Ir para conteúdo

Andes Peruanos - Guia de Informações


PauloMotta

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Este tópico é um guia das principais atrações da Cordilheira dos Andes peruana que está sendo construído com informações de viagens realizadas pela equipe do site e, principalmente, com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

Veja como contribuir:

 

Tire as suas dúvidas e/ou deixe as suas dicas nos seguintes tópicos:

Huaraz - Perguntas e Respostas

Canyon del Colca - Perguntas e Respostas

Puno - Perguntas e Respostas

Dicas: O que conhecer no Peru além de Machu Picchu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]ANDES PERUANOS[/t1]

 

[picturethis2=http://wiki.sumaqperu.com/es/images/thumb/a/af/Mapa_cordillera_andes_peru.jpg/430px-Mapa_cordillera_andes_peru.jpg 300 490 Andes Peruanos][t3]Informações Gerais:[/t3]

 

Os Andes peruanos compreendem alguns dos mais belos setores da Cordilheira dos Andes, sempre com suntuosos e imponentes cenários que facilmente superam os cinco mil metros de altitude, e se estendem desde a fronteira com Chile e Bolívia ao sul até a fronteira com o Equador ao norte. A cadeia de montanhas é recente e ainda está em processo de formação, o que eventualmente resulta em pequenos abalos sísmicos.

 

 

[t3]Geografia:[/t3]

 

Este trecho da Cordilheira conta com 36 picos acima dos 6.000 metros de altitude e mais de mil acima dos 5.000, sendo que o ponto culminante é o nevado Huascarán (6.768 msnm), a segunda maior montanha do continente.

 

O altiplano andino é uma região extremamente fértil e propícia ao desenvolvimento agrícola, o solo é rico em minerais provenientes da decomposição de rochas e intensa atividade vulcânica de outrora e possui uma vasta rede fluvial originada a partir do degelo das montanhas.

 

As estações climáticas são bem definidas: o período de estiagem que se estende de abril a outubro, caracterizado por dias ensolarados e noites muito frias, e o período chuvoso que se estende de novembro a março, em que as precipitações são freqüentes. Uma característica marcante do clima da região é a grande variação térmica ao decorrer do dia, com temperaturas de aproximadamente 24°C durante o dia, chegando facilmente à temperaturas abaixo de 0 durante a madrugada. Os pontos mais baixos dos Andes peruanos estão a 2.500 msnm, o que resulta em uma grande variação de altitude e conseqüentemente temperatura (reduz em média 1°C a cada 180 metros de desnível) conforme se aproxima das partes mais altas da cordilheira, conhecida como "puna".[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_Cabeza_clava_chavin_de_huantar.jpg 300 305 Andes][t3]História:[/t3]

 

Apesar do seu ambiente inóspito, a Cordilheira dos Andes foi berço de algumas das mais importantes culturas pré-hispânicas, que além de fundarem cidades, desenvolveram complexos sistemas de cultivo agrícola. A região quéchua, de clima temperado e situada nos vales andinos, já foi habitada por 62% da população peruana, porém este percentual vem diminuindo consideravelmente devido à crescente migração à costa e selva. Dentre as principais culturas pré-hispânicas pode-se destacar:

 

Chavín: Desenvolveu-se no setor norte dos Andes peruanos, principalmente entre os séculos X e IV a.C. Dominavam avançadas tecnologias para a época, o que possibilitava obter vantagem nas trocas de bem e serviços com outras culturas. Sempre mais desenvolvida que as contemporâneas, a cultura Chavín dominou a região por mais de um milênio.

 

Inca: Desenvolveu-se no setor sul dos Andes peruanos e viviam em grande sintonia com a natureza, acreditavam que entidades divinas viviam nas montanhas e rios e consideravam-nos sagrados. Possuíam complexos sistemas de cultivo agrícola, avançados conhecimentos de astronomia e medicina, além de grande potencial bélico.[/picturethis2]

 

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_pachamanca_a_delivery_bb50378fc248_3.jpg 300 200 Culinária][t3]Comidas e Bebidas Típicas:[/t3]

 

A culinária andina tem como base a carne de cuye e de lhama, sempre acompanhados de milho, batatas, quinua, ervas, além de alguns tubérculos. Nas regiões mais próximas ao Titicaca a preferência é a truta, além de outros peixes de água doce.

 

O prato tradicional da culinária da região é a pachamanca, apimentada mistura de carne de porco, cordeiro, frango e cuye cozida abaixo da terra e servida junto à tubérculos e ervas.

 

Presença constante em todas as refeições, o chá de coca é um dos símbolos da cultura andina.[/picturethis2]

 

 

Fontes: Wiki Sumaq Peru.com | PerúInfo.com | O Perú Mundo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

top_ancash.jpg

 

 

[t1]HUARAZ[/t1]

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_huaraz_1259093432_564434.jpg 240 710 Huaraz][t3]Informações Gerais:[/t3]

 

Huaraz é a cidade mais importante do Callejón de Huaylas e capital do departamento de Ancash, razões que fazem dela um ponto estratégico para os viajantes que desejam conhecer as Cordilheiras Branca e Negra além de todo o legado cultural e histórico deixado pelos povos que habitaram esta região do Peru.

 

Esta é uma cidade até certo ponto atípica, visto que boa parte das construções não apresenta os traços arquitetônicos característicos da zona andina peruana, além de estar cercada por nove nevados que podem ser apreciados de todos os pontos da mesma.

 

 

[t3]História:[/t3]

 

Região de rico passado histórico, o departamento de Ancash foi berço da cultura Chavín (1.200 a 300 a.C.) que exerceu forte influência em outras culturas andina e amazônica. Já no primeiro milênio desta era desenvolveram-se as culturas Recuay e Huaylas, que deixaram mostras interessantes de cerâmica e estátuas de pedra. No século XV a região foi conquistada pelos Incas.

 

Os primeiros espanhóis chegaram atraídos pela fama das minas de prata, e ao que parece o interesse estava restrito à exploração destas, já que não houve sequer uma cerimônia oficial para a fundação da cidade. Outro forte indício de que não havia interesse de manter-se na cidade são as habitações do período colonial que denotam o caráter transitório.

 

Sua peculiar geografia urbana começou a configurar-se depois do fortíssimo terremoto que ocorreu em maio de 1970 e destruiu quase que por completo as antigas construções em adobe. Dos escombros surgiu a nova Huaraz, sem adobe nem telhas coloridas, mas com ares da modernidade costeira. Atualmente apenas a rua José Olaya, no bairro de La Soledad, preserva o antigo semblante da capital ancashina.

 

 

[t3]Geografia:[/t3]

 

A palavra “callejón” significa corredor e traduz com precisão a geografia do local: um vale fértil encravado entre duas cadeias montanhosas, a Cordilheira Branca e a Negra. Ao longo de toda a região é possível observar imponentes picos nevados, fontes de águas termais, ruínas, além de uma infinidade de lagoas incrivelmente azuis.

 

Localizada 400 km ao norte de Lima e 3.091 msnm, Huaraz é uma cidade de clima seco e temperado, com uma temperatura média máxima de 24°C e mínima de 7°C. A temporada de chuvas começa em outubro e se estende até março.[/picturethis2]

 

 

[t1]Principais Atrações[/t1]

 

[picturethis2=http://www.mochileiros.com/otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_57753_16_parque_nacional_huascaran_preview_1259100670_113948.jpg 300 320 Huaraz][t3]Parque Nacional Huascarán[/t3]

 

O Parque foi criado em 1975, com o intuito de preservar a flora e a fauna silvestre, formações geológicas, restos arqueológicos além de todos os nevados, que consistem numa importante fonte de água. Não à toa foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1985.

 

Dentro de seus 340.000 ha, que compreendem quase toda a Cordillera Blanca, é possível apreciar uma grande variedade de espécies vegetais altoandinas, animais como o urso-de-óculos, a taruca (espécie de veado) e o condor andino, todos ameaçados de extinção, além de quase 300 lagoas, dentre as quais se destacam Parón, Cullicocha, Llanganuco, Auquiscocha, Rajucolta e Querococha, e 633 nevados, com destaque para o Huascarán (6768 msnm e segunda maior montanha das Américas) e o Alpamayo (5947 msnm e considerado a montanha mais bonita do mundo).

 

Existem diversas entradas para o Parque que são escolhidas de acordo com a conveniência do visitante. A maioria contenta-se em visitar as lagoas de Llanganuco e o Glaciar Pastouriri, que por si só já compensariam a visita, mas quem quiser ir mais além conta com inúmeros circuitos de trekking além de opções para rafting, andinismo e outros esportes de aventura.[/picturethis2]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...