10 coisas que talvez você não saiba sobre a Ilha da Madeira


A Ilha da Madeira é um incrível território português localizado em meio ao Oceano Atlântico. Com paisagens naturais deslumbrantes, gastronomia ímpar e vinhos deliciosos, encanta viajantes do mundo todo.
De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos meios de hospedagem e restaurantes, onde se pode provar a sua deliciosa comida e vinhos premiados.
Confira a seguir uma lista com 10 coisas que talvez você não saiba sobre esse destino turístico!

1- A ILHA da Madeira é na verdade um arquipélago

Como você leu no início deste texto, o que chamamos de Ilha da Madeira é, na verdade, um conjunto de diversas ilhas. Apenas duas delas são habitadas: a Ilha da Madeira, que é a maior de todas, e Porto Santo, que possui belíssimas praias. As demais ilhas e ilhotas são divididas em dois grupos, as Desertas e as Selvagens, e são áreas protegidas, com muitas belezas naturais.

Vista da Ponta de São Lorenço – Caniçal – Machico | Foto: Francisco Correia.

2-  É um território português, mas fica mais perto da África

Embora a Ilha da Madeira seja parte de Portugal, ela fica a sudoeste do país, em meio ao Atlântico. Com isso, ao olhar no mapa, você verá que ela está mais próxima da África do que do continente europeu. Mas a diferença é pouca: o litoral marroquino fica a cerca de 725 quilômetros do madeirense, enquanto o sul de Portugal está a pouco mais de 850 quilômetros da ilha. A distância, no entanto, parece maior do que é na realidade. Um voo de Lisboa a Funchal, a capital da Madeira, tem duração de uma hora e meia.

Foto: Reprodução Google Mapas.

3-  A Madeira é conhecida por um clima eterno de primavera

A localização do destino é extremamente privilegiada. Graças às suas coordenadas no mapa e outras condições geográficas, a Madeira não costuma apresentar temperaturas extremas, seja na parte quente ou fria do termômetro. Com isso, o clima é sempre ameno, com um jeitinho de primavera.

Vista do município da Câmara de Lobos | Foto: Divulgação/Turismo da Madeira.

4- Possui uma floresta única no mundo

A Floresta Laurissilva é um ecossistema riquíssimo que cobre 20% de seu território. Formada por árvores da família das lauráceas, esta floresta úmida subtropical é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, uma vez que, embora exista em alguns outros territórios da região da Macaronésia, como os Açores, as Canárias e Cabo Verde, seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.

Foto: Divulgação/Turismo da Madeira.

5- Uma de suas ilhas tem uma praia de nove quilômetros

Porto Santo, a segunda maior ilha do arquipélago da Madeira, é bastante diferente da ilha principal. Seu litoral é a principal atração, com areia dourada e água cristalina. A parte sul da ilha é basicamente um extenso e ininterrupto areal, onde existem alguns resorts. São nove quilômetros de praia!

Vista de Porto Santo | Foto: Divulgação/Turismo da Madeira.

6- É lar de flores e frutas exóticas

Viajantes que conhecem o destino ficam encantados não apenas por sua oferta turística, mas pela diversidade natural. A localização da ilha no globo garante condições perfeitas para o cultivo de diversas plantas exóticas. Muitas são nativas, mas outras foram trazidas de variados países ao redor do mundo e se adaptaram perfeitamente ao local. Com isso, os turistas podem provar frutos diferentes como o maracujá roxo e a anona, além de aproveitar seus dias de férias em jardins e parques repletos de cores e aromas inesquecíveis.

Mercado dos Lavradores, em Funchal | Foto: Divulgação/Turismo da Madeira.

7- Suas águas são lar de golfinhos

Os passeios de barco estão entre as atividades mais populares entre os turistas que visitam a Madeira. Além do cenário de tirar o fôlego, é muito provável que os visitantes vejam de perto alguns golfinhos brincalhões, já que a região é habitat natural desses graciosos animais.

Foto: Divulgação/Turismo da Madeira.

8- Produz um dos vinhos mais famosos do mundo

À primeira vista, a Madeira não parece o lugar ideal para produzir vinhos. Mas os portugueses que chegaram primeiro à ilha se arriscaram pelo terreno montanhoso, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso, e acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. E não há nada como prová-lo em uma harmonização com a gastronomia local!

Foto: IBVAM.

9- O bordado criado na ilha já rodou o planeta e chegou até às passarelas

Quando a Madeira começou a ser povoada, as mulheres que viviam ali desenvolveram um tipo de bordado que usavam em peças de roupas e artigos de decoração, feito em tecidos de linho, algodão, organdi e seda. Os negociantes ingleses que moravam em Funchal começaram a levar esse trabalho minucioso para a Inglaterra, e ele acabou ganhando o mundo e sendo usado até mesmo por importantes grifes de moda.

Foto: Divulgação/Turismo da Madeira.

10- É a terra natal do jogador Cristiano Ronaldo

Essa talvez você, mesmo não sendo ligado(a) em futebol já saiba. O craque do Juventus e da seleção portuguesa, premiado cinco vezes pela FIFA como o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo é natural de Funchal.

Estátua de bronze de Cristiano Ronaldo e vista para o porto de Funchal | Foto: Divulgação/Turismo da Madeira.

Você pode ter mais informações sobre a Ilha da Madeira no site www.madeiraallyear.com e dicas, informações e experiências de viagem por Portugal, aqui.


Deixe um comentário