Puno - Perguntas e Respostas

Guia e troca de informações sobre destinos no Peru
Avatar
felipenedo
Mensagens: 200
Registrado em: 06 Jan 2007, 07:40
Localização: São Paulo

05 Mai 2009, 16:35  

Amigos,

Acabei de cortar um dia de estadia em Arequipa da minha viagem para conhecer as Ilhas de Uros e Taquiles. Não sei se será a melhor idéia que eu tive hoje, mas como estou mais interessado em natureza do que cidade, me pareceu que valeria a pena.

O que acontece é que não tem muita informação sobre Puno e o que tem está bem espalhado... Acho que achei mais coisa de Puno no fórum da Bolívia que aqui no Peru!

Já li bastante que Puno não é um lugar dos mais legais do mundo, apesar de alguns discordarem... De qualquer forma, vou pra lá para conhecer o Lago do lado do Peru e toda ajuda é bem vinda. Se alguém pudesse ajudar...

O que eu precisaria de informação é:

1- Dicas de hospedagem. Hostel, Hotel... Qualquer coisa. E se possível os preços, claro! Se tiver endereço ou local de referência, perfeito!

2- Devo chegar tarde se tiver ônibus no horário que imagino. É uma cidade com estrutura onde encontrarei taxi na rodoviário lá pelas 11:30 da noite? E lá é seguro?

3- Valor atualizado do passeio para as Ilhas de Uros e Taquiles.

4- Horários de saída e tempo do passeio.

5- Se a rodoviária local, de onde chegam os ônibus vindos das outras cidades do Peru é a mesma onde se toma o ônibus para ir para Copacabana.

6- Horário limite para sair de Puno para Copacabana em tempo de pegar a imigração aberta para entrar na Bolívia.

Muito obrigado!

Abraço,

Felipe

Avatar
PauloMotta
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens: 876
Registrado em: 22 Out 2008, 01:07
Localização: Salvador

06 Mai 2009, 13:38  

Felipe, voce disse que pretende conhecer bem a natureza da região e acho que esta mais do que certo, mas nesses seus dias em Arequipa a visita ao Canion esta incluida? Porque se nao estiver acho bobeira perder o Canion. Se estiver acho que esta mais do que certo, nunca trocaria a oportunidade de conhecer um novo lugar e fazer um passeio na natureza por um dia em uma cidade grande.

A dormida em Puno acho que nao compensa, tenta sair de noite de Arequipa chegando cedo em Puno, faz o passeio e depois tira suas proprias conclusoes a respeito da cidade. Depois segue pra Copacabana e dorme lá. Dependendo do horario que chegue em Puno talvez seja possivel dormir na Ilha ao inves de Copacabana.

Outra coisa, Taquiles dizem que so compensa se for dormir, que ai rola o intercambio com os nativos e voce ainda dorme em uma Liha Flutuante. Se não for dormir é perda de tempo e dinheiro.

Avatar
felipenedo
Mensagens: 200
Registrado em: 06 Jan 2007, 07:40
Localização: São Paulo

06 Mai 2009, 21:13  

Olá Paulo.

Obrigado pelas informações.

Em Arequipa vou para o Canyon sim! O que iria fazer é voltar para Arequipa do tour e dormir lá para só partir para Puno no dia seguinte. Teria que chegar a Copacabana nesse mesmo dia.

Agora pretendo voltar do tour e já partir para Puno. Assim já acordo lá e posso visitar o Titicaca e depois ir para Copacabana.

Não sei não vou preferir dormir em Puno... A viagem de Arequiipa para Puno não dura muito mais de 6 horas... Ou dura?

Porque se for pra dormir umas 4 ou no máximo 5 horas mal dormidas no ônibus, eu não sei se vale a pena... Mas vamos ver!

E já cortei Taquiles! Vou só para Uros.

Você tem idéia de qual o primeiro horário que sai esse passeio para Uros, e principalmente, quanto tempo dura o passeio?

Realmente se eu não chegar muito tarde em Copacabana, vou tentar dormir na Ilha do Sol, mas se não der, não tem problema. O que quero mesmo é ter tempo de fazer o trekking da parte norte para a parte sul da ilha. E pelo que li aqui isso é possível no mesmo dia. Então tudo tranquilo!

Valeu

Abraço,

Felipe

Avatar
DeDau
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Mar 2009, 16:00
Localização: Curitiba
Contato:

06 Mai 2009, 22:43  

Olá, estou postado o relato de viagem
retratodoperu-11x4-relato-fotos-dicas-fones-precos-t33705.html
e logo chego na parte realtiva a Puno e Ilhas DOS uros. Se você puder esperar um pouco, vai te ajudar.
De antemão te digo que são várias ilhas flutuantes feitas de totora, um tipo de junco. Você anda uns 30 minutos de barco, desembarca na primeira ilha, vê o artesanato, anda na ilha (sensação "crocante..."), compra colarzinho e vai para a outra ilha. É interessante, mas não ocupa um dia todo.
A Plaza de Armas de Puno é minúscula, e o calçadão se agita de noite. mais ou menos como Camboriú. Se você tem pouco tempo de viagem deixe Puno de lado. nòs embarcamos no busão ás 23 horas e foi tranquilo.
Mas vou te dar uma dica IMPORTANTE:não deixe sua mochila do bagageiro do onibus. Viaje com ela no colo, aos pés, não importa. Não há controle de bagagem nos onibus e se alguém, no meio da noite, disser que é dele e levar, você vai se incomodar. Faça-se de desentendido e leve com você.

Avatar
falatche1010
Mensagens: 16
Registrado em: 24 Abr 2009, 22:45

21 Ago 2009, 19:45  

PauloMotta escreveu:Felipe, voce disse que pretende conhecer bem a natureza da região e acho que esta mais do que certo, mas nesses seus dias em Arequipa a visita ao Canion esta incluida? Porque se nao estiver acho bobeira perder o Canion. Se estiver acho que esta mais do que certo, nunca trocaria a oportunidade de conhecer um novo lugar e fazer um passeio na natureza por um dia em uma cidade grande.

A dormida em Puno acho que nao compensa, tenta sair de noite de Arequipa chegando cedo em Puno, faz o passeio e depois tira suas proprias conclusoes a respeito da cidade. Depois segue pra Copacabana e dorme lá. Dependendo do horario que chegue em Puno talvez seja possivel dormir na Ilha ao inves de Copacabana.

Outra coisa, Taquiles dizem que so compensa se for dormir, que ai rola o intercambio com os nativos e voce ainda dorme em uma Liha Flutuante. Se não for dormir é perda de tempo e dinheiro.


E ai Paulo, tudo bem?

Vou sair de Cusco de noite e chegar de manha cedo em Puno. Pelo que andei lendo, o passeio pra Ilhas Uros acontece de manha cedo, eh isso mesmo ou tem varios saidas pras ilhas durante o dia? Eu consigo contratar na hora ou tenho que contratar com um dia de antecedencia?

Fernando(falatche)

Avatar
PauloMotta
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens: 876
Registrado em: 22 Out 2008, 01:07
Localização: Salvador

21 Ago 2009, 20:20  

Sai em varios horarios e nao tem necessidade de reservar.

Sugiro os ultimos pra aproveitar o por-do-sol em Urus que é bem bonito.

Avatar
Raka72
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2009, 13:53

05 Set 2009, 15:09  

Olá pessoal!
Gostaria de dicas sobre as ilhas, como é q se faz p passar a noite em uma delas? Qual é a melhor? E se vcs aconselham dormir lá? Dorme-se onde? Qual é o valor gasto neste passeio?
Obrigada!
Abração a todos!
Raka.

Avatar
LeoRJ
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens: 3620
Registrado em: 16 Abr 2007, 09:58
Localização: Pucón - Chile
Contato:

06 Set 2009, 03:44  

Raka

Dei uma lida nas suas mensagens e percebi que todas suas dúvidas são bem fáceis de se achar respostas aqui nos fóruns.

Eu não vou te responder, pois seria melhor vc dar uma pesquisada, tendo em vista que teria uma visão mais completa das coisas.

Vou passar uns links pra vc ler:

http://www.mochileiros.com/litoral-peruano-guia-de-informacoes-t36173.html

http://www.mochileiros.com/relatos-de-viagem-para-america-do-sul-f390.html

Pode usar o campo PESQUISAR, que fica na tela também, pois ele te direciona para as informações.

Dá uma estudada melhor e depois posta os pontos de dúvida. Se tiver alguma dúvida mais pessoal, pode me enviar uma MP, que te respondo na boa.

Abraço e bem-vinda ao fórum,
Leo

Avatar
Raka72
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2009, 13:53

13 Set 2009, 16:21  

Oi Leo obrigada por me responder!
Cara já pesquisei um monte e montei um roteiro.
Tenho algumas dúvidas, vê se tu pode me ajudar.
Estou em dúvida qto a ficar em Puno. Vi muitos relatos de q não vale a pena. Saio de Arequipa e pensei em ir a Puno, conhecer as ilhas Uros e depois Copacabana, pois decidi ir p a Bolivia tb. Tu acha q vale a pena parar em Puno ou é melhor ir direto p Copacabana e conhecer a Isla del Sol. Ou se eu parar é possível ficar de dia lá e depois já viajar a noite p Copacabana no mesmo dia?
Outra dúvida q tenho é qto a volta. farei La Paz/Cusco. Vi em alguns relatos q são 11 hs de viagem. É possível fazer à noite? Ou é melhor viajar de dia este trajeto?
Tb gostaria de te perguntar qual a melhor cidade p ficar pa conhecer as Linhas de Nasca! É bom ficar em Nazca mesmo?
Para passeio a Ballestas e Paracas é melhor dormir em Huacachina?
Estou um pouco confusa, pois já vi diversos roteiros. Meu vôo é p Lima. Tenho q voltar por lá tb, pois vou pela Tam(milhas).
Meu roteiro:
Lima/Ica(Ballestas e Paracas)/Nasca(Linhas e Chaullita)/Arequipa(Colca)/Puno(Uros)/Copacabana(Isla del Sol)/La Paz(Tiwanaku;
Valle de la Luna;Chacaltaya)/Cusco(Vale Sagrado/Lima. Tu acha q dá p fazer isso em 15 dias?
Desculpa te oportunar, mas como vou sozinha e não conheço nada lá estou com muitas dúvidas, apesar de já ter lido muito no Fórum e ter muitas informações maravilhosas.
Valeu pela força!
Abração.

Avatar
PauloMotta
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens: 876
Registrado em: 22 Out 2008, 01:07
Localização: Salvador

13 Set 2009, 16:36  

Raka, é o seguinte, esse tópico é especifico para perguntas e respostas sobre Puno. Sei que fica chato postar perguntas em cada fórum específico, mas pior vai ser se todos postarem a respeito de tudo aqui, aí termina que daqui a um tempo ninguem mais tem saco de ler o tópico com tantas informações desencontradas e sobre tantos lugares.

Então mesmo voce tendo perguntado ao Leo vamos ao que interessa:

Puno muita gente não gosta da cidade, acha suja e sem graça. O passeio das Islas é no estilo me engana que eu gosto, um teatro dos nativos fingindo que preservam as tradições e os turistas fingindo que acreditam. Esses são aspectos negativos, mas de positivo tem que é barato, você pode tirar ótimas fotos, comer uma truta do titicaca e onde mais você teria a oportunidade de conhecer um povo que vive em ilhas flutuantes??

Enfim... fica dificil dizer se deve ir ou não, cada um tem suas preferências e muitas vezes o que eu gosto outra pessoa detesta, o passeio é isso ai que falei e só você pra saber se compensa ou não.

Pras outras dúvidas existe um guia de informações que de deve te ajudar e os topicos de perguntas e respotas especificos. Roteiros deverão ser discutidos aqui.



  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante