Ir para conteúdo

MERCOSUL - 12 DIAS DE PEUGEOT 208


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos,

 

Há tempos eu leio este e outros sites sobre viagens sempre pesquisando muito e me divertindo com a experiência de outras pessoas. Hoje resolvi me registrar para contar a minha primeira experiencia como expedicioneiro. Eu tenho um hobbie antigo de viajar e já rodei muitos kilometros pelo Brasil afora dirigindo a passeio entre um feriado ou férias, mas nunca tinha tido a oportunidade de sair do país de carro e eu sempre fui fascinado por isso. Eu sou o Guto Guimarães, tenho 28 anos e quero um dia dar a volta ao mundo dirigindo. Não pretendo visitar todos os países (alguns não faço questão de conhecer, outros não são recomendados para mim) mas quero ao menos passar por todos os continentes... e de carro. Esse é um plano ambicioso, de longo prazo, mas a única certeza que tenho é de que irei realiza-lo.

 

Lucas, meu companheiro há 3 anos, abraçou a ideia. Ele tem o mesmo espírito aventureiro que eu e topa qualquer viagem que eu propor. Decidimos então iniciar o planejamento. Esse planejamento está sendo construido e acredito que vou levar pelo menos dois anos para concluí-lo. Porém, quebramos em pedaços, já que a ansiosidade é enorme e sabemos que precisamos ter o minimo de experiência para enfrentar tal desafio. Então, de partida, no inicio do ano, decidimos que a primeira parte consistiria numa viagem pelo Mercosul, saindo da nossa casa em São Paulo, nas férias entre novembro e dezembro de 2014. Convidamos um casal de amigos para dividir essa experiência conosco, uma decisão bastante acertada para dois iniciantes como nós.

 

Temos um peugeot 208, um carro confortável mas pequeno e nada adaptado para viagens longas. Mas era o que tinhamos à disposição para seguir com o feito. Comecei a pesquisa de roteiros, burocrafia aduaneira, locais para visitar e onde ficar. Em junho/14 já estava tudo planejado e com os trâmites de documento em andamento. Como o carro é financiado, pegamos a autorização do banco para sair do país, registramos a autorização no Ministério das Relações Exteriores (nem precisou de fato, mas era o procedimento), tiramos o seguro "carta-verde", compramos itens que são obrigatório nos países que iamos passar, enfim... chegamos ao final do nosso checklist com a data da viagem se aproximando e só aumentando nossas expectativas. 29 de Novembro e retorno previsto para 10 de Dezembro.

 

Nosso roteiro foi: São Paulo (BR) - Foz do Iguaçu (BR) - Assuncion (PAR) - Santa Fe (ARG) - Buenos Aires (ARG) - Montevideo (URG) - Punta del Este (URG) Florianópolis (BR) - Curitiba (BR) e finalmente SP. Esse roteiro foi definido para dar essa introdução do que seria fazer uma viagem internacional e principalmente, o que era conviver por dias dentro de um carro e enfrentando as dificuldades do cotidiano que vem junto com a aventura.

 

Decidimos também que dormiríamos toda noite em hotel, já que apesar de termos barracas e experiência em acampar, nào nos sentimos seguros para fazer isso logo na primeira expedição. Então parte do nosso planejamento também foi a pesquisa extensa sobre locais bons e baratos para ficar.

 

O casal que foi conosco é o meu melhor amigo de infância, Johhny e a melhor amiga do Lucas, a Jéssica. PS: Eles não eram um casal. Se tornaram durante a viagem e na mesma viagem já vieram a se separar. Foi um relacionamento bem curto. rsrsrs

 

Na sequencia contarei como foram os dias dessa viagem incrível que serviu como introdução e principalmente: Reforçar o desejo de partir pelo mundo dirigindo sem data para voltar.

20141201_145318927_iOS.jpg.42d4df5ef047a416fcd54ca1189c4b40.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Enfim chegou o dia. Era sexta-feira. Eu trabalhei até as 18h e foi um dia muito corrido. Eu também havia antecipado as provas finais do semestre para conseguir conciliar a agenda com a disponibilidade de nós quatro. Eu, Lucas, Johnny e Jéssica. Entre as 22h e 9am do sábado nos revezamos no volante seguindo pela Castelo Branco e pegando o caminho para Londrina. Durante a madrugada enfrentamos nosso primeiro problema. Ao atravessar Londrina fomos parados por um guarda sozinho que disse que estávamos sem o lacre da placa. Isso foi uma grande surpresa, realmente não estava lá. Eu simplesmente não sabia o que tinha acontecido e não tinha o hábito de reparar nisso. Mas enfim, depois de muita conversa consegui com que ele me liberasse. Em Foz dei a sorte de errar o caminho pro hotel e cair diretamente num despachante que podia lacrar !! Era o sinal de que tudo iria dar certo. Fomos pro hotel, na verdade uma pousada maravilhosa chamada Natureza Foz no caminho pras Cataratas. A tarde fizemos compras em Ciudad del Este e ainda deu tempo de esticar até as cataratas e curtir um fim de tarde no caro passeio pelo parque. No dia seguinte íamos cruzar o carro para o Paraguai rumo Assuncion, mas isso eu conto como foi no outro post. Ate +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...