Ir para conteúdo

12 dias em BUENOS AIRES – USHUAIA – EL CALAFATE – EL CHALTEN – BUENOS AIRES


Posts Recomendados

  • Membros

Após minha primeira viagem à Argentina em Agosto de 2011.

 

15 dias em BUENOS AIRES – MENDOZA – BARILOCHE – BUENOS AIRES

http://www.mochileiros.com/15-dias-em-buenos-aires-mendoza-bariloche-buenos-aires-t77062.html#p789744

 

Cheguei ao Brasil decidido a conhecer Ushuaia e El Calafate. Comecei a pesquisar passagens aéreas e relatos no mochileiros.com Pelas minhas pesquisas observei que comprando os vôos partindo de Buenos Aires tinha uma grande diferença em relação a comprar os vôos diretos daqui do Brasil. Mesmo comprando os vôos diretos havia conexão em Buenos Aires. Então em Setembro de 2011 comprei minhas passagens para Patagônia Argentina da seguinte forma: Rio de Janeiro – Buenos Aires – Ushuaia – El Calafate – Buenos Aires – Rio de Janeiro. Os 5 vôos saíram por R$ 1.340,00 em 5x sem juros já com as taxas inclusas (Exceto as taxas aeroportuárias de Ushuaia e El Calafate).

 

Usei como base para montar minha viagem os seguintes relatos:

 

Patagônia Argentina - Outubro 2008 de Marcosplf

http://www.mochileiros.com/patagonia-argentina-outubro-2008-t30632.html

 

Ushuaia, El Calafate e Buenos Aires - JAN/2010 de Iamenha

http://www.mochileiros.com/ushuaia-el-calafate-e-buenos-aires-jan-2010-t40448.html

 

Ano novo no fim do mundo ! BsAs, Ushuaia, Calafate e Chaltén de mmerteuil

http://www.mochileiros.com/ano-novo-no-fim-do-mundo-bsas-ushuaia-calafate-e-chalten-t51857.html

 

E assim foi minha viagem:

 

Roteiro:

Rio de Janeiro – Buenos Aires –Ushuaia – El Calafate – El Chaltén – Buenos Aires – Rio de Janeiro

 

Duração:

12 dias

 

Gastos:

$ 3.328,00 pesos que deram aproximadamente R$ 1.440,70. Mais os R$ 1.340,00 das passagens aéras. R$ 2.781,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pré viagem

Comprei minhas passagens pela Aerolíneas Argentinas. Para a Patagônia ou era eles ou a Lan com valores mais que o dobro. Mas fui ficando com medo devido aos inúmeros comentários negativos a respeito da empresa. Todo fórum que acessava só tinha gente falando mal. Como comprei muito antecipado recebi dois emails da empresa mudando meus horários de vôos. Fiquei mais cismado ainda. Depois que observei que quando a gente compra a passagem tem dois campos: Um você aceita ou não mudarem o horário do seu vôo dentro do dia escolhido. O outro você diz aceitar mudar até a data do seu vôo. Não sei se marquei sem ver, ou se não percebi a tal informação mas em minha compra dizia que eu permitia a mudança do horário dos vôos. Por sorte não permitia a mudança das datas dos vôos.

Mas, por sorte ou coincidência, meus vôos saíram todos nos horários e não tive problema algum com a Aerolíneas Argentinas. Em Buenos Aires fiquei sabendo que a empresa era controlada por um grupo espanhol que estava sucateando a companhia. Assim como foi feito com a petrolífera que não me recordo o nome, a Cristina pegou de volta a empresa. E ela estava passando por uma reestruturação e sendo bem confiável. Mas a má fama não some da noite para o dia.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 27 de Abril de 2012

Rio de Janeiro – Buenos Aires

Meu vôo que foi comprado para às 9:30 e já tinha sido mudado para 10:30 agora era 6:30. Como moro em outro município passei a noite no aeroporto. Ás 6:20 já estávamos todos embarcados e o avião saindo do finger. A viagem foi super tranqüila, vôo direto para Buenos Aires, comissárias educadas, solícitas e simpáticas. O lanche foi bom. Para quem já viajou de GOL e Webjet dificilmente achará um lanche pior.O serviço de bordo foi servido duas vezes. Às 9:30 estávamos desembarcando no Aeroparque.

 

Buenos Aires de 27 a 28 de Abril de 2012

Dia 27 de Abril de 2012

Como já não sou mais um principiante em Buenos Aires saí do aeroporto e fui para o ponto de ônibus logo em frente. Lá peguei o 33 que me deixou na Plaza de Mayo e fui para o Hostel. O mesmo da última vez, Hostel Suítes Florida. Engraçado que quando cheguei o atendente vira para mim e diz: Você já esteve aqui, não? Confesso que eu mal me lembrava dele e fiquei espantado dele lembrar de mim após 8 meses e inúmeros hóspedes que passam por lá.

 

Fiz meu check in e quando perguntei pelo câmbio um brasileiro que estava perto disse: Vai fazer câmbio? Hoje rodei a cidade toda e a melhor que cotação que achei foi na casa de câmbio que fica na Calle Paraguay (Alhec Calle Paraguay, 641), se não me engano. Realmente eu via câmbio a no máximo 2,19 e nessa casa fiz a 2,31. Havia lido nas minhas pesquisas que valia a pena trocar o dinheiro em Buenos Aires que a cotação era melhor.

 

Dinheiro trocado fui andar pela cidade. E achei bem mais caro que em Agosto quando estive lá. Em Agosto eu comia muito bem por 32 pesos e dessa vez era de 45 pesos para cima. Até o Mc Donalds! O Chicken Junior estava 7 pesos. Após andar pela cidade voltei ao Hostel e fiquei conversando com um pessoal trocando figurinha de viagens.

 

Dia 28 de Abril de 2012

Acordei cedo, tomei café e parti para o Aeroparque. Dessa vez fui para a Calle Esmeralda e peguei o ônibus 45 que também me deixou na porta do aeroporto.

 

Buenos Aires – Ushuaia

O vôo saiu no horário e a viagem foi bem tranqüila. 3h30min de vôo. Mais longo que Rio de Janeiro – Buenos Aires. O tempo estava com muitas nuvens então não dava para ver o trajeto. Mas quando começamos a pousar, baixamos das nuvens, e vi a cordilheira com seus picos nevados. Pagou a passagem.

 

20121224193906.JPG

 

Gastos em Buenos Aires

Hostel Suítes Florida => 75 pesos

Refeição => 45 pesos

Troca de R$ 1.500 reais => Câmbio de 2,31

Transporte => 2,50 pesos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ushuaia de 28 de Abril a 2 de Maio de 2012

Dia 28 de Abril de 2012

Cheguei a Ushuaia por volta das 15:30. Ao sair do aeroporto fiquei curtindo um pouco aquele visual e pensando que de fato estava na cidade mais austral do planeta. Peguei um taxi para o Hostel e em 15min estava chegando ao Xdelsur (http://www.xdelsur.com.ar/br/). Sempre que viajo opto por ficar nos hostels da rede HiHostel mas em Ushuaia escolhi esse por conta da localização. O hostel até que é bem legal e valeu pelo custo benefício.

 

Após estabelecer-me no Hostel já fui andar pela cidade. Como não é muito grande podemos andar calmamente e rapidamente vemos todo o centro. Os mercados não têm as bolsas plásticas. Você tem que levar de casa ou comprar no mercado mesmo, que vende umas bolsas ecologicamente corretas e que você pode usar várias vezes. El Calafate segue o mesmo princípio. Após a caminhada, jantar e compras no mercado voltei para o hostel e fui dormir.

 

20121224194953.JPG

 

Dia 29 de Abril de 2012

Após tomar café da manhã parti para o porto para fazer o passeio do Canal Beagle. Escolhi a parte da manhã pois vi relatos de que a tarde ventava muito. Nessa época em que fui não tem a parte da pinguineira porque os pingüins migram. Ainda tive que ouvir piadas dos meus amigos dizendo que fui para um lugar que nem os pingüins estavam de tão frio. O passeio contemplou o Canal Beagle, Ilha dos Lobos, Farol e trekking. Saiu por 200 pesos mais 7 pesos de taxa portuária. Ao retornar fui almoçar e não me conformava de viajar no dia em que estreou Os Vingadores no cinema. Assim sendo, fui ao cinema para ver Los Vengadores. E quase não consigo ingresso. Estava bem cheio.

 

20121224195426.JPG

 

Dia 30 de Abril de 2012

Dia dedicado ao Parque Nacional Tierra Del Fuego. 75 pesos do transfer mais 60 pesos da entrada do parque (Já com desconto por ser do MERCOSUL). Descartei o passeio no trem pois disseram ser caro pelo custo/benefício. É mais para a 3ª idade. Assim fiz a Senda Costera e a Senda Hito XXIV. No início da senda Costera conheci um espanhol e fizemos as trilhas juntos. Bom ter alguém junto porque no caminho não encontramos ninguém. E com o tempo doido de Ushuaia pegamos sol, vento, chuva, senti-me o Jim Carey tentando fugir no Show de Trumam. Que tempo doido. Mas as vistas são belas e valeu muito a pena. Após a Senda Costera fizemos uma pausa na confeitaria e depois partimos para a Senda Hito XXIV. Foi um dia cansativo mas que valeu muito a pena.

 

20121224195825.JPG

 

Dia 1º de Maio de 2012

Nesse dia estava meio moído. Mas peguei uma bicicleta no Hostel e saí sem destino por Ushuaia. Pedalei a manhã toda e curti muito os lugares por onde passei. Para mim Ushuaia sempre passava um ar de tarde. O Sol passando por sobre a cordilheira e não no alto do céu fazia-me sentir no entardecer. O sol forte mas com um frio intenso também era uma experiência nova. Na volta parei para assistir uma pelada de rúgbi. Não posso afirmar mas acho que o rúgbi lá é mais forte que o futebol. Pelo menos só vi o povo jogando rúgbi e não futebol. A tardinha fui a uma praça curtir o finzinho do sol e depois a um parque de diversão. Legal ver as famílias e as pessoas locais no seu momento distração em família.

 

20121224200236.JPG

 

Dia 2 de Maio de 2012

Pela manhã fui dar minha última caminhada pela cidade. Comprar as últimas lembranças e curtir aquele clima do fim do mundo. Almocei e parti para o aeroporto. Curioso que mesmo no taxímetro o valor foi idêntico ao da ida e o mesmo mencionado pelo pessoal do hostel. 36 pesos. Nem um peso a mais nem um peso a menos. Chegando ao aeroporto temos que pagar a taxa de embarque e em dinheiro. Para mim não foi surpresa porque já havia lido sobre isso aqui no fórum. E aí depende do seu vôo. Se for internacional é um preço e se for doméstico é outro. Como estava indo para El Calafate paguei 32 pesos, se não me engano.

 

20121224200620.JPG

 

Ushuaia – El Calafate

O vôo foi tranqüilo. Mas foi com muito pesar que me despedi de Ushuaia. E com o tempo bom foi fantástico observar a cordilheira e seus cumes nevados.

 

Se não houvesse o aviso de pouso em El Calafate eu pensaria que o avião iria fazer um pouso de emergência. Primeiro parece que estamos nos aproximando da Lua. Vemos um terreno cheio de crateras e com muita neve. Depois a neve some e fica uma paisagem árida, solo vermelho, nada por perto, se o Bin Laden estivesse ali estava vivo até hoje. Mais ainda no meio do nada aparece a pista e o avião pousa. Aquele aeroporto deve fechar entre cada pouso e decolagem. Porque não tem movimento nenhum. Muito estranho. Pelo menos tiveram bom gosto ao batizar o aeroporto. Aeroporto Comandante Armando.

 

20121224200903.JPG

 

Gastos em Ushuaia

Hostel Xdelsur – 4 diárias => 260 pesos

Transporte => 72 pesos

Cinema => 25 pesos

Alimentação => 200 pesos

Mercado => 50 pesos

Passeios => 342 pesos

Taxa do aeroporto =>32 pesos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

El Calafate de 2 a 6 de Maio de 2012

Dia 2 de Abril de 2012

Após o desembarque fui procurar o transfer. Já havia combinado com o Hostel o transporte e quando saí do desembarque vi uma plaquinha com meu nome em cima de um balcão. Peguei a van e tome-lhe estrada até chegar a cidade. E no caminho temos deserto de um lado e aridez do outro. Mas é uma paisagem interessante. Diferente de tudo que já havia visto.

 

20121224201921.JPG

 

Eu havia feito minha reserva para o Hostel Marcopolo Inn mas como era baixa temporada o Hostel estava fechado. O dono do Hostel também possui o Hotel Marcopolo Suítes e foi lá que me realocaram sem acréscimo algum no valor. Fica mais perto do centro e logicamente tem mais conforto.

 

Assim que cheguei ao Hotel informei-me sobre os passeios, valores, dias e peguei um mapa da cidade e dicas com o pessoal do hotel. Que foram muito simpáticos, prestativos e solícitos.

 

Por ser baixa temporada os passeios não ocorriam todos os dias e o Big Ice que tanto queria fazer não estava disponível nos dias em que ficaria na cidade. Assim optei por fazer o Todos os Lagos, Mini trekking Perito Moreno e El Chaltén.

 

Saí para jantar e do Hotel ao centro era uma caminhada curta. Mas era um caminho às escuras e tinha uma escada que parecia a escadaria da Igreja da Penha. As noites estavam lindas todos os dias... Céu limpo, lua cheia e um frio de doer os ossos. Após jantar passei no mercado e comprei algumas coisas para o passeio do dia seguinte.

 

Dia 3 de Abril de 2012

Logo cedo o micro ônibus passou para nos buscar para o passeio. Eram 7h da manhã mas lá o sol nascia lá para às 8:30. É muito estranho sair às 7h com cara de 4h. O curioso é que como era baixa temporada os passeios eram feitos com as mesmas pessoas.

 

O dia amanheceu com um tempo chuvoso e bem nublado. Nos deu paisagens lindíssimas como um belo arco-íris no lago argentino e também tirou um pouco da beleza dos icebergs por conta do dia nublado em muitos momentos. Mas tava valendo.

 

20121224202401.JPG

 

O catamarã era super confortável. Possuía uma excelente estrutura. Banheiros limpos e serviço de bordo mas tudo muito caro. A grande maioria das pessoas levaram lanches.

 

O passeio pelo lago Argentino incluía os Glaciares Upsala, Spegazzini e Oneli. O Upsala está cedendo e devido ao grande número de icebergs (o que é fantástico) nem sempre é possível chegar até a frente do glacial, mas estávamos com sorte e após muitas manobras do comandante conseguimos passar.

 

A navegação é muito bonita , a coloração azulada da água é muito bonita. Com tempo bom deve ser incrível. Quando entrávamos nos braços perto dos glaciares o tempo fechava ainda mais, a temperatura caía e a água ficava mais escura. Em alguns momentos chegou a chover. Não choveu forte mas a água estava gelaaaaaaaaaada. Era difícil tirar foto com cara de feliz naquelas condições. Mas mesmo assim quando o barco parava era uma correria para tirar fotos e pegar um bom local. O que tem de gente intrusa nas minhas fotos é brincadeira...

 

20121224202838.JPG

 

Após o barco percorrer mais de 200km (indicados pelo gps que fica exposto em um monitor aos passageiros) voltamos ao porto por volta das 16 horas. E o ônibus nos leva de volta a nosso hotéis.

 

No embalo do passeio fui alugar as roupas para o mini trekking Perito Moreno. Que fiz na La Barraca. Uma loja bem em frente a praça do ponto de taxi. Aproveitando que estava no comércio fui jantar e fui a um restaurante chamado La Lechuza (http://www.lalechuzapizzas.com.ar/). Tem a pizzaria e o restaurante. Lá comi um sorrentinos de pollo com bacon e salsa ao funghi (40 pesos com o refrigerante) divino. Muito gostoso. Jantei mais dois dias nesse restaurante. E novamente, após jantar passei no mercado e comprei algumas coisas para o passeio do dia seguinte.

 

Dia 4 de Maio de 2012

Novamente saí do hotel de madrugada. Às 7h da madrugada em El Calafate. E novamente vi as mesmas pessoas do outro passeio. Exceto por uma paulista que havia feito o moreno regular no dia anterior. Mas a grande maioria das pessoas estava no Todos os Lagos. Parecíamos um grupo da CVC. A grande maioria já se conhecia. Entramos no Parque Nacional e vem um pessoal no ônibus cobrar a entrada do parque. 70 pesos para quem é do MERCOSUL. A paulista, que um grupo de argentinos disse que ela estava com eles, pagou o preço dos argentinos. Quase nada. Dentro do parque o ônibus anda um bom bocado. Nos leva a um mirante de onde vemos o Perito Moreno e depois nos leva a uma espécie de porto onde pegamos a lancha para atravessar o lago e irmos ao ponto de apoio de onde parte o passeio. Lá chegando existem vários guias e nos dão uma longa explicação de como se comportar, como andar com os crampones e tal. Após deixarmos nossos pertences no abrigo começamos a caminhada. Após uns 15min andando chegamos ao local onde colocamos os crampones e de fato começamos a caminhada no gelo.

 

20121224203702.JPG

 

Nesse dia o tempo estava ótimo. Um sol incrível e um céu sem nuvens. Ao mesmo tempo fazia um calor insuportável dentro da roupa mas se você tirasse fazia frio. Não tinha meio termo. O passeio dura umas 2h mais ou menos. E antes da volta ao ponto de partida temos uma dose de uísque com gelo do Perito Moreno. Após retornar ao abrigo, comemos nossos lanches e voltamos ao barco para a travessia de retorno. O ônibus nos leva agora as passarelas de onde vemos o Perito Moreno e podemos observar o desprendimento. O som é incrível.Lembra um bocado o cerro tronador em Bariloche. E com sorte consegui filmar um grande desprendimento. Após esse dia épico voltamos para os hotéis.

 

20121224203123.jpg

 

Fui jantar e voltei para dormir. No dia seguinte iria para um bate e volta em El Chaltén.

 

Dia 5 de Maio de 2012

Acordei cedo e fui para a rodoviária pegar o ônibus para El Chaltén. É um lugar que merece mais dias mas como estava com esse dia solto achei a melhor opção.

 

20121224203937.JPG

 

El Chaltén é o povoado mais jovem da Argentina. Foi fundado em 12 de outubro de 1985 como posto fronteiriço limítrofe com Chile.

 

É a capital do Trekking da Patagônia Argentina.

 

Localizado na seção do Lago Viedma del Parque Nacional Los Glaciares, sua população estável de 600 habitantes (Isso mesmo! 600 habitantes! Menor que um condomínio aqui no Rio de Janeiro) recebe ao redor de 80.000 turistas por ano, 60% estrangeiros.

 

Quem visita esta paragem patagônica o faz motivado pela beleza das montanhas Fitz Roy e Torre, duas das montanhas mais difíceis de escalar do mundo.

 

O Fitz Roy é um maciço de granito de 3.375m. ao que os tehuelches chamavam Chaltén (em língua ahonikenk significa “montanha que joga fumaça”) e que deu origem ao nome do povoado.

 

A imponente montanha pode ser vista desde o povoado, mas quem deseja acercar-se a sua geografia podem incursionar em um dos melhores trekkings que oferece o lugar, o da Laguna de los Tres, lugar que se alcança depois de 4 horas de caminhada de ida.

 

As atividades podem ser realizadas sozinho e algumas com guias especializados (recomendado ).

 

El Chaltén é a porta de entrada do Gelo Continental Patagônico, a vila oferece todos os serviços que o visitante possa necessitar: hospedagens, restaurantes, agências de turismo, aluguel de cavalos, armazéns, oficina mecânica, posto de gasolina e borracharia, posto sanitário, telefone público, fax e linhas regulares de ônibus que o conectam com El Calafate.

 

A navegação e o mini trekking ao Glaciar e Lago Viedma (considerado o maior Glacial da Argentina com 978 km2), o passeio até o Lago do Deserto, e diversos passeios curtos completam a oferta turística do povoado.

 

Chegamos a Chaltén por volta das 11h. O ônibus pára na entrada do Parque e somos recepcionados por funcionários que nos falam como nos comportarmos. A melhor parte é quando falam dos animais em extinção e pedem para tirarmos uma foto caso avistemos um puma. Por sorte não precisei tirar foto de nenhum. Caso avistasse um provavelmente você não estaria lendo esse relato.

 

Após a palestra vamos para a rodoviária. Lá pegamos um mapa das trilhas e pernas para que te quero. O ônibus sai às 18h e temos 6h para conseguir ver o que for possível. Eu e duas irmãs mexicanas optamos pela trilha da Laguna Capri. No meio do caminho vamos nos juntando a mais pessoas. O passeio realmente é incrível e Chaltén merece mais dias para ser desbravado. Para quem curte trilhas é o lugar. Apesar de que não conheço Torres Del Paine.

 

O legal é que saímos de uma paisagem super árida e chegamos a uma lagoa cercada de neve. Que mudança e que visual. Valeu muito a pena a escolha.

 

20121224204245.JPG

 

Às 18h começamos a viagem de volta a El Calafate. Nem preciso falar de como estavam as pernas após Mini Trekking no Perito Moreno e trilha em El Chaltén. Mas tudo valeu a pena. Da rodoviária mesmo fui jantar e voltei ao Hotel.

 

Dia 6 de Maio de 2012

Era domingo e o dia de voltar a Buenos Aires. Assim não fiz nenhum passeio e fui andar pela cidade. Estava ocorrendo uma corrida familiar pela Avenida de La Costanera. Primeiro as crianças mais novas, depois as mais velhas e depois a família toda. Aproveitei o ensejo e o que fiz nesse dia?! Caminhei pela Av de La Costanera. Já não havia andado quase nada nos dias anteriores mesmo. Foi um dia bem legal, descontraído e de certa forma relaxante. Por volta das 15h voltei ao Hotel, peguei minha bagagem e fui para aeroporto no mesmo transfer que vim.

 

20121224204704.jpg

 

Os dias em El Calafate foram inesquecíveis. E estava de fato apaixonado pela Patagônia.

 

El Calafate – Buenos Aires

O vôo saiu no horário e a viagem foi tranqüila. Por volta das 21h cheguei ao Aeroparque. O sentimento de dever cumprido, viagem bem aproveitada contrastava com sentimento de não querer ter vindo embora.

 

20121224204915.jpg

 

Gastos em El Calafate

Hostel Marcopolo Inn - 4 diárias => 320 pesos

Transporte => 70 pesos

Alimentação => 170 pesos

Mercado => 80 pesos

Passeios => 1.250 pesos

Aluguel da roupa => 100 pesos

Taxa do aeroporto => 32 pesos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Buenos Aires de 6 a 8 de Maio de 2012

Dia 6 de Maio de 2012

Peguei o ônibus e fui direto para o Hostel. Dessa vez no meu quarto só tinha brasileiro e todos queriam ouvir as histórias de Ushuaia e El Calafate. Conversamos um bocado, passei dicas e fui dormir.

 

Dia 7 de Maio de 2012

Não acordei muito cedo. Fui tomar café e dar uma volta pela cidade. Quando estive em Buenos Aires pela primeira vez conheci pessoas, troquei emails e algumas queriam me rever dessa vez. Então na parte da tarde fui rever esses amigos portenhos. À noite fui jantar e voltei para o Hostel para organizar as coisas já que no dia seguinte voltaria ao Brasil.

 

Dia 8 de Maio de 2012

Acordei cedo, tomei meu café e peguei o ônibus para o aeroparque. O vôo era de manhã e não tinha muito como tentar aproveitar alguma coisa.

 

Buenos Aires – Rio de Janeiro

Meu vôo saiu pontualmente e a viagem foi super tranqüila. Já entrei no avião com vontade de viajar novamente e conhecer mais lugares incríveis.

 

Gastos em Buenos Aires

Hostel Suítes Florida => 130 pesos

Refeição => 70 pesos

Transporte => 2,50 pesos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Considerações Finais

 

USHUAIA - Pretendo voltar com certeza! Mas dessa vez no verão para ver os dias super longos e ir a pinguineira e fazer os passeios que não fiz por conta da época em que fui. É um lugar onde eu moraria. Curti muito a atmosfera do lugar, as pessoas e até o frio.

 

EL CALAFATE – A cidade é mais pacata e simples que Ushuaia mas seus Glaciares são incríveis. Aquela água de um azul ímpar. Apaixonante o lugar também.

 

EL CHALTÉN – Quero voltar para uma estadia maior e se possível fazer todas aquelas trilhas. Gostei muito da atmosfera da cidade também. Não sou uma pessoa muito urbana. Então qualquer lugar com ar de interior me agrada muito.

 

Espero que esse meu relato possa ser útil aos amigos viajantes como os relatos aqui disponibilizados tem sido úteis para mim.

 

Armando Oliveira ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...