Você vai encontrar paisagens espetaculares no pequeno povoado chileno de San Pedro de Atacama e seus arredores. São salares, cordilheira, geiseres, sítios arqueológicos, ricas cultura e história, além do céu considerado um dos melhores para observação astronômica no hemisfério sul.
Abaixo algumas sugestões do que você pode fazer por San Pedro de Atacama e seus arredores:
1- Um tour astronômico pelo Deserto de Atacama
Existem várias agências que operam tours na região. Algumas fazem apenas descrição das estrelas e constelações que podem ser vistas a olho nú; outras mais sofisticadas já contam com poderosos telescópios.
Antenas do projeto Alma (sigla em inglês de Atacama Large Millimeter Array), o maior projeto astronômico da Terra | Foto: Reprodução/Projeto Alma.
2- Percorrer o Centro Histórico de San Pedro de Atacama
Seu coração está na praça central onde também estão os principais restaurantes e serviços turísticos. Ruas de terra, casas de adobe e uma igreja do século XVIII fazem parte do cenário.
3- Visitar a vila de Artesãos de San Pedro de Atacama
O lugar reúne diversos trabalhos típicos da região atacameña.
4- Visitar o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige
O pequeno museu reúne objetos da cultura atacameña, tais como metais preciosos, têxteis e utensílios para uso de alucinógenos.
A maior parte das peças foi coletada entre cemitérios preincaicos e aldeias da região, pelo padre jesuíta Gustavo Le Paige. Mais informações sobre o museu no site http://www3.ucn.cl/museo/default.asp
5- Visitar o sítio arqueológico de Pukará de Quitor
Fica a 3Km do povoado e é formado por uma série de ruínas de fortificação construída em pedra entre os anos 1000 e 1500 d.C.
6- Visita a Aldea de Tulor
É um dos sítios arqueológicos mais antigos do norte do Chile, construído e habitado até o século V, pelos atacameños. Fica a cerca de 10Km de San Pedro.
7- Sandboarding no Valle de la muerte
Vale de areia em meio a Cordillera de Sal, fica a 2Km de San Pedro. Rodeado de dunas, montes coloridos e curiosas formações. Agências locais oferecem passeios pela área bem como a prática de Sandbording. Para quem não é chegado ao ‘surf de areia’, a paisagem por si só, sobretudo ao entardecer é espetacular.
8- Percorrer o Valle de la luna
O vale fica a cerca de 13Km de San Pedro, na Reserva Nacional Los Flamencos. O nome vem da semelhança da paisagem lunar e suas cores, formas e o cenário ao redor fazem do local algo especial.
9- Observar os flamencos (e tudo que está em volta)
Na região de Antofagasta, onde está San Pedro de Atacama há uma área de proteção à fauna. Dentre os animais protegidos está o flamenco – bichinho que dá nome à reserva e que, não raro você vê nas fotos de quem vai ao Atacama.
Na Reserva Nacional los Flamencos as principais trilhas são:
– Lagunas Altiplânicas Miscanti-Miñiques (existem duas trilhas permitidas em torno das lagunas, ambas de dificuldade média).
– Laguna Chaxa. Tem trilha que pode ser feita com guia local.
– Valle de la Luna. Possui 4 trilhas permitidas (de dificuldade média).
– Aldea de Túlor. Trilha que pode ser percorrida com guias da comunidade local de Coyo.
Mais informações sobre a reserva (serviços disponíveis, acessos etc) podem ser obtidas no site http://www.conaf.cl/parques/reserva-nacional-los-flamencos/
10- Visitar os geiseres del Tatio
As nascentes termais lançam água quente e vapor para o ar formando um dos mais belos espetáculos naturais do Atacama. Fica a cerca de 90Km de San Pedro.
11- Visitar as Termas de Puritama
Estão a cerca de 35Km de San Pedro, no caminho para os geiseres del Tatio. São administradas por um hotel, mas estão abertas ao público em geral (que paga entrada).
12- Visitar a Laguna Cejar
Esta laguna fica no interior do Salar, a cerca de 28Km de San Pedro. Devido a alta concentração de sal na água, por ali você poderá ficar flutuando com uma das mais belas paisagens do mundo ao seu redor.
13- Visitar o Salar de Tara
Locais inóspitos, paisagens de magnificas cores e formas, rodeada de lagunas coloridas são alguns dos atrativos do Salar de Tara. Imperdível.
14- Escalada ou ascensão ao vulcão Licancabur
O Licancabur é um vulcão semi-ativo localizado entre Chile e Bolívia, nas proximidades de San Pedro. Na área do Salar, é possível avistá-lo quase o tempo todo, exceto quando a região está com céu encoberto, o que é bastante raro.
15 – Participar de um festa no Deserto
Faça amizade com algum local e peça coordenadas (ou companhia) para as festas que acontecem nos arredores da cidade, no meio do deserto em volta de fogueiras e que costumam varar a noite com muito vinho, música e uma energia/hospitalidade sem igual dos jovens de San Pedro. – Dica do Diego Góes
Onde ficar em San Pedro de Atacama
Um dos mais utilizados sistemas de reservas de hospedagem do mundo (utilizados por viajantes do mundo todo) o Booking.com, tem boas opções no local.
Confira também:
- Tudo sobre San Pedro de Atacama no fórum do Mochileiros.com
- Tudo sobre San Pedro de Atacama no blog do Mochileiros.com
Lugar maravilhoso!!! Voltarei!!!!
Oi Fátima! Corrigido. Obrigada. Foi descuido na digitação :/
No mínimo 4 dias.
Só uma observação. O correto é Antofagasta e não Antogasta.
quanto tempo mais ou menos pra conhecer a região?
Lugares lindos uma cultura que eu gostaria de conhecer.