotógrafo, pode abrir um blog de viagem e tentar conseguir patrocínio ou anunciantes. Tive esta idéia alguns anos atrás, mas jamais tive coragem de levar adiante. Um começo seria iniciar algumas viagens tendo a sua casa ainda como base e iniciar o blog. Junte algumas marcas conhecidas por exemplo de calçados de trekking, mochilas, roupas esportivas, fotografia, refrigerante, cerveja, bancos e o que mais vier a sua cabeça. Nas viagens, tire fotos ótimas tendo como tema as marcas que estiver levando e vá postando no blog. Depois de ter algo consistente, procure o setor de marketing e patrocínio de cada uma destas marcas. Aí só depende da sua lábia em convencê-los. Não esqueça que sua viagem deve ter um plus que facilite o patrocínio, de preferência algo que faça os consumidores se identificarem com você.

 

Se desejar, vamos conversando por aqui, tentarei lhe ajudar com a formatação disso. Já que não tive coragem, ficarei contente em apoiar quem tem.

 

Abraços,

Link para o comentário
  • Membros

Olá Novais. Tudo certo?

 

Seguinte, acho que tenho uma história parecida com a sua. Eis a minha situação atual:

 

Tenho 24 anos. Tenho minha empresa com 2 sócios, trabalhamos e moramos juntos, é uma empresa de fotografia e vídeo, quando eu for viajar pretendo me desligar da empresa e continuar prestando alguns serviços como freelancer para eles. Estou namorando uma menina maravilhosa, ela vai ser minha companheira na vida mochileira que pretendo levar.

 

Nossos planos são de viajar por todos os cantos com uma Kombi, montando um quarto/cozinha na parte de trás dela. Passaremos claro, por campings, pousadas e tudo mais, mas tudo o que julgarmos necessário, tentaremos colocar na Kombi.

Hoje, de bens materiais palpáveis, que seriam uma renda inicial, possuo apenas um carro popular que está quitado. Fora isso não possuo mais nada. O que pretendo fazer é o seguinte: vender esse carro, comprar uma Kombi velha com no máximo 30% do dinheiro que vou conseguir no carro, pegar o restante e investir em um imóvel.

 

Com meu salário atual sobra uma grana por mês para mim investir em equipamentos para camping e para tudo o que vamos precisar para a Kombi (reforma mecânica, frigobar, fogareiro, construção da estrutura, parte elétrica com baterias, inversor, etc). Estamos planejando para iniciarmos as viagens daqui a uns 2 anos e meio à 3 anos. Isso mesmo, 3 anos, parece bastante tempo, mas queremos sair daqui bem seguros e com tudo "em dia". Até porque tem muita coisa pra comprar ainda.

 

Vamos iniciar um blog agora, contando tudo isso, nossa vontade de viajar, como estamos fazendo para começar, quais são os planos e tudo mais. Esse blog, junto com os patrocínios gerados por ele, é o que esperamos ser nossa principal fonte de renda. Vamos correr atrás de patrocinadores para a viagem que, por sua vez, ganharão anúncios no Blog e nos materiais que vamos gerar para ele. Pretendemos fotografar, filmar, desenhar, criar várias coisas, tudo isso será material para alimentarmos o blog. Essa será nossa aposta para nos manter viajando sem precisar trabalhar em um lugar fixo. Isso é um negócio que acho que tens que ter em mente, se optares por gerar renda dessa forma, pense que você estará trabalhando, apenas não estará sentado em um escritório, estará trabalhando com uma coisa que você gosta, que é mochilar.

 

Voltando ao assunto do meu investimento em imóvel lá do começo, esse vai ser meio que meu "ponto de segurança", se as viagens não derem certo, se os custos forem muito altos e tudo mais, eu ainda tenho um ponto pra começar tudo de novo com um pouco mais de conforto, encare isso como uma espécie de poupança.

 

Estamos lendo muito, planejando muito, discutindo muito, vendo e revendo todos os pontos, desde análise financeira até a psicológica. Tudo muda, o que estamos tentando fazer com esse planejamento todo é minimizar o impacto dessas mudanças, que elas sejam algo que possamos saber como lidar.

 

Te aconselho MUITO a correr atrás do que desejas, porém com o máximo de precaução possível. É legal meter a cara e fazer tudo, mas um pouco de planejamento nunca é ruim.

 

Um grande abraço e força nessa mudança de vida meu amigo!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

Ainda estou planejando o que fazer (apesar de querer cair na estrada hoje mesmo) rs.

 

Estive pensando e viver do trabalho da estrada poderá ser complicado, estou pensando em me estabelecer na minha cidade com alguns serviços que realmente gosto de fazer, e se der certo estes serviços não vão me prender e vão poder custear minhas viagens, acredito que poderei fazer viagens de 15 dias ou mais sem problema e poder trabalhar a partir de onde estiver.

 

Quanto ao blog eu tinha dois, um mais pessoal onde eu falava sobre meu cotidiano, vida, etc e outro sobre tecnologia, informática, etc, bom resolvi juntar os dois e acrescentar viagens, mochila e fotografia, vamos ver o que vai virar...

 

Agora é batalhar pra tornar isso realidade, enquanto isso estou planejando algumas viagens de final de semana.

 

Agradeço as sugestões e apoio, qualquer novidade eu postarei, abraço á todos.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

:D Salve pessoal!

 

Estou na mesma caminhada, planejando e avaliando. Tenho outros meios para custear minhas viagens, mas nada concreto ainda, se eu conseguir concretizar os planos apareço aqui de novo para trocar uma ideia com vocês. Então vou acompanhando os comentários aqui e a jornada.

 

Abraços! :D

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Meios $ de viver na estrada eu tenho..o problema é a coragem que falta..aliás. ... @SonyFrozi já que está planejando poderia dizer quanto precisaria no mínimo para passar 1 mês ?

 

Tenho uma grana investida que me dá um retorno razoável todo mês e queria saber se essa quantia seria suficiente pra me manter na estrada pois assim conseguiria me manter e ainda teria todo meu capital pra quando voltasse pra casa um dia

Link para o comentário
  • Membros

Meu gasto mensal aqui em casa de boa ?

Fiquei 30 dias na Inglaterra mas não considero mochilão ...pra machu picchu fui de bus com uma excursão que tbm não considero mochilão pq estávamos em um grupo grande então existia um certo apoio ...e o resto das viagens q já fiz foram todas de moto..a última fiz o jalapao.

 

Então não tenho muito noção de quanto gastaria pra me manter na estrada

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...