10 dicas para fazer da sua troca de trabalho por hospedagem a melhor


Work exchange é um tipo de voluntariado que vem crescendo muito. Nessa modalidade, o voluntário ajuda algumas horas por dia um lugar e, em troca, tem acomodação. Mais do que uma maneira de economizar, é uma forma de se inserir profundamente na cultura local e fazer novos amigos.

Para encontrar locais para fazer esse tipo de troca, existem algumas plataformas, uma delas é a brasileira Worldpackers. O site tem várias oportunidades em mais de 100 países. E ao fazer uma assinatura, você consegue ver as informações completas e se comunicar de forma segura e rastreável com o lugar que você se interessou.

1 – Informe-se se a vaga oferece só hospedagem ou algo mais

A descrição da vaga informará se ela inclui mais algum benefício. Há casos que incluem algumas refeições, lavanderia, passeios, etc. Vale a pena perguntar pelas mensagens também.

2 – Organize o seu orçamento

Embora essa ferramenta diminua o custo da sua viagem, prepare-se financeiramente. Você terá tempo livre, então é legal ter uma graninha extra para passeios e visitar a região.
Lembrando que as passagens até o local que você irá ser voluntário são pagas por você.

 

3 – A grana está curta e agora?

Tem duas coisas que influenciarão bastante caso você queira ir para outro país: o quanto o país é caro e o quanto você vai gastar de transporte até ele.  Uma opção, podem ser as oportunidades no Brasil.

4 – Acorde os horários de trabalho antes de ir

Antes de confirmar a sua ida, você pode perguntar para o anfitrião qual horário do dia você irá trabalhar e quais dias. Isso permite que você planeje melhor o seu tempo livre.  Você pode aproveitar para lazer, se matricular em um curso ou até mesmo garantir um dinheiro extra fazendo trabalhos temporários (se o país permitir).

5 – Verifique o tipo de hospedagem

Se você for trabalhar em hostel, por exemplo, é bem provável que a sua cama seja em um quarto com os outros voluntários. Se você tem dificuldade com isso, vale a pena checar.
Outra coisa a ser verificada é se você dormirá no local em que será voluntário. Se você for voluntário em restaurante ou algo que está em construção, por exemplo, pode ser que você durma em outro local.

 

6 – A oportunidade é no exterior. E o visto?

Para as oportunidades em países que exigem visto, você precisará de um. O visto é o de turista. Por se tratar de uma atividade nova, dependendo da imigração, pode haver confusão se você disser que vai trabalhar em troca de hospedagem. Eles podem achar que é trabalho ilegal ou que você irá receber. Sendo assim, pergunte ao anfitrião como o ‘work exchange‘ é interpretado pela imigração daquele país.

7 – Olhe a avaliação do anfitrião

O anfitrião também chamado de host, vai ter na plataforma uma avaliação dos voluntários anteriores. Você pode ler o que os outros voluntários acharam e, também, entrar em contato com esses voluntários pela rede interna na plataforma para tirar as suas dúvidas.
Lá no perfil do anfitrião, aparece a lista dos voluntários que passaram por lá e mesmo que eles não tenham feito a avaliação, você pode puxar conversa pelo site com eles e perguntar.

 

8 – Faça a avaliação

Ao sair do lugar onde você foi voluntário é fundamental que você avalie o lugar pela plataforma, ajudando outros voluntários a saberem se vale a pena ou não ficar naquele lugar. Lembrando que o local também irá avaliá-lo e isso ficará público no seu perfil.

 

9 – E se der errado? E seu eu chegar lá e não gostar?

Bem, essa pode ser uma das maiores vantagens de você fazer pela Worldpackers. Além da empresa ser brasileira e ter atendimento em português, eles dão suporte em caso de imprevistos como esse.

 

10 – Aproveitar o desconto oferecido

Leitor do Mochileiros.com tem desconto de 10 dólares na assinatura válida por um ano. Acesse aqui e insira a palavra mochileiros no campo destinado à código promocional/promo code (como mostram as imagens mais abaixo) e pronto! Você já pode usufruir dos benefícios da plataforma e cair na estrada!

 

No desktop… | Foto: Reprodução.
… ou no celular, insira a palavra mochileiros no campo ‘código promocional’ | Foto: Reprodução.

Imagens: Giphy.com
A foto (da home e) que traz até este post é de Val Vesa/Unsplash.


Deixe um comentário