Ir para conteúdo

Andalucia 5 dias - Granada, Cordoba, Sevilla, Pueblos Blancos, Malaga


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bom... dado que nao recebi nenhuma ajuda quando postei a mensagem abaixo, resolvi postar um relato da minha viagem, imagino que possa ajudar no futuro... estou apenas copiando o que eu posto no meu blog, http://barcelost.blogspot.com espero que ajude!

 

___________________________

 

Ola, alguem aqui ja foi para a Andalucia?

 

Eu moro em Barcelona, e vou para la com minha namorada dia 28 de outubro (trem noturno comprado, cabine para 2 com desconto! chega dia 29 as 9 da manha) e volto dia 2 de novembro. Aproveitarei que aqui na Espanha, dia 1 de Novembro eh feriado.

 

A minha programacao eh algo assim, e o unico que nao pode mudar eh Granada em primeiro e Malaga em ultimo (sao as passagens compradas)

 

28/10 Barcelona -> Granada (trem noturno)

29/10 Granada - Alhambra, role na cidade

30/10 Granada (uma volta pela cidade pela manha) -> Cordoba - Mesquita

31/10 Cordoba -> Sevilla em AVE (trem rapido)

1/11 Sevilla -> Pueblos Blancos (Algodonales, Zahara de la Sierra dormindo em Setenil de Las Bodegas)

2/11 Setenil de Las Bodegas -> Malaga - Museu Picasso/Alcazar

2/11 (noite) Malaga -> Barcelona

 

Alguma sugestao?? Albergues e lugares para visitar?

 

Pra quem tiver curioso, seguem os precos / duracao do que eu pesquisei (tudo por pessoa, e em Euros):

___________________________Preco_____Duracao

Barcelona Trenhotel Granada___67________11h

Granada Cordoba - Onibus Alsa_12,5______2h45

Cordoba Sevilla - Trem________12,5______45m

Sevilla - Cadiz - Trem_________12,89_____1h55

Sevilla - Pueblos - Malaga - carro 65,00____ 1 dia

Malaga Bcn (vueling)__________30,00_____1h

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

IMG_2044.JPG

Pegamos o trem hotel como planejado na noite de quinta feira!!! Achei muito ajeitado o trem, como peguei uma promocao comprando antes (EUR 67 pra cada), acabamos pegando um quarto com banheiro, que incluia ate ducha!!! uia!

 

IMG_2045.JPG

 

Pra comecar bem a viagem, ja fiz uma semi merda... o quarto eh tipo um beliche, com uma cama em cima e outra embaixo, como eu queria sentar, "fechei" a cama de baixo pra virar cadeira (pq diabo elas estavam as 2 abertas... po....) ai a mocinha passou depois conferindo o quarto e falou que nao podia fechar, pq depois precisa de uma chave especial para abrir.... e ela abriu! ufa!

 

IMG_2046.JPG

A cadeira da discordia...

 

Viajar de trem hotel eh engracado.... tudo balanca um pouco, e parecia que esse trem tinha um probleminha nos freios... ja que a toda freada ele dava uma porradinha (a primeira eu tava fazendo xixi, e batizei a privada!!).

 

IMG_2048.JPG

Logico que quando o trem andou, fui dar uma volta pra conhecer.... mais pra frente no trem, tem o restaurante (esse sim, parece bem ajeitado!!) ficamos com vontade de sentar e tomar um vinho (ja que os comes ja tinhamos garantidos com nossos sanduboes FAROFATOTAL....) ao que o fdp do garcom respondeu que nao se podia.... soh comendo...

IMG_2049.JPG

Chuveirinho

 

O trem tambem tem umas cabines de 4 camas sem banheiro, e depois poltronas normais (deve ser foda viajar 12 horas nas poltronas... mas ainda assim, mais confortavel que aviao!!

 

Na manha seguinta a moca bate na porta do nosso quarto e avisa que estamos chegando (chegamos ateh antes da hora!)... fato estranho, o tem tava indo para o lado contrario de quando a gente foi dormir (acho que pela rotacao da Terra...)

 

 

Saimos da porta e estavamos em...... GRANADA!!!!!

 

IMG_2325.JPG

 

AINDAlucia:

Granada

Cordoba

Sevilla

Pueblos Blancos

Malaga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

IMG_2295.JPG

Eu & Albaicin

 

Logo de manha chegamos em Granada! Saindo do trem, aleatoriamente me pegaram para conferir meus documentos (talvez pela minha cara de recem acordado adicionada da minha cara de procurando a moca pra devolver a chave do quarto, ja que quando ela foi pedir a chave, eu obviamente nao achei....). Passado isso, estavamos soltos em Granada!

IMG_2057.JPG

Parede do Hostal

 

A primeira coisa, foi procurar nosso hotel.... perguntei na estacao, e o pessoal sem completa nocao de o que eh longe ou perto (caipiras... como eu!) fizeram com que eu e a Dri ficassemos assustadassos achando que o hostel era na PUTAQUEPARIO.... que nada, 10 minutos andando, estavamos na porta batendo papo com a moca (logico que com a ajuda do mapa fornecido pela nossa amiga Granadina (dense, dona??) Ester que fazia catalao com a gente, e deu toooodos os mapas da Andalucia de antemao!)

IMG_2079.JPG

Lustre da Gran Via!

 

O hostel que a gente pegou foi o Hostal Lima pagamos um preco super bom (EUR 42 pra 2 pessoas) e ainda ganhamos um UPEGREIDE de quarto para 3.... uuuuuuuou.... fora que o lugar tinha a decoracao tipica Andaluza (???), muuuito carregada em azulejos e os cambau....

IMG_2083.JPG

MulticoloredGranada

 

Bom, dai ja fomos pra rua.... passamos primeiro pela Catedral de Granada (que nao pode tirar foto!), muito foda!! Ela tem um estilo diferente das outras catedrais espanholas... ela eh inteira em Branco.... e mistura uns altares Barrocos (chuuupa Aleijadinho!) com outros tipos... E um altar maior cheio de simbolismos...bem legal!!

SIC15994.jpg

Copyright someone else

 

Depois fomos para Cartuja (tbm nao pode tirar foto!), sugestao da Ester, um mosteiro muito legal, da irmandade da Cartuja ou algo assim.... pegamos um busao (32) que deixa na porta, alem de passar pela universidade de Granada toda, o que fez com que de cara, elegessemos Granada como a cidade com as mulheres mais bonitas da viagem (sim, meu namoro EH estranho... da-lhe Dri!).

IMG_2110.JPG

Entrada da Cartuja

 

O mosteiro eh super legal, apesar de que varias partes estavam fechadas!! Mas mesmo assim foi bom... soh que, acabamos por descobrir que justo aquele dia, o transporte tava em semi greve, o que quer dizer que soh ha Servicos Minimos = espere um onibus a cada 45 mins, e torca pra ele ir pra onde vc quer... resolvemos andar, mas um onibus, que segundo a rotunda garota do ponto de onibus informou passava pela Gran Via de la, onde iamos, passou...

 

Logico que o busao nao passou pela Gran Via, e fizemos 2 amigas no busao, uma Sra. que parecia que sabia o caminho todo do onibus, mas que sempre que dava um palpite pra onde o onibus ia virar, dava errado... e uma menina com uma capacidade de processamento um pouco mais devagar (nao eh ofensa, a mina eh na deeeeella.. a Dri gostou, obvio!) que desacreditada na velhinha foi perguntar para o motorista...

 

bom, merda vai, merda vem, acabamos por descer do onibus, e depois da mina meio lerda contar que aprendeu a dancar lambada, e que adora o Brasil, se perder numa conversa com uma amiga dela e esquecer de nos, vimos o onibus que ia pra Alhambra (tinhamos hora marcada para as 14:30 no Palacio das Nazaries!)...

 

A Alhambra eh FODA! Na verdade ela eh divida em 3, e para ser bem visitada, precisa de umas 4 horas, PELOMENOS!! A gente ficou mais ou menos isso, e poderia ter passado um dia la!

IMG_2325.JPG

Sunset Alhambra

 

As 3 partes:

O Alcazar, a parte militar da Alhambra, onde tem as torres e tal!

IMG_2325.JPG

IMG_2213.JPG

IMG_2123.JPG

 

Os Palacios Nazaries, o file Mignon da Alhambra, onde os Manda chuva (que independente de religiao, nao eram burros!) ficavam.... muiiitoooo bonito.... esta parte eh a mais concorrida, que exige reserva com antecendencia (http://www.servicaixa.com)

IMG_2202.JPG

IMG_2151.JPG

IMG_2150.JPG

 

E os Jardins Generalife, onde ficam.... OS JARDINS!! Muito bons!

IMG_2233.JPG

IMG_2266.JPG

 

De la, ja com a Alhambra fechando, tocamos para o Albaicin... o bairro de origem muculmano, que fica exatamente em frente a Alhambra (a foto la do comeco, sou eu descendo!), e alem de ser um labirinto LINDOOOO (ui!) tem uma vista fodastica da Alhambra, que conseguimos pegar justo no por do sol (foto la de cima)!

IMG_2196.JPG

Albaicin

 

Nisso ficamos rodando o Albaicin a (bem) torto e direito, procurando algum lugar pra comer (na minha eterna procura de lugares nao inflacionados pela invasao turistica!) e eis que, numa andanca por umas ruas quaisquer, ouvimos um monte de gente conversando e fomos ver.... era uma festa de inauguracao de um empreendimento imobiliario (um predinho la) que tava rolando, meio aberta... a Dri ateh passava de convidada com o estilo meigo-hip-chique dela, ja eu de moleton+calca bege manchada nas partes intimas, fui nacaruda mesmo!

 

Primeiro ficamos sem graca, mas depois de servido o primeiro canape, e os 8 chopps e 2 vinhos, acabamos jantando e passando a noite por la.... hahahahah... foi bem legal! Depois, ainda paramos num bar, onde a barwoman de Ceuta (que explicou que Ceuta fica no norte do Marrocos, mas eh espanhol! Como Melilla!) serviu umas cervejas com Tapas (outra maravilha Andalusa que se perdeu na cosmopoletieiieinaieidade (??) de Barcelona.... Cervejas a 1,30 incluido uma TAPA SERVIDA... no caso, Queso Manchego com Pao!) e tivemos que dar Game Over, chuta porque:

IMG_2362.JPG

 

No dia seguinte, acordamos, e fomos comer um pao na chapa no mercado (na Andalucia, eles fazem isso!!) e logico... comemos umas Granada (Roma!) em Granada! Eu nunca tinha comido uma!

IMG_2373.JPG

 

IMG_2376.JPG

Granada no postinho de Granada em formato de Granada! Toim!

 

Passamos os banhos arabes e tocamos para pegar o busao... sabe onde, na estacao de trem..... Pq normalmente a estacao do busao eh junto com a do trem (e inclusive, a mulher do hostal lima falou que era!) mas la na eh NORMAL!!! AAAAAAAHHH

IMG_2386.JPG

Banho arabe (panca brasileira!)

 

Perguntamos para uma sra aleatoria, que com um senso de distancia melhor (ela falou que era meio longe... e era mesmo) nos alarmou a pegar um taxi!! Chegamos na estacao de busao faltando 5 minutos, compramos a passagem, ajudamos o cara passado do nosso lado, que tinha uma tatuagem na testa (Charles Manson???) e umas cicatrizes na buchecha a comprar o dele.... e fomo para os campos infinitos de Oliva que povoam o caminho entre Granada e........ CORDOBA!!!!!

IMG_2407.JPG

IMG_2411.JPG

 

Azeitonas a dar com pau (azeitado!)

 

AINDAlucia:

Granada

Cordoba

Sevilla

Pueblos Blancos

Malaga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

IMG_2456.JPG

Depois de 2:40 e de estradas recheadas de azeitonas eis que chegamos a Cordoba!

 

Cordoba foi uma das cidades que, num dos meus delirios imbecilicos de reservar hotel por email usando ctrl+c e ctrl+v (vulgo copipeist) acabei por reservar um hotel muito bonitinho.... pro mes seguinte!! hehehe... No final de ultima hora, acabei reservando o Tryp Hotel... que nao eh bem no centrinho da cidade, nem charmoso quanto os hoteis no centro, e custa o dobro (EUR 80) mas que acabou se tornando uma bencao, pq esta a 2 quarteiroes da estacao de trem... e isso conta MUITO quando vc chega com chuva!!!

 

Sim, chuva... choveu o dia todo que ficamos em Cordoba... fizemos o check in, deixamos as malas no quarto do hotel (que eh ateh razoavel e arrumadinho... mas pelo preco, em comparacao com o que se acha na Andaluzia, nao vale a pena!) e toca correr pra catedral-mesquita.... a chuva nao parava, entao paramos logo na praca a direita do hotel pra comprar um guarda chuvao de uma senegalesa, muito prudente.... visto que paguei 6 Euros (achando caro) e vi no centro que custava 11 EUROS!! PQP... chuva inflacao de guarda chuvas tem correlacao total...

 

Antes de passar pela catedral, aproveitamos que o horario dela ia ateh tarde (era o ultimo dia de horario de verao la) e passamos pela Sinagoga... ela eh super pequena, mas vale a pena!

IMG_2417.JPG

A Sinagoga

Ouvimos furtivamente uma guia contando que ela era pequena porque ficava dentro de uma casa particular... e que, depois de um tempo virou uma escola... um dia um padre comeu uma criancinha quebrou um pedaco da parede e achou algo, ai descobriram que a sinagoga tava la!

 

Ela eh importante na cidade pois mostra que por 1 tempo houve vida em harmonia entre Judeus, Catolicos, Muculmanos, Barcelonistas e Real Madridistas (nooot!)

 

Outra coisa curiosa eh que, as pessoas que fizeram o trabalho bracal de construir a sinagoga eram Arabes, e eles entalharam uns escritos em arabe no meio dos escritos em Hebreu, com o nome de Ala... algo como "toma essa judeus, nosso Deus esta no seu templo" (e brasileiro que acha que eh malandro!)

IMG_2418.JPG

Escritos em Arabe escondidos

 

Depois fomos para a Catedral- Mesquita.... ela foi primeiro uma mesquita, e mesmo assim construida em varias etapas (bem explicado aqui se quiserem) ateh ter um dos caras que era mais mao de vaca e otimizou o processo pintando os arcos ao inves de usar pedras de diversas cores!

 

Os Catolicos, depois de reconquistarem Cordoba, construiram a Catedral "por cima" mostrando assim uma dominacao ao estilo papai-mamae destes...

IMG_2471.JPG

 

Apesar de que, a mesquita anteriormente foi construida em cima dos restos de outra igreja... caracterizando o papai mamae descrito algo como uma mistura de suruba com incesto.... ou algo assim

IMG_2472.JPG

 

Algumas fotos da catedral (assim como no Alcazar, as fotos sao boas... mas nao se comparam 1 bilionesimo do que ver a ao vivo... eh muito bonito, colorido e brilhante!)

IMG_2478.JPG

IMG_2436.JPG

IMG_2436.JPG

IMG_2457.JPG

IMG_2458.JPG

IMG_2467.JPG

IMG_2437.JPG

Depois, saimos para andar mais pela cidade... em meio a chuva, Cordoba eh muito famosa por seus patios cordobeses (que tem ateh um concurso para ver o melhor) e que dao varias fotos...

IMG_2424.JPG

IMG_2514.JPG

IMG_2521.JPG

 

O famoso Callejon de las Flores (Com chuva!)

 

...e procuramos um lugar bom para jantar!! Achamos 1, que logo que eu lembrar o nome, coloco aqui! E comemos varios pratos tipicos:

IMG_2527.JPG

Bacalhau com Laranja (MUITO bom... por incrivel que pareca!)

IMG_2528.JPG

Rabo de Toro

IMG_2529.JPG

Flamenquin - Um enrolado de carne de porco com presunto! Muito bom!

IMG_2530.JPG

Flamenquin - Um enrolado de carne de porco com presunto MORDIDO

IMG_2537.JPG

Berinjela com mel de cana.... DUCA

IMG_2538.JPG

Sobremesa... tava boa... ateh esqueci de tirar foto...

Saindo, a chuva aperto BAGARAI.... somando um ventinho lateral! E acabamos voltando pro hotel...

 

No dia seguinte, demos uma passada rapida na Alcazar do Reyes (logico que depois de comer um paozinho com manteiga num boteco X) e fomos correndo fazer check out e ir pegar o trem que saia as 10:30...

IMG_2545.JPG

 

Chegamos la 10:20 e... para minha surpresa... eram 11:20... DUHHHHHHH

O horario mudou de madrugada, e eu CORRIGI no meu celular... soh que corrigi antes de dormir (la pelas 2... nao sei, me confundi ja)...a coisa eh que, aqui na Espanha, o horario nao muda a meia noite... mas sim as 3 da matina!! Meu celular entao (ou a operadora... ou alguem mmuuito engracado) corrigiu de novo meu celular! E toim... tava errado

IMG_2552.JPG

Dri e sua cara de: boa Fa, vc eh MUITO burro!

 

Resultado, tivemos que comprar outras 2 passagens de trem, bem mais caras que as originais (EUR 53 os dois)....

IMG_2555.JPG

 

E bora pra Sevilla!

 

IMG_2581.JPG

 

AINDAlucia:

Granada

Cordoba

Sevilla

Pueblos Blancos

Malaga

 

------------

Post Original: http://barcelost.blogspot.com/2010/11/andalucia-iii-cordoba.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Para ver o post original no meu blog, com as fotos e links: http://barcelost.blogspot.com/2010/11/andalucia-iv-sevilla.html

Aproveite e me ensine a copiar tudo aqui junto com as fotos, pq da uma preguica enorme por 1 a 1!

 

---------------------------------

aaaaah Sevilla!

 

Sevilla eh encataOra... como diriam os andaluzos, que com seu sotaque peculiar nao pronunciam os "d"s e nem os "s"s....

 

Varias pessoas tinham falado pra nos que nao tinham gostado de Sevilla... entao estavamos receosos, mas a verdade eh que a cidade eh muito legal! (pelo menos por onde ficamos!)

 

Em Sevilla, consegui uma pousada baratinha (EUR 40) bem no MEIO do bairro mais estilosinho.... o bairro Santa Cruz, onde fica o Casco Antiguo da cidade e a famosa Giralda... chamava Pension San Benito Abad e ficava no final de uma rua sem saida!

 

O Hotel!

A moca de la, e seu marido, foram os responsaveis por me avisar que tinha feito merda na reserva, o que ja fez com que eles contassem pontos comigo! Resolvi entao encher o saco deles perguntando por algum lugar pra comer, que nao fosse megaturistico! Primeiro eles me falaram um restaurante italiano, ai outro japones (porra... to na andalucia... quero comer coisas de la!) ateh que o cara lancou "meus filhos sempre comem na Bodega Puentes!".... falei que como ele tinha sido um pai em me avisar de fazer a reserva certa, eu seria como um filho dele e ia comer la...

 

E nosssssa.... era muito bom o lugar! Era soh atravessar uma rua pra fora do bairro, e entramos num verdadeiro bar de bairro! Com os velhinhos entrando e saindo... comendo o que fosse! Conhecemos o garcom muito gente boa, o Maldonado, que eu fiquei alugando pra me falar o que comer...

 

ele sugeriu carne de porco ao molho de whisky... aceitei de tonto... nao parecia que ia ser tao bom... mas nosssa..... era FENOMENAL... eu e a Dri babamos muito... tava MUITO bom... e aparentemente eh algo que tem em todo bar tosquera la em Sevilla...

 

 

Comemos tambem umas azeitonas machacadas... algo muito tipico de la que em todo lado tinha... sao ervilhas "pisadas" (com o peh descalco E unha encravada) e curtidas em algo quenaoseioque...e que eu ganhei de tapa com a minha cerveja...

 

Vimos tambem na mesa de um casal de velhinos do lado um bife recheado com queijo e presunto... perguntamos o que era... San Jacobo... pedimos um.... MUUUIto bom tambem! Fora os tomates alinhaos tambem! Fora uma paellinha de brinde!

 

Bom... comemos tudo e tocamos para a cidade... fomos direto na Giralda... a Giralda eh a torre enorme que fica na catedral de Sevilla (uns 7 EUR pra entrar acho)... a catedral em si, eh muito legal, e tem um dos altares mais impressionantes que a gente viu em toda a Europa... inteiro dourado e ENORMEEEEEE...

 

Num dos cantos, fica a Giralda... ela, junto com o patio de los naranjos, eh uma das partes da catedral que sobraram dos muculmanos (na verdade, ateh metade se nao me engano... a outra metade foi adicionada depois!) ... eh enorme, e tem 30 e poucas rampas para subir ateh o topo... issso mesmo... RAMPAS!!! Alguem muito louco achou que seria legal por rampas pra poder subir com o cavalo la em cima... (curiosidade... a Casa Mila em Barcelona ia ter rampa por dentro pra poder subir de carro ateh a porta da sua casa com ele! haha... o Gaudi desistiu por causa da falta de espaco! Toim!)

 

Vista do patio de los Naranjos pela Giralda!

 

De la, continuamos dando umas voltas pelo centro ateh chegar a hora do show de Flamenco que eu comprei... Los Gallos... comprei esse show recomendado pela pensao tbm... tentei achar algo que nao fosse enlatado e completamente vendido para turistas (como comer nas Ramblas em Barcelona) alem de ter um preco justo... la foi completamente o contrario... EUR 30 por pessoa (na verdade, 24 + 5 de consumacao... soh que, la dentro uma taca de vinho custava EUR 5!!!!!! Eu pago isso numa garrafa num lugar de "verdade")... o lugar fica numa pracinha muito bonita e pertinho do hotel, mas parece um puteiro de tanto neon na frente... e o pior eh a moca que passa de SEGWAY distribuindo panfletos na cidade.... Meio contrariado eu fui...

 

Tablao Los Gallos

 

... nao tinha um espanhol la dentro.... bom, fora as bailaoras e os cantaores... mas quem diria que a resposta para uma noite mais legal viria do Americano meio afeminado do meu lado (carinhosamente apelidado de Truman Capote por mim!) e o seu namorado que parecia o maniaco austriaco que trancou a filha no porao por 24 anos (este!)... ele me comentou que o flamenco comecou em Sevilla no bairro de Triana... e que la, a noite sempre rola showzinhos em bares de graca....

 

 

Tocamos pra la em seguida!! Fomos andando, atravessamos a ponte e chegamos na principal rua do bairro de Triana, a Calle Betis... era meio cedo (umas 9:30) entao tava meio desanimado, resolvemos andar por la e encontrar um lugar para jantar.... achamos um lugar muuuito bom que assim que eu lembrar o nome coloco aqui!!! Jantamos muuuuito, com 1 garrafa de vinho, por EUR 30!! Ah.... a Andalucia eh muuuuito barata comparada com Barna!

 

 

 

Alcachofra com mel de cana!

Depois emendamos num dos bares da Calle Betis... nao lembro o nome agora (droga!) mas era muito divertido... no fundo do bar tinha um cara tocando Sevillana (ao que parece, eh a versao pop do flamenco... algo como o country esta para o caipira... ou a milonga para o tango...segundo a Dri) e o pessoal todo dancando!! Bem divertido!

 

 

Fomos dormir umas 3 da manha!! No dia seguinte acordamos, e tocamos para as 2 ultimas visitas antes de ir embora.... A Plaza Espana.... que foi construida para a exposicao de 1929 em Sevilla... eh muito legal!! E recem reformada estava toda bonita e reluzente! Ela eh enfeitada com azulejos representando todas as comunidades da Espanha... muito legal! E aberta ao publico de gratis!

 

Depois ainda emendamos os Reales Alcazares.... mais um palacio dos Reis cheio de influencias muculmanas!! Muito bonito!

 

Entao fomos para a estacao de trem, e pegamos o carro rumo aos Pueblos Blancos! Alugamos o carro na Sixt (EUR 40 pra pegar em Sevilla e devolver em Malaga o dia seguinte!)

 

 

AINDAlucia:

Granada

Cordoba

Sevilla

Pueblos Blancos

Malaga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Para ver o post original no meu blog, com as fotos e links: http://bit.ly/hmwVLs

Aproveite e me ensine a copiar tudo aqui junto com as fotos, pq da uma preguica enorme por 1 a 1!

----------------------------------------------------

Pegamos o carro em Sevilla e tocamos para a estrada em direcao aos Pueblos Blancos.

 

Interminaveis Oliveiras!

Para quem nao sabe (como eu ate pouco tempo) os Pueblos Blancos, sao povos brancos... duh!! ehheeh... sao povos de origem muculmana que foram se formando no meio das montanhas que ficam hoje entre Malaga e Sevilha.... o mais conhecido destes povos eh Ronda mas mesmo sabendo disso decidimos nao passar por la...

 

O tempo era curto, e queriamos passar por Setenil de Las Bodegas... o que deixava Ronda meio fora do caminho, entao fomos! As estradas sao perfeitas, durante o dia eh muito tranquilo (apesar das varias curvas no meio das montanhas!) e as paisagens, fenomenais:

 

Antes de viajar, passamos na livraria do amiguinho da Dri (que ela me espera sempre antes de ir pra aula de catalao) e compramos um guia OK da Andalucia, por EUR 2.... e isso ajudou bastante!

 

Por causa desse guia, acabamos por para no primeiro dos povos Brancos, Algodonales! De longe voce ja vai vendo varias manchas brancas no meio da estrada!

 

Em Algodonales, subimos ateh o ponto mais alto da cidade... la em cima fizemos um amiguinho velhinho... perguntei pra ele quem nasce em Algodonales eh o que... e ele com uma descrenca de que "este moleque deve ser muito burro" falou "Algodonales"! Toim! Um adendo, os pueblos blancos devem ser o povos onde existem os velhinhos/nhas com as bundinhas mais duras do mundo... eh tudo subida e descida, e tem muitooo idoso!

 

Ele nos indicou irmos para Zahara de la Sierra um pueblito justo em frente a Algodonales, que tem uma torre bem no meio dele... e se podia ver de onde estavamos...

 

Tocamos pra Zahara...

 

Antes de la, vimos uma placa indicando um lugar de fazer azeite.... desviamos e enganamos o GPS:

 

Chegando la, por sorte pegamos um cara no lugar!! Muito gente boa... explicou os diferentes processos do azeite e o escambau... e deu 2 copinhos de azeite pra tomarmos... ele era mais espesso e cremoso, pq segundo o cara nao eh filtrado! Perguntamos se as azeitonas direto da arvore sao comestiveis... ele falou que a maioria nao que sao muito ruins, q elas tem que ser adocadas antes com salmoura (acho que ele quis dizer "saladas" antes... mas ta valendo!) nosso tesao de experimentar uma azeitona direto do peh diminuiu, mas nem por isso desistimos... e sim, eh RUIMPRACARALHO....

 

ecAzeitona

Entao chegamos em Zahara de la Sierra... ela fica de frente pra uma represa, e tem umas vistas fenomenais de cima da torre que podiamos ver de longe!! Meio cansativo, mas vale!!

 

De la, precisavamos ir no banheiro, entao emendamos outro pueblo que estava no caminho... Olvera... paramos la, e entramos num botecao, que olharam a gente espantados (provavelmente pq a gente nao eh do povo!)...

 

Passando pelo centrinho da cidade, vimos uma das coisas que estavamos com mais vontade, Castanhas!! Esse dia que estavamos la (1 de Novembro) era especificamente o dia de se comer castanhas aqui na Espanha... paramos no tiozinho da praca, entramos na fila e comemos um pacotao!! Muito bom diga se de passagem hehe!

 

Dai fomos para Setenil de las Bodegas... a estradinha eh mais enrrugada que as pernas das galeras peladas aqui em Barcelona na praia.... mas eh tranquilo!! Chegamos la umas 11 da noite, e iamos dormir na cidade! O unico hotel que tem la eh o El Almendral simples, mas muito charmoso! (e com aquecedor! essencial) por EUR 62 a noite... chegamos e o barman era tambem o cara que atendia a frente! Ele pediu meu passaporte, deixou a vista no final do balcao e falou que podiamos entrar (meu passaporte ficou la ateh o fim da estadia!)...

 

Perguntamos onde comer na cidade e fomos la rodar de noite... a cidade eh pequenininha, e muito confusa, tem uns pedacos que vc tira umas muito "finas" da parede.... muito, mas muito apertado mesmo!!! Achamos um bar que nao tinha muita coisa, que nos indicou um restaurante que ficava encravado no monte meio que em cima do bar...

 

O restaurante (la em cima!)

Restaurantinho sussa, com 1 cara com roupa de militar la dentro (todo restaurante deveria ter um desses!) e tapas a 80 CENTAVOS!! Muito barato e bem servido... olha soh:

Flamenquin!

Pao com lombo!

Ensaladilla Rusa

Alem disso aprendemos o que eh um Serranito um sanduba com carne de porco, jamon serrano, tomate e pimentao... MUITO BAO!

 

Fomos pro hotel dormir, e no dia seguinta acordamos cedo pra curtir a cidade... E QUE CIDADE!!!! Setenil de las Bodegas eh mais curioso e diferente dos outros Pueblos Blancos porque nao soh foi construido em cima e ao redor de uma montanha, mas tambem DENTRO da montanha... muitas casas sao soh a fachada construida num pedaco de um buraco na parede, e o teto dentro, eh a propria pedra (visitamos uma, pode ver a foto! Segundo o dono, natural de la mas que mora em Cadiz, a casa ta sempre fresca, por ter o teto de pedra, e nao fica umida!)

 

Dentro da casa!

Bom... mas mai que os outros Pueblos, Setenil eh uma cidade (muito) melhor explicada em fotos! Ai vai:

 

E como Don Quixote, seguindo os moinhos de vento... tocamos pra Malaga!

 

 

AINDAlucia:

Granada

Cordoba

Sevilla

Pueblos Blancos

Malaga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Para ver o post original no meu blog, com as fotos e links: http://barcelost.blogspot.com/2010/12/andalucia-vi-malaga.html

Aproveite e me ensine a copiar tudo aqui junto com as fotos, pq da uma preguica enorme por 1 a 1!

-----------------------------------------------------------

Last Stop, Malaga!

 

No ultimo dia passamos a manha dando volta por Setenil de carro, e tocamos para Malaga! Tinhamos que devolver o carro no aeroporto de Malaga, entao fomos primeiro para la! No caminho, uma cacetada de "cataventos" de energia eolica! 1 hora e algo depois chegamos no aeroporto!

 

Ah, o aeroporto eh do lado da fabrica da San Miguel, uma das cervejas mais famosas da Espanha!

 

San Miguel.... My Friend!

Por sinal, o aeroporto de Malaga eh bem bonitao (na parte nova) soh que nao tem armarios para guardar malas (segundo a moca do balcao de informacao, por questoes de "seguranca".... eu particularmente acho que um lugar que nao tem guarda malas por "questoes de seguranca" nao deveria ser permitido deixar voar avioes "por questao de seguranca" nem muito menos alguem deixar "aquela" bomba no banheiro por "questao de seguranca"... mas por questoes de (minha) "seguranca" fiz o classico riso-com-balancada-positiva-de-cabeca...) Anyway, a estacao de trem no meio da cidade, tem o armario (la eh mais seguro, aparentemente!)...

 

Aeroporto de Malaga... nao traga sua MALAga! Toim!

Por sorte, a cidade eh bem conectada com o aeroporto por trem, e em 15 minutinhos estavamos rodando o centro da cidade! Como estavamos meio corridos (o nosso voo saia na mesma noite as 8) fomos para as atracoes principais.... comecamos pelo BURGER KING.... pausa para uma oda a esta que eh uma cadeia americana foda! Eles tem uma promocao que por 1,99 EUR vc come 1 cheeseburger + 1 coca... PERFEITO pra almocos corridos em cidades turisticas-demais como em Cordoba, que pagamos 4 Euros num sanduba de Jamon congelado e tomate previamente espremido passado no pao com uma colher de plastico.... fortheloveofGod! Isso devia ser proibido por questoes de seguranca!

 

Fomos para o Casco Antiguo da cidade (todo mundo fala pra ir pra praia, mas 10 meses morando no Caribe faz com que vc tenha overdose de praia para alguns meses mais!) e passamos pela catedral! Muito bonita por fora... nao chegamos a entrar... era uns 6 Euros, e iamos ter que ver tudo correndo entao, quesefunc's!

 

Tocamos para a Alcazaba de Malaga... mais um palacio/fortificacao com inspiracoes mouras na Andalucia! Apesar de muito bonito, a pessima conservacao e as dimensoes reduzidas faz com que ele fique muito abaixo do nivel das construcoes no mesmo estilo em Sevilla, Granada e Cordoba! Mesmo assim vale a visita (baratinha 2,10 Euros)...

 

e tambem acabamos por conhecer um pintor boa gente la... falei um oi, ele correspondeu... perguntei como ia a pintura... e ai foi indo... ateh adicionei ele no meu Facebook! Fora que ele pinta bem!

 

Dri, Pintor e Pintura (foto by Pintao)

Fora da Alcazaba tambem tem um teatro romano em bom estado... ele ficava embaixo de uma construcao que teve que ser destruida nao faz muito tempo para ele ficar acessivel... existem planos (segundo o cara da porta) de fazerem pecas por la logo!

 

Mas o principal motivo da nossa passagem era visitar o Museo Picasso de Malaga... pra quem no lo sabe, o Picasso (o artista, nao o meu! Turuuuuuuuuum pishhhh) nasceu em Malaga, mas aparentemente foi embora e nunca voltou depois de certa idade! Por pouco, tudo nao da errado... o mapa que eu peguei na estacao de trem estava (na minha interpretacao huhu) errado!! Entao quando saimos da Alcazaba, e iamos passando pelo Parque de la Alameda (que por sinal eh muito bonito, e valeu o erro!!! hehe) em direcao ao "suposto" museu Picasso, paramos para pegar outro mapa e percebemos o erro a tempo! hheheheh

 

Mapa errado? Sei!

Erro corrigido, passos apertados e chegamos ao museu!

 

Ele fica numa especie de casarao, com patio no meio que lembra as contrucoes romanas que ate Barcelona tinha, mas com uma forte influencia moura! O museu nao eh muito grande mas eh bem legal (assim como o de Barcelona, nao tem nenhum quadro muuuuito famoso dele! Mas as salas tem diferentes temas, alem de um subtarraneo com algumas ruinas da epoca moura!)

Fotos do museu daqui: http://coolboom.net/architecture/museo-picasso-malaga-by-gluckman-mayner-architects/

 

O acervo eh formado por obras que eram do acervo pessoal do Picasso e foram doados por alguem da sua familia (ja nao lembro po!)... e portanto nao tem a sua assinatura! fato que gerou um dos papos mais insolitos entre uma guardinha e uma visitante aparentemente americana (pelo sotaque):

 

Overweight lady: Are these really Picasso paintings?

Overbored secutirygirl: Yes

Overweight lady: But they aren't signed. Have you checked?

Overbored secutirygirl: Yes, they're a donation from the family!

 

E assim acaba nossa viagem!

 

AINDAlucia DONE!

Granada

Cordoba

Sevilla

Pueblos Blancos

Malaga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Po, curti muito teu tópico!! rachei com algumas situações e legal a maneira que vc contou e nos informou sobre as cidades

 

E pretendo muito conhecer a Andaluzia, por tudo que ela oferece e porque minha bisavó era da região, aliás tenho a impressão que a Andaluzia inteira veio pra São Paulo no iníco do século, só no trampo conheco uma dúzia que tem descendencia espanhola e os parentes eram andaluzes

 

valeu cara, valeu pelas informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...