Bolívia adotará tornozeleiras eletrônicas para controlar pacientes com covid-19


O ministro da Justiça da Bolívia, Álvaro Coimbra, informou na última quinta-feira (9) que pacientes com coronavírus, suspeitos e confirmados utilizarão tornozeleiras eletrônicas. A medida visa o cumprimento da quarentena imposta no país.

De acordo com a Agência Boliviana de Notícias (ABI), o departamento de La Paz fornecerá tornozeleiras às pessoas infectadas ou que tiveram contato com pacientes com coronavírus. A Agência Peruana de Notícias, Andina, que também publicou matéria sobre, reforça que a medida deve ser estendida a toda Bolívia.
A ABI explica que o uso de tornozeleiras permitirá a elaboração de um mapa sobre a localização dos suspeitos, ajudando no controle das autoridades sanitárias.

boliviatornozeleiraeletronica 100420

Autoridades anunciaram a medida em uma coletiva de imprensa em La Paz | Foto: Reprodução-ABI.

À Andina, o ministro interino de Obras Públicas, Iván Arias, informou que inicialmente serão disponibilizadas 500 tornozeleiras eletrônicas que contam com um chip para rastreamento. Além do mapeamento, a finalidade da proposta é “também controlar [as pessoas] para que não saiam de suas casas”, comentou Coimbra numa coletiva de imprensa em La Paz, segundo a agência.
Ainda segundo a publicação, persistem os episódios de descumprimento da quarentena, o que levou as autoridades decisões como esta das tornozeleiras.

boliviatornozeleiraeletronica 100420 02

Autoridades anunciaram a medida em uma coletiva de imprensa em La Paz | Foto: Reprodução-Andina.

O governo interino de Jeanine Áñez impôs quarentena até dia 15 de abril e declarou estado de emergência sanitária, toque de recolher, o fechamento de fronteiras e a proibição de viagens no país. As primeiras medidas foram anunciadas em 17 de março de 2020, quando um decreto pedia quarentena até 31 de março de 2020.

A imagem (da home e) que traz até este post é de vista parcial da cidade de La Paz. Foto de Javier Collarte/Unsplash.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo