Ir para conteúdo

10 dias em JOÃO PESSOA – RECIFE - FORTALEZA – JERICOACOARA


Posts Recomendados

  • Membros

10 dias em JOÃO PESSOA – RECIFE – OLINDA – PORTO DE GALINHAS - FORTALEZA – JERICOACOARA – MORRO BRANCO – PRAIA DAS FONTES – CANOA QUEBRADA – CUMBUCO - RECIFE

 

Viajar para o Nordeste para quem é do Rio de Janeiro não é uma coisa barata. E assim acabei viajando para a Argentina devido ao custo e por ser um lugar que também me atraía.

 

15 dias em BUENOS AIRES – MENDOZA – BARILOCHE – BUENOS AIRES

http://www.mochileiros.com/15-dias-em-buenos-aires-mendoza-bariloche-buenos-aires-t77062.html#p789744

 

12 dias em BUENOS AIRES – USHUAIA – EL CALAFATE – EL CHALTEN – BUENOS AIRES

http://www.mochileiros.com/12-dias-em-buenos-aires-ushuaia-el-calafate-el-chalten-buenos-aires-t77073.html#p789849

 

Até que em um fim de semana de promoções de passagens aéreas no site da GOL onde comprando-se ida e volta a volta saía por R$ 40,00 tive a minha oportunidade de conhecer alguns locais.

 

Como a promoção compreendia a ida e volta comprei os trechos: Rio – Recife – Rio e Recife – Fortaleza – Recife. Ambas as passagens saíram por R$ 548,08 em 10x sem juros.

 

Como sempre faço em minhas viagens escolho uns 4, 5 dias em cada lugar e depois vejo o que posso fazer nesses lugares com essa quantidade de dias. E os dias ficaram divididos da seguinte forma. Recife: 11 a 14 e 20 de Setembro e Fortaleza: 14 a 19 de Setembro.

 

Com as datas definidas comecei a pesquisar o que não poderia perder nesses lugares. E nessas pesquisas vi que de Recife a João Pessoa era uma curta viagem de ônibus. Como tenho uma amiga, até então virtual, a mais de 10 anos e nunca nos vimos pessoalmente, decidi separar um dia de Recife para ir a João Pessoa conhecê-la. Esse tópico foi-me de grande valia.

 

http://WWW.indavoula.com.br

http://www.indavoula.com.br/2011/11/como-chegar-do-aeroporto-rodoviaria-em.html

 

E minha viagem ficou assim:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 11 de Setembro

Rio de Janeiro – Recife

Meu vôo saiu às 2:45 do Galeão. Embora por conta do mau tempo em São Paulo, vários vôos estavam atrasados, o meu vôo saiu pontualmente e às 5:30 pousei no Recife.

 

Recife – João Pessoa

Com base nas informações do site indavoula.com.br saí do aeroporto e dirigi-me para o trem e fui para o TIP. O Terminal Rodoviário. Lá peguei o ônibus para João Pessoa às 7:30 e às 11h estava em João Pessoa. A viagem atrasou um pouco por conta das obras de um Porto lá. Ao pedir informação a um rapaz no ônibus de como chegar ao centro, o mesmo me informou e disse que o trabalho dele estava com um taxi a sua espera e me deu uma carona.

 

João Pessoa em 11 de Setembro de 2012

Às 11:30 encontrei com Tânia, minha amiga de 10 anos que a partir desse momento não era mais virtual. Conversamos, almoçamos (ela me levou para comer o Rubacão, um prato da culinária local. O que temos de mais próximo dele aqui no sudeste é o baião de dois. Mas o Rubacão é bem mais gostoso) e partimos para conhecer um pouco de João Pessoa no curto espaço de tempo que tinha na cidade.

 

20130102022628.JPG

 

Andamos pelo centro atual da cidade e o centro antigo. Confesso ter gostado muito da cidade porque embora seja uma capital não é um lugar tão agitado como a maioria das capitais. Tem um ar tranqüilo, pacato. Como não sou uma pessoa muito urbana fiquei muito confortável na cidade. E o melhor é que tinha uma guia particular.

 

20130102023042.JPG

 

Após essas voltas pelo centro fomos para a praia de Cabo Branco. Caminhamos pela orla, tomamos uma água de coco e também gostei muito do lugar. Bem tranqüilo e calmo. Definitivamente não esperava que João pessoa fosse assim.

 

20130102023256.JPG

 

Seguindo pela Orla fomos a Tambaú. Onde tem um Hotel famoso e badalado na região. Tropical Hotel Tambaú. E a Feira de Artesanato. Feirinha de Artesanato de Tambaú. Confesso ter gostado muito do painel de mosaico. Comprei algumas lembrancinhas de João Pessoa nessa feirinha, andamos mais um pouco por lá e voltamos para o centro.

 

20130102023501.JPG

 

Embora tenha sido um dia corrido foi um dia muito bem aproveitado. João Pessoa é uma capital tranqüila, não é aquela correria como no Rio de Janeiro, por exemplo. Com certeza voltarei para conhecer melhor essa cidade pois um dia foi só um reconhecimento bem superficial!

 

João Pessoa - Recife

Às 19h peguei o ônibus de volta para Recife. Mesmo a noite a viagem não foi muito mais rápida. Pegamos um pouco de engarrafamento e às 21:40 estávamos no TIP.

 

Gastos em João Pessoa

Ônibus Recife – João Pessoa – Recife => R$ 40

Taxas de embarque => R$ 10

Almoço (Rubacão e uma Coca de 600ml) => R$ 12

Ônibus Centro – Praias – Centro => R$ 5

Águas de Côco => R$ 4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Recife de 11 a 14 de Setembro de 2012

Segui as indicações enviadas pelo site da HiHostel quando fiz minha reserva de como chegar ao Hostel Boa Viagem partindo do terminal rodoviário. Para minha surpresa, quando cheguei à estação onde estava indicado para pegar o ônibus 49 fui informado pelos locais que aquele ônibus não passava mais ali. E aquela hora da noite seria perigoso andar até onde ele passava atualmente. Assim peguei um taxi e fui para o Hostel.

 

Ao chegar ao Hostel informei o ocorrido e me disseram que realmente aquela indicação não era mais válida. Felizmente não tive nenhum problema mais grave com esse contratempo.

 

O Hostel Boa Viagem é bem legal e vale o custo/benefício. Após um dia corrido como tive, estabeleci-me no quarto, tomei um bom banho e fui dormir.

 

Recife em 12 de Setembro

Faço parte de um Fórum de F1 e uma das participantes do Fórum mora no Recife. Como não nos vimos no dia 11 a noite, era nosso plano jantarmos juntos, porque cheguei tarde ela me buscou no Hostel logo cedo, antes de ir para o trabalho. Fui para o centro com ela e no trajeto ela me apresentou a orla de Boa Viagem e parte do centro antigo.

 

Chegando ao trabalho dela peguei informações de como chegar a Olinda. Antes de pegar o ônibus dei uma volta no Parque 13 de Maio, que não tem nada de mais e parti para Olinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olinda em 12 de Setembro de 2012

Cheguei a Olinda por volta das 11:30. Eu imaginava Olinda uma Ouro Preto em Pernambuco. Apenas um lugar com muitas ladeiras que possui bonecos giigantes no carnaval. Não imagina que Olinda fosse uma cidade com Litoral. E além da Olinda veiculada no período de carnaval existe uma cidade crescendo fora essa Olinda. Uma cidade como qualquer outra cidade. Prédios altos e modernos.

 

20130102024335.JPG

 

Logo que cheguei almocei em uma pensão bem em frente a praça onde ficam os guias e abasteci-me de água para o passeio. Passei o dia caminhando por suas ladeiras. Assim que chegamos a Olinda existe um centro de informação ao turista. Centro esse onde nos dão mapas e nos explicam como conhecer a cidade da melhor forma. Inclusive dando-nos informações sobre qualquer lugar de Pernambuco. Na minha frente havia um americano que na hora de ir embora agradeceu e disse nunca ter visto no Brasil, em todos os lugares por onde passou, um local de informações ao turista como os que estava vendo no Recife. Também achei o atendimento e materiais muito bons. No que diz respeito a Olinda eles mostram qual caminho a fazer para se ter uma visão dos principais pontos. Também existem as visitas guiadas e um trenzinho para os que não querem subir as ladeiras. O trenzinho vai parando nos pontos específicos. Para quem curte noite com barzinhos é o local ideal. Não fiquei lá a noite mas conheci pessoas no Hostel que passaram uma noite lá e curtiram muito.

 

20130102024442.jpg

 

Olinda é uma cidade bem histórica. Visitei museus, igrejas e os tradicionais ateliês de bonecos gigantes. Mesmo tendo muitas ladeiras o vento que estava correndo na cidade tornou o passeio bem agradável. A cidade possui muitas lojinhas de artesanato local. Para quem curte, perderá horas nesses locais. Tem coisas muito legais.

 

20130102024614.JPG

 

A tardinha peguei o ônibus e retornei ao Hostel.

 

A noite minha amiga passou no Hostel e fomos jantar. Ela me levou a uma casa de crepes muito boa. Nunca comi crepes tão bons e tão bem servidos. Deve ter uns 600gr cada crepe daquele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Porto de Galinhas em 13 de Setembro de 2012

Acordei cedo para ir a Porto Galinhas e durante o café mais dois rapazes do Hostel sabendo que eu estava indo para lá se animaram e foram junto comigo. Esses rapazes( mais um monte de gente que estava no Hostel) haviam ido ao Recife por conta do Show da Alannis que teve na noite anterior. Como no aeroporto tem mais ônibus para Porto de Galinhas que próximo ao Hostel fomos para o Aeroporto e lá pegamos o ônibus para Porto de Galinhas. Existem 3 opções de ônibus: O rodoviário comum por R$ 5,70. O executivo sem ar por R$ 7,10 e o executivo com ar por R$ 10,40. Optamos pelo executivo com ar, mais rápido e confortável também. Nesse link vocês podem ver os horários e preços:

 

http://gwmroot.gt.com.br/portodegalinhas/contentLer.asp?contentId=2357

 

Creio que ele seja atualizado conforme a mudança de preços e horários.

 

Para ir a Porto de Galinhas é bom ir bem cedo e observar a tal da tábua de marés. Porque a beleza de lá está com a maré super baixa. Minha idéia inicial era hospedar-me lá porém não consegui efetuar minha reserva pois estava tudo lotado. Assim o jeito foi fazer o bate e volta.

 

Assim que chegamos fomos logo fazer o passeio de jangada as piscinas naturais. Quanto mais cedo melhor. Legal que o cara da jangada te da um pouco de ração e quando você afunda a mão na água os peixes surgem do nada na sua mão. Parecem adestrados. Realmente é bem legal e aqueles peixes coloridos são muito lindos.

 

20130102025337.JPG

 

Após o passeio de jangada andamos um bocado pelas redondezas. Ficamos observando aquela beleza e despistando o monte de gente nos assediando oferecendo passeios.

 

20130102025616.JPG

 

Almoçamos em um restaurante self service de um gaúcho. Não sei como ele conseguiu essa mudança drástica de um local tão frio para um tão quente. Ele disse ser de uma cidade quase divisa com Uruguai. Ou seja, bem frio. Porém ele disse já estar a 12 anos em Porto de Galinhas e gosta muito. A comida era simples porém muito boa. E um preço justo. Paguei R$ 10 no meu almoço. E comi bem. Agora era descansar um bocado o almoço que naquele lugar belo não seria sacrifício algum.

 

Após o momento relax fomos fazer o passeio de bugre que nos leva a Muro Alto e Pontal de Maracaípe. Eles começam com preços bem altos do tipo R$ 160. Mas esse valor é o passeio. Como vão até 4 pessoas no bugre esse valor é dividido. No nosso caso éramos apenas 2 pessoas e chegamos aos R$ 100. O que deu R$ 50 para cada. Vale a pena o passeio. Não é um passeio com emoção como em Cumbuco mas é bem legal. Passamos por uma reserva, que não sei até quando exsitirá visto a grande quantidade de condomínios e obras de resort que estão surgindo nela.

 

20130102025835.JPG

 

Chegamos a Muro Alto, que é uma praia que possui arrecifes porém mais distantes da praia. Assim mesmo com a maré bem baixa aquela praia sempre está ali e com uma água bem quentinha e sem ondas. Parece uma lagoa. Ficamos por ali por uns 45 minutos. O passeio total dura 2h mas a gente que escolhe o tempo que quer ficar em cada lugar.

 

20130102030206.JPG

 

Após curtir Muro Alto nos dirigimos a Pontal do Maracaípe. Já uma praia sem os arrecifes e por isso com ondas. Lá tem até campeonato de surf. Já é uma praia mais com cara de Rio de Janeiro. Vemos as ondas quebrando na areia, um belo visual. E a água já não é tão quentinha como nos outros locais onde tem os arrecifes. Passeamos por toda sua orla e voltamos para Porto de Galinhas.

 

20130102030418.JPG

 

Demos mais uma volta por Porto e pegamos o ônibus de volta. Dessa vez pegamos o ônibus que passava perto do Hostel, assim não precisaríamos descer no aeroporto e pegar outro ônibus.

 

Minha amiga ficou de passar no Hostel às 20:30 para a gente ir jantar. Enquanto a esperava e papeava com o pessoal do Hostel conheci Tozelli. Um cara super gente boa de Florianópolis que estava viajando de férias sem destino. Estava vindo de Fernando de Noronha e queria ir para Fortaleza depois de Recife. Como eu iria para Fortaleza no dia seguinte ele se animou de ir comigo. Como ele trabalha na GOL basta chegar no aeroporto e pedir passagem para onde quiser. Tendo lugar no vôo, ele ta dentro. Queria uma facilidade dessas.

 

Ele foi jantar comigo e minha amiga e dessa vez fomos jantar no Shopping mesmo. Assim cada um como o que quer onde quiser. Eu confesso ter comido com os olhos em um restaurante self service oriental que vi lá. Após muito bate papo voltamos ao Hostel e fomos dormir.

 

Gastos em Recife

Passagens GOL Rio – Recife – Rio => 328,04

Hostel Boa Viagem - 3 diárias => R$ 120

Ônibus Recife – Olinda – Recife => R$ 7

Almoço em Olinda com Guaraviton => R$ 8

Água de 2L => R$ 3

Jantar na Restaurante de Crepes => R$ 25

Água para Porto de Galinhas 1L => R$ 3

Ônibus Hostel - aeroporto ida => R$ 2,30

Ônibus Aeroporto - Porto de Galinha ida e volta => R$ 20,80

Passeio de Jangada para avistar os peixes e as piscinas de corais => R$ 15

Passeio de Bugre a Muro Alto e Pontal de Maracaípe => R$ 50

Almoço em Porto de Galinhas => R$ 10

Jantar em um Self Service Oriental no Shopping => R$ 30

Ônibus Hostel – Aeroporto => 2,30

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Recife – Fortaleza em 14 de Setembro de 2012

Meu vôo partia às 11h para Fortaleza. Assim foi só tempo de acordar, tomar banho, organizar a mochila, tomar café e rumar para o aeroporto. Aí ocorre o primeiro desencontro. Meu vôo embora comprado pela GOL era operado pela, finada, WebJet. E Tozelli só pode viajar nos vôos GOL. A não ser que ele fosse tripulação. Assim fui no vôo WebJet das 11h e Tozelli no vôo GOL das 12h.

 

Quando o vôo de Tozelli chegou ele foi falar comigo que conheceu um rapaz no vôo que estava a trabalho e nos daria uma carona no taxi da empresa. Assim do aeroporto para o Hostel não tivemos que nos preocupar com transporte.

 

Ficamos hospedados no Fortaleza Hostel. Gostei muito. Pelo preço, foi um dos melhores Hostels que fiquei. Como Tozelli não tinha roteiro assumiu tudo que iria fazer para ele também.

 

Verificamos passeios, o que fazer na cidade e acertamos no Hostel mesmo o transfer para Jericoacoara.

 

Tomamos um ônibus para a Praia do Futuro. Fomos ao famoso Croco Beach. Lá dividimos um almoço e fomos caminhar na praia. E logo fomos alertados para não nos afastarmos da região do Croco Beach por ser muito perigoso. Depois ficamos sabendo que próximo a Praia do Futuro existem duas grandes favelas de Fortaleza. Ficamos por ali e assim que começou a anoitecer retornamos ao Hostel.

 

20130102031044.JPG

 

Ao retornar ao Hostel fomos ao Centro Cultural Dragão do Mar. Parece que ali ocorre se não toda, grande parte da vida noturna da cidade. É bem movimentado mesmo. Após dar umas voltas pelo lugar, fizemos um lanche e retornamos ao Hostel porque no dia seguinte, logo cedo, iríamos para Jericoacoara.

 

20130102031155.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fortaleza – Jericoacoara em 15 de Setembro de 2012

A viagem para Jericoacoara é bem longa. Partimos às 7h da manhã do Hostel e tome-lhe estrada. 5h mais ou menos e 315Km. Para quem quer ir direto existe um tranfer saindo do aeroporto. Na época era R$ 65. Mas tem poucos horários:

 

http://www.jericoacoaraturismo.com.br/como-chegar-jericoacoara

 

Como o dia em que fui para Jericoacoara era um Sábado, não tem o horário da manhã. Assim o transfer era a melhor opção e ainda tinha a facilidade de me buscar no Hostel. O transporte era uma van bem confortável. Bancos reclináveis, Tv a bordo, mas 5h viajando são 5h! Após umas 2h paramos em um local para comer, quem quisesse poderia até almoçar. Após 30min ali voltamos a estrada. A paisagem não muda muito, coqueiros e áreas sem nada. E de vez em quando usinas eólicas. Após umas 4h viajando chegamos a Jijoca. O local onde mudamos de veículo e passamos para a jardineira. Lá parece ser a maior concentração de caminhonetes D20 do mundo. Que são modificadas de forma a sua carroceria virar áera para transportar passageiros. Agora a viagem fica mais interessante. Pois é feita por entre as dunas e é, sem dúvida, uma paisagem bem mais atraente.

 

20130102031829.JPG

 

Mas uns 40min e chegamos a Jericoacoara. O Transfer nos deixou na porta do Jeri Hostel.

 

Já em frente ao Hostel existe uma igreja construída com pedras, muito bonita. É praticamente uma obra de artesanato. Ao fazer o check in já fomos convidados pelo Remi, dono do Hostel e cara super simpático e gente boa, para ir ao aniversário de sua filha logo mais a noite.

 

20130102031955.JPG

 

Eu já me apaixonei por Jericoacoara de cara. Lugar incrível! Parece uma vila de pescadores. Mas com pousadas e restaurantes bem requintados. Porém, que adequam-se bem ao lugarejo.

 

Fomos almoçar em um restaurante na rua do forró. Não me lembro o nome. Mas o Helder, do transfer, disse que ao chegar era só falar que ganhamos um brinde do Helder. Aí ganharíamos ou duas caiprinhas ou uma jarra de suco. Optamos pela jarra de suco e escolhemos um prato com lagosta. Deu R$ 30 para cada.

 

20130102032331.JPG

 

Dica: leve o dinheiro de Fortaleza. Jericoacoara não tem banco e em Jijoca tem Banco do Brasil e um outro que não lembro. Mas Itaú, que é meu banco, não tem. Nem todos os lugares aceitam cartão de crédito. Embora em todos os lugares que fui paguei no cartão de crédito. Mas os passeios foram pagos em dinheiro mesmo.

 

Após o maravilhoso almoço e um descanso naquele paraíso fomos andar pela Orla e ver o famoso por do sol na duna de mesmo nome. Realmente o lugar é de uma beleza ímpar. Paisagens paradisíacas.

 

20130102032513.jpg

 

Após fotos e paradas para contemplação tivemos que apertar o passo para chegar a tempo de ver o por do sol. Parece que toda cidade vai para a duna. É um grande movimento de pessoas. A vista realmente é linda.

 

20130102032832.JPG

 

Após o espetáculo da natureza voltamos ao Hostel, tomamos banho e fomos para o aniversário da Sofia, filha do Ramis. E foi muito bom. Todos do Hostel estavam lá e Ramis é um excelente cantor. Foi uma noite muito agradável.

 

Jericoacoara em 16 de Setembro de 2012

Esse era o dia de fazer o passeio da Pedra Furada, Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Árvore da Preguiça.

 

Em Jericoacoara existem dois passeios principais. Esse da Lagoa Azul e outro da cidade soterrada. Na época do ano em que fui disseram, na própria cidade, que o da cidade soterrada não era bom de se fazer por conta dos ventos fortes que junto a areia tornava a volta muito desagradável. Minha idéia inicial era passar dois dias em Jericoacoara e retornar no segundo dia a noite. Mas no segundo dia só consegui retorno pela manhã. Assim meu segundo dia comprometeu-se e eu poderia fazer apenas um passeio. E logicamente foi o da Lagoa do Paraíso. Contratei o passeio com o mesmo pessoal do transfer. Saiu por R$ 30. Era no mesmo carro que fizemos o transfer de Jijoca para Jericoacoara e não em um Bugre. Mas tinha a vantagem de que veria 2 pontos da Lagoa do Paraíso. Porque no retorno a Fortaleza o transfer faz uma parada na referida Lagoa. O mesmo ponto onde param os passeios de bugre. Assim, no dia do passeio eu veria um ponto da Lagoa do Paraíso e no retorno a Fortaleza veria outro. Caso fizesse o passeio de bugre veria duas vezes o mesmo lugar da Lagoa do Paraíso. Coversamos, Tozelli e eu, e essa foi a opção mais viável e vantajosa.

 

Às 8:30 o carro nos buscou e partimos para o passeio. Primeira parada foi para a caminhada até a Pedra Furada. A caminhada pelo litoral já é um passeio a parte. E a Pedra Furada é uma beleza natural muito interessante.

 

20130102033321.JPG

 

Dali partiríamos para a Lagoa Azul mas como para o almoço o local fica muito cheio o pessoal do carro aceitou a dica do guia e fomos primeiro para a Lagoa do Paraíso. Lá passamos boa parte do dia e valeu muito a pena. Tinha uma ótima infraestrutura, redes na água e tirolesa. Foi um período muito agradável.

 

20130102033633.jpg

 

Vida dura essa:

20130102033805.jpg

 

Dali partimos para a Lagoa Azul. Existe uma jangada que faz a travessia por R$ 1 ida e volta. Mas Tozelli, Fernando (o guia) e eu fomos nadando. Assim já íamos curtindo o lugar. Ficamos uns 40min na Lagoa Azul e realmente valeu a pena ter feito a troca.

 

20130102034042.JPG

 

No retorno passamos pela tal Árvore da Preguiça. Nada de mais porque observa-se ao redor árvores parecidas. Mas é uma formação diferente e valeu a parada.

 

20130102034245.JPG

 

Dali voltamos para o Hostel e já partimos para ver o Por do Sol na Pedra Furada. Pelo que nos disseram, Julho é o mês onde o sol se põe dentro da Pedra Furada. Mas mesmo sem ter essa vista de cartão postal o que vimos valeu muito a pena. E a trilha que fazemos até lá é um passeio a parte.

 

20130102034709.JPG

 

Como a maré enche do dia para a noite:

20130102034819.JPG

 

O dia foi muito válido e bem aproveitado. A noite saímos para jantar e fomos a um restaurante de um chef italiano onde comemos um fusilli com caju e molho chimichurri muito bom. Ganhamos duas caipirinhas de cortesia.

 

Após a janta demos uma volta pela cidade, observamos o movimento, compramos algumas lembranças e voltamos para o Hostel. Estava terminando nossa estadia em Jericoacoara. E valeu muito a pena!

 

Jericoacoara – Fortaleza em 17 de Setembro de 2012

Pouco após terminar o café da manhã o transfer já estava passando para nos buscar. Ainda aproveitaríamos mais um pouco de Jericoacoara na parada que faríamos na Lagoa do Paraíso.

 

20130102035101.jpg

 

A Lagoa do Paraíso possui 12 pontos de apoio. E esse era um ponto bem diferente do que havíamos ficado no dia anterior. Não sei se por ser uma segunda-feira mas estava bem tranquilo e parecia um local fechado só para a gente. Fizemos um passeio de jangada bem legal. Havia uma peça feita com cabos de vassoura cortados e garrafas pets que simulava uma bóia. Assim a gente caía na água segurando aquilo e éramos arrastados pela jangada. Como o pessoal que foi com a gente alguns não foram e os que foram não ficaram muito tempo, pudemos ficar sendo arrastados dentro d´água o passeio quase todo.

 

20130102035217.JPG

 

Deu a hora de continuar a viagem e rumamos para Jijoca, onde passaríamos da jardineira para a van e seguiríamos para Fortaleza.

 

Às 13h saímos de Jijoca e a volta é sempre pior. Na ida estamos mais animados, curiosos pelo que iremos encontrar mas na volta... A gente dorme, muda de posição e nada de chegar. Por voltar das 15h paramos no mesmo lugar da ida para esticar as pernas, ir ao banheiro e comer alguma coisa. E por volta das 17:30 estávamos de volta ao Fortaleza Hostel.

 

No Hostel decidimos o que faríamos nos próximos dias em Fortaleza. Eu retornaria ao Recife no dia 19 e Tozelli continuaria por mais dias em Fortaleza. Após analisarmos a disponibilidade de tempo, dinheiro e o que gostaríamos de ver fechamos o passeio a Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada para o dia 18 e Cumbuco para o dia 19.

 

Passeios fechados fomos ao mercado comprar suprimentos para os passeios que faríamos nos 2 dias a seguir e fomos a uma pastelaria/Lanchonete muito boa na rua do Hostel mesmo. Após isso foi uma noite 3D. Deitar, Dormir e Descansar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fortaleza em 18 de Setembro de 2012

O dia seria longo. Fazer Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada é uma viagem.

 

Dica: Esse passeio pode ser feito separado. Um para Canoa Quebrada e outro para Morro Branco e Praia das fontes. Fazendo o passeio que inclui Morro Branco e Praia das Fontes é praticamente obrigatório fazer o passeio de bugre. Porque chegamos a Morro Branco, fazemos uma caminhada pela cidade, entramos em uma feira de artesanato e após passar pela feira, onde tem aqueles artesanatos feitos com areias coloridas, entramos no Parque das Falésias. De lá pegamos o bugre e seguimos pelo litoral parando nas fontes, gruta onde foi gravada a novela tropicaliente e chegamos ao ponto onde retornamos ao transporte. Caso você não faça o passeio de bugre a parte da Praia das Fontes você não fará e seguirá pela estrada dentro o transfer. Então esse passeio de bugre é imprescindível.

 

O transfer passou às 7:30 mais ou menos. Passamos em outros hotéis para pegar o restante do pessoal e por volta de 8:20 estávamos rumando para Morro Branco, nossa primeira parada. A viagem é tranquila, porque a estrada é boa, mas é longa. 90km.

 

Ao chegar a Morro Branco já tem o pessoal nos esperando para separar-nos em grupos com 4 pessoas, que é a quantidade que vai em cada bugre. Pagamos o passeio ali mesmo. É onde as pessoas podem ir ao banheiro, trocar de roupa e já vamos para os bugres. Quem não fizer o passeio de bugre dali mesmo já segue no transfer para a outra parada. Seguimos até um ponto da cidade onde descemos e fazemos uma caminhada por uma rua onde nos é contada a história de Morro Branco, podemos ver a praia e uma usina eólica ao fundo.

 

20130102035817.JPG

 

No fim da rua entramos em uma espécie de feira onde existem muitas barracas com artesanato a venda. Principalmente os artesanatos feitos com as areias coloridas. É incrível ver os artesãos fazendo aqueles desenhos com areia colorida nas garrafas. A velocidade com que fazem aquilo é impressionante. Você pode encomendar uma lembrança personalizada e não é caro. Ao sair dessa feira já entramos no Parque das Falésias. Tem uns guias locais que vão nos acompanhando, contando a história do lugar e ao fim dizem que vivem do quanto os turistas dão e aí você dá o valor que quiser ou até mesmo não dá nada. Os caras são bem legais, então não será esse valor que nos deixará mais pobres. Afinal eles vivem disso.

 

20130102035937.JPG

 

Essa parte do passeio acaba na praia onde quem encomendou algo personalizado já pega suas lembraças e retornamos aos bugres para fazer a parte da praia das fontes. É um longo passeio de bugre pelo litoral. Nesse trajeto vemos algumas grutas onde em uma delas foi gravada a novela tropicaliente. As tais fontes não são nada demais. Mas é bem interessante você sair da praia e ter água doce para tirar o sal do corpo.

 

20130102040249.JPG

 

A chegada do passeio é onde o transfer está nos esperando para seguirmos para Canoa Quebrada. Dali temos mais uns 60km até Canoa Quebrada.

 

Em Canoa Quebrada ficamos um tempo bem longo. E é onde almoçamos também. Algo que existe de forma exemplar em Fortaleza são os tais pontos de apoio para as excursões. São lugares muito bem construídos e planejados.

 

20130102040617.JPG

 

Dica: Peça logo seu almoço, seja no ponto de apoio principal ou em outros locais ao longo da orla. Porque se deixar para depois a quantidade de pessoas aumenta e fica um inferno.

 

Como almoçamos assim que chegamos pudemos ter mais tempo para aproveitar o local. Canoa Quebrada também possui falésias como em Morro Branco.

 

20130102040812.jpg

 

A praia é como toda praia do nordeste. Linda, águas quentes e galera andando de kite surf. E vários símbolos de Canoa Quebrada ao longo da praia. Lá também tem um passeio de bugre que te leva aos extremos da praia. Mas preferi andar mesmo pelo litoral.

 

20130102040923.jpg

 

Por volta de 16h começamos nosso retorno a Fortaleza. Como a volta não tinha parada seriam 157km no stop. E volta de passeio é todo mundo dormindo e cansado do dia. Ainda pudemos ver um lindo por do sol no caminho, que infelizmente, não bati nenhuma foto. E ao chegar na cidade encontramos seu habitual engarrafamento. Por volta das 18h estava chegando ao Hostel.

 

Tozelli não queria ir a pastelaria/lanchonete novamente e fomos atrás de algum outro lugar. Na rua ao lado do Hostel há uma pizzaria e lá comemos o rodízio que além de barato era muito bom.

 

O dia valeu muito a pena e esse passeio é muito bom. Não deixe de fazer. Vale cada centavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fortaleza em 19 de Setembro de 2012

Meu último dia em Fortaleza. Meu vôo saía para Recife às 20h e a escolha do passeio a Cumbuco para esse dia foi justamente por conta do horário de retorno e assim não perder meu vôo. Cumbuco fica a 30Km de Fortaleza e o horário de retorno ao Hostel era 17h. Por ser mais perto saímos às 9h do Hostel e antes das 10h já estávamos em Cumbuco. Mais um lugar com um excelente ponto de apoio.

 

20130102041446.JPG

 

Lá contratamos o passeio de bugre com emoção. A diferença é que o passeio com emoção vai por sobre as dunas e o sem emoção vai contornando as dunas. O passeio também é feito em 4 pessoas. Fizemos, Tozelli e eu, esse passeio com um casal de São Paulo. Assim que saímos o bugueiro nos mostra a casa de um instrutor de kite surf reformada pelo Lar Doce Lar e a casa do Fagner, o cantor. Passamos próximo a uma usina de energia eólica e começamos o passeio pelas dunas propriamente. O passeio tem muitos sobe e desce e alguns momentos são realmente aflitivos. Porque como a areia é fofa as marcas das rodas do bugres somem e assim você não sabe para onde está indo. Quando menos se espera aparece um descida de lado que parece que vamos virar, ou uma descida frontal de quase 90º. A surpresa faz o passeio mais interessante.

 

20130102041642.JPG

 

A primeira parada é na Lagoa Parnamirim. Um ponto onde paga-se R$ 5 reais para fazer o skibunda. No final da duna existe a tal Lagoa Parnamirim, de água doce e muito agradável.

 

20130102041924.JPG

 

Na sequência mais dunas. Às vezes parecemos estar em meio a um deserto. É muito legal! A segunda parada é em um ponto onde tem-se uma bela vista e pode-se fazer um passeio de jegue. Preferi ficar tirando fotos. A terceira parada é em um lugar onde pode-se descer de toboágua e tirolesa. R$ 10 cada um. E desce quantas vezes quiser. Na verdade o limite e o quanto você consegue subir a duna de volta. Eu fiz a tirolesa e desci umas 20 vezes quase. O rapaz te ensina o macete de virar quando vai bater na água e é muito inportante. Porque a pancada na água é bem forte. Confesso que gostaria que descesse com mais velocidade mas mesmo assim valeu.

 

20130102042105.JPG

 

Desce local retornamos para a Praia de Cumbuco fazendo uma parada bem no ínício da praia onde muitas pessoas fazem kite surf em uma lagoa bem próxima ao mar. Tem uma galera que faz manobras bem radicais no kite. Muito maneiro. Dali o restante do passeio é todo feito pelo litoral com belas paisagens e muito vento.

 

20130102042321.JPG

 

Após o passeio de bugre fomos andar pelo litoral e procurar um lugar para almoçar. Dessa vez não almoçamos no ponto de apoio. O restaurante no qual almoçamos era um lugar bem agradável e com boa comida. Não lembro o nome. Após o ótimo almoço de frente para o mar, curtimos a praia e às 16h estávamos retornando para Fortaleza.

 

20130102042454.JPG

 

Foi o tempo de chegar ao Hostel, tomar um banho e pegar um taxi para o aeroporto. Despedi-me do Tozelli, meu amigo de viagem que continuou em Fortaleza, e segui meu trajeto. Acabava aqui minha estadia em Fortaleza. Ainda faltaram alguns passeios a serem feitos e não será sacrifício algum retornar para fazê-los.

 

Fortaleza – Recife em 19 de Setembro de 2012

Meu vôo saiu com uma hora de atraso. Por sorte minha amiga mora perto do aeroporto e já havíamos combinado que assim que chegasse a Recife ligaria para ela.

 

Tirando o atraso o vôo transcorreu sem problemas. Ao chegar em Recife liguei para Adriana que foi me buscar. Devido ao atraso seria complicado achar um lugar para jantarmos aquela hora. Por sorte encontramos um restaurante japonês que ela gostava e após a janta ela me deixou de volta no Hostel Boa Viagem.

 

Gastos em Fortaleza

Passagens GOL Recife – Fortaleza – Recife => R$ 220,04

Fortaleza Hostel – 3 diárias => R$ 105

Passagem de ônibus para Praia do Futuro ida e volta => 4,40

Almoço no Croco beach => R$ 20 para cada um

Lanche no Dragçao do Mar => R$ 13

Transfer Para Jericoacoara ida e volta => R$ 120

Passeio para a Lagoa Azul => R$ 30

Jeri Brasil Hostel - 2 diárias => R$ 68

Almoço na rua do forró => R$ 30 para cada um

Compras no supermercado => R$ 35

Almoço na Lagoa do Paraíso => R$ 15 para cada um

Jantar no restaurante italiano => R$ 20 reais para cada um

Passeio de jangada => R$ 10

Compras no Mercado para os passeios => R$ 25

Pastelaria na Rua do Hostel => R$ 15

Passeio para Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada => R$ 75

Passeio de Bugre de Morro Branco até a Praia das Fontes => R$ 80

Almoço em Canoa Quebrada => R$ 30 para cada um

Rodízio de Pizza e 2 refrigerantes de 600ml => R$ 25 para cada um

Passeio para Cumbuco => 35

Passeio de bugre em Cumbuco => R$ 50

Tirolesa em Cumbuco => R$ 10

Almoço em Cumbuco => R$ 30 reais para cada um

Taxi para o Aeroporto => R$ 32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...