10 dicas para fazer da sua troca de trabalho por hospedagem a melhor

Work exchange é um tipo de voluntariado que vem crescendo muito. Nessa modalidade, o voluntário ajuda algumas horas por dia um lugar e, em troca, tem acomodação. Mais do que uma maneira de economizar, é uma forma de se inserir profundamente na cultura local e fazer novos amigos.

Para encontrar locais para fazer esse tipo de troca, existem algumas plataformas, uma delas é a brasileira Worldpackers. O site tem várias oportunidades em mais de 100 países. E ao fazer uma assinatura, você consegue ver as informações completas e se comunicar de forma segura e rastreável com o lugar que você se interessou.

1 – Informe-se se a vaga oferece só hospedagem ou algo mais

A descrição da vaga informará se ela inclui mais algum benefício. Há casos que incluem algumas refeições, lavanderia, passeios, etc. Vale a pena perguntar pelas mensagens também.

dicaswpgil01

2 – Organize o seu orçamento

Embora essa ferramenta diminua o custo da sua viagem, prepare-se financeiramente. Você terá tempo livre, então é legal ter uma graninha extra para passeios e visitar a região.
Lembrando que as passagens até o local que você irá ser voluntário são pagas por você.

dicaswpgil02 correta

 

3 – A grana está curta e agora?

Tem duas coisas que influenciarão bastante caso você queira ir para outro país: o quanto o país é caro e o quanto você vai gastar de transporte até ele.  Uma opção, podem ser as oportunidades no Brasil.

dicaswpgil03

4 – Acorde os horários de trabalho antes de ir

Antes de confirmar a sua ida, você pode perguntar para o anfitrião qual horário do dia você irá trabalhar e quais dias. Isso permite que você planeje melhor o seu tempo livre.  Você pode aproveitar para lazer, se matricular em um curso ou até mesmo garantir um dinheiro extra fazendo trabalhos temporários (se o país permitir).

dicaswpgil04

5 – Verifique o tipo de hospedagem

Se você for trabalhar em hostel, por exemplo, é bem provável que a sua cama seja em um quarto com os outros voluntários. Se você tem dificuldade com isso, vale a pena checar.
Outra coisa a ser verificada é se você dormirá no local em que será voluntário. Se você for voluntário em restaurante ou algo que está em construção, por exemplo, pode ser que você durma em outro local.

dicaswpgil05 correta

 

6 – A oportunidade é no exterior. E o visto?

Para as oportunidades em países que exigem visto, você precisará de um. O visto é o de turista. Por se tratar de uma atividade nova, dependendo da imigração, pode haver confusão se você disser que vai trabalhar em troca de hospedagem. Eles podem achar que é trabalho ilegal ou que você irá receber. Sendo assim, pergunte ao anfitrião como o ‘work exchange‘ é interpretado pela imigração daquele país.

dicaswpgil06 correta

7 – Olhe a avaliação do anfitrião

O anfitrião também chamado de host, vai ter na plataforma uma avaliação dos voluntários anteriores. Você pode ler o que os outros voluntários acharam e, também, entrar em contato com esses voluntários pela rede interna na plataforma para tirar as suas dúvidas.
Lá no perfil do anfitrião, aparece a lista dos voluntários que passaram por lá e mesmo que eles não tenham feito a avaliação, você pode puxar conversa pelo site com eles e perguntar.

dicaswpgil07 correta

 

8 – Faça a avaliação

Ao sair do lugar onde você foi voluntário é fundamental que você avalie o lugar pela plataforma, ajudando outros voluntários a saberem se vale a pena ou não ficar naquele lugar. Lembrando que o local também irá avaliá-lo e isso ficará público no seu perfil.

dicaswpgil08 correta

 

9 – E se der errado? E seu eu chegar lá e não gostar?

Bem, essa pode ser uma das maiores vantagens de você fazer pela Worldpackers. Além da empresa ser brasileira e ter atendimento em português, eles dão suporte em caso de imprevistos como esse.

dicaswpgil09 correta

 

10 – Aproveitar o desconto oferecido

Leitor do Mochileiros.com tem desconto de 10 dólares na assinatura válida por um ano. Acesse aqui e insira a palavra mochileiros no campo destinado à código promocional/promo code (como mostram as imagens mais abaixo) e pronto! Você já pode usufruir dos benefícios da plataforma e cair na estrada!

dicaswpgil010 correta

[affcoups id=”45994″]

Imagens: Giphy.com
A foto (da home e) que traz até este post é de Val Vesa/Unsplash.

Gilsimara Caresia

Gilsimara Caresia

Acredita que lugar de mulher é onde ela quiser. Brasileira, jornalista, turismóloga e uma apaixonada por viagens, ela já viajou por mais de 100 países sozinha. Compartilha suas experiências de viagem por aqui, na página GirlsGo e no Instagram.

Deixe um comentário